quinta-feira, 26 de março de 2009

Lançamento de livro didático de História de Mato Grosso


Fazendo parte das homenagens pelo 290º aniversário de Cuiabá, a editora KCM lançou no mês de março a segunda edição do livro “História de Mato Grosso”, do professor e historiador Pedro Carlos Nogueira Felix. a Referida obra é fruto de nove anos de pesquisas. O trabalho apresenta um panorama de Mato Grosso desde os seus primórdios coloniais, com a disputa envolvendo portugueses e espanhóis pela posse do território do Novo Mundo se estendendo até os dias atuais, na administração do governador Blairo Maggi. A obra contextualiza a história de Mato Grosso à história do Brasil e às relações sociais e políticas ao longo dos séculos XVIII, XIX, XX e ínicio do XXI. Também descreve a ocupação territorial, os conflitos, a exploração das terras, a utilização de diversas formas de mão-de-obra, das riquezas naturais, a organização da sociedade mato-grossense e os investimentos efetuados no estado.

A nova edição traz uma unidade extra voltada para a análise geografia regional que foi elaborada pela professora mestra Gisele Dalla Nora Felix.

Segundo os autores, o livro tem como público-alvo o estudante de Ensino Médio, pré-vestibulandos e candidatos que se preparam para prestar concursos públicos nesta região.

A iniciativa dos autores é louvável, entretanto acreditamos que poderiam se esmerar mais e produzir uma obra com mais profundidade, que não ficasse apenas na abordagem superficial de temas tão relevantes da historiografia regional. O livro tem aspecto de apostila de cursinho, a qualidade do material é questionável, impresso em preto e branco. Um outro fator negativo da obra é a ausência de uma revisão mais apurada, visto que em corpo textual verificamos uma série de erros ortográficos, isso sem falar em uma série de informações equivocadas, que acreditamos ter sido ato falho dos autores, só para ilustrar alguns, podemos citar o fato do antigo nome de Poconé ser mencionado como São João Del Rei, quando o correto é São Pedro Del Rei, em outro dado momento afirma-se que o ex-governador Totó Paes foi assassinado em Chapada dos Guimarães e não no Coxipó do Ouro, mais a frente menciona que Blairo Maggi derrotou o PSDB em 1998 quando todos sabemos que esse fato ocorreu no ano de 2002.

Nesse trabalho foram incluídos exercícios com respostas comentadas, diga-se de passagem que algumas delas deixam furo e pode até confundir o leitor.

Para finalizar o preço do livro é exorbitante se formos levar em consideração a qualidade do material e seu conteúdo, trinta e cinco reais é facada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário