sexta-feira, 27 de julho de 2012

ATIVIDADES DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO - FRONTEIRA NO SÉCULO XVIII FRONTEIRA NO SÉCULO XVIII


ATIVIDADES DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO - FRONTEIRA NO SÉCULO XVIII
FRONTEIRA NO SÉCULO XVIII

01. (UNEMAT) As questões em torno do estabelecimento de limites fronteiriços nas terras da América entre espanhóis e portugueses precederam a própria colonização e se estenderam durante o período colonial. Especificamente com relação às terras mato-grossenses, uma série de medidas foram tomadas no sentido de garantir o controle sobre as regiões limítrofes. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta.
a) Uma das formas de incrementar o povoamento na região mato-grossense era incentivar os colonos com redução de impostos e doação de patentes e também de cargos.
b) A construção de fortificações como o de Nossa Senhora da Conceição, em 1754, e do Presídio de Nova Coimbra, em 1775, visava entre outros objetivos resguardar áreas ocupadas pelos colonos.
c) A partir de 1750, a Coroa portuguesa determinou que todos os negros africanos escravizados, interessados em povoar terras mato-grossenses, seriam imediatamente alforriados.
d) A criação da Capitania de Mato Grosso, em 1748, tinha como um dos objetivos garantir as regiões já conquistadas e povoadas pelos colonos, para conter a ameaça dos espanhóis.
e) A consolidação das fronteiras em Mato Grosso deu-se durante a gestão de Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, 4º governador da Capitania.

02. (UnB/CESP) A criação da Capitania de Mato Grosso, em meados do século XVIII, atendeu, entre outras razões, a um importante objetivo estratégico da metrópole portuguesa, que era o de
a) garantir a continuidade da mineração, que vivia seu apogeu naquele momento.
b) estabelecer um núcleo do governo colonial em extensa área de fronteira que seria ocupada para se deter eventual avanço espanhol.
c) fixar o domínio português sobre uma região fronteiriça que, pelo Tratado de Madri, não mais pertencia a Portugal.
d) assegurar que os indígenas de Mato Grosso ficariam restritos aos aldeamentos fundados e dirigidos pelos jesuítas espanhóis.

03. (UNIR) A criação da Capitania de Mato Grosso e Cuiabá, em 1748, era parte da estratégia de Portugal diante das ameaças permanentes de disputas fronteiriças com a Espanha. A fundação de Vila Bela da Santíssima Trindade, em 1752, foi uma das muitas conseqüências deste processo de colonização do vale do Guaporé. Sobre o assunto, assinale a afirmativa correta.
a) A rota fluvial de Belém do Pará até Vila Bela era percorrida sem maiores perigos, estando disponível à navegação comercial e militar ao longo de todo o ano.
b) A mineração aurífera ocupou um lugar subalterno neste contexto diante da premência do abastecimento de produtos agrícolas e da pecuária, cujos excedentes eram enviados para Belém do Pará.
c) A mais importante característica do urbano colonial do Vale do Guaporé foi o emprego majoritário de mão-de-obra branca livre, uma vez que os europeus monopolizaram os postos de trabalho.
d) O Capitão-General D. Antônio Rolim de Moura fundou os povoados de São João do Crato e São José de Montenegro no Rio Madeira, almejando reforçar a segurança da navegação fluvial.
e) Luís Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres foi o Capitão-General que governou a capitania durante a construção do Real Forte Príncipe da Beira no Guaporé


04. (UnB/CESP) Uma corrente historiográfica defende a tese de que a criação da capitania de Mato Grosso tinha, entre outras, a finalidade de caracterizar a posse portuguesa da região. Desse modo, o que Portugal pretendia com essa decisão era tornar mais consistente e efetivo o princípio que sua diplomacia utilizara na celebração de tratados de limites com a Espanha, o uti possidetis, o qual estabelecia que:
a) Portugal garantia como sua a área que os habitantes da colônia haviam ocupado de fato ou, pelo menos, tornado questionável a posse espanhola.
b) os indígenas da região seriam transferidos para os aldeamentos criados por religiosos no sul da colônia, as conhecidas missões ou reduções jesuíticas.
c) o governo de Lisboa aceitava entregar aos espanhóis o domínio da bacia amazônica em troca da posse da região de Mato Grosso.
d) Mato Grosso seria isolado do restante da colônia, sobretudo de São Paulo, para impedir as incursões de aventureiros sobre os territórios pertencentes à Espanha.

05. (UnB/CESP) Na segunda metade do século XVIII, quando mais tensas eram as relações entre portugueses e espanhóis na América, Portugal decidiu construir o Presídio de Nova Coimbra, ao sul de Mato Grosso, e o Forte do Príncipe da Beira, às margens do Guaporé, com o objetivo de, respectivamente,
a) garantir aos portugueses a navegação no rio Paraguai e manter livre acesso entre Vila Bela e Belém.
b) isolar Mato Grosso das demais capitanias e impedir o acesso fluvial com a parte mais setentrional da colônia.
c) estender as áreas reservadas à mineração e promover a ocupação da franja meridional do território da capitania.
d) dominar a navegação no Prata e adensar a presença de colonos brasileiros em Sacramento e nos Sete Povos das Missões.

06. (NCE/UFRJ) A expansão territorial promovida pelos bandeirantes saídos de São Paulo ultrapassava a linha estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas. Com a fundação de Cuiabá, em 1721, e da Vila Boa de Goiás, em 1723, os paulistas estavam ocupando território espanhol. A incorporação desses territórios ao domínio português ocorreu, em 1750, graças ao:
a) tratado de Madri, que afirmava o princípio do uti possidetis, ita possideatis;
b) tratado de Badajóz, que estabelecia as compensações devidas à coroa espanhola;
c) tratado de Methuen, que privilegiava os interesses comerciais portugueses;
d) tratado de Santo Ildefonso, que recuperava os territórios fronteiriços em litígio;
e) tratado de Utrecht, que garantia a independência das colônias espanholas.

07. (NCE/UFRJ) “(...) se procura fazer a colônia de Mato Grosso tão forte e poderosa que contenha os vizinhos em respeito e organize a administração.” (Conselho Ultramarino)
A partir do texto acima, pode-se afirmar que a criação da capitania de Mato Grosso, em 1748, está ligada ao interesse português em:
a) garantir a posse da região que pertencia a Portugal desde a assinatura do Tratado de Tordesilhas (1494), mas que fora relegada a segundo plano durante os séculos XVI e XVII;
b) afirmar o poderio da Coroa portuguesa na região após o fracasso do empreendimento do donatário da capitania de Minas Gerais que englobava a região mato-grossense;
c) consolidar o domínio no território a oeste da linha de Tordesilhas, conquistado e ocupado pelos colonos portugueses, evitando o avanço das missões jesuíticas espanholas sobre essas terras;
d) combater os sucessivos conflitos entre colonos portugueses e os comerciantes espanhóis que desde meados do século XVII pretendiam explorar as riquezas da floresta;
e) neutralizar a ação dos comerciantes franceses, pois desde o fim da França Equinocial faziam investidas sobre a região mato-grossense com o objetivo de aí instalar uma nova colônia.

08. (UFMT) As populações dos atuais territórios do Brasil e da Bolívia relacionam-se desde o século XVII, quando ocorreram as primeiras gestões da Coroa Portuguesa para tornar essa região o “antemural de todo o interior da colônia”. Assinale a medida que NÃO faz parte das adotadas pela Coroa Portuguesa.
a) Após 1777, com o tratado de Madri, D. João V ordenou a fundação de uma vila na região do Guaporé que, fundamental para assegurar a posse portuguesa naquele sítio, viria se constituir a capital da província.
b) Da região de Cuiabá, o povoamento se expandiu em direção ao Rio Guaporé e deparou-se com a ocupação espanhola na sua margem oeste referente ao então Vice-Reinado do Peru.
c) Entre as atribuições recebidas por Antonio Rolim de Moura, estava a de estabelecer relações comerciais da futura capital (que ele iria fundar na região) com o extremo norte da colônia.
d) Para poder controlar toda a extensão da imensa capitania, articulou-se a ligação da capital, Vila Bela da Santíssima
Trindade, com as demais vilas, via fluvial ou terrestre, além da fortificação da fronteira.
e) Após fundar Vila Bela da Santíssima Trindade, foi transplantada para lá toda a máquina administrativa e fiscal que, em parte, já existia na Vila de Cuiabá.


09. (UFMT) Em 1748, ao criar a Capitania de Mato Grosso, o rei de Portugal nomeou D. Antônio Rolim de Moura Tavares para administrá-la. Esse nobre português recebeu uma série de Instruções que lhe possibilitaram, inclusive, ao chegar às margens do rio Guaporé, escolher o local onde seria estabelecida a primeira capital mato-grossense: Vila Bela da Santíssima Trindade. Sobre o assunto, julgue os itens.
(0) A longa distância de Vila Bela da Santíssima Trindade dos centros fornecedores e o excessivo número de cachoeiras na rede fluvial elevariam o custo das mercadorias, inviabilizando o comércio monçoeiro.
(1) A Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, interligando Belém à Vila Bela, poderia resolver o problema de abastecimento da capital e contribuir para garantir os interesses de Portugal em relação às terras do extremo Oeste da Colônia.
(2) A proximidade com o domínio espanhol exigiu que a Coroa lusitana adotasse uma política de povoamento intensivo da área fronteiriça por meio da criação de missões jesuíticas, construção de fortes militares e doação de terras para extração de poaia e mate.
(3) O abastecimento de Cuiabá, em meados do século XVIII, continuou sendo feito pelo roteiro fluvial Cuiabá/Tietê, estabelecido desde a descoberta das primeiras jazidas auríferas no rio Coxipó do Ouro, no início deste mesmo século.

10. (UNIR) No governo de Luís Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres foi construido às margens do rio Guaporé um forte estratégico para apoio da rota das Monções do Norte, que estabeleciam ligações comerciais e administrativas entre Belém e Vila Bela da Santíssima Trindade. Atualmente existem projetos de restauração desse monumento para torná-lo atração turística. Trata-se do Forte:
a) Coimbra.
b) Iguatemi.
c) Príncipe da Beira.
d) Guajará-Mirim.
11. (EJM) Leia atentamente o texto a seguir.
Os soldados na sociedade cuiabana
" A característica própria aos homens livres pobres de Cuiabá era a alta presença de soldados entre eles. Desde a implementação da Capitania, Cuiabá se tornara uma cidade militar, com várias guarnições e um contingente de soldados elevado, em comparação ao total da população urbana."
(VOLPATO, Luíza Rios Ricci. Cativos do sertão. São Paulo/Cuiabá: Marco Zero/Ed. UFMT, 1993, p. 205.)
A partir do assunto exposto no texto acima e com base em seus conhecimentos, responda.
a) De que classes sociais eram oriundos tais soldados?

b) Que ambicões econômicas muitos homens livres pobres alimentavam ao se tornar soldados?

c) Além de Cuiabá, em que outras regiões mato-grossenses havia guarnicões de soldados no Período colonial?

RESPOSTAS E COMENTÁRIOS
01 - C
Comentários: A Coroa portuguesa com o intuito de povoar o Extremo-Oeste de sua colônia criou uma série de incentivos para atrair colonos, nesse sentido foram reduzidos impostos, doados patentes e cargos. Para asseguram a defesa da extensa faixa fronteiriça foram construídos diversos fortes, presídios e instaladas diversas cidades, principalmente no período do governo do capitão-general Luis de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, 4º governador da Capitania.
No entanto não houve alforria de todos os negros africanos escravizados, interessados em povoar as terras mato-grossense, uma vez que a mão-de-obra escrava foi largamente utilizada nesta região durante todo o esse período histórico, apesar das dificuldades econômicas que seus habitantes enfrentaram.
02 - B
Comentários
A criação da Capitania de Mato Grosso, em 1748, atendeu, entre outras razões, a um importante objetivo estratégico da metrópole portuguesa, que era o de estabelecer um núcleo do governo colonial em extensa área de fronteira que seria ocupada para se deter eventual avanço espanhol, por essa razão Mato Grosso passou a ser o "antemural" do Brasil, sendo assim seus habitantes assumir a tarefa de defender o território e se possível alargá-lo.
03 - E
Comentários
Luís Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres foi o Capitão-General que mais se esforçou no sentido de garantir a posse e defesa do território mato-grossense no período colonial, para isso fundou vilas, construiu fortes e fortaleza ao longo da extensa fronteira com o domínio espanhol.
04 - A
Comentários
A Coroa Portuguesa utilizou o princípio do "uti possidetis" do Direito romano para garantir para si os territórios ocupados na Capitania de Mato Grosso, dessa forma tratou de ocupar o Extremo-Oeste do Brasil formando diversos povoados e fortificações militares na região.
05 - A
Comentários
A construção do Presídio de Nova Coimbra, ao sul de Mato Grosso, e do Forte do Príncipe da Beira, às margens do rio Guaporé, tinham como objetivo garantir aos portugueses a navegação pelo rio Paraguai ao sul e manter livre o acesso entre Vila Bela e Bélem do Pará através da navegação dos rios da Bacia Amazônica.
06 - A
Comentários
Através do Tratado de Madri assinado entre as coroas ibéricas em 1750 ficou assegurada a conquista das terras à Oeste do Tratado de Tordesilhas. O príncipio que norte esse acordo foi o uti possidetis, com grande atuação do jurísta brasileiro Alexandre de Gusmão.
07 - C
Comentários
O Conselho Ultramarino ao determinar a criação da capitania de Mato Grosso em 1748 tinha o interesse português em consolidar o domínio no território a oeste da linha de Tordesilhas, conquistado e ocupado pelos colonos portugueses, evitando o avanço das missões jesuíticas espanholas de Moxos e Chiquitos sobre essas terras.
08 -A
Comentários
O item A está incorreto pois em 1777 foi assinado o Tratado de Santo Ildefonso que retificou o Tratado de Madri na raia sul da colônia portuguesa. A primeira capital de Mato Grosso, fundada às margens do rio Guaporé em 1752 foi uma consequência da assinatura do Tratado de Madri em 1750.
09 - V, V, F, V
O arrendamento de terras para a extração da poaia e da erva-mate somente ocorreu no século XIX.
10. C
Trata-se do Forte Real Principe da Beira que fora construído às margens do rio Guaporé para se um baluarte de garantia da navegação entre Belém e Vila Bela, então capital de Mato Grosso.
11. a) Esses soldados eram oriundos de famílias de poucas posses.
b) Muitos deles encontravam no serviço militar uma forma de manter-se, mesmo recebendo baixos salários.
c) Espalhados em pontos estratégicos da fronteira Oeste, do alto Guaporé ao baixo Paraguai.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Teste seus conhecimentos sobre a História de Mato Grosso no período republicano

Roteiro de estudo: questões sobre a História de Mato Grosso no período republicano


1) (UNIC) A História de Mato Grosso registra movimentos sociais e disputas políticas de grande relevância. Analise as afirmações:
I- Tanque Novo- movimento ocorrido em 1933 no município de que resultou em perseguições por questões políticas e no julgamento de Doninha.
II- Rusga- rebelião ocorrida em Cuiabá durante a Regência, objetivando a retirada do poder político das mãos dos conservadores para cedê-lo aos liberais.
III- Caetanada - luta política travada por dois chefes políticos locais das zonas de garimpo no oeste mato-grossense.

a) se somente a I estiver correta.
b) se somente a II estiver correta.
c) se somente a III estiver correta.
d) se somente a I e II estiverem corretas.
e) se somente a II e a III estiverem corretas.

resposta:[D] 
2) (UFMT) Em Mato Grosso, a partir de 1970, o governo federal coordenou projetos oficiais ao lado de outros da iniciativa privada estimulando um fluxo migratório aberto pelas possibilidades daquele momento. Sobre o assunto, assinale a afirmativa incorreta.
a) Foi construída a rodovia BR-364 (Cuiabá- Porto Velho), ao longo da qual surgiram vários núcleos populacionais.
b) POLOCENTRO e POLONOROESTE são exemplos de programas federais de colonização implementados à época.
c) A ocupação da nova fronteira agrícola no estado de Mato Grosso foi predominantemente feita por migrantes das regiões sul e sudeste.
d) A lógica geopolítica do regime militar respaldou a decisão federal de promover a ocupação da região norte de Mato Grosso.
e) Para a exportação da produção agrícola, foi propiciada a abertura da navegação do rio Paraguai.


 resposta:[E]


3) (UFMT) A respeito do regime republicano implantado no Brasil em 1889, julgue os itens:
(  ) Do ponto de vista político, o novo regime não significou uma profunda transformação, especial mente na perspectiva da população rural.
( ) A primeira constituição republicana (1891), ao garantir o federalismo, liberou as elites regionais das limitações impostas pela centralização monárquica, nesse sentido a “política dos governadores” de Campos Sales consagrou o princípio da independência das oligarquias frente ao poder central.
(  ) Os mato-grossenses, a exemplo do que aconteceu com a maioria dos brasileiros, ficaram surpresos com a proclamação da Republica, embora as idéias republicanas já fossem veiculadas, no mínimo, desde a Rusga, em 1834.


resposta: V,F,V 


4) (UFMT) Entre os projetos propostos por Getulio Vargas durante a sua administração, de 1930 a 1945, encontra-se a Marcha para o Oeste. Em relação a este projeto, julgue os itens.
(  ) A ocupação e a colonização da Amazônia Legal por meio da reforma agrária eram propostas desse projeto.
(  ) Um importante objetivo era transformar o território brasileiro em um bloco homogêneo.
(  ) Pretendia garantir a modernização do país com um agressivo plano de estímulo à industrialização nos estados mais distantes da capital federal.
(  ) A expedição Roosevelt, financiada com capital multinacional, demonstrou a ambigüidade do projeto.


 resposta:F,V,F,V.

5) (UFMT) Ao ocorrer o movimento de março de 1964, o governo de Mato Grosso era exercido por:
a) Fernando Correa da Costa.
b) José Manuel Fragelli.
c) José Pedrossian.
d) João Ponce de Arruda.
e) José Marcelo Moreira.


 resposta:[A] 

6) (UFMT) Em relação ao predomínio político das oligarquias no Brasil durante a Primeira Republica (1889-1930) e à ação dos chamados coronéis, julgue os itens :
(    ) Em Mato Grosso a disputa política ocorria entre a oligarquia do norte composta pelos senhores de engenho, depois usineiros e a oligarquia do sul composta por grandes pecuaristas e comerciantes.
(  ) O coronelismo entendido enquanto um sistema de troca eleitoral, proteção e favores de um lado, e voto de outro, possuí um caráter sempre pacífico.
(   ) O coronelismo tinha base familiar e rural; o coronel era ao mesmo tempo um grande latifundiário e chefe patriarcal.



 resposta:V,F,V

7) (UNIC) São representadas citações que caracterizam determinadas lutas políticas armadas em Mato Grosso. Analise-as:
I-“Em 1916, Caetano de Albuquerque, governador do Estado, eleito pelo Partido Republicano Conservador, recusou-se a submeter as injunções da política dos chefes dos partidos. A partir de então, passou a sofrer ferrenha oposição dos partidários do coronel Azevedo (chefe maior da agremiação). Isso levou o governador a ingressar no Partido Republicano Mato –Grosssense. Iniciou-se assim a luta armada.”
(Alves, Louremberg. Qualquer semelhança não é mera coincidência. Diário de Cuiabá, 7 de janeiro, 1977, A5)

II- “Paralelamente á luta armada, ocorreu o embate jurídico. È que os deputados estaduais oposicionista...decretaram a cassação do mandato de Caetano de Albuquerque e ao mesmo tempo, empossaram Manuel Escolástico Virgínio no cargo de governador. A partir de então, Mato Grosso passou a contar com dois governadores.”
(Alves, Louremberg. Qualquer semelhança é mera coincidência. Diário de Cuiabá, 7 de janeiro, 1977, A5.)

III-“Frente a este clima de convulsão a que passava o Estado, vítima da fortíssima oposição desencadeada pelos membros do Partido Republicano, o governador Antonio Pedro criou a “Divisão Patriótica” com a finalidade de que a mesma pudesse garantir a tranqüilidade de Mato Grosso, e conseqüentemente, o sucesso das medidas previstas no novo programa do governo de Campos Sales. Coube a Totó Paes comandar essa divisão que principiou seus trabalhos com a perseguição às forças oposicionistas.”
(Madureira, Elizabeth, Processo Histórico de Mato Grosso).
Assinale a alternativa que faz referencia a Caetanada:

a) Somente a I
b)somente a III.
c)Somente as citações I e II.
d)somente as citações I e III.
e)Todas as citações se referem a Caetanada.



resposta:[C] 

8) (UFMT) Na década de 70, o norte de Mato Grosso se constituía no “paraíso privado” das empresas colonizadoras do país. Avalie os itens abaixo:
a) O processo de ocupação do norte de Mato Grosso foi dirigido pela colonização particular e acentuou milhares de colonos conhecidos como “sem terra”.
b) A construção da Rodovia Cuiabá-Santarém estimulou a ocupação do norte de Mato Grosso, e recebeu um enorme contingente de colonos vindos do sul do país.
c) A colonização dirigida, sob o controle do INCRA, recebeu o total apoio político e econômico do governo militar, sendo por isso considerada como bem sucedida.
d) A ocupação da Amazônia, e em especial a do norte do Mato Grosso, foi estimulada por discussões governamentais que privilegiaram os interesses dos pequenos proprietários rurais.
e) Os incentivos fiscais e créditos oficiais para os projetos agropecuários da Amazônia não beneficiaram os empresários que investiram na região norte de Mato Grosso.



 resposta:[B]

9) (UFMT) Os itens referem-se ao Mato Grosso republicano,julgue-os:
(  )A política de colonização empreendida por Getulio Vargas, conhecida como “Marcha para o Oeste”promoveu, inclusive, a montagem de Colônias Agrícolas, entre elas a de Dourados, hoje no Mato Grosso do Sul.
(   ) Desde o final do século XIX, o conceito de modernidade assimilado pela elite brasileira incorporava a idéia de que entre as nações não deveria existir diferenças nem barreiras. Com esse objetivo, Candido Rondon Assumiu a tarefa da construção das linhas telegráficas.


resposta: V,V


10) (UFMT) Sobre a colonização de Mato Grosso no século XX, assinale a alternativa incorreta:
a) Getulio Vargas implantou a “Marcha para o Oeste”, que visava instalar em Mato Grosso os sulistas.
b) A Colônia De Dourados foi um projeto de colonização que instalou os sulistas em Mato Grosso.
c) Na década de sessenta ocorreu um crescimento populacional em Mato Grosso, em função da colonização particular.
d) SUDAM e SUDECO foram projetos governamentais que instalaram o pequeno produtor em Mato Grosso.
e) Em Mato Grosso, a colonização dirigida pelas empresas particulares fez surgir várias cidades no Estado.



 resposta:[D]

11) (Concurso da Secretaria de Segurança Pública) O governo federal não resistindo ao secular anseio divisionista da população e das lideranças políticas do sul, através da Lei Complementar Nº31 de 11 de outubro de 1977, divide o território mato-grossense e criou o Estado de Mato Grosso do sul. Assinale a opção que apresenta o presidente da Republica que assinou a lei e o governador de Mato Grosso no momento da divisão e o primeiro governador de Mato Grosso após a divisão.
a) General João Batista Figueiredo, José Garcia Neto e José Fontanilhas Fragelli.
b) General Ernesto Geisel, José Garcia Neto, José Fontanilhas Fragelli.
c) General João Batista Figueiredo, Frederico Carlos soares de Campos e José Garcia Neto.
d) General João Batista Figueiredo, José Garcia Neto e Frederico Soares de Campos.
e) General Ernesto Geisel, José Garcia Neto e Frederico Carlos Soares de Campos.


resposta:[E] 

12) (Simulado Gazeta) Em 1937, através de um golpe de Estado, Getúlio Vargas implantou uma ditadura no país. Com a intenção de reforçar o poder de Vargas, a ditadura estadonovista investiu na propaganda propiciando para que o mito Vargas chegasse ao seu apogeu.
Em 1954, o suicídio de Vargas parou o país, imobilizou os seus inimigos e reforçou mais ainda Getulio como um grande mito político.
Decorridos cinqüenta anos de sua morte, observamos que esse acontecimento continua a ser relembrado e reforçado pelos inúmeros mecanismos da memória.
Baseado em seus conhecimentos sobre o período getulista, assinale a alternativa correta.
I- Getulio Vargas inaugurou no Brasil um novo tipo de dominação política, isto é, o populismo, que consistiu no aliciamento e manipulação das massas populares.
II- O Estado Novo para se legitimar perante a opinião publica criou o DIP, que ficou encarregado de cuidar da propaganda do governo, da censura e de organizar comemorações oficiais.
III- Durante a ditadura, Vargas nomeou para governar os Estados, os interventores federais. Para Mato Grosso indicou Julio Muller, que promoveu na sua administração transformações no espaço urbano de Cuiabá criando a Casa dos Governadores, o Liceu Cuiabano, a Academia Mato-grossense de Letras e a Avenida Getulio Vargas.
IV- Na década de 50, demonstrando uma de suas principais características, o nacionalismo, Vargas criou a Petrobrás garantindo ao governo brasileiro a pesquisa e exploração do petróleo.
a) I,II,III,IV são corretas.
b) I,II e III são corretas.
c) I, II e IV são corretas.
d) I e II são corretas.
e) II e IV são corretas.


 resposta:[C]


13) (Simulado- Gazeta) “Quem vive ao longo da linha Rondon facilmente se julgaria na Lua. Imagine-se um território do tamanho da França, três quartos inexplorados; percorrido somente por pequenos bandos de nômades e atravessado de ponta a ponta por uma linha de telegráfica.”
(Lévi-Strauss, Claude. Tristes Trópicos.)
A citação acima faz alusão as linhas telegráficas construídas durante a Primeira República e que teve a frente de sua direção Candido Mariano Rondon. Sobre a Comissão Rondon e as linhas telegráficas, podemos considerar como incorreta a alternativa:
a) No inicio do século XX, o Mato Grosso e o Amazonas ainda eram vistos como regiões atrasadas e vazias.
b) Para o governo republicano, a construção das linhas telegráficas representava a ocupação e integração do oeste brasileiro.
c) As idéias positivistas marcaram a ação da Comissão Rondon.
d) Foi nesse contexto, que o governo republicano deu inicio a uma política voltada para o índio, criando o Serviço de Proteção ao Índio(SPI).
e) O trabalho na Comissão Rondon foi desempenhado exclusivamente pelos índios, sob o comando de Rondon.


resposta:[E] 


14) (UNIVAG) Na década de 70 e 80, o governo ditatorial iniciou uma política de expansão agrícola, que tinham como um dos seus objetivos a retomada do desenvolvimento da região Centro-Oeste e Norte. A respeito deste contexto histórico é incorreto afirmar que:
a) os projetos de colonização estavam inseridos no Plano de Integração Nacional.
b) Para a expansão da fronteira agrícola, o governo federal criou linhas de credito nas instituições financeiras federais.
c) Os colonizados eram provenientes principalmente da região sul do país.
d) A construção de rodovias na região centro-oeste e norte eram vitais para o sucesso dos projetos de colonização.
e) A colonização do norte de Mato Grosso amenizou os conflitos sociais no campo, uma vez que esses projetos favoreciam a distribuição de pequenos lotes de terra.



 resposta:[E]



15) (UNIVAG) Ao final do século XIX, a dimensão territorial de Mato Grosso já representava um empecilho aos seus administradores. Ao entrarmos no século XX, o anseio pela divisão do Estado cresceu no sul de Mato Grosso. No período Vargas, durante a Revolução Constitucionalista, o sul de Mato Grosso chegou a se separar adotando o nome de Estado do Maracaju, entretanto a vitória das forças getulistas abafou os ideais de separação, que voltariam intensamente no governo ditatorial. Assim a divisão do Estado de Mato Grosso foi concretizada pelo presidente:
a) Figueiredo
b) Castelo Branco.
c) Médici.
d) José Sarney.
e) Ernesto Geisel.


 resposta:[E]


16) A respeito do período republicano em mato Grosso, é valido afirmar que:
I- O Partido Republicano foi fundado oficialmente em Mato Grosso em agosto de 1888. Seus partidários chegaram a fundar o jornal A República que teve uma curta duração.
II- Antonio Maria Coelho foi nomeado como o primeiro governador do Estado de Mato Grosso.
III- Os primeiros anos da republica em Mato Grosso foi marcado pela tranqüilidade política. Na verdade, a oposição política iria surgir somente a partir da década de 20.

a) Somente a I está correta.
b) Somente a I e II estão corretas.
c) Somente a II e III estão corretas.
d) Somente  a I e III estão corretas.
e) Somente a II é correta.


 resposta:[B]


17) Em 1891 foi promulgada a primeira Constituição de Mato Grosso. A seguir, a Assembléia Constituinte elegeu para conduzir o governo do Estado:
a) Antonio Correa da Costa.
b) Generoso Paes Leme de Souza.
c) Manuel José Murtinho.
d) Pedro Celestino.
e) Delfino Augusto de Figueiredo.


 resposta:[C]


18) No inicio do governo oligárquico ocorreu um movimento social que expressa claramente a disputa política entre os coronéis da região e que representou a “política dos governadores” em Mato Grosso. Estamos nos referindo a que movimento social?
a) Massacre da Baía do Garcez.
b) Caetanada.
c) Morbeck e Carvalhino.
d) Tanque Novo.
e) revolta de 1892.


 resposta:[A]


19) Assinale a alternativa incorreta a respeito do governo de Totó Paes de Barros:
a) Foi responsável por levar os produtos mato-grossenses a Exposição Internacional de Saint-Louis.
b) Tinha como base de sustentação política Joaquim Murtinho.
c) Editou a revista O Archivo na qual há a reconstituição histórica de Mato Grosso.
d) Estimulou o comercio dos produtos do extrativismo vegetal produzidos no Estado, como a erva-mate, a poaia e a borracha.
e)A sua decadência política aconteceu na Revolta de 1906.


resposta:[B] 


20) A respeito da Comissão Rondon, assinale al alternativa correta:
I- A Comissão Rondon tinha como objetivo interligar o território brasileiro através da construção das linhas telegráficas.
II- O Sistema adotado pela Comissão era do telegrafo a fio, transmitido através do Código Morse.
III- Para realizar a construção do telegrafo, a expedição Rondon contou com a participação de botânicos, médicos, engenheiros, sanitaristas, fotógrafos, presos civis e índios.


a) Todas as afirmações são corretas.
b) Somente a II está correta.
c) Somente a I e III estão corretas.
d) Somente a II e a III estão corretas.
e) Somente a III está correta.


 resposta:[A]


21) Nos primeiros anos da década de 30 aconteceu em Poconé, o movimento social  chamado de Tanque Novo. A respeito deste movimento social, é errado afirmar que:
a) Teve a frente Laurinda Lacerda Cintra que era conhecida em toda a região por Doninha.
b) Doninha e sua gente foi perseguida pelo interventor federal Antonio Mena Gonçalves.
c) Foi um movimento político e estava relacionado as eleições para a Assembléia Constituinte em 1933. 
d) Esteve intimamente associado a Vargas.
e) Doninha fazia oposição a Vargas em Poconé.


 resposta:[B]


22) Em 1945 com a deposição de Vargas chegava ao fim o Estado Novo. Ao mesmo tempo, a democracia retornava ao país. Sobre esse contexto histórico, assinale a alternativa correta:
a) A UDN representação os anseios da burocracia estadonovista e tinha no Dr. Agrícola Paes de Barros um dos seus principais representantes.
b) O PTB foi fundado em Mato Grosso por Vespasiano Martins e contou com a adesão maciça da massa operaria.
c) O PCB se destacou em Cuiabá ao receber o apoio dos grêmios estudantis.
d) Nesse período observa-se o crescimento político do sul do Estado.
e) A entrada em um regime democrático foi favorecido pelo fim do poder das oligarquias.


 resposta:[D]


23) Com o fim da ditadura tomou posse no governo do Estado o desembargador Olegário Moreira de Barros que conduziu as eleições. Para o governo do Estado foi eleito Arnaldo Estevão de Figueiredo. A respeito da sua administração, todas as afirmações estão corretas, exceto:
a) Foi eleito pela coligação partidária PSD/PTB.
b) No seu governo foi estimulada a colonização de Mato Grosso.
c) Patrocinou a construção de varias estradas criando a Comissão Estadual de Estradas de Rodagem (CER).
d) Estimulou a construção no sul do estado da Ferrovia Noroeste do Brasil.

 resposta:[D]


24) O primeiro governador de Mato Grosso eleito pelo voto direto ao final do governo militar foi:
a) Frederico Campos.
b) Julio José de Campos.
c) José Garcia Neto.
d) Dante de Oliveira.
e) Fernando Correa da Costa.


 resposta:[B]

25)Avalie os itens abaixo:
(   ) O rasqueado é uma dança de origem africana e é dançada com freqüência nas regiões de cultivo de cana-de-açúcar como Santo Antonio do rio Abaixo.
(   ) Em Vila Bela, a Dança do Congo ou Dança do Chorado é uma oferenda aos santos negros.
(   ) As touradas eram realizadas no Campo do Ourique, na cidade de Cuiabá e consistia em  uma homenagem ao Divino Espírito Santo.
(   )Nas Cavalhadas seus participantes representam a luta travada entre os cristãos e os mouros na Península Ibérica. São apresentadas em Cáceres e Poconé. 


 resposta:V, V, V, V

Teste seus conhecimentos sobre a História de Mato Grosso no período imperial


Roteiro de estudo: História de MT período imperial

Atividades 

1) (UFMT) Em relação a Mato Grosso, no contexto da independência do Brasil, julgue os itens: 

(   ) Ocorria mudança do eixo econômico, Vila Bela para Cuiabá, em função da decadência da mineração e da incrementação das atividades agropecuárias e comerciais. 

(  ) A população distribuia-se de forma heterogênea com maior concentração na região central, onde se localizava Cuiabá, principal centro urbano, embora em 1822, não fosse a capital. 

(   ) A disputa pela localização da capital, envolvendo Cuiabá e Vila Bela da Santíssima Trindade, na realidade colocava em campos opostos a oligarquia do norte cujo poder centrava-se em mãos doas altos funcionários, burocratas, e a oligarquia do sul com base nos latifundiários pantaneiros.

(    ) As dificuldades financeiras vivenciadas na Capitania que, além de periférica, passava pela diminuição da produção aurífera, foram agravadas pelos gastos excessivos de Capitães-generais com festas e ostentações que lhes garantiam popularidade entre a elite. 

2) (UFMT) Em relação à extinção do trafico negreiro, aprovada pelo império Brasileiro em 1850, julgue os ítens: 

(   ) O fim do trafico não comprometeu o sistema compulsório de mão-de-obra porque a taxa positiva de crescimento vegetativo da população escrava satisfez em grande parte a demanda. 

(   ) A utilização da mão-de-obra livre nacional e a aquisição de escravos do Centro-Oeste decadente foram soluções adotadas pela política imperial para a falta de braços na lavoura cafeeira. 

(   ) A lei de Terras, aprovada em 1850, determinou que as terras públicas passassem a ser vendidas e foi um mecanismo para dificultar o acesso `a propriedade de terras por parte de futuros imigrantes. 

(   ) A reorientação de capitais antes utilizados na importação de escravos dinamizou a economia brasileira, dando origem a bancos, industrias e empresas de navegação.

 3) (UFMT) Considerando o contexto de euforia vivido na Província de Mato Grosso após o termino da guerra contra o Paraguai em 1870, julgue os itens: 

(   ) A abertura da navegação pelo rio Paraguai estimulou as atividades produtivas e as Casas Comerciais passaram a acumular lucros com a importação e a exportação de mercadorias. 

(   )  A existência de inúmeros engenhos em Mato Grosso, especialmente ao longo do rio Cuiabá e em Chapada dos Guimarães, propiciou a montagem de usinas de açúcar, evidenciando o desejo de modernização da produção. 

(   ) A extração da erva mate, que tinha por base a mão-de-obra escrava representou uma exceção nesse contexto, pois entrou em decadência devido à concorrência européia que, graças à produtividade da mão-de-obra assalariada oferecia melhores preços no mercado internacional. 

(   ) A poaia ou ipecacuanha, planta nativa das matas localizadas entre Cáceres e Chapada dos Guimarães, era utilizada pelos índios para cura de várias doenças e teve um significativo papel nas exportações para a Europa, onde foi pesquisada e utilizada na fabricação de remédios.

 4) (UFMT) A rusga foi um movimento social ocorrido em Mato Grosso no ano de 1834, que contou com a participação de diferentes camadas da sociedade mato-grossense.

(Elizabeth Madureira Siqueira. O processo histórico de Mato Grosso. Cuiabá, 1990, p. 107) 

Os itens desta questão têm relação com o contexto citado. Julgue-os colocando V ou F. 

(   ) A luta entre os dois grupos dominantes, um liberal e outro conservador, tinha como razão a disputa pelo poder político. 

(    )  A decadência da produção do ouro e o sistema de cobrança do quinto, devido à Coroa, contribui para a eclosão do movimento. 

(  ) A exigência de maior autonomia regional, em relação ao governo central, foi uma das características desta revolta. 

(   ) A expulsão dos portugueses e outros estrangeiros, fazia parte dos programas dos revoltosos. 

5)( UFMT) Em Mato Grosso, no final do século XIX, as usinas de açúcar proliferaram principalmente ao lado do rio Cuiabá, na região de Santo Antonio do Leverger. A este respeito julgue os itens abaixo: 

(   ) A mais famosa usina foi do Itaici, de propriedade do político mato-grossense Antonio Paes de Barros, vulgo Totó Paes. 

(   ) A importância das usinas estava ligada ao fato de que os proprietários, intitulados “coronéis” controlavam o voto dos trabalhadores e formavam redutos eleitorais. 

(   ) A produção açucareira das usinas de Mato Grosso alcançou índices elevados e teve um papel significativo na exportação regional. 

(   ) Na importação das usinas açucareiras as relações de trabalho modernizaram-se ao ponto de antecipar os direitos trabalhistas que no restante do Brasil somente seriam oficializados com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). 

6) Em meados do século XIX, finalmente se abriu a navegação pelo rio Paraguai, fato que facilitou sobremaneira os transportes e a comunicação para a Província de Mato Grosso. O novo trajeto tinha o Cuiabá e o Paraguai como os principais rios” 

(Silva, Edil Pedroso. O cotidiano dos viajantes nos caminhos fluviais de Mato Grosso, p.23 ). 

Em 1865 com o inicio da Guerra da Tríplice Aliança, a bacia Platina se tornou o palco da Guerra. Sobre a Guerra do Paraguai, assinale a alternativa incorreta. 

a) Com a invasão de Corumbá, a população da Província de Mato Grosso se sentiu bastante insegura. 

b) O conflito provocou o aumento exorbitante dos gêneros alimentícios, e dentre estes o maior aumento recaiu sobre o sal. 

c) Essa guerra interessava ao capitalismo inglês, pois o desenvolvimento independente do Paraguai preocupava a Inglaterra. 

d) Há muitas divergências na historiografia brasileira com relação as reais causas da Guerra. 

e) Uma das seqüelas trazidas pela guerra para a Província de Mato Grosso foi a Cólera, que acabou exterminado parte significativa da sua população e apesar do  cordão sanitário organizado pelo governo imperial o mal se propagou por Cuiabá. 

7) Os conflitos envolvendo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai no século XIX, tinham como causa principal: 

a) disputas pelo controle da bacia do Rio da Prata; 

b) a disputa pela indústria paraguaia; 

c) as disputas entre liberais e conservadores; 

d) a abolição da escravidão; 

e) estabelecer os limites territoriais, respeitando o Tratado de Madri.


8) Sobre a Rusga, julgue os itens abaixo:
(   ) Ocorrida no 1º reinado, representou uma disputa política local entre os Conservadores e Liberais.
(  ) Os Conservadores eram representados nesse período pela Sociedade dos Zelosos da independência.
(  ) Ocasionou apenas a transferência do poder político das mãos dos liberais para conservadores que mantiveram a mesma ordem sócio-econômica na região.
(  ) Esteve inserido no contexto dessa revolta social um forte sentimento de aversão aos estrangeiros (xenofobia), representado pelas perseguições aos comerciantes portugueses (bicudos).
(...) A Rusga contou com a participação dos soldados da Guarda Nacional.

9) Em 1834, no momento que eclodiu a Rusga, o presidente da província de Mato Grosso era:
a) José Jacinto de Carvalho.
b) Pascoal Moreira Cabral.
c) João Poupino Caldas.
d) Bento Xavier.
e) Caetano Montenegro.

10) O Tratado de Aliança, Comércio, Navegação assinado em 1856, entre o Brasil e o Paraguai, permitia;
a) o livre comercio entre os paises.
b) a tomada da área parcial do Paraguai.
c) a prisão de Solono Lopez.
d) a navegação pelo rio Paraguai.
e) a navegação pelo rio Uruguai.

11) “Em  1 de julho de 1867 chegou a Cuiabá um vapor proveniente de Corumbá que trazia a bordo um soldado contaminado pela varíola. As pessoas que estiveram em contato com ele logo caíram doentes. O mal se espalhou rapidamente pela cidade atingindo do Porto Geral ao Mundéu”.
 (Cavalcante, Else. Imagens de uma epidemia, p.11).
A citação acima faz alusão a epidemia de varíola que atingiu a cidade de Cuiabá, na segunda metade do século XIX. A respeito deste contexto histórico, é incorreto afirmar que:
a)  Para conter o surto epidêmico, o governo provincial construiu o cemitério de Nossa Senhora do Carmo.
c) A solução mais efetiva tomada pelas autoridades governamentais foi a aprovação da Lei da Vacinação Obrigatória.
d) A epidemia não ficou restrita a Cuiabá, mas se alastrou por outras localidades.
e) No decorrer do século XIX, o país foi assolado por diversas epidemias. Estas se proliferaram em conseqüência da falta de higiene da população assim como da falta de um saneamento básico nas cidades brasileiras.

12) Durante o período regencial, Cuiabá e suas imediações foi palco de um movimento social denominado de Rusga. A respeito deste movimento social é incorreto afirmar que:
a)Teve como uma de suas causas a luta política entre os liberais e os conservadores.
b) Havia no partido liberal duas facções: os liberais moderados e os liberais exaltados.
c) Os conservadores ou caramurus eram os representantes da elite nativa, e tinham uma profunda aversão aos portugueses e aos demais estrangeiros.
d) Os liberais faziam as suas reuniões na Sociedade Zelosos da Independência.
e) Um dos lideres do movimento foi João Poupino Caldas e Patrício Manso.

13) no inicio do ano de 1834, o Partido Conservador estava no poder, e garantiam os privilégios dos portugueses, principalmente dos ricos comerciantes. A importância dada a esse grupo social  acabou provocando descontentamentos, que por sua vez acabaram provocando a Rusga. Em 1834, o Presidente da Província de Mato Grosso afastado em conseqüência da crise política que se anunciava era o conservador:
a)Antonio Correa da Costa.
b) Antonio Maria Correa.
c) João Poupino Caldas.
d) Antonio Pedro Alencastro.
e)Pascoal Domingues de Miranda.

14) Na segunda metade do século XIX, Mato Grosso se enquadrou no órbita do capitalismo através da navegação da bacia Platina. Sobre esse contexto histórico, é válido afirmar que:
a)A navegação da bacia Platina somente foi possível com a assinatura do Tratado de Aliança, Comércio, Navegação e Extradição entre Brasil e Bolívia.
b) Através da navegação fluvial, Mato Grosso exportava matéria-prima para os países platinos e importava produtos manufaturados das potências européias.
c) Com a  navegação fluvial, a Província conseguiu superar a sua debilidade econômica.
d) A navegação do Prata somente foi rompida no inicio do século XX, com a construção da E. F. Noroeste do Brasil.
e) A navegação do Prata atendia aos interesses da elite regional, assim como da Inglaterra, que em conseqüência da sua produção industrial precisava da abertura de novos mercados.

15) A respeito da Guerra da Tríplice Aliança, assinale a alternativa correta:
a)O estopim da guerra foi motivada pelo aprisionamento do navio brasileiro “ Marques de Olinda”, que trazia a bordo o novo presidente da Província, Augusto Leverger.
b) A guerra foi marcada pela formação de uma aliança entre o Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, em combate com o Paraguai.
c) Francisco Solano Lopes, presidente do Paraguai atingiu o Império Brasileiro pelo atual Estado do Mato Grosso do Sul.
d) O primeiro ataque das tropas paraguaias ocorreu em Corumbá.
e) Durante o conflito armado, Corumbá se manteve intacta e a sua população em segurança.

16) Em 1867, com a retomada de Corumbá, a Província de Mato Grosso viveu um dos momentos mais desastrosos da sua história, a epidemia de varíola. Sobre esse período histórico é correto afirmar que:

I-A doença dizimou quase a metade da população cuiabana e foi capaz de alterar até mesmo as relações afetivas.

II- Segundo o cronista Joaquim Ferreira Moutinho, corpos eram colocados na rua e devorados por cães e corvos. Por toda a cidade sentia-se o odor dos cadáveres em estado de putrefação.

III-Durante o surto epidêmico da varíola, o Presidente da Província era Couto de Magalhães.

a)I,II e III são corretas.
b) I e II são corretas.
c) I e III são corretas.
d) II e III são corretas.
e) Não há alternativa correta.

17) A guerra da Tríplice Aliança trouxe muitas transformações para Mato Grosso. Com relação a essas mudanças, assinale a alternativa incorreta.

a)Em 1870, com o fim da guerra ocorreu a reabertura da bacia Platina.
b) Os portos de Corumbá, Cáceres e Cuiabá passaram a exportar produtos do extrativismo vegetal e produtos da pecuária aos países platinos e as províncias brasileiras.
c) Com a reabertura da bacia Platina, Casas de Comercio surgiram nas cidades portuárias como Corumbá, Cuiabá e Cáceres.
d) Mato Grosso perdeu parte do seu território ao final do conflito armado.
e) Ocorreu uma migração dos paraguaios para Mato Grosso à procura de uma vida melhor.

18) Com a reabertura da bacia Platina, Mato Grosso tornou-se um importante produtor e exportador de erva mate. A respeito dessa economia extrativista, assinale a alternativa correta.

a)A erva mate era nativo da região oeste de Mato Grosso.
b)A mão-de-obra utilizada na extração do mate foi a do africano.
c)O principal comprador de mate era a Bolívia.
d) A Companhia Mate Laranjeira praticamente detinha o monopólio na extração do mate em Mato Grosso.
e) Aqueles que trabalhavam na extração do mate eram chamados de “camaradas”.

19) A poaia conhecida cientificamente como Cephalis ipecacuanha foi um dos principais produtos da economia mato-grossense a partir de 1860. Sobre a poaia  é correto afirmar que:
a)O produto atendia a demanda do mercado interno e externo.
b) O produto era extraído no oeste da Província somente no período das secas.
c)A ipeca era nativa da região de Cáceres, Barra dos Bugres, Vila Bela e Cuiabá.
d) A poaia era encontrada somente em Mato Grosso.
e) O produto era escoado em chatas, botes, batelões ou lanchas ás províncias do sudeste visando atender a indústria de remédios.

20) Com a abertura da bacia Platina pelo rio Paraguai, muitas proprietários de terras importar máquinas para a instalação de usinas. A esse respeito é válido afirmar que:
a)As usinas surgiram  principalmente as margens do rio Cuiabá e em Chapada dos Guimarães.
b) Os trabalhadores das usinas no século XIX era desempenhado pelos escravos,  já no início do século XX por homens livres pobres que eram denominados de “mineros”
c) Umas das principais usinas foi a da Ressaca construída em Santo Antônio do Leverger.
d) Na década de 30, do século 20, Vargas conferiu uma série de benefícios aos usineiros para incentivar a produção açucareira no Estado.
e) A produção das usinas era escoada principalmente pela bacia Platina.

21) A respeito da pecuária em Mato Grosso, assinale a alternativa incorreta:
a)Desde o período colonial, a pecuária consistiu em uma atividade econômica importante no abastecimento do mercado interno.
b) A E.F. Noroeste da Brasil provocou o desenvolvimento desta atividade econômica, principalmente na região sul do Estado.
c) A mão-de-obra empregada na criação de gado exigia muitos trabalhadores, por isso até o final do século XIX, a principal mão-de-obra utilizada pelos fazendeiros era os escravos.
d) Os produtos da pecuária como a crina, charque, couro e sebo eram escoados pela bacia Platina.
e) Descalvados localizado ás margens do rio Paraguai se destacou como um dos principais saladeiros da região.

22)Durante a Guerra da Tríplice Aliança, a população da Província sentiu bastante insegura em conseqüência do ataque paraguaio e devido ao ataque de quilombolas. Um dos quilombos mais temidos no período da guerra foi:
a)Piolho.
b) Aldeia da Carlota.
c) Rio do Manso.
d) Rio Sepotuba.
e) Quariterê.

23) A borracha ganhou importância econômica a partir de 1870. A seu respeito, assinale a alternativa correta:

I-Este produto era extraído somente no período das chuvas.
II- O látex era extraído da seringueira e da mangabeira e eram encontrados no vale amazônico e as margens dos rios da bacia Platina.
III-O produto abastecia o mercado externo e na década de 40, do século XX passou a atender o mercado interno.

a)Todas estão corretas.
b)Somente a I e II são corretas.
c) Somente a I e III são corretas.
d) Somente a II e III são corretas.
e) Somente a III é correta.

24) O movimento social denominado de Rusga somente foi combatido com a nomeação do Presidente da Província:
a)Antônio Alencastro.
b) João Poupino Caldas.
c) Manoel de Abreu Menezes.
d) Patrício Manso.
e) Barbosa de Sá.

25) Viajante que percorreu ao final do século XIX, o território mato-grossense em viagem científica registrando as potencialidades de Mato Grosso:
a)Franz Van Dionant.
b) Joaquim Moutinho.
c) João Severiano da Fonseca.
d) Sabino Rocha Vieira.
e) D. José Reis.


Gabarito:
1-V,V,F,V.
2-F,F,V,V.
3-V,F,F,V.
4-V,F,V,V.
5-V,V,F,F.
6-E
7-A
8- F,F,F, V,V.
9-C
10-D
11-C
12-C
13-A
14-E
15-C
16-A
17-D
18-D
19-C
20-E
21-C
22-C
23-D
24-A
25-C