sábado, 2 de maio de 2009

9 DE MAIO, ANIVERSÁRIO DE MATO GROSSO

9 de maio, Aniversário de Mato Grosso


No dia 9 de maio é comemorado o aniversário de 261 anos de criação da Capitania de Mato Grosso, atual Estado de Mato Grosso. A comemoração faz parte da Semana de Mato Grosso, instituída pelo decreto nº 7.467, de 24 de abril de 2006.

De acordo com o deputado João Malheiros (PR), autor da Lei, criada no final de 2003, que instituiu 9 de maio como a data de aniversário de Mato Grosso, o Estado é privilegiado pela sua exuberância natural, pela sua produção recorde de grãos e pelo seu rebanho bovino. “Mato Grosso é uma dádiva Divina e terra que originou vultos ilustres como o Marechal Cândido Rondon, patrono das Telecomunicações”, afirmou o deputado. Para ele, tantos os aborígines quanto que para aqueles que para este Estado vieram, gozam de um grande privilégio. O deputado destaca ainda que Mato Grosso promete um futuro feliz promissor para todos que aqui vivem.“Quando industrializar-mos essa nossa produção e tivermos uma boa infra-estrutura logística eu não tenho dúvida de que Mato Grosso será o celeiro do Brasil”, avaliou Malheiros. A Lei que instituiu o aniversário do Estado e determinou que a comemoração não inclui dispensa de trabalho, porém constará de eventos cívicos, educativos e informativos sobre o Estado e da realização, em todas as sedes dos Poderes estaduais e municipais, corporações militares e nos estabelecimentos de ensinos públicos e privados, de programação mínima com o hasteamento da Bandeira de Mato Grosso e a execução do Hino do Estado de Mato Grosso.

Bandeira do estado de Mato Grosso.



História
Mapa com a divisão política do Brasil no século XVIII.


A Capitania de Mato Grosso foi criada em 9 de maio em 1748, após ser desmembrada da Capitania de São Paulo e teve os seguintes governantes até 1821: Antônio Rolim de Moura de 1751 a 1765, fundou a primeira capital Vila Bela da Santíssima Trindade; João Pedro Câmara de 1765 a 1769; Luís Pinto de Souza Coutinho de 1769 a 1772, expulsou os jesuítas e fundou vários fortes e povoados; Luis de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres de 1772 a 1789; João de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres de 1789 a 1796; Caetano Pinto de Miranda Montenegro de 1796 a 1803; Manuel Carlos de Abreu e Meneses de 1804 a 1805; João Carlos Augusto d’Oeynhausen e Gravemberg de 1807 a 1819, iniciou a transferência da capital de Vila Bela para Cuiabá; e Francisco de Paula Magessi de Carvalho de 1819 e 1821. A mudança da capital foi em decorrência da distância e dificuldade de comunicação com os grandes centros do Brasil. O processo de transferência foi iniciado no governo de João Carlos Augusto d’Oeynhausen e Gravemberg e grande parte da administração foi transferida no governo de Francisco de Paula Magessi de Carvalho. Por dificuldades na administração, a capital retornou a Vila Bela e somente em 1825, por um decreto de Dom Pedro I, a capital ficou definitivamente em Cuiabá. Com a proclamação de Independência do Brasil todas as capitanias se tornaram províncias. O primeiro acontecimento político da época foi a Rusga, movimento em que os grupos políticos liberais e conservadores queriam reformas políticas, sociais e administrativas. Em 1864 inicia-se a Guerra do Paraguai (o Paraguai fazia fronteira com Mato Grosso, atual Mato Grosso do Sul), na qual Mato Grosso participou com soldados e protegeu as fronteiras do Estado. Depois de uma pequena divisão do Estado durante a Revolução Constitucionalista (1932), ocasião em que o sul de Mato Grosso aproveitou a situação e formou um pequeno governo durante 90 dias, em 1977 o governo federal decretou a divisão do Estado de Mato Grosso, formando então Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devido a “dificuldade em desenvolver a região diante da grande extensão e diversidade
Brasão de armas do estado de Mato Grosso.


Origem do nome Mato Grosso
Na busca de índio e ouro, Pascoal Moreira Cabral e seus bandeirantes paulistas fundaram Cuiabá a 8 de abril de 1719 num primeiro arraial, São Gonçalo Velho, situado nas margens do rio coxipó e sua confluência com o rio Cuiabá. Em 01 de janeiro de 1727, o arraial foi levado à categoria de vila por ato do Capitão-general de São Paulo, Dom Rodrigo Moreira César de Menezes. Na presença sobre os mineiros, numa obsessão institucional pela arrecadação dos quintos de ouro. Esse fato somado á gradual diminuição da produção das lavras auríferas, fizeram com que os bandeirantes pioneiros fossem buscar o seu ouro cada vez mais longe das autoridades cuiabanas.Em 1734, estando quase despovoada a Vila Real do Senhor Bom Jesus do Cuiabá, os irmãos Fernando e Artur de Barros, atrás de índios Parecis; descobriram veio aurífero, o qual resolveram denominar Minas do Mato Grosso, situado nas margens do Rio Galera, no Vale do Guaporé.Os anais de Vila Bela da Santíssima Trindade,escritos de 1754, pelo escrivão da Câmara dessa vila, Francisco Caetano Borges, citando o nome Mato Grosso, assim nos explicam: “Saiu da Vila do Cuiabá Fernando Paes de Barros com seu irmão Artur Paes, naturais de Sorocaba, e sendo o gentio Parecis naquele tempo o mais procurado, cursaram mais do poente delas com o mesmo intento, arranchando-se em um ribeiro que deságua no rio da Galera o qual corre do nascente a buscar o rio Guaporé, e aquele nasce nas fraldas da Serra chamada hoje a Chapada de São franscisco Xavier do Mato Grosso, da parte Oriental, fazendo experiência de ouro, tiraram nele três quartos de uma oitava na era de 1734.’ Dessa forma, ainda em 1754, vinte anos após descobertas as Minas do Mato Grosso, pela primeira vez o histórico dessa minas foi relatado num documento oficial , onde foi alocado o termo Mato Grosso, e identificado o local onde as mesmas se achavam. Todavia, o histórico da Câmara de Vila Bela não menciona porque os irmãos Paes de Barros batizaram aquelas minas com o nome de Mato Grosso.Alguns historiadores citam a denominação Mato Grosso pelo fato óbvio dos irmãos Paes terem se deparado com mata mui-to densa e volumosa, o que provavelmente aconteceu, pois a região do Vale do Guaporé é pródiga nesse tipo de vegetação.
Fonte: Revista Mato Grosso Edição:18 Ano:FEV/ 2004



Dados geográficos e demográficos



Mato Grosso é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado a oeste da região Centro-Oeste e a maior parte de seu território é ocupado pela Amazônia Legal, sendo o extremo sul do estado pertencente ao Centro-Sul do Brasil. As cidades mais importantes são Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Cáceres e Tangará da Serra. Mato Grosso tem uma população de 2.803.274 hab. segundo IBGE de 2005, com uma densidade demográfica de 2,6 hab/km². Pelas características encontradas no Estado o predomínio é de pessoas adultas e com um índice de declínio para jovens e aumento de idosos. Pela média do Estado há um predomínio de homens devido a emigração dos outros Estados para Mato Grosso, contudo, na grande Cuiabá há predomínio de mulheres, semelhante a média brasileira. Mato Grosso ocupa o IDH 9º entre os Estados do Brasil.

Produção de soja em Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário