quarta-feira, 25 de julho de 2012

Teste seus conhecimentos sobre a História de Mato Grosso no período imperial


Roteiro de estudo: História de MT período imperial

Atividades 

1) (UFMT) Em relação a Mato Grosso, no contexto da independência do Brasil, julgue os itens: 

(   ) Ocorria mudança do eixo econômico, Vila Bela para Cuiabá, em função da decadência da mineração e da incrementação das atividades agropecuárias e comerciais. 

(  ) A população distribuia-se de forma heterogênea com maior concentração na região central, onde se localizava Cuiabá, principal centro urbano, embora em 1822, não fosse a capital. 

(   ) A disputa pela localização da capital, envolvendo Cuiabá e Vila Bela da Santíssima Trindade, na realidade colocava em campos opostos a oligarquia do norte cujo poder centrava-se em mãos doas altos funcionários, burocratas, e a oligarquia do sul com base nos latifundiários pantaneiros.

(    ) As dificuldades financeiras vivenciadas na Capitania que, além de periférica, passava pela diminuição da produção aurífera, foram agravadas pelos gastos excessivos de Capitães-generais com festas e ostentações que lhes garantiam popularidade entre a elite. 

2) (UFMT) Em relação à extinção do trafico negreiro, aprovada pelo império Brasileiro em 1850, julgue os ítens: 

(   ) O fim do trafico não comprometeu o sistema compulsório de mão-de-obra porque a taxa positiva de crescimento vegetativo da população escrava satisfez em grande parte a demanda. 

(   ) A utilização da mão-de-obra livre nacional e a aquisição de escravos do Centro-Oeste decadente foram soluções adotadas pela política imperial para a falta de braços na lavoura cafeeira. 

(   ) A lei de Terras, aprovada em 1850, determinou que as terras públicas passassem a ser vendidas e foi um mecanismo para dificultar o acesso `a propriedade de terras por parte de futuros imigrantes. 

(   ) A reorientação de capitais antes utilizados na importação de escravos dinamizou a economia brasileira, dando origem a bancos, industrias e empresas de navegação.

 3) (UFMT) Considerando o contexto de euforia vivido na Província de Mato Grosso após o termino da guerra contra o Paraguai em 1870, julgue os itens: 

(   ) A abertura da navegação pelo rio Paraguai estimulou as atividades produtivas e as Casas Comerciais passaram a acumular lucros com a importação e a exportação de mercadorias. 

(   )  A existência de inúmeros engenhos em Mato Grosso, especialmente ao longo do rio Cuiabá e em Chapada dos Guimarães, propiciou a montagem de usinas de açúcar, evidenciando o desejo de modernização da produção. 

(   ) A extração da erva mate, que tinha por base a mão-de-obra escrava representou uma exceção nesse contexto, pois entrou em decadência devido à concorrência européia que, graças à produtividade da mão-de-obra assalariada oferecia melhores preços no mercado internacional. 

(   ) A poaia ou ipecacuanha, planta nativa das matas localizadas entre Cáceres e Chapada dos Guimarães, era utilizada pelos índios para cura de várias doenças e teve um significativo papel nas exportações para a Europa, onde foi pesquisada e utilizada na fabricação de remédios.

 4) (UFMT) A rusga foi um movimento social ocorrido em Mato Grosso no ano de 1834, que contou com a participação de diferentes camadas da sociedade mato-grossense.

(Elizabeth Madureira Siqueira. O processo histórico de Mato Grosso. Cuiabá, 1990, p. 107) 

Os itens desta questão têm relação com o contexto citado. Julgue-os colocando V ou F. 

(   ) A luta entre os dois grupos dominantes, um liberal e outro conservador, tinha como razão a disputa pelo poder político. 

(    )  A decadência da produção do ouro e o sistema de cobrança do quinto, devido à Coroa, contribui para a eclosão do movimento. 

(  ) A exigência de maior autonomia regional, em relação ao governo central, foi uma das características desta revolta. 

(   ) A expulsão dos portugueses e outros estrangeiros, fazia parte dos programas dos revoltosos. 

5)( UFMT) Em Mato Grosso, no final do século XIX, as usinas de açúcar proliferaram principalmente ao lado do rio Cuiabá, na região de Santo Antonio do Leverger. A este respeito julgue os itens abaixo: 

(   ) A mais famosa usina foi do Itaici, de propriedade do político mato-grossense Antonio Paes de Barros, vulgo Totó Paes. 

(   ) A importância das usinas estava ligada ao fato de que os proprietários, intitulados “coronéis” controlavam o voto dos trabalhadores e formavam redutos eleitorais. 

(   ) A produção açucareira das usinas de Mato Grosso alcançou índices elevados e teve um papel significativo na exportação regional. 

(   ) Na importação das usinas açucareiras as relações de trabalho modernizaram-se ao ponto de antecipar os direitos trabalhistas que no restante do Brasil somente seriam oficializados com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). 

6) Em meados do século XIX, finalmente se abriu a navegação pelo rio Paraguai, fato que facilitou sobremaneira os transportes e a comunicação para a Província de Mato Grosso. O novo trajeto tinha o Cuiabá e o Paraguai como os principais rios” 

(Silva, Edil Pedroso. O cotidiano dos viajantes nos caminhos fluviais de Mato Grosso, p.23 ). 

Em 1865 com o inicio da Guerra da Tríplice Aliança, a bacia Platina se tornou o palco da Guerra. Sobre a Guerra do Paraguai, assinale a alternativa incorreta. 

a) Com a invasão de Corumbá, a população da Província de Mato Grosso se sentiu bastante insegura. 

b) O conflito provocou o aumento exorbitante dos gêneros alimentícios, e dentre estes o maior aumento recaiu sobre o sal. 

c) Essa guerra interessava ao capitalismo inglês, pois o desenvolvimento independente do Paraguai preocupava a Inglaterra. 

d) Há muitas divergências na historiografia brasileira com relação as reais causas da Guerra. 

e) Uma das seqüelas trazidas pela guerra para a Província de Mato Grosso foi a Cólera, que acabou exterminado parte significativa da sua população e apesar do  cordão sanitário organizado pelo governo imperial o mal se propagou por Cuiabá. 

7) Os conflitos envolvendo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai no século XIX, tinham como causa principal: 

a) disputas pelo controle da bacia do Rio da Prata; 

b) a disputa pela indústria paraguaia; 

c) as disputas entre liberais e conservadores; 

d) a abolição da escravidão; 

e) estabelecer os limites territoriais, respeitando o Tratado de Madri.


8) Sobre a Rusga, julgue os itens abaixo:
(   ) Ocorrida no 1º reinado, representou uma disputa política local entre os Conservadores e Liberais.
(  ) Os Conservadores eram representados nesse período pela Sociedade dos Zelosos da independência.
(  ) Ocasionou apenas a transferência do poder político das mãos dos liberais para conservadores que mantiveram a mesma ordem sócio-econômica na região.
(  ) Esteve inserido no contexto dessa revolta social um forte sentimento de aversão aos estrangeiros (xenofobia), representado pelas perseguições aos comerciantes portugueses (bicudos).
(...) A Rusga contou com a participação dos soldados da Guarda Nacional.

9) Em 1834, no momento que eclodiu a Rusga, o presidente da província de Mato Grosso era:
a) José Jacinto de Carvalho.
b) Pascoal Moreira Cabral.
c) João Poupino Caldas.
d) Bento Xavier.
e) Caetano Montenegro.

10) O Tratado de Aliança, Comércio, Navegação assinado em 1856, entre o Brasil e o Paraguai, permitia;
a) o livre comercio entre os paises.
b) a tomada da área parcial do Paraguai.
c) a prisão de Solono Lopez.
d) a navegação pelo rio Paraguai.
e) a navegação pelo rio Uruguai.

11) “Em  1 de julho de 1867 chegou a Cuiabá um vapor proveniente de Corumbá que trazia a bordo um soldado contaminado pela varíola. As pessoas que estiveram em contato com ele logo caíram doentes. O mal se espalhou rapidamente pela cidade atingindo do Porto Geral ao Mundéu”.
 (Cavalcante, Else. Imagens de uma epidemia, p.11).
A citação acima faz alusão a epidemia de varíola que atingiu a cidade de Cuiabá, na segunda metade do século XIX. A respeito deste contexto histórico, é incorreto afirmar que:
a)  Para conter o surto epidêmico, o governo provincial construiu o cemitério de Nossa Senhora do Carmo.
c) A solução mais efetiva tomada pelas autoridades governamentais foi a aprovação da Lei da Vacinação Obrigatória.
d) A epidemia não ficou restrita a Cuiabá, mas se alastrou por outras localidades.
e) No decorrer do século XIX, o país foi assolado por diversas epidemias. Estas se proliferaram em conseqüência da falta de higiene da população assim como da falta de um saneamento básico nas cidades brasileiras.

12) Durante o período regencial, Cuiabá e suas imediações foi palco de um movimento social denominado de Rusga. A respeito deste movimento social é incorreto afirmar que:
a)Teve como uma de suas causas a luta política entre os liberais e os conservadores.
b) Havia no partido liberal duas facções: os liberais moderados e os liberais exaltados.
c) Os conservadores ou caramurus eram os representantes da elite nativa, e tinham uma profunda aversão aos portugueses e aos demais estrangeiros.
d) Os liberais faziam as suas reuniões na Sociedade Zelosos da Independência.
e) Um dos lideres do movimento foi João Poupino Caldas e Patrício Manso.

13) no inicio do ano de 1834, o Partido Conservador estava no poder, e garantiam os privilégios dos portugueses, principalmente dos ricos comerciantes. A importância dada a esse grupo social  acabou provocando descontentamentos, que por sua vez acabaram provocando a Rusga. Em 1834, o Presidente da Província de Mato Grosso afastado em conseqüência da crise política que se anunciava era o conservador:
a)Antonio Correa da Costa.
b) Antonio Maria Correa.
c) João Poupino Caldas.
d) Antonio Pedro Alencastro.
e)Pascoal Domingues de Miranda.

14) Na segunda metade do século XIX, Mato Grosso se enquadrou no órbita do capitalismo através da navegação da bacia Platina. Sobre esse contexto histórico, é válido afirmar que:
a)A navegação da bacia Platina somente foi possível com a assinatura do Tratado de Aliança, Comércio, Navegação e Extradição entre Brasil e Bolívia.
b) Através da navegação fluvial, Mato Grosso exportava matéria-prima para os países platinos e importava produtos manufaturados das potências européias.
c) Com a  navegação fluvial, a Província conseguiu superar a sua debilidade econômica.
d) A navegação do Prata somente foi rompida no inicio do século XX, com a construção da E. F. Noroeste do Brasil.
e) A navegação do Prata atendia aos interesses da elite regional, assim como da Inglaterra, que em conseqüência da sua produção industrial precisava da abertura de novos mercados.

15) A respeito da Guerra da Tríplice Aliança, assinale a alternativa correta:
a)O estopim da guerra foi motivada pelo aprisionamento do navio brasileiro “ Marques de Olinda”, que trazia a bordo o novo presidente da Província, Augusto Leverger.
b) A guerra foi marcada pela formação de uma aliança entre o Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, em combate com o Paraguai.
c) Francisco Solano Lopes, presidente do Paraguai atingiu o Império Brasileiro pelo atual Estado do Mato Grosso do Sul.
d) O primeiro ataque das tropas paraguaias ocorreu em Corumbá.
e) Durante o conflito armado, Corumbá se manteve intacta e a sua população em segurança.

16) Em 1867, com a retomada de Corumbá, a Província de Mato Grosso viveu um dos momentos mais desastrosos da sua história, a epidemia de varíola. Sobre esse período histórico é correto afirmar que:

I-A doença dizimou quase a metade da população cuiabana e foi capaz de alterar até mesmo as relações afetivas.

II- Segundo o cronista Joaquim Ferreira Moutinho, corpos eram colocados na rua e devorados por cães e corvos. Por toda a cidade sentia-se o odor dos cadáveres em estado de putrefação.

III-Durante o surto epidêmico da varíola, o Presidente da Província era Couto de Magalhães.

a)I,II e III são corretas.
b) I e II são corretas.
c) I e III são corretas.
d) II e III são corretas.
e) Não há alternativa correta.

17) A guerra da Tríplice Aliança trouxe muitas transformações para Mato Grosso. Com relação a essas mudanças, assinale a alternativa incorreta.

a)Em 1870, com o fim da guerra ocorreu a reabertura da bacia Platina.
b) Os portos de Corumbá, Cáceres e Cuiabá passaram a exportar produtos do extrativismo vegetal e produtos da pecuária aos países platinos e as províncias brasileiras.
c) Com a reabertura da bacia Platina, Casas de Comercio surgiram nas cidades portuárias como Corumbá, Cuiabá e Cáceres.
d) Mato Grosso perdeu parte do seu território ao final do conflito armado.
e) Ocorreu uma migração dos paraguaios para Mato Grosso à procura de uma vida melhor.

18) Com a reabertura da bacia Platina, Mato Grosso tornou-se um importante produtor e exportador de erva mate. A respeito dessa economia extrativista, assinale a alternativa correta.

a)A erva mate era nativo da região oeste de Mato Grosso.
b)A mão-de-obra utilizada na extração do mate foi a do africano.
c)O principal comprador de mate era a Bolívia.
d) A Companhia Mate Laranjeira praticamente detinha o monopólio na extração do mate em Mato Grosso.
e) Aqueles que trabalhavam na extração do mate eram chamados de “camaradas”.

19) A poaia conhecida cientificamente como Cephalis ipecacuanha foi um dos principais produtos da economia mato-grossense a partir de 1860. Sobre a poaia  é correto afirmar que:
a)O produto atendia a demanda do mercado interno e externo.
b) O produto era extraído no oeste da Província somente no período das secas.
c)A ipeca era nativa da região de Cáceres, Barra dos Bugres, Vila Bela e Cuiabá.
d) A poaia era encontrada somente em Mato Grosso.
e) O produto era escoado em chatas, botes, batelões ou lanchas ás províncias do sudeste visando atender a indústria de remédios.

20) Com a abertura da bacia Platina pelo rio Paraguai, muitas proprietários de terras importar máquinas para a instalação de usinas. A esse respeito é válido afirmar que:
a)As usinas surgiram  principalmente as margens do rio Cuiabá e em Chapada dos Guimarães.
b) Os trabalhadores das usinas no século XIX era desempenhado pelos escravos,  já no início do século XX por homens livres pobres que eram denominados de “mineros”
c) Umas das principais usinas foi a da Ressaca construída em Santo Antônio do Leverger.
d) Na década de 30, do século 20, Vargas conferiu uma série de benefícios aos usineiros para incentivar a produção açucareira no Estado.
e) A produção das usinas era escoada principalmente pela bacia Platina.

21) A respeito da pecuária em Mato Grosso, assinale a alternativa incorreta:
a)Desde o período colonial, a pecuária consistiu em uma atividade econômica importante no abastecimento do mercado interno.
b) A E.F. Noroeste da Brasil provocou o desenvolvimento desta atividade econômica, principalmente na região sul do Estado.
c) A mão-de-obra empregada na criação de gado exigia muitos trabalhadores, por isso até o final do século XIX, a principal mão-de-obra utilizada pelos fazendeiros era os escravos.
d) Os produtos da pecuária como a crina, charque, couro e sebo eram escoados pela bacia Platina.
e) Descalvados localizado ás margens do rio Paraguai se destacou como um dos principais saladeiros da região.

22)Durante a Guerra da Tríplice Aliança, a população da Província sentiu bastante insegura em conseqüência do ataque paraguaio e devido ao ataque de quilombolas. Um dos quilombos mais temidos no período da guerra foi:
a)Piolho.
b) Aldeia da Carlota.
c) Rio do Manso.
d) Rio Sepotuba.
e) Quariterê.

23) A borracha ganhou importância econômica a partir de 1870. A seu respeito, assinale a alternativa correta:

I-Este produto era extraído somente no período das chuvas.
II- O látex era extraído da seringueira e da mangabeira e eram encontrados no vale amazônico e as margens dos rios da bacia Platina.
III-O produto abastecia o mercado externo e na década de 40, do século XX passou a atender o mercado interno.

a)Todas estão corretas.
b)Somente a I e II são corretas.
c) Somente a I e III são corretas.
d) Somente a II e III são corretas.
e) Somente a III é correta.

24) O movimento social denominado de Rusga somente foi combatido com a nomeação do Presidente da Província:
a)Antônio Alencastro.
b) João Poupino Caldas.
c) Manoel de Abreu Menezes.
d) Patrício Manso.
e) Barbosa de Sá.

25) Viajante que percorreu ao final do século XIX, o território mato-grossense em viagem científica registrando as potencialidades de Mato Grosso:
a)Franz Van Dionant.
b) Joaquim Moutinho.
c) João Severiano da Fonseca.
d) Sabino Rocha Vieira.
e) D. José Reis.


Gabarito:
1-V,V,F,V.
2-F,F,V,V.
3-V,F,F,V.
4-V,F,V,V.
5-V,V,F,F.
6-E
7-A
8- F,F,F, V,V.
9-C
10-D
11-C
12-C
13-A
14-E
15-C
16-A
17-D
18-D
19-C
20-E
21-C
22-C
23-D
24-A
25-C

2 comentários:

  1. este blogger,é uma boa ferramenta de apoio a educação, parabéns você fez um ótimo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e continue acessando o nosso blog. Abraços.

      Excluir