sábado, 31 de julho de 2010

Conheça os aspectos da História de Mato Grosso da Ancestralidade ao Período Colonial



sexta-feira, 30 de julho de 2010

Saiba mais sobre a redefinição da fronteira entre Mato Grosso e Pará no município de Guarantã do Norte



No dia 15 de abril de 2010, num dos últimos atos como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Gilmar Mendes garantiu ao governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, que será feita a perícia topográfica para definir os limites numa área de 2,2 milhões de hectares na divisa entre Mato Grosso e o Pará. A área, que corresponde a 22 mil quilômetros quadrados, é equivalente ao Estado de Sergipe.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Conheça o trabalho artistico de Odenil Sebba, que através de suas pinturas retrata a história e a cultura matogrossense

Projeto resgata história de uma das mais tradicionais escola de Várzea Grande



Após dois meses de muito trabalho e árdua pesquisa que resultou do belo trabalho coordenado pelo Professor Odenil Sebba com os alunos do noturno e pela Professora Giuliana Sebba com os alunos do vespertino, por ocasião dos 20 anos da escola José Leite de Moraes. Foram reunidas e sistematizadas mais de 600 fotografias que contaram a história do colégio até então. A exposição teve mais de 2.000 visitantes que movimentaram por uma semana o salão da escola.

sábado, 17 de julho de 2010

Veja o jeito artesanal de se fazer a viola de cocho no Mato Grosso
Algumas manifestações recebem o título de Patrimônio Imaterial mesmo sendo pouco conhecidas nacionalmente. É o caso da viola de cocho - instrumento tradicional de Mato Grosso. A importância regional é tão grande que justifica o título.


A dança é o cururu e o instrumento, a viola de cocho, que o músico Caetano Ribeiro dos Santos conhece melhor do que ninguém. Ele é considerado mestre da cultura popular. “Desde 15 anos eu canto cururu e toco a viola de cocho e faço minha própria viola”, diz.

Para acompanhar as danças típicas, a viola de cocho é feita de maneira artesanal. E foi essa forma única de criar e confeccionar o instrumento, que ganhou o título de patrimônio imaterial do Brasil. O trabalho mais difícil é o de talhar a madeira.

Jovens querem seguir a tradição. Sabem que é importante preservar a cultura regional. “Eu vi na escola os alunos tocando e aí me interessei a tocar”, conta Rogério Miranda Gomes Jr, 15 anos.

Alcides Ribeiro dos Santos, filho de seu Caetano, é a quarta geração da família que trabalha na produção da viola de cocho.

“Hoje a gente já está vendendo ela e vários músicos tocam MPB, erudita na viola de cocho. Produzo de 30 a 50 violas por mês, vendo dentro do estado, mas principalmente para os músicos de fora que estão levando pra tocar outros tipos de música”, fala Alcides.
Uma viola de cocho custa de R$ 158 dependendo do tamanho.

No viveiro, mudas de sarã de leite, ximbuva, siriguela, cajá-manga, são algumas das árvores usadas para fazer a viola de cocho.

“O viveiro surgiu através de uma parceria entre o Instituto Ecossistemas Populações Tradicionais e o Pontão de Cultura da Viola de Cocho. Por que isso? As pessoas pra construírem a viola de cocho elas têm que derrubar árvore, então a gente teve a ideia de fazer o plantio pra incentivar as pessoas que fazem a viola de cocho a plantarem também a árvore. Ou seja, para cada viola de cocho produzida, plantar no mínimo três árvores”, explica a geógrafa Enir Maria Silva.

Em Cuiabá, já foram plantadas mais de quatro mil mudas e o projeto também existe em outras 14 cidades mato-grossenses que fabricam a viola de cocho.

“Na década de 70, nós tivemos um fluxo migratório muito grande no estado de Mato Grosso e a população tradicional começou a ser colocada como um jeito de falar, eles começaram a sentir vergonha da sua cultura, dos seus costumes. Então, esse trabalho vem exatamente mostrar que é uma cultura genuína, é um instrumento que foi criado nas margens do rio Cuiabá e que deve ser valorizado. Então, nós estamos com um trabalho de estimular que as famílias passem esse conhecimento pros seus filhos porque a maioria dos mestres que fabricam a viola, eles possuem muito mais do que 60 anos, 60, 70, então nós precisamos de jovens fabricando, tocando, dançando através desse instrumento musical”, diz Ana Cristina Moreira dos Santos, jornalista e geógrafa.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Conheça Nobres, uma das mais belas cidades matogrossenses


Video sobre o recanto ecoturistico da cidade de Nobres em Mato Grosso.

História de Cáceres, a princesinha do Paraguai

Imagens da História da Cidade de Cáceres/MT. Considerada a Cidade Princesinha do Rio Paraguai.

Conheça aspectos interessantes sobre a fundação da cidade de Cáceres

Video sobre a fundação de Cáceres

Exposição no Museu da Unemat mostra o modo de viver dos primitivos habitantes de Cáceres e aspectos relevantes da Pré-História matogrossense



Conhecer os costumes e as tradições dos povos que habitaram a região do Pantanal antes da chegada dos espanhóis e da ocupação portuguesa/ é o que propõem a exposição Xaray - uma viagem arqueológica ao Pantanal da Pré-história tardia. Apresentada no Museu da Unemat , na Cidade universitária em Cáceres.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Exposição Kuarup mostra a trajetória dos irmãos Villas-Boas


Os irmãos viveram por mais de 50 anos no interior do país defendendo a cultura dos índios do Alto Xingu. O fotógrafo Renato Soares conta como surgiu a ideia de fazer a mostra.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Saiba mais sobre a importância dos povos indígenas no processo histórico matogrossense




O professor de História do CDNL, Edenilson Morais, aborda nesta teleaula a importância fundamental do elemento indígena na colonização de Mato Grosso. Demonstra ainda as relações dos diversos grupos indígenas entre si e também comenta no video as relações dos índios matogrossenses com os colonizadores.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Cuiabá 2014, a Copa do Pantanal

Genius produz filme para Cuiabá/MT e a Copa 2014 Candidata a ser uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, Cuiabá recebeu no último dia 4 de fevereiro os representantes da Fifa, em sua visita de inspeção. Na ocasião, o secretário de turismo do Estado, Yuri Bastos, apresentou à comitiva um documentário realizado pela Genius Produtora. No filme, com duração de 16 minutos, são mostradas as vantagens de Cuiabá como cidade-sede. Além de apresentar a infra-estrutura já existente de rede hoteleira, saúde, entretenimento e potencial turístico, o vídeo também aponta os projetos que devem deixar Cuiabá e MT prontos para o Mundial.
Cuiabá, cidade verde
Homenagem dos humoristas Nico e Lau à linda capital matogrossense

A bandeira do Divino

Peregrinação em Cuiabá da Bandeira do Divino Espírito Santo da paróquia do CPA II.
Expressões da rica cultura matogrossense


A dança do Siriri, em Mato Grosso.
Copa no Pantanal

Imagens de vídeo produzido para defender candidatura de Cuiabá para subsede da copa de 2014.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Assista a um trecho do documentário que conta a história do Mixto Esporte Clube

Documentário produzido pelo Mixto Esporte Clube para contar um pouco da história do aguerrido Tigre da Vargas. O curta é uma homenagem aos 76 anos do Alvinegro Cuiabano. Conta com a participação da torcedora Nhã Barbina, que acompanha o Mixto desde seus 18 anos e é apaixonada pelo clube, e jogadores como Luiz Carlos Beleza e Ruiter Carvalho.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Mixto EC

www.mixtoesporteclube.com.br
www.mixtonet.com
www.torcidabocasuja.org

domingo, 4 de julho de 2010

Museu do Morro da Caixa Dágua



Museu do Morro da Caixa D'Água considerado um dos pontos turísticos de Cuiabá, será preparado para a Copa do Mundo de 2014.
Licitação de obras da Copa 2014 em Cuiabá



O secretário de Planejamento da Agecopa, Yênes Magalhães fala sobre licitação dos projetos de mobilidade urbana para Cuiabá 2014.

Corredores para a circulação do transporte coletivo
(Cuiabá 2014)

As obras preveem a criação de faixa exclusiva para ônibus melhorando o tráfego em vias de grande circulação como as avenidas Fernando Correa da Costa, em Cuiabá, e da Avenida da FEB, em Várzea Grande. Na grande Cuiabá, em 2009 estavam emplacados 348 mil veículos e projeta-se para 2014 a circulação de 500 mil veículos na grande Cuiabá.

CARACTERÍSTICAS DO BRT (Bus Rapid Transit)

- corredores exclusivos para a circulação do transporte coletivo;
- embarques e desembarques rápidos, através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos;
- sistema de pré-pagamento de tarifa;
- veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas;
- transferências entre rotas sem incidência de custo (uma só tarifa);
- integração modal em estações e terminais;
- sinalização e informação ao usuário.

sábado, 3 de julho de 2010

Professor faz uma leitura interpretativa da Estátua do Bandeirante, em Cuiabá


O Professor de História do CNDL, Edenilson Morais faz uma abordagem acerca do significado da estátua do bandeirante localizada no centro da cidade de Cuiabá.
Festa de São Benedito em Cuiabá



A Festa de São Benedito é a mais longa e popular festa religiosa de Mato Grosso. Dura cerca de um mês, contando com o período das visitas dos festeiros e esmoleiros às casas cuiabanas, e chega a reunir mais de dez mil pessoas a cada uma das noites de festa realizada na igreja. Ela é realizada no primeiro domingo de julho, ao invés de comemorar o nascimento ou a morte do santo.

Entre 1922 e 1944 ela foi realizada em casas de festeiros. A partir de 1945 a festa voltou ao largo da igreja, com a transformação da igreja em paróquia.