sábado, 23 de outubro de 2010

HISTÓRIA DE MATO GROSSO EM CONCURSOS

HISTÓRIA DE MATO GROSSO - MT FOMENTO - 2008
QUESTÃO 14
Leia o texto abaixo:
A colonização na década de 1970 teve um peso determinante para essas regiões. Expressando a realidade da ‘nova ocupação’, Rondônia e Mato Grosso viram nascer cidades e municípios, cuja expansão e organização foram fundamentais à conformação de um espaço social, em que os investimentos capitalistas, a constituição de um mercado de mão-de-obra e a extensão de um poder político tiveram um lugar privilegiado.
(GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz. A lenda do ouro verde: política de colonização no Brasil
contemporâneo. Cuiabá: Unicen, 2002. p. 144).
Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
a. As novas cidades a que o texto se refere são Alta Floresta, Sinop e Vila Bela da Santíssima Trindade.
b. O atual estado de Rondônia, referido no texto, foi desmembrado de Mato Grosso em 13/09/1943 pelo Decreto-lei 5.812.
c. O espaço social e geográfico mato-grossense, na década de 1970, era ocupado por diversos povos indígenas, dentre eles os Bororo e os Paiaguá.
d. A ‘nova ocupação’ a que o texto se refere foi um exemplo de colonização racional dos recursos naturais quando esta optou pela pequena propriedade da terra e pela diversificação da lavoura.
e. Os antigos caboclos que moravam nessa região, sobretudo no norte de Mato Grosso, e que viviam da agricultura de subsistência e do extrativismo, foram os mais beneficiados com essa ‘nova ocupação’.
QUESTÃO 15
A crise econômica mundial deflagrada no segundo semestre de 2008 deixou em alerta os agricultores e pecuaristas de Mato Grosso. Nesse sentido, é correto afirmar.
a. A totalidade dos produtos do campo matogrossense é vendida no mercado interno e, portanto, não tem qualquer relação com a crise internacional.
b. A agricultura e a pecuária mato-grossenses são subsidiadas pelo governo federal e por isso estão imunes a qualquer diminuição do consumo dos países estrangeiros.
c. A agricultura mato-grossense tem por base a diversificação da produção em pequenas e médias propriedades, o que a torna adaptável às mudanças externas.
d. O maior mercado dos produtos do campo matogrossense é a União Européia que, até este momento, está imune à crise econômica norteamericana.
e. Uma parte significativa da produção agropecuária de Mato Grosso é exportada para os mercados europeu e asiático que foram, em diferentes níveis, afetados pela atual crise econômica.
QUESTÃO 16
A escravidão negra em Mato Grosso teve início concomitantemente com a mineração no século XVIII e continuou a existir em outras atividades econômicas mesmo depois da decadência das minas. Na segunda metade do século XIX, a cidade de Cuiabá concentrava uma quantidade expressiva de escravos.
Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta.
a. Os escravos que viviam na cidade, longe de feitores e capatazes, eram vigiados pela polícia que era responsável pela conservação da ordem e dos interesses dos seus proprietários.
b. Muitos escravos que trabalhavam no campo, algumas vezes, cultivavam um pequeno roçado, cujo excedente era vendido, obtendo-se assim um pequeno pecúlio.
c. O aluguel de escravos foi uma prática muito comum em Mato Grosso e era realizado tanto por particulares como por órgãos provinciais.
d. O escravo de ganho era uma prática predominantemente urbana e dentre as principais atividades que realizava, destacam-se a venda de doces e quitutes e o abastecimento das casas de água potável.
e. Os escravos podiam ter ‘casas de negócio’, uma atividade à parte, que não era condicionada à autorização do seu senhor.
QUESTÃO 17
Para muitos historiadores, as práticas políticas durante a Primeira República em Mato Grosso (1889-1930) tiveram algumas características que as aproximavam das de outras unidades da federação e de outras que as singularizavam.
Com relação ao tema, assinale a alternativa correta.
a. O confronto armado entre grupos políticos rivais foi uma exceção em Mato Grosso, durante esse período.
b. A violência política em Mato Grosso, nesse período, pode ser explicada pela existência de uma sociedade urbana e industrial.
c. A propriedade de grandes extensões de terra e o controle de um considerável contingente de trabalhadores constituem um dos pilares do mandonismo dos chefes políticos do período no Estado.
d. A violência política do período foi, em grande medida, amenizada devido à organização dos trabalhadores rurais que exigiam maior transparência nas ações políticas.
e. Mesmo devido à predisposição para o conflito armado, os partidos políticos rivais no Estado possuíam um programa amplo de reformas das bases econômicas e sociais que incluía a participação efetiva das mulheres.
GABARITO
14. B
15. E
16. E
17. E

Nenhum comentário:

Postar um comentário