quinta-feira, 20 de agosto de 2009

ECONOMIA NO SÉCULO XIX - EXERCÍCIOS PROPOSTOS

01. (UNEMAT) A economia mato-grossense, ao longo de sua história, esteve vinculada a um leque variado de atividades e produtos. Com relação a essa temática, assinale a alternativa correta.
a. A construção da estrada de ferro Noroeste do Brasil impulsionou de modo significativo a pecuária em Mato Grosso, ao facilitar a ligação da região Sul deste estado com São Paulo.
b. A produção açucareira, que desde o século XVIII estava em franca expansão, declinou a partir da segunda metade do século XIX, em virtude da concorrência das usinas paulistas que abasteciam Mato Grosso.
c. A erva-mate, produzida em larga escala na região Norte de Mato Grosso, destinava-se à exportação para os países europeus.
d. A extração do látex em Mato Grosso, destinado à produção da borracha, atendia exclusivamente à demanda do mercado interno.
e. A extração da poaia, nas matas das bacias dos rios Paraguai e Guaporé, era feita principalmente por escravos africanos.

02.(UFMS) Leia atentamente o texto abaixo.
“Quatrocentos mil quilos de erva já haviam saído daquela bolsa verde, deixando clareiras de árvores abatidas. Era crime derrubar as árvores da erva. Sabiam. Mas derrubavam. Nos começos, trabalhavam de tiru – subiam nas erveiras até o máximo de seis metros, e agarrados aos galhos cortavam os ramos. Depois, parece que o mundo endoideceu e começou a exigir mate a mais não haver. Abandonaram o tiru e começaram a bater machado, derrubando as árvores para desgalhar no chão. Rendiam mais assim! A ordem de todos os dias é produzir mais e mais. Isso mandam dizer, repetidamente, de Ponta Porã e de Buenos Aires – onde vivem os que mandam na erva e nos mineiros.
Quando já não há o que derrubar, fazem os monteadores afundar no caatim buscando outra mina de erva.“
(DONATO, Hernâni. Selva Trágica. São Paulo, Edibolso, 1979. p. 18-19).
Considerando o texto lido, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
(01) O texto citado faz referência à exploração das matas nativas de erva-mate, típicas da paisagem da fronteira sul de Mato Grosso, e menciona o cuidado que as empresas produtoras e os trabalhadores tinham com a preservação da natureza e a manutenção dos ervais.
(02) O texto faz referência ao escoamento da produção de erva-mate mato-grossense, exportada através de sua fronteira com o Paraguai e destinada a abastecer os mercados consumidores da Bacia do Prata, através de Buenos Aires, seu principal centro distribuidor.
(04) A Companhia Matte Larangeira foi a maior e a mais poderosa empresa a explorar os ervais nativos da fronteira sul de Mato Grosso, iniciando suas atividades após a guerra com o Paraguai.
(08) A atividade extrativa da erva-mate caracterizou-se como uma economia extensiva e com produção em larga escala. Estas características estão expressas no texto de Hernâni Donato, quando o escritor descreve a urgência de desfolhar as árvores e a pressão dos empresários sobre os trabalhadores para extrair e explorar a maior quantidade possível de erva.
(16) Uma característica marcante dessa economia foi a utilização do trabalho braçal e compulsório, exercido em sua grande parte por escravos africanos comprados em Assunção, no Paraguai.


03. (UNEMAT) Entre 1870 e 1930, a economia mato-grossense sofreu significativas alterações. Assinale a alternativa incorreta com relação à produção e investimentos efetivados durante esse período.
a. Intensificou-se o surgimento de usinas açucareiras que passaram a empregar novas técnicas e a importar equipamentos com o objetivo de intensificar a produção.
b. A Laranjeira Mendes e Companhia tornou-se a principal empresa responsável pela extração do mate na região sul do Estado e um importante empreendimento nas primeiras décadas do século XX.
c. Nesse período foram construídas duas ferrovias em Mato Grosso: a estrada de ferro Madeira-Mamoré e a Noroeste do Brasil.
d. A poaia entre 1870 e 1930 foi o mais importante produto extrativo em Mato Grosso, responsável pela maior parcela de arrecadação de impostos para o Estado.
e. A região sul do Estado transformou-se em um importante pólo de criação de gado.

04. (UFMT) O cenário mercantil de Mato Grosso, no final do século XIX e início do XX, foi caracterizado por
A) exportação de produtos manufaturados, principalmente de Cuiabá e Corumbá.
B) desenvolvimento de indústria têxtil que se expandiu a partir da ocupação da região norte do estado.
C) importação de mercadorias, principalmente da Europa, pelas casas comerciais mato-grossenses.
D) comércio de importação e exportação de produtos derivados da cana-de-açúcar produzidos nas usinas de Cuiabá.
E) venda em grande quantidade de produtos resultantes da mineração na região da baixada cuiabana e do sul do estado.
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário