segunda-feira, 6 de abril de 2009

Fazenda Jacobina


A Fazenda Jacobina, antigo Engenho da Jacobina, localiza-se à margem esquerda do rio Paraguai, próximo à antiga Vila Maria do Paraguai (atual Cáceres), na então Província do Mato Grosso, no Brasil.

Este latifúndio foi estabelecido em 1769 pelo português Leonardo Soares de Sousa. Ao longo de sua história constituiu-se em um importante estabelecimento produtor de charque e de açúcar, que abastecia não só os grandes centros brasileiros como São Paulo e Rio de Janeiro, mas que também exportava para a Europa.Como a maioria dos latifúndios no Brasil, utilizava em grande escala a mão-de-obra escrava. Entrou em decadência a partir de 1888, após a abolição da escravatura.O viajante francês Hercules Florence, que integrou a Expedição Langsdorff ao interior do país entre 1825 e 1829, tendo sido hóspede na Jacobina, registrou em seu Diário:"Em 1827, a Jacobina era a mais rica fazenda da Província. Tinha 60 mil cabeças de gado, 200 escravos e igual número de alforriados" Atualmente encontra-se tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, sofrendo intervenção de restauração por iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso.

O Dr. Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira, principal líder da revolução baiana conhecida com Sabinada, após ser detido (1838), foi julgado e condenado à prisão, pena comutada por degredo no Forte do Príncipe da Beira.Quando a caminho de Vila Bela da Santíssima Trindade, adoeceu na vizinhança da Fazenda Jacobina, onde encontrou abrigo e proteção por parte do major João Carlos Pereira Leite, então senhor da Jacobina. Nesta fazenda Sabino permaneceu exercendo a sua profissão de médico, atendendo a enfermos de toda a Província, até à sua morte, no Natal de 1846, nela tendo sido sepultado.



Bibliografia

D'ALLINCOURT, Luiz. Memória sobre a viagem do porto de Santos à cidade de Cuiabá.
FLORENCE, Hercules. Viagem Fluvial do Tietê ao Amazonas.
MENDONÇA, Estevão. Datas Mato-grossenses.
MESQUITA, José de. Genealogia Mato-grossense.
PEREIRA LEITE, Luis-Philippe. Vila Maria dos meus Maiores.
FONSECA, Dayz Peixoto. O Viajante Hércules Florence - águas, guanás e guaranás"
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário