sábado, 2 de maio de 2009

ATIVIDADE DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO: GOVERNADORES DO PERÍODO COLONIAL

01. (EJM) A Capitania de Mato Grosso foi criada em 9 de maio de 1748, onde foi nomeado como primeiro governador e capitão-general:
a) Pascoal Moreira Cabral;
b) Rodrigo César de Menezes;
c) Dom Antônio Rolim de Moura Tavares;
d) Antônio Pires de Campos;
e) Miguel Sutil.
02. (EJM) Em 1748, as minas mato-grossenses são desmembradas da Capitania de São Paulo, sendo nomeado como capitão-general Antônio Rolim de Moura. Cite três medidas tomadas por este governador para administrar a nova capitania.
03. (UNEMAT) "A fronteira do Guaporé reflete os elementos medievais e de modernidade presentes no arcabouço mental dos seus idealizadores, construtores e mantenedores; homens que, marcados pelas tradições de luta contra os 'infiéis', traziam um ideário religioso, não como vestígio, como relíquia, mas como a essência do seu sistema de representações." (MEIRELES:1989:11)
A partir desse texto, assinale a alternativa incorreta.
a) A frase acima reflete o estudo sobre mentalidades;
b) O texto trata da ocupação do vale do Guaporé em Mato Grosso, no século XVIII;
c) A colonização do Vale do Guaporé foi feita por portugueses e índios Paiaguá;
d) A primeira capital de Mato Grosso foi erigida no vale do Guaporé em 1752;
e) A construção de Vila Bela da Santíssima Trindade teve como objetivo conter o avanço das tropas castelhanas.
04. (UNIR) Antes da criação da Capitania de Mato Grosso, a Coroa portuguesa determinou a fundação de uma vila no vale do Alto Guaporé para marcar o domínio português na região. Mas, somente em 1752, D. Antônio Rolim de Moura pôs em prática essa ordem régia, fundando às margens do rio Guaporé:
a) Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá;
b) Vila de São José do Rio Negro;
c) Vila Bela da Santíssima Trindade;
d) Vila de Santo Antônio do Madeira.
05. (EJM) Com base em seus conhecimentos sobre a atuação dos governadores da Capitania de Mato Grosso ao longo do período colonial, assinale a alternativa correta.
a) João de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres primou pela definição e fortalecimento das fronteirs da capitania de Mato Grosso, criando várias cidades em locais estratégicos.
b) Manoel Carlos de Abreu Menezes, o oitavo capitão-general da Capitania de Mato Grosso, foi o responsável pela tranferência da capital de Vila Bela para Cuiabá.
c) Francisco de Paula Magessi de Carvalho fundou importantes cidades durante a sua administração, entre elas: Albuquerque (Corumbá), Vila Maria (Cáceres) e São Pedro Del Rey (Poconé).
d) O governo de João Carlos d'Oeyhausen de Gravemberg foi caracterizado principalmente pelas inúmeras festas que oferecia, as quais tinham por objetivo garantir a sua popularidade e encobrir as desigualdades sociais existentes na região.
06. (EJM) O clima da região guaporeana não era considerado tão saudável quanto o de Cuiabá, uma vez que as constantes cheias do rio Guaporé eram causadoras de inúmeras doenças, entre elas a mais temída era sem dúvida a malária, também conhecida como 'maleita' que chegou a vitimar dois capitães-generais da Capitania de Mato Grosso, foram eles:
a) Antônio Rolim de Moura Tavares e Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres;
b) João de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres e Manuel Carlos de Abreu Menezes;
c) João Pedro da Câmara e Luiz Pinto de Souza Coutinho;
d) Caetano Pinto de Miranda Montenegro e João Carlos d'Oeyenhausen de Gravemberg;
e) Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres e Francisco de Paula Magessi Tavares de Carvalho.
07. (EJM) Foi o principal governante da Capitania de Mato Grosso, sendo responsável pela criação de diversos núcleos populacionais ao longo da fronteira com o Império Colonial Espanhol, bem como pelo estabelecimento e aparelhamento de vários fortes, fortalezas e presídios com o objetivo de salvaguardar a fronteira Oeste da Colônia portuguesa na América.
O texto se refere à:
a) Dom Antônio Rolim de Moura Tavares;
b) Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres;
c) João Carlos Augusto d'Oyenhausen de Gravemberg;
d) Caetano Pinto de Miranda;
e) Francisco de Paula Magessi.
08. (EJM) Durante o Período Colonial, desde a criação da Capitania, em 1748, até a proclamação da Independência, em 1822, foi Mato Grosso governado nesses 64 anos, por nove capitães-generais e algumas juntas governativas interinas que se instalavam nos casos de vacância interina imprevista do Governo, até seu preenchimeto pela Coroa portuguesa.
Relacione corretamente as colunas abaixo.
Governantes de Mato Grosso no Período Colonial
(A) Antônio Rolim de Moura Tavares
(B) João Pedro da Câmara
(C) Luiz Pinto de Souza Coutinho
(D) Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres
(E) Joao de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres
(F) Caetano Pinto de Miranda Montenegro
(G) Manoel Carlos de Abreu Menezes
(H) João Carlos Augusto d'Oyenhausen de Gravemberg
(I) Francisco de Paula Magessi Tavares de Carvalho
Caracteristicas de suas administrações
( ) Dinâmico e empreendedor, tomou iniciativas visando o progresso da Capitania. Mantou construir em Cuiabá, um hospital que se tornou a atual Santa Casa de Misericórdia desta cidade.
( ) Fundou a primeira capital mato-grossense, Vila Bela da Santíssima Trindade, às margens do rio Guaporé.
( ) Segundo governador da Capitania, sua tarefa maior foi conservar o território que os portugueses já haviam ocupado, até o vale do Guaporé, reforçando-lhes a defesa.
( ) Uma das principais obras de sua administração foi a fundação de Miranda com o objetivo de guarnecer a fronteira sul da Capitania.
( ) Governou a Capitania de Mato Grosso por pouco mais de um ano, foi atacado pela malária e acabou sendo o segundo governador falecido por conta desta moléstia.
( ) Último governante do período colonial, tido como prepotente, realizou um governo eminentemente impopular, de desperdícios e corrupção.
( ) Principal governante de Mato Grosso no Período Colonial, formou núcleos de povoamento ao longo da fronteira, transformando a Capitania no antemural do Brasil.
( ) Terceiro governador da Capitania de Mato Grosso, executou a Lei que determinava a expulsão dos jesuítas dos domínios portugueses.
( ) Exerceu um governo prepotente, não tinha as mesmas qualidades do irmão que o antecedera, em sua gestão fora destruído o Quilombo do Piolho em Vila Bela. Este governando falecera acometido pela maleita.
Assinale a altenativa que apresenta a sequência correta.
a) H, A, B, F, G, I, D, C, E;
b) H, B, C, A, G, F, D, E, I;
c) D, C, H, G, F, I, A, B, E;
d) D, A, H, G, F, B, C, E, F;
e) C, H, F, A, G, B, E, F, D;
RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
01. C
D. Antônio Rolim de Moura Tavares foi o primeiro governador de Mato Grosso.
02. Fundar a nova capital no vale do rio Guaporé;
Fundar uma aldeia jesuíta para os índios mansos;
Incentivar a criação de gado vacum;
Privilégios e isenções de impostos para os moradores da capital;
Agir com diplomacia nas questões de fronteira, etc.
03. C
Para efetivar a conquista e a colonização das terras mato-grossenses, os portugueses tiveram de enfrentar os Paiaguá, implementando a chamada "guerra justa".
04. C
Vila Bela da Santíssima Trindade foi a primeira capital de Mato Grosso.
05. D
Durante a gestão de João Carlos Augusto d'Oyenhausen de Gravemberg foram realizadas inúmeras festas para encobrir as dificuldades financeiras e a pobreza em que vivia a Capitania de Mato Grosso no início do século XIX.
06. B
João de Albuquerque e Manoel Carlos de Abreu Menezes morreram em virtude da malária em Vila Bela da Santíssima Trindade.
07. B
Luiz de Albuquerrrque de Melo Pereira e Cáceres é considerado pelos historiadores como o principal governante de Mato Grosso no século XVIII.
08. A

Nenhum comentário:

Postar um comentário