segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Confira as questões do concurso da Câmara Municipal de Cuiabá

CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTÃO 21
De que nos servem (diríamos hoje) estas selvas incomensuráveis como a alma heroica de nossos antepassados, se já não nos anima o espírito bandeirante [...] A chama bandeirante ainda está latente nos nossos corações [...] é urgente salvar o sertão, curar seu povo, instruí-lo, rasgar estradas, povoar, despertar as fontes adormecidas de prosperidade [...]
(RONDON, Gen. Frederico. Pelos sertões e fronteiras do Brasil. Rio de Janeiro: Reper Editora, 1969, p.109-10.)

O texto acima escrito por um General, em 1969, permite perceber o discurso político usado pelas Forças Armadas para justificar a ocupação do interior do Brasil. Em Mato Grosso, esse discurso teve como consequência:
(A) o isolamento e fixação dos limites da Amazônia Legal, garantindo sua posse aos índios e extrativistas.
(B) a organização de expedições para o reconhecimento e delimitação das fronteiras entre os estados e países limítrofes.
(C) um conjunto de políticas públicas que estimularam Projetos de Colonização e Agropecuários visando sua fixação no estado.
(D) a abertura da região à imigração de população sul-americana para trabalhar na terra e garantir o povoamento da Amazônia.

QUESTÃO 22
O uso da mão de obra escrava em Cuiabá apresentou algumas peculiaridades que podem ser atribuídas à capacidade da economia local em absorver essa força de trabalho ou à pequena inserção dessa economia no mercado externo. Sobre o assunto, assinale a afirmativa correta.
(A) Os escravos viviam em profundo isolamento social, havendo mesmo um arraigado preconceito à sua presença.
(B) Os escravos constituíram um grupo merecedor de tratos privilegiados pela sociedade local, dada a relação pequeno número e alto custo.
(C) As condições de vida dos escravos eram muito melhores que as dos brancos pobres, o que os distinguia socialmente.
(D) As condições de vida de livres pobres e escravos eram muito próximas, chegando a constituir laços de solidariedade.

QUESTÃO 23
Antonio Rolim de Moura recebeu a tarefa de deslocar-se para a fronteira oeste do Brasil e dar os contornos administrativos à recém criada capitania de Mato Grosso. Qual medida foi tomada nesse sentido?
(A) Fundação da Vila Bela da Santíssima Trindade.
(B) Abertura do comércio pelos rios platinos entre brasileiros e argentinos.
(C) Abertura de acessos terrestres entre a nova capitania e o interior do Brasil.
(D) Fim das altas taxas alfandegárias entre o litoral e a nova capitania.

QUESTÃO 24
[...]
Concitando a essa marcha, em que assim se renova
A avançada genial das velhas gerações
Que recuaram a linha ideal de Tordesilhas
Anexando ao Brasil todas as maravilhas
Do eldorado, que são nossos verdes sertões!
(CORRÊA, Dom Francisco de Aquino. Terra natal. Poética. Vol. 1.)

Os versos acima fazem menção a uma iniciativa de integração nacional do governo Getúlio Vargas, durante o Estado Novo, com particular importância para Mato Grosso, denominada
(A) Soldados da Borracha.
(B) Marcha para o Oeste.
(C) Governar é abrir Estradas.
(D) Integrar para não Entregar.


QUESTÃO 25
Milhares de filhotes de aves pantaneiras como tuiuiús, garças e cabeças-secas correm o risco de serem consumidos por um incêndio florestal que ameaça um dos maiores ninhais do pantanal mato-grossense, o conhecido “Ninhal do Presidente”, um santuário ecológico, com uma população estimada de 8 mil aves, localizado na Reserva Ecológica do Taiamã, na margem do rio Paraguai, a 200 quilômetros de Cáceres.
(Disponível em http://www.animaisos.org/noticia.php?id=3438 16/09/2011. Acesso em 26/09/2011.)
Sobre o assunto, analise as afirmativas.
I - Os ninhais constituem habitats com alta taxa de reprodução, portanto, a mortalidade das aves pela ação das queimadas não representa grandes danos ao equilíbrio ecológico do Pantanal.
II - O mapeamento das áreas de ocorrência de ninhais no Pantanal, identificando as atividades que possam estar comprometendo a reprodução das aves, constitui alternativa que viabiliza a conservação desses locais.
III - As queimadas no Pantanal podem causar empobrecimento do solo, pois provocam perdas de nutrientes por meio das chuvas que desencadeiam o processo de lixiviação.
IV - As queimadas no Pantanal ocorrem em menor proporção do que no cerrado devido à presença das baías e à ausência de massa herbácea seca.

Está correto o que se afirma em
(A) II e III, apenas.
(B) II e IV, apenas.
(C) I, III e IV, apenas.
(D) I e III, apenas.

QUESTÃO 26
Assinale a alternativa que apresenta característica da hidrografia mato-grossense.
(A) Ausência de rios com regime de alimentação pluvial.
(B) Presença exclusiva de rios de planície que se dirigem para o norte do Estado.
(C) Drenagem endorreica, com rios que se infiltram no subsolo e, nesse ponto, desaparecem.
(D) Fenômeno das “águas emendadas”, em que as nascentes alimentam duas bacias hidrográficas.

QUESTÃO 27
O Estado de Mato Grosso, pela sua posição latitudinal, localiza-se na região tropical e apresenta características climáticas
específicas. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A continentalidade, a extensão territorial e as variações do relevo não apresentam influência na distribuição
espacial da temperatura no Estado.
( ) A pluviosidade no Estado deve-se, principalmente, ao sistema de circulação atmosférica, entretanto, mudanças climáticas que possam ocorrer na Amazônia, decorrentes de desmatamentos, poderão provocar a diminuição das chuvas, notadamente na porção norte do Estado.
( ) Nos meses de junho e julho, as temperaturas permanecem elevadas, as amplitudes térmicas diárias são baixas porque o ar contém maior quantidade de água, o que possibilita menor insolação durante o dia.

Assinale a sequência correta.
(A) F, F, V
(B) V, F, V
(C) F, V, F
(D) V, V, F

QUESTÃO 28
A produção agrícola familiar é um importante elemento da economia mato-grossense. Sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
(A) Os agricultores familiares, principalmente no norte do Estado, cultivam espécies perenes, como café, cacau, seringa, e culturas temporárias, como feijão, arroz, milho e mandioca.
(B) Os incentivos fiscais que impulsionam a ampliação da produção agrícola familiar provocam a diminuição dos índices de produtividade do agronegócio.
(C) De um modo geral, as lavouras das pequenas propriedades tendem a constituir cultivos de subsistência, sendo o excedente comercializado nas feiras.
(D) Agricultores familiares estão optando por atividades ligadas à pecuária como a criação de animais de pequeno porte, integrada à agroindústria ou à criação de gado.

QUESTÃO 29
A coluna da esquerda apresenta três polos turísticos do Estado de Mato Grosso e a da direita, características de cada um.
Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 – Amazônia mato-grossense
2 – Pantanal
3 – Vale do Araguaia

( ) Alguns municípios integrantes: Barão de Melgaço, Cáceres, Poconé e Santo Antônio de Leverger. Os principais atrativos são a contemplação da fauna e da flora, passeios de barco, safári fotográfico e manifestações culturais e religiosas.
( ) Destaca-se como atrativo em Alta Floresta o Parque Estadual do Cristalino, onde há atividades ecoturísticas nos rios Cristalino e Teles Pires, como visitas a cachoeiras, rafting, canoagem e pesca esportiva.
( ) Barra do Garças é um dos principais municípios situados nessa região, que tem como atrativos a pesca esportiva e a contemplação da paisagem.

Marque a sequência correta.
(A) 1, 2, 3
(B) 2, 1, 3
(C) 3, 2, 1
(D) 2, 3, 1

QUESTÃO 30
Sobre o Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) do Estado de Mato Grosso, analise as proposições.
I - É um instrumento de gestão ambiental que institui a política de planejamento e ordenamento territorial do Estado de Mato Grosso.
II - Divide a terra em zonas, a partir dos recursos naturais, da socioeconomia e de marcos jurídicos, onde são definidas
potencialidades econômicas, fragilidades ecológicas e as tendências de ocupação, incluindo as condições de vida da população.
III - Um dos desafios do ZSEE é fazer funcionar um sistema de interesses contraditórios para planejar a exploração dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável do Estado.
IV - Não são realizadas audiências públicas para a discussão dos temas, portanto, as decisões pertencem ao poder público e a sociedade civil organizada não participa.

Está correto o que se afirma em
(A) II, III e IV, apenas.
(B) I e IV, apenas.
(C) I, II e IV, apenas.
(D) I, II e III, apenas.


GABARITO
21
C
22 D
23 A
24 B
25 A
26 D
27 C
28 B
29 B
30 D