quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Teste os seus conhecimentos históricos sobre a Guerra do Paraguai

A GUERRA DO PARAGUAI - EXERCÍCIOS PROPOSTOS

01. (UnB/CESP) A Guerra da Tríplice Aliança foi o maior conflito em que o Brasil se envolveu no século XIX. Por ser área de fronteira com o inimigo, Mato Grosso dele participou intensamente. Relativamente ao tema, assinale a opção incorreta.
A) O aprisionamento pelas forças paraguaias do vapor Marquês de Olinda, que conduzia o presidente nomeado de Mato Grosso, é considerado o ato inicial da guerra.
B) Francisco Solano López era o governante paraguaio que conduziu seu país durante o conflito contra Argentina, Brasil e Uruguai (Tríplice Aliança).
C) Após a guerra, a crescente força do exército brasileiro representou a ampliação de focos de atrito com o Império, o que contribuiu para a queda do regime.
D) A maior resistência encontrada pelos paraguaios em Mato Grosso foi a oferecida pela guarnição de Corumbá, que impôs severas perdas ao exército inimigo.
__

02. (UFGD) Para se compreenderem os conflitos do Brasil imperial com seus vizinhos platinos, entre os quais se destaca a chamada Guerra do Paraguai, é preciso levar em conta
a) os interesses ingleses no escoamento da prata da Bolívia através do rio Paraguai.
b) o interesse argentino na liberdade de navegação pelo rio Paraguai, de modo a garantir as remessas de gado procedente de Mato Grosso.
c) o interesse brasileiro na liberdade de navegação pelo rio Paraguai, de modo a permitir o comércio e as comunicações com a província de Mato Grosso.
d) os interesses norte-americanos nos produtos da bacia platina, o que era visto como uma ameaça de intervenção dos Estados Unidos da América a favor do Brasil, contrariando os interesse argentinos e uruguaios.
e) o interesse do Brasil em controlar a produção agrícola paraguaia.

03. (UNEMAT) Durante a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-1870), a região Sul do estado de Mato Grosso, que corresponde ao atual estado de Mato Grosso do Sul, foi invadida pelas tropas de Solano Lopes. A respeito deste conflito, assinale a alternativa incorreta.
a. A Retomada de Corumbá foi comandada pelo tenente-coronel Antonio Maria Coelho, no dia 13 de junho de 1867.
b. A cidade de Cuiabá, durante o conflito, foi afetada pela epidemia de varíola que vitimou metade de sua população.
c. Com o fim da guerra, Mato Grosso perdeu parte de suas terras para o Paraguai, estabelecida nas cláusulas do acordo que colocou fim ao conflito.
d. Outras cidades de Mato Grosso, atacadas pelas tropas paraguaias, foram Miranda, Dourados, Aquidauana e Nioaque.
e. Após o término do conflito, a Província de Mato Grosso foi beneficiada pela reabertura da navegação no rio Paraguai, o que favoreceu a sua economia.

04. (UFMS) Sobre a Guerra com o Paraguai, é correto afirmar que:
(01) o Brasil, a Argentina e o Uruguai formaram a Tríplice Aliança para combater o Paraguai.
(02) a fase da guerra conhecida como a Campanha da Cordilheira foi comandada pelo Conde d’Eu, genro de D.Pedro II, em substituição ao Duque de Caxias.
(04) a guerra teve início em fins de 1864, quando os paraguaios aprisionaram o navio Marquês de Olinda, que transportava o presidente da Província de Mato Grosso.
(08) foram as batalhas mais importantes da guerra: Riachuelo, Monte Castelo e Lomas Valentinas.
(16) a Guerra da Tríplice Aliança terminou quando Solano Lopez renunciou ao governo paraguaio e deixou como regente seu filho menor de idade.
(32) Visconde de Taunay imortalizou em livro um dos feitos mais dramáticos da História da participação dos brasileiros na Guerra com o Paraguai. O livro referido chama-se A Retirada da Laguna.

05. (Vunesp) Entre dezembro de 1864 e meados de setembro de 1865, o Paraguai esteve na ofensiva militar, ao invadir o território brasileiro e o argentino. Solano López planejou uma guerra relâmpago que, se bem-sucedida, resultaria em um novo equilíbrio de poder no Prata. O plano, porém, foi frustrado por um conjunto de fatores. (...) Envolvido por uma guerra inesperada, o Império do Brasil foi surpreendido com o Exército despreparado a ponto de, seis meses depois de iniciada a luta, não ter conseguido tomar a ofensiva. Mato Grosso (...) tornou-se alvo fácil para a invasão paraguaia. (Francisco Fernando Manteoliva Doratioto, Maldita guerra - Nova história da Guerra do Paraguai) Na Guerra do Paraguai, as operações militares paraguaias começaram com a invasão do Mato Grosso, que pode ser explicada pela:

a) disputa territorial entre o Mato Grosso e a Bolívia.
b) interferência do Mato Grosso na guerra do Chaco.
c) recusa do Brasil em permitir a livre navegação no Prata.
d) condição de ser a província mais isolada e desprotegida do Império.

6. (EJM) A Guerra do Paraguai abalou o Segundo Reinado trazendo enorme endividamento do Brasil junto à Inglaterra. Mostrou a fragilidade do exército brasileiro, sendo preciso uma aliança entre três países da América do Sul contra o Paraguai. Com base nesta informação, indique a alternativa que mostra os países que formaram a Tríplice Aliança na referida guerra.

a) Argentina, Brasil e Inglaterra.
b) Brasil, Bolívia e Uruguai.
c) Argentina, Brasil e Uruguai.
d) Brasil Bolívia e Argentina

7. (UFGD) De acordo com recentes estudos produzidos no âmbito da historiografia brasileira, como o livro Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai, do historiador Francisco Doratioto (São Paulo: Companhia das Letras, 2002), entre as causas ou motivações da guerra entre o Paraguai e a Tríplice Aliança podemos citar:
a) a ameaça que Solano López representava aos interesses ingleses na região platina e o acelerado desenvolvimento industrial do Paraguai;
b) o processo de consolidação dos estados nacionais no Prata, as questões de geopolítica regional e os interesses econômicos dos países envolvidos no conflito;
c) o desenvolvimento industrial argentino e sua necessidade de ampliação de mercados na região platina, em especial no antigo Mato Grosso;
d) a situação de extrema fraqueza militar do Paraguai, que estimulou seus vizinhos a ataca-lo;
e) o caráter democrático do regime de Solano López, que constituía uma ameaça aos governos ditatoriais que imperavam nos países vizinhos.

8. Relativamente a fatos, personagens e contextos da história de Mato Grosso, assinale a opção incorreta.
a) Dois fatos protagonizados pelo Paraguai deram início à Guerra da Tríplice Aliança: o aprisionamento do navio que conduzia o futuro presidente da província de Mato Grosso e a invasão do território brasileiro.
b) A figura do marechal mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon identifica-se, na história brasileira, fundamentalmente pelo esforço de interligar o interior do país por meio das comunicações e pela preocupação em proteger as populações indígenas.
c) Diferentemente do ocorrido em outras regiões do Brasil colônia, em Mato Grosso foram irrelevantes os conflitos entre conquistadores brancos e populações indígenas, tendo sido estas facilmente atraídas para o trabalho nas minas e na lavoura.
d) De maneira geral e quanto à repercussão econômica, a mineração em Mato Grosso foi de curta duração, marcada por descobertas intermitentes e pelo rápido esgotamento.

Resolução
1. D
2. C
3. C
4. V,V,V,V,F,V
5. D
6. C
7. B
8. C

Nenhum comentário:

Postar um comentário