quarta-feira, 20 de maio de 2009

ATIVIDADES DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO - CONCURSOS PÚBLICOS

01. Sobre o desmembramento territorial do Estado de Mato Grosso é correto afirmar que.
a) Mato Grosso foi desmembrado de Minas Gerais no século XVIII.
b) Mato Grosso foi desmembrado de São Paulo no século XIX.
c) Rondônia foi à primeira parte de Mato Grosso a tornar-se Estado.
d) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul foram criados durante o governo Vargas.
e) Mato Grosso do Sul foi a primeira parte de Mato Grosso a tornar-se Estado.


02. Durante o período de sua história republicana, Mato Grosso utilizou distintas vias de comunicação para a circulação de pessoas e mercadorias. Acerca do assunto assinale a alternativa INCORRETA.
a) A comunicação entre Cuiabá e Corumbá durante a Primeira República era feita por via fluvial.
b) A viagem entre o Rio de Janeiro e Cuiabá nas primeiras décadas do século XX durava em média 35 a 40 dias.
c) O crescimento e a ocupação da região sul do Estado, em boa medida, ocorreu em virtude da construção da ferrovia Noroeste.
d) A construção da ferrovia Madeira- Mamoré surgiu a partir de entendimentos diplomáticos mantidos com a Bolívia.
e) A melhoria das rodovias em Mato Grosso durante a Primeira República dotou o Estado de uma eficiente malha de comunicação interna.


03. Durante a Regência, o médico Sabino Vieira ficou exilado (degredado) em Mato Grosso, na fazenda Jacobina (Cáceres), cumprindo pena pelo crime de rebelião. Qual movimento político de que ele participou?
a) Cabanagem.
b) Sabinada.
c) Balaiada.
d) Marujada.
e) Rusga.


04. Com relação à Ferrovia na História de Mato Grosso, está CORRETO afirmar que:
a) antes das divisões territoriais (Rondônia e Mato Grosso do Sul), o estado possuía duas ferrovias: Madeira Mamoré e Noroeste.
b) antes das divisões territoriais (Rondônia e Mato Grosso do Sul), o estado possuía apenas uma ferrovia: Noroeste.
c) antes das divisões territoriais (Rondônia e Mato Grosso do Sul), o estado utilizava-se apenas da hidrovia do rio Paraguai.
d) até a década de sessenta, havia várias ferrovias em Mato Grosso, mas foram desativadas devido ao crescimento das rodovias.
e) a construção de ferrovias foi uma necessidade. Como sempre dependeu de força política, até hoje a ferrovia não chegou ao nosso estado


05. Com o fim da Guerra do Paraguai (1864-1870) e da abertura da navegação pelo rio Paraguai a Província de Mato Grosso entrou num novo ciclo econômico que:
a) caracterizou-se pela extração e exportação da borracha.
b) ficou marcado pelas Casas Comerciais e pelo estabelecimento de usinas de açúcar.
c) ficou marcado pela retomada da mineração e pelas casas comerciais.
d) ficou marcado pelas casas comerciais e pela plantação de seringais.
e) ficou marcado pela expansão da pecuária e pela retomada da mineração.

Um comentário: