quarta-feira, 25 de julho de 2012

Teste seus conhecimentos sobre a História de Mato Grosso no período republicano

Roteiro de estudo: questões sobre a História de Mato Grosso no período republicano


1) (UNIC) A História de Mato Grosso registra movimentos sociais e disputas políticas de grande relevância. Analise as afirmações:
I- Tanque Novo- movimento ocorrido em 1933 no município de que resultou em perseguições por questões políticas e no julgamento de Doninha.
II- Rusga- rebelião ocorrida em Cuiabá durante a Regência, objetivando a retirada do poder político das mãos dos conservadores para cedê-lo aos liberais.
III- Caetanada - luta política travada por dois chefes políticos locais das zonas de garimpo no oeste mato-grossense.

a) se somente a I estiver correta.
b) se somente a II estiver correta.
c) se somente a III estiver correta.
d) se somente a I e II estiverem corretas.
e) se somente a II e a III estiverem corretas.

resposta:[D] 
2) (UFMT) Em Mato Grosso, a partir de 1970, o governo federal coordenou projetos oficiais ao lado de outros da iniciativa privada estimulando um fluxo migratório aberto pelas possibilidades daquele momento. Sobre o assunto, assinale a afirmativa incorreta.
a) Foi construída a rodovia BR-364 (Cuiabá- Porto Velho), ao longo da qual surgiram vários núcleos populacionais.
b) POLOCENTRO e POLONOROESTE são exemplos de programas federais de colonização implementados à época.
c) A ocupação da nova fronteira agrícola no estado de Mato Grosso foi predominantemente feita por migrantes das regiões sul e sudeste.
d) A lógica geopolítica do regime militar respaldou a decisão federal de promover a ocupação da região norte de Mato Grosso.
e) Para a exportação da produção agrícola, foi propiciada a abertura da navegação do rio Paraguai.


 resposta:[E]


3) (UFMT) A respeito do regime republicano implantado no Brasil em 1889, julgue os itens:
(  ) Do ponto de vista político, o novo regime não significou uma profunda transformação, especial mente na perspectiva da população rural.
( ) A primeira constituição republicana (1891), ao garantir o federalismo, liberou as elites regionais das limitações impostas pela centralização monárquica, nesse sentido a “política dos governadores” de Campos Sales consagrou o princípio da independência das oligarquias frente ao poder central.
(  ) Os mato-grossenses, a exemplo do que aconteceu com a maioria dos brasileiros, ficaram surpresos com a proclamação da Republica, embora as idéias republicanas já fossem veiculadas, no mínimo, desde a Rusga, em 1834.


resposta: V,F,V 


4) (UFMT) Entre os projetos propostos por Getulio Vargas durante a sua administração, de 1930 a 1945, encontra-se a Marcha para o Oeste. Em relação a este projeto, julgue os itens.
(  ) A ocupação e a colonização da Amazônia Legal por meio da reforma agrária eram propostas desse projeto.
(  ) Um importante objetivo era transformar o território brasileiro em um bloco homogêneo.
(  ) Pretendia garantir a modernização do país com um agressivo plano de estímulo à industrialização nos estados mais distantes da capital federal.
(  ) A expedição Roosevelt, financiada com capital multinacional, demonstrou a ambigüidade do projeto.


 resposta:F,V,F,V.

5) (UFMT) Ao ocorrer o movimento de março de 1964, o governo de Mato Grosso era exercido por:
a) Fernando Correa da Costa.
b) José Manuel Fragelli.
c) José Pedrossian.
d) João Ponce de Arruda.
e) José Marcelo Moreira.


 resposta:[A] 

6) (UFMT) Em relação ao predomínio político das oligarquias no Brasil durante a Primeira Republica (1889-1930) e à ação dos chamados coronéis, julgue os itens :
(    ) Em Mato Grosso a disputa política ocorria entre a oligarquia do norte composta pelos senhores de engenho, depois usineiros e a oligarquia do sul composta por grandes pecuaristas e comerciantes.
(  ) O coronelismo entendido enquanto um sistema de troca eleitoral, proteção e favores de um lado, e voto de outro, possuí um caráter sempre pacífico.
(   ) O coronelismo tinha base familiar e rural; o coronel era ao mesmo tempo um grande latifundiário e chefe patriarcal.



 resposta:V,F,V

7) (UNIC) São representadas citações que caracterizam determinadas lutas políticas armadas em Mato Grosso. Analise-as:
I-“Em 1916, Caetano de Albuquerque, governador do Estado, eleito pelo Partido Republicano Conservador, recusou-se a submeter as injunções da política dos chefes dos partidos. A partir de então, passou a sofrer ferrenha oposição dos partidários do coronel Azevedo (chefe maior da agremiação). Isso levou o governador a ingressar no Partido Republicano Mato –Grosssense. Iniciou-se assim a luta armada.”
(Alves, Louremberg. Qualquer semelhança não é mera coincidência. Diário de Cuiabá, 7 de janeiro, 1977, A5)

II- “Paralelamente á luta armada, ocorreu o embate jurídico. È que os deputados estaduais oposicionista...decretaram a cassação do mandato de Caetano de Albuquerque e ao mesmo tempo, empossaram Manuel Escolástico Virgínio no cargo de governador. A partir de então, Mato Grosso passou a contar com dois governadores.”
(Alves, Louremberg. Qualquer semelhança é mera coincidência. Diário de Cuiabá, 7 de janeiro, 1977, A5.)

III-“Frente a este clima de convulsão a que passava o Estado, vítima da fortíssima oposição desencadeada pelos membros do Partido Republicano, o governador Antonio Pedro criou a “Divisão Patriótica” com a finalidade de que a mesma pudesse garantir a tranqüilidade de Mato Grosso, e conseqüentemente, o sucesso das medidas previstas no novo programa do governo de Campos Sales. Coube a Totó Paes comandar essa divisão que principiou seus trabalhos com a perseguição às forças oposicionistas.”
(Madureira, Elizabeth, Processo Histórico de Mato Grosso).
Assinale a alternativa que faz referencia a Caetanada:

a) Somente a I
b)somente a III.
c)Somente as citações I e II.
d)somente as citações I e III.
e)Todas as citações se referem a Caetanada.



resposta:[C] 

8) (UFMT) Na década de 70, o norte de Mato Grosso se constituía no “paraíso privado” das empresas colonizadoras do país. Avalie os itens abaixo:
a) O processo de ocupação do norte de Mato Grosso foi dirigido pela colonização particular e acentuou milhares de colonos conhecidos como “sem terra”.
b) A construção da Rodovia Cuiabá-Santarém estimulou a ocupação do norte de Mato Grosso, e recebeu um enorme contingente de colonos vindos do sul do país.
c) A colonização dirigida, sob o controle do INCRA, recebeu o total apoio político e econômico do governo militar, sendo por isso considerada como bem sucedida.
d) A ocupação da Amazônia, e em especial a do norte do Mato Grosso, foi estimulada por discussões governamentais que privilegiaram os interesses dos pequenos proprietários rurais.
e) Os incentivos fiscais e créditos oficiais para os projetos agropecuários da Amazônia não beneficiaram os empresários que investiram na região norte de Mato Grosso.



 resposta:[B]

9) (UFMT) Os itens referem-se ao Mato Grosso republicano,julgue-os:
(  )A política de colonização empreendida por Getulio Vargas, conhecida como “Marcha para o Oeste”promoveu, inclusive, a montagem de Colônias Agrícolas, entre elas a de Dourados, hoje no Mato Grosso do Sul.
(   ) Desde o final do século XIX, o conceito de modernidade assimilado pela elite brasileira incorporava a idéia de que entre as nações não deveria existir diferenças nem barreiras. Com esse objetivo, Candido Rondon Assumiu a tarefa da construção das linhas telegráficas.


resposta: V,V


10) (UFMT) Sobre a colonização de Mato Grosso no século XX, assinale a alternativa incorreta:
a) Getulio Vargas implantou a “Marcha para o Oeste”, que visava instalar em Mato Grosso os sulistas.
b) A Colônia De Dourados foi um projeto de colonização que instalou os sulistas em Mato Grosso.
c) Na década de sessenta ocorreu um crescimento populacional em Mato Grosso, em função da colonização particular.
d) SUDAM e SUDECO foram projetos governamentais que instalaram o pequeno produtor em Mato Grosso.
e) Em Mato Grosso, a colonização dirigida pelas empresas particulares fez surgir várias cidades no Estado.



 resposta:[D]

11) (Concurso da Secretaria de Segurança Pública) O governo federal não resistindo ao secular anseio divisionista da população e das lideranças políticas do sul, através da Lei Complementar Nº31 de 11 de outubro de 1977, divide o território mato-grossense e criou o Estado de Mato Grosso do sul. Assinale a opção que apresenta o presidente da Republica que assinou a lei e o governador de Mato Grosso no momento da divisão e o primeiro governador de Mato Grosso após a divisão.
a) General João Batista Figueiredo, José Garcia Neto e José Fontanilhas Fragelli.
b) General Ernesto Geisel, José Garcia Neto, José Fontanilhas Fragelli.
c) General João Batista Figueiredo, Frederico Carlos soares de Campos e José Garcia Neto.
d) General João Batista Figueiredo, José Garcia Neto e Frederico Soares de Campos.
e) General Ernesto Geisel, José Garcia Neto e Frederico Carlos Soares de Campos.


resposta:[E] 

12) (Simulado Gazeta) Em 1937, através de um golpe de Estado, Getúlio Vargas implantou uma ditadura no país. Com a intenção de reforçar o poder de Vargas, a ditadura estadonovista investiu na propaganda propiciando para que o mito Vargas chegasse ao seu apogeu.
Em 1954, o suicídio de Vargas parou o país, imobilizou os seus inimigos e reforçou mais ainda Getulio como um grande mito político.
Decorridos cinqüenta anos de sua morte, observamos que esse acontecimento continua a ser relembrado e reforçado pelos inúmeros mecanismos da memória.
Baseado em seus conhecimentos sobre o período getulista, assinale a alternativa correta.
I- Getulio Vargas inaugurou no Brasil um novo tipo de dominação política, isto é, o populismo, que consistiu no aliciamento e manipulação das massas populares.
II- O Estado Novo para se legitimar perante a opinião publica criou o DIP, que ficou encarregado de cuidar da propaganda do governo, da censura e de organizar comemorações oficiais.
III- Durante a ditadura, Vargas nomeou para governar os Estados, os interventores federais. Para Mato Grosso indicou Julio Muller, que promoveu na sua administração transformações no espaço urbano de Cuiabá criando a Casa dos Governadores, o Liceu Cuiabano, a Academia Mato-grossense de Letras e a Avenida Getulio Vargas.
IV- Na década de 50, demonstrando uma de suas principais características, o nacionalismo, Vargas criou a Petrobrás garantindo ao governo brasileiro a pesquisa e exploração do petróleo.
a) I,II,III,IV são corretas.
b) I,II e III são corretas.
c) I, II e IV são corretas.
d) I e II são corretas.
e) II e IV são corretas.


 resposta:[C]


13) (Simulado- Gazeta) “Quem vive ao longo da linha Rondon facilmente se julgaria na Lua. Imagine-se um território do tamanho da França, três quartos inexplorados; percorrido somente por pequenos bandos de nômades e atravessado de ponta a ponta por uma linha de telegráfica.”
(Lévi-Strauss, Claude. Tristes Trópicos.)
A citação acima faz alusão as linhas telegráficas construídas durante a Primeira República e que teve a frente de sua direção Candido Mariano Rondon. Sobre a Comissão Rondon e as linhas telegráficas, podemos considerar como incorreta a alternativa:
a) No inicio do século XX, o Mato Grosso e o Amazonas ainda eram vistos como regiões atrasadas e vazias.
b) Para o governo republicano, a construção das linhas telegráficas representava a ocupação e integração do oeste brasileiro.
c) As idéias positivistas marcaram a ação da Comissão Rondon.
d) Foi nesse contexto, que o governo republicano deu inicio a uma política voltada para o índio, criando o Serviço de Proteção ao Índio(SPI).
e) O trabalho na Comissão Rondon foi desempenhado exclusivamente pelos índios, sob o comando de Rondon.


resposta:[E] 


14) (UNIVAG) Na década de 70 e 80, o governo ditatorial iniciou uma política de expansão agrícola, que tinham como um dos seus objetivos a retomada do desenvolvimento da região Centro-Oeste e Norte. A respeito deste contexto histórico é incorreto afirmar que:
a) os projetos de colonização estavam inseridos no Plano de Integração Nacional.
b) Para a expansão da fronteira agrícola, o governo federal criou linhas de credito nas instituições financeiras federais.
c) Os colonizados eram provenientes principalmente da região sul do país.
d) A construção de rodovias na região centro-oeste e norte eram vitais para o sucesso dos projetos de colonização.
e) A colonização do norte de Mato Grosso amenizou os conflitos sociais no campo, uma vez que esses projetos favoreciam a distribuição de pequenos lotes de terra.



 resposta:[E]



15) (UNIVAG) Ao final do século XIX, a dimensão territorial de Mato Grosso já representava um empecilho aos seus administradores. Ao entrarmos no século XX, o anseio pela divisão do Estado cresceu no sul de Mato Grosso. No período Vargas, durante a Revolução Constitucionalista, o sul de Mato Grosso chegou a se separar adotando o nome de Estado do Maracaju, entretanto a vitória das forças getulistas abafou os ideais de separação, que voltariam intensamente no governo ditatorial. Assim a divisão do Estado de Mato Grosso foi concretizada pelo presidente:
a) Figueiredo
b) Castelo Branco.
c) Médici.
d) José Sarney.
e) Ernesto Geisel.


 resposta:[E]


16) A respeito do período republicano em mato Grosso, é valido afirmar que:
I- O Partido Republicano foi fundado oficialmente em Mato Grosso em agosto de 1888. Seus partidários chegaram a fundar o jornal A República que teve uma curta duração.
II- Antonio Maria Coelho foi nomeado como o primeiro governador do Estado de Mato Grosso.
III- Os primeiros anos da republica em Mato Grosso foi marcado pela tranqüilidade política. Na verdade, a oposição política iria surgir somente a partir da década de 20.

a) Somente a I está correta.
b) Somente a I e II estão corretas.
c) Somente a II e III estão corretas.
d) Somente  a I e III estão corretas.
e) Somente a II é correta.


 resposta:[B]


17) Em 1891 foi promulgada a primeira Constituição de Mato Grosso. A seguir, a Assembléia Constituinte elegeu para conduzir o governo do Estado:
a) Antonio Correa da Costa.
b) Generoso Paes Leme de Souza.
c) Manuel José Murtinho.
d) Pedro Celestino.
e) Delfino Augusto de Figueiredo.


 resposta:[C]


18) No inicio do governo oligárquico ocorreu um movimento social que expressa claramente a disputa política entre os coronéis da região e que representou a “política dos governadores” em Mato Grosso. Estamos nos referindo a que movimento social?
a) Massacre da Baía do Garcez.
b) Caetanada.
c) Morbeck e Carvalhino.
d) Tanque Novo.
e) revolta de 1892.


 resposta:[A]


19) Assinale a alternativa incorreta a respeito do governo de Totó Paes de Barros:
a) Foi responsável por levar os produtos mato-grossenses a Exposição Internacional de Saint-Louis.
b) Tinha como base de sustentação política Joaquim Murtinho.
c) Editou a revista O Archivo na qual há a reconstituição histórica de Mato Grosso.
d) Estimulou o comercio dos produtos do extrativismo vegetal produzidos no Estado, como a erva-mate, a poaia e a borracha.
e)A sua decadência política aconteceu na Revolta de 1906.


resposta:[B] 


20) A respeito da Comissão Rondon, assinale al alternativa correta:
I- A Comissão Rondon tinha como objetivo interligar o território brasileiro através da construção das linhas telegráficas.
II- O Sistema adotado pela Comissão era do telegrafo a fio, transmitido através do Código Morse.
III- Para realizar a construção do telegrafo, a expedição Rondon contou com a participação de botânicos, médicos, engenheiros, sanitaristas, fotógrafos, presos civis e índios.


a) Todas as afirmações são corretas.
b) Somente a II está correta.
c) Somente a I e III estão corretas.
d) Somente a II e a III estão corretas.
e) Somente a III está correta.


 resposta:[A]


21) Nos primeiros anos da década de 30 aconteceu em Poconé, o movimento social  chamado de Tanque Novo. A respeito deste movimento social, é errado afirmar que:
a) Teve a frente Laurinda Lacerda Cintra que era conhecida em toda a região por Doninha.
b) Doninha e sua gente foi perseguida pelo interventor federal Antonio Mena Gonçalves.
c) Foi um movimento político e estava relacionado as eleições para a Assembléia Constituinte em 1933. 
d) Esteve intimamente associado a Vargas.
e) Doninha fazia oposição a Vargas em Poconé.


 resposta:[B]


22) Em 1945 com a deposição de Vargas chegava ao fim o Estado Novo. Ao mesmo tempo, a democracia retornava ao país. Sobre esse contexto histórico, assinale a alternativa correta:
a) A UDN representação os anseios da burocracia estadonovista e tinha no Dr. Agrícola Paes de Barros um dos seus principais representantes.
b) O PTB foi fundado em Mato Grosso por Vespasiano Martins e contou com a adesão maciça da massa operaria.
c) O PCB se destacou em Cuiabá ao receber o apoio dos grêmios estudantis.
d) Nesse período observa-se o crescimento político do sul do Estado.
e) A entrada em um regime democrático foi favorecido pelo fim do poder das oligarquias.


 resposta:[D]


23) Com o fim da ditadura tomou posse no governo do Estado o desembargador Olegário Moreira de Barros que conduziu as eleições. Para o governo do Estado foi eleito Arnaldo Estevão de Figueiredo. A respeito da sua administração, todas as afirmações estão corretas, exceto:
a) Foi eleito pela coligação partidária PSD/PTB.
b) No seu governo foi estimulada a colonização de Mato Grosso.
c) Patrocinou a construção de varias estradas criando a Comissão Estadual de Estradas de Rodagem (CER).
d) Estimulou a construção no sul do estado da Ferrovia Noroeste do Brasil.

 resposta:[D]


24) O primeiro governador de Mato Grosso eleito pelo voto direto ao final do governo militar foi:
a) Frederico Campos.
b) Julio José de Campos.
c) José Garcia Neto.
d) Dante de Oliveira.
e) Fernando Correa da Costa.


 resposta:[B]

25)Avalie os itens abaixo:
(   ) O rasqueado é uma dança de origem africana e é dançada com freqüência nas regiões de cultivo de cana-de-açúcar como Santo Antonio do rio Abaixo.
(   ) Em Vila Bela, a Dança do Congo ou Dança do Chorado é uma oferenda aos santos negros.
(   ) As touradas eram realizadas no Campo do Ourique, na cidade de Cuiabá e consistia em  uma homenagem ao Divino Espírito Santo.
(   )Nas Cavalhadas seus participantes representam a luta travada entre os cristãos e os mouros na Península Ibérica. São apresentadas em Cáceres e Poconé. 


 resposta:V, V, V, V

Nenhum comentário:

Postar um comentário