domingo, 16 de agosto de 2009

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA


PREFEITURA MUNICIPAL DE JACIARA – MT
Universidade do Estado de Mato Grosso
Coordenadoria de Concursos e Vestibulares
PROVA OBJETIVA
Nível SUPERIOR



PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA
PARA O ENSINO SUPERIOR
TEXTO I
Coração de Estudante
Onofre Ribeiro
Para as gerações de agora, Dante de Oliveira era um paradoxo. Profundamente criticado por seu governo em Mato Grosso, mas cercado de uma aura do espírito democrático. Dante inventou uma emenda à Constituição que instituísse as eleições diretas em 1985, já para o mandato presidencial seguinte, que deveria começar em 1986. Absolutamente impossível que uma emenda desse teor conseguisse as assinaturas necessárias. Ganhou. Foi às ruas na forma de comícios e abalou o marasmo político do País. Em pleno regime militar, sob intensa ditadura, conseguiu-se reunir 700 mil pessoas na Praça da Sé, em São Paulo. Outros comícios transformaram a emenda das Diretas-Já no estopim que movimentaria a Nação e em 1985 poria um presidente civil na Presidência da República. “Coração de Estudante”, singela música de Milton Nascimento, se transformaria no hino das Diretas:
“quero falar de uma coisa.
Advinha onde ela anda?
Deve estar dentro do peito,
ou caminha pelo ar.
Pode estar aqui do lado,
bem mais perto que pensamos.
A folha da juventude é o nome certo desse amor”.
O regime militar mexia-se perplexo, porque não estava habituado a lidar com a opinião pública livre. A Nação estava contaminada pela idéia e amadurecera a necessidade de eleger, ainda que pelo voto indireto do Congresso Nacional. No Brasil inteiro o nome de Dante de Oliveira continuou vinculado à idéia de que foi a emenda das Diretas-Já quem iniciou a redemocratização, quando polarizou a Nação para o ideal da democracia. A essa altura, Dante candidatava-se a prefeito de Cuiabá e dava início a uma carreira política fértil. No governo de Mato Grosso, reelegeu-se em 1998 e saiu para disputar o Senado em 2002. Foi derrotado e entrou numa fase política muito ruim. Acompanharam-no críticas e acusações. Sofreu duramente nesses três anos. Mas, por sua história política pessoal, quem o conheceu sabe que essa fase ruim ele via como uma travessia. Mas não chegou a realizá-la. Certamente, estará em outros palanques, em outros comícios, como no hino das Diretas-Já: “e há que se cuidar da vida. E há que se cuidar do mundo, tomar conta da amizade. Alegria e muito sonho espalhados pelo caminho...”.
(Texto adaptado – Diário de Cuiabá, 09/07/2006).
Com base no texto I, responda as questões de 01 a 06.
QUESTÃO 01
Com relação à interpretação do texto I, assinale a alternativa CORRETA.
a. Dante foi um político que sempre agradou a opinião pública.
b.Quando governador de Mato Grosso conseguiu apresentar uma emenda constitucional no Congresso Nacional.
c. A música Coração de Estudante foi feita em homenagem a Dante.
d. Segundo o autor, Dante é considerado e respeitado em todo Brasil pela autoria da emenda constitucional, que abriu portas para a redemocratização do país.
e. Em 1985, Dante de Oliveira conseguiu movimentar o Brasil com as Diretas-Já e desequilibrar o marasmo político do governo de Getúlio Vargas, do regime militar.

QUESTÃO 02
No enunciado “... essa fase ruim ele via como uma travessia. Mas não chegou a realizá-la”, é INCORRETO dizer que:
a. embora tivesse vivido uma fase política ruim, ele a compreendia como um trajeto a ser percorrido.
b. com o conector “mas” o autor introduz uma oposição, argumentando que o político não conseguiu completar o trajeto.
c. o pronome pessoal “ele”, no contexto é um elemento coesivo que retoma o sujeito de quem se fala.
d. a expressão “essa fase ruim” refere-se ao período que o ex-governador de Mato Grosso foi bastante criticado.
e. em “Mas, não chegou a realizá-la”, encontramos uma hipérbole.
QUESTÃO 03
No enunciado “Certamente, estará em outros palanques, em outros comícios, como no hino das Diretas-Já: ‘e há que se cuidar da vida. E há que se cuidar do mundo, tomar conta da amizade. Alegria e muito sonho espalhados pelo caminho’...”, é CORRETO dizer que:
a. o autor explicitamente aborda a morte do ex-governador de Mato Grosso.
b. o autor estabelece uma relação de intertextualidade.
c. o autor ao iniciar o seu argumento com a palavra “certamente”, faz uso de uma
interjeição, porque tem certeza e não tem dúvida do que vai dizer.
d. o autor cita a música para ironizar aquilo que quer dizer.
e. percebe-se nesse enunciado um tom de escárnio.
QUESTÃO 04
Com relação ao texto “Coração de estudante” é CORRETO dizer que:
a. trata-se de um texto essencialmente narrativo, porque apresenta a história de Dante de Oliveira.
b. trata-se de um artigo científico, que é respaldado em práticas sociais e em saberes sócio-culturais.
c. trata-se de um artigo de opinião, cuja característica se marca pelo imbricamento entre o verbal e o nãoverbal.
d. trata-se de um ensaio, porque é um texto em prosa, com características argumentativas sobre um determinado fato.
e. trata-se de um texto eminentemente descritivo, com características literárias, pela forma como expõe os fatos da ditadura.
QUESTÃO 05
Com relação à coesão textual, assinale a alternativa CORRETA.
a. Em “que instituísse”, a palavra em negrito estabelece uma relação de adição.
b. Em “porque não estava habituado”, a palavra em negrito estabelece uma relação de condicionalidade.
c. A expressão “A essa altura” estabelece uma relação de modo.
d. Em “Certamente, estará”, a palavra em negrito estabelece uma relação de causalidade.
e. Em “ainda que pelo voto”, a expressão negritada introduz uma restrição, oposição, ou contraste com relação ao que foi dito anteriormente.
QUESTÃO 06
Com relação à coerência textual, assinale a alternativa INCORRETA.
a. No enunciado “Profundamente criticado por seu governo em Mato Grosso, mas cercado de uma aura do espírito democrático”, pode-se dizer que o uso do conector “mas” garante a coerência sintática na construção do argumento do autor.
b. Em “Profundamente criticado por seu governo em Mato Grosso, mas cercado de uma aura do espírito democrático”. Pode-se dizer que apesar da oposição apresentada no enunciado, o texto possui coerência semântica.
c. Com relação à coerência temática, podese dizer que o texto apresenta um deslize ao inserir a música de Milton Nascimento.
d. O texto apresenta coerência estilística, uma vez que faz uso de linguagem formal, própria de texto de opinião.
e. Pode-se dizer que o texto “Coração de Estudante” apresenta coerência pragmática uma vez que o enunciador fala para um público geral, com o objetivo de relembrar um fato social.

Texto II
HOMEM COM H, O RETORNO
Regras de conduta
Uma cervejaria americana reuniu na internet sugestões de leis que devem reger o comportamento dos verdadeiramente machos do planeta. Entre as mais citadas:
· Telefonema de homem para homem não pode durar mais de cinco minutos. Sem exceção;
· Dente é o único cortador de unha aceitável do homem;
· Homem jamais paga para alguém trocar o pneu do carro;
· Homem não dá apelido aos órgãos genitais, nem permite que a mulher dê;
· Homem solteiro não tem gato como animal de estimação;
· O cabelo do homem não pode ser mais comprido que o da mulher. E cortar só no barbeiro;
· Dois homens de verdade nunca ficam lado a lado no banheiro público. Se não houver intervalo adequado, é melhor voltar depois;
· Homem que é homem usa cueca samba canção.
(Texto adaptado - Veja, 28/06/2006).
Com base no texto II, responda as questões
de 07 a 10.
QUESTÃO 07
Assinale a opção CORRETA a respeito do emprego das palavras e expressões do texto.
a. Observam-se as regras da norma culta flexionando em número, o verbo “haver” na expressão: “Se não houver intervalo”.
b. Na expressão “mais” comprido que o da mulher” o advérbio “mais” estabelece um valor de modo.
c. Na expressão “aos órgãos genitais”, pode-se afirmar que “aos” corresponde à junção da: artigo a + artigo definido os.
d. Na expressão “nem permite que a mulher dê”, pode-se dizer que a inclusão do pronome possessivo “sua” depois do artigo definido “a”, mantém a coerência sintática, sem modificar o sentido.
e. Na expressão “nunca ficam lado a lado”, a substituição do “nunca” por “jamais”, mantém o mesmo valor semântico.
QUESTÃO 08
Quanto às informações implícitas e explícitas no texto II, assinale a alternativa INCORRETA.
a. Homem de verdade não vai à manicure.
b. O texto apresenta um grupo de interessados na volta do homem verdadeiramente macho.
c. Homem, verdadeiramente macho, tem de ser rústico, grosso, insensível.
d. No texto, a referência à expressão “homens verdadeiramente machos”, constitui a etimologia da palavra.
e. No texto está implícito que no planeta predomina homens que não são “verdadeiramente machos”.
QUESTÃO 09
Com base no texto II, analise as afirmações abaixo.
I – Pode-se dizer que o texto é coerente porque apresenta uma rede de fatores de ordem lingüística, cognitiva e interacional.
II – O texto é constituído de itens aleatórios, que indicam ausência de seqüencialidade.
III – No enunciado “O cabelo do homem não pode ser mais comprido que o da mulher. E cortar só no barbeiro”, o conector “e” adiciona um argumento.
Assinale a alternativa CORRETA.
a. Apenas a I está correta.
b. Apenas a II está correta.
c. Apenas a III está correta.
d. Apenas a I está incorreta.
e. Apenas a II está incorreta.
QUESTÃO 10
Assinale a opção CORRETA quanto ao emprego das palavras e expressões do texto.
a. Na oração “E cortar só no barbeiro”, o advérbio “só”, tem o sentido de solitário.
b. Pelo sentido textual, a substituição da expressão “sem exceção”, por “sem exclusão”, mantém a mesma força argumentativa.
c. Na oração “E cortar só no barbeiro” produz um efeito de invirilidade.
d. Na expressão “homem que é homem” infere-se que há vários tipos de homens.
e. Na expressão “homem que é homem”, o pronome relativo “que” desfaz a coerência sintática.

CONHECIMENTOS GERAIS
QUESTÃO 11
Faz algumas décadas que a política externa brasileira tenta garantir ao Brasil um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. Este conselho é:
a. o órgão máximo da ONU, onde se discute e decide sobre os conflitos bélicos entre as nações, é formado permanentemente pelas oito nações mais ricas do planeta e rotativamente por algumas nações.
b. um órgão secundário da ONU, onde se discute sobre os conflitos bélicos entre as nações, é formado permanentemente pelas cinco nações nucleares rotativamente por algumas nações.
c. o órgão máximo da ONU, onde se discute e decide sobre os conflitos bélicos entre as nações, é formado permanentemente pelas cinco nações nucleares rotativamente por algumas nações.
d. é o órgão máximo da ONU, onde se discute e decide sobre os conflitos bélicos entre as nações, é formado permanentemente pelas cinco nações vencedoras da Segunda Guerra Mundial e rotativamente por algumas nações.
e. é o órgão máximo da ONU, onde se discute e decide sobre os acordos comerciais entre as nações, é formado permanentemente pelas oito nações mais ricas do planeta e
rotativamente por algumas nações.
QUESTÃO 12
Nos últimos dez anos o cinema brasileiro vem recebendo várias indicações para concorrer ao Oscar. Nesse período, destaca-se um filme que recebeu quatro indicações: melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia. Esse filme foi:
a. O Quatrilho.
b. Carandiru.
c. Cidade de Deus.
d. Central do Brasil.
e. Dois filhos de Francisco.
QUESTÃO 13
A água é o continente mais característico da terra. Ingrediente essencial da vida, a água é talvez o recurso mais precioso que a terra fornece a humanidade. Por esse motivo, atualmente, os pesquisadores estão preocupados com a previsão futura sobre a água. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA.
a. Esse recurso natural sempre terá em abundância.
b. Como petróleo a água não é renovável.
c. Com a tecnologia que existe hoje o homem
é capaz de criar outro recurso natural que a substitua.
d. Poderá faltar água no futuro.
e. A chuva ácida pode substituir a água potável.
QUESTÃO 14
Durante o processo eleitoral peruano, as ofensas entre o presidente da Venezuela, Hugo Chaves, e o candidato à presidência do Peru, Alan Garcia, colocaram em risco a continuação de uma das mais antigas comunidades comerciais do nosso continente. Assinale a alternativa CORRETA.
a. Pacto Andino.
b. Mercosul.
c. OTAN.
d. NAFTA.
e. OPEP.
QUESTÃO 15
Em 2002, o Brasil e várias nações assinaram o Protocolo do Kioto. Sobre isso, pode-se dizer que por meio desse protocolo:
a. o Brasil e outras nações permitem pesquisas na área genética, como a clonagem de amimais, por exemplo.
b. o Brasil e outras nações se comprometem a combater a pedofilia e a prostituição infantil na internet.
c. o Brasil e outras nações se comprometem a combater toda forma de discriminação racial, sexual ou religiosa.
d. o Brasil e outras nações se comprometem a reduzir as emissões de carbono na atmosfera para combater o aquecimento global.
e. o Brasil e outras nações se comprometem a combater toda e qualquer forma de terrorismo, bem como o tráfico de drogas.
QUESTÃO 16
Ultimamente os jornais estão divulgando que o Brasil está preste a fechar um importante acordo sobre tecnologia que vai afetar muito as nossas vidas. O governo tem que decidir entre o padrão japonês ISDB e o sistema europeu DVB. Esse acordo trata-se:
a. da alteração do sistema de telefonia fixa em todo território nacional.
b. da passagem da televisão analógica para a televisão digital.
c. da alteração do sistema de telefonia móvel em todo território nacional.
d. da passagem da transmissão de informações via satélite.
e. da alteração do sistema de informática em todo território nacional.
QUESTÃO 17
Em uma reportagem de uma revista de circulação nacional publicou-se: “Lula, defende uma constituinte, é acusado de golpismo, mas a idéia em si não é má”. Acerca da constituinte assinale a alternativa CORRETA.
a. Constituinte significa que o Brasil será governado pela câmara dos deputados durante 4 anos.
b. Constituinte significa que o Brasil passa a ter o regime de parlamentarismo.
c. A assembléia constituinte significa que o Brasil será governado pelo Congresso Nacional durante 4 anos.
d. A Assembléia Constituinte tem seus membros eleitos e tem um mandato para fazer as reformas mais urgentes que o País precisa.
e. A Assembléia Constituinte é formada pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional.
QUESTÃO 18
Nos últimos dois anos o Brasil passa por uma forte crise no setor do agro-negócio, particularmente, para os agricultores de Mato Grosso. Essa crise é mais severa que nos demais
Estados. Isso deve-se à:
a. desvalorização do dólar.
b. falta de chuvas.
c. proibição dos trans-gênicos.
d. custo do transporte.
e. aumento dos impostos.

QUESTÃO 19
Durante a grande efervescência cultural da década de 1960, surgiu um movimento que pretendia mudar radicalmente o cinema brasileiro, seu exponte máximo foi o cineasta baiano Glauber Rocha. Assinale a alternativa que identifica esse movimento.
a. Jovem Guarda.
b. Tropicalismo.
c. Vanguarda do Cinema.
d. Cinema Realista.
e. Cinema Novo.
QUESTÃO 20
Pela primeira vez em um período de quase meio século de poder, um líder foi afastado de suas funções no governo para tratamento de saúde.
Das alternativas abaixo, assinale a CORRETA.
a. George Busch.
b. Hugo Chaves.
c. Evo Morales.
d. Luis Inácio Lula da Silva.
e. Fidel Castro.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
QUESTÃO 21
Desde o final do século XIX e na primeira metade do século XX, os pedagogos influenciados pelas teorias da “Escola Nova”, defenderam a idéia de que:
a. a escola é um espaço possível de luta, de denúncia da domesticação e seletividade e de busca de soluções, ainda que precárias e parciais.
b. a escola tem a função de reproduzir hierarquicamente os indivíduos para desenvolvimento de papéis sociais.
c. a escola não é equalizadora e deve reproduzir hierarquicamente os indivíduos para desenvolvimento de papéis sociais.
d. a escola tem a função democratizadora, ou seja, a escola é um fator de mobilidade social.
e. nenhuma alternativa está correta.
QUESTÃO 22
Após a Segunda Guerra Mundial, testemunhamos o fortalecimento de uma visão tecnocrata da sociedade, principalmente, nos Estados Unidos da América, passando a influenciar os países ditos como em vias de desenvolvimento, como é o caso do Brasil.
Nessa visão, é CORRETO afirmar que a educação passa a se constituir como um dos instrumentos chave para o desenvolvimento da sociedade, havendo um investimento acentuadamente evidenciado nos discursos das Leis:
a. 4.028 (Reforma Universitária) e 5.540 Reforma do Ensino de 1º e 2º Graus).
b. 5.692 (Reforma Universitária) e 4.024 Reforma do Ensino de 1º e 2º Graus).
c. 5.540 (Reforma Universitária) e 5.692 Reforma do Ensino de 1º e 2º Graus).
d. 4.024 (Reforma do Ensino de 1º e 2º Graus) e 5.698 (Reforma Universitária).
e. 5.698 (Reforma do Ensino de 1º e 2º Graus) e 4.024 (Reforma Universitária).
QUESTÃO 23
Em 1932 é publicado o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, encabeçado por Fernando de Azevedo e assinado por 26 educadores. Esse documento considera que:
a. o sistema educacional deve ser dual, estabelecendo uma escola para os ricos e outra para os pobres e, ainda, baseada na formação cristã.
b. é dever do Estado tornar a educação obrigatória, pública, gratuita e leiga.
c. o sistema educacional deve ser dual, estabelecendo uma escola para os ricos e outra para os pobres e, ainda, baseada na formação leiga.
d. é dever do Estado tornar a educação obrigatória, única para todos, gratuita e baseada na formação cristã.
e. apenas as alternativas “a” e “d” estão corretas.
QUESTÃO 24
Cambi (1999), discute no livro intitulado História da Pedagogia, que o mundo moderno “é atravessado por uma profunda ambigüidade: deixa-se guiar pela idéia de liberdade, mas efetua também uma exata e constante ação de governo”(p.200). Nessa perspectiva é CORRETO afirmar que:
a. embora a educação esteja ancorada numa visão estatal, o Estado não tem o compromisso de assumir as decisões e o controle da sociedade.
b. o Estado é o centro motor de todo o complexo projeto de pedagogização da sociedade.
c. o Estado não deve se responsabilizar pelo projeto de pedagogização da sociedade. A família deve ser a única instituição educativa e central na experiência formativa dos indivíduos.
d. o Estado não deve assumir o projeto de pedagogização da sociedade. Cabe à escola e, somente à escola, a responsabilidade pelo projeto de pedagogização da sociedade.
e. todas as alternativas estão erradas.
QUESTÃO 25
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a avaliação do processo ensinoaprendizagem é balizada pelo seguinte item do Planejamento Educacional:
a. metodologia.
b. tema.
c. recurso didático.
d. objetivo.
e. todas as alternativas estão erradas.
QUESTÃO 26
Marilena Chauí (1980) define a ideologia como “um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (idéias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer” (p.113).
Nesse contexto, a função da ideologia é:
a. mostrar as diferenças, como as de classe, libertando os indivíduos das tarefas prefixadas pela sociedade.
b. evidenciar as diferenças de classe e os conflitos sociais.
c. apagar as diferenças, como as de classe, evitando a dominação de uma classe sobre outra.
d. apagar as diferenças, como as de classe, procurando assegurar determinada relação
dos homens entre si e com suas condições de existência.
e. todas as alternativas estão erradas.
QUESTÃO 27
“No seu começo, a ciência estava ligada à filosofia, sendo o filósofo o sábio que refletia sobre todos os setores da indagação humana”. É CORRETO dizer que a separação entre elas se deu:
a. a partir do século XVII com a revolução metodológica iniciada por Galileu.
b. a partir do século XVIII com o surgimento da filosofia da arte ou estética.
c. a partir do século XIX, com o surgimento da filosofia da história.
d. a partir do século XX, com o surgimento da filosofia das ciências ou epistemologia.
e. a partir do surgimento das chamada ciências humanas (psicologia, antropologia, história).
QUESTÃO 28
Com relação às principais diferenças entre Filosofia e Ciência, é CORRETO afirmar que:
a. a filosofia trata da mesma realidade
apropriada pelas ciências. Contudo, a visão da ciência é de conjunto, ou seja, o problema tratado nunca é examinado de modo parcial, mas sempre sob a perspectiva de conjunto.
b. não existem diferenças entre filosofia e ciência, ambas tendem cada vez mais para a especialização, procurando superar a fragmentação do real, para que o homem seja resgatado na sua integridade.
c. a filosofia trata da mesma realidade apropriada pelas ciências, sendo que a visão da filosofia tende cada vez mais para a especialização.
d. a filosofia trata da mesma realidade apropriada pelas ciências, sendo que a visão da filosofia é de conjunto, procurando superar a fragmentação do real.
e. todas as alternativas estão erradas.
QUESTÃO 29
José Carlos Libâneo (1985) classificou as influências teóricas da educação brasileira em tendências pedagógicas, que são divididas em dois grupos distintos. Assinale a alternativa CORRETA:
a. Tendência Liberal: Pedagogia Libertadora, Pedagogia Libertária e Pedagógica Críticosocial dos Conteúdos. Tendência Progressista: Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada Progressivista, Pedagogia Renovada Não-Diretiva e Pedagogia Tecnicista.
b. Tendências Redentora, Reprodutora e Tranformadora.
c. Pedagogia Liberal: Tradicional, Renovada Progressivista, Renovada Não-Diretiva e Tecnicista. Pedagogia Progressista: Libertadora, Libertária e Crítico-social dos Conteúdos.
d. Pedagogia Redendora: Tradicional, Escola Nova e Tecnicista. Pedagogia Transformadora: Pedagogia Libertadora, Pedagogia Libertária e Pedagogia Crítico- Social dos Conteúdos.
e. Nenhuma alternativa está correta.

QUESTÃO 30
Sabe-se que Vygotsky preocupou-se com o desenvolvimento humano, buscando “compreender a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos ao longo da história da espécie humana e da história individual” - in Oliveira, 1997. Esse tipo de abordagem que enfatiza o processo de desenvolvimento é chamado de:
a. abordagem psicológica.
b. abordagem psico-pedagógica.
c. abordagem pedagógica.
d. abordagem psico-genética.
e. abordagem genética.
QUESTÃO 31
Para compreender as concepções vygotskianas sobre o funcionamento psicológico é necessário ter claro um conceito central de sua teoria, a Mediação. Nesse sentido, Vygotsky define que:
a. a mediação “consiste no processo estímuloresposta, sem a intervenção de um elo a mais nas relações organismo/meio”.
b. “a mediação é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então, de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento”.
c. a mediação “não se processa como forma de intervenção de um elemento intermediário numa relação. Assim, refere-se à liberdade de ação oportunizada ao aluno para construir o seu próprio conhecimento”.
d. a mediação “é definida como o processo de adaptação que requer a assimilação e a acomodação do conhecimento”.
e. a mediação “consiste na ação do Educador ao deixar que o aluno construa seu próprio conhecimento de maneira espontânea, não interferindo em seu processo para que a criatividade do aluno não seja tolhida”.
QUESTÃO 32
Nas investigações sobre a gênese do conhecimento, Jean Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo em estágios. Assinale a alternativa CORRETA.
a. primário, secundário, concreto e formal.
b. pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
c. sensório motor, operacional concreto, operacional formal.
d. sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
e. infância, adolescência, maturidade e velhice.
QUESTÃO 33
Segundo o art. 62 da LDB 9.394/96, a formação de docentes para atuar na Educação Básica farse-á:
a. em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.
b. somente em nível superior, em curso de licenciatura e bacharelado.
c. Em nível superior, em curso de bacharelado, de graduação curta ou plena.
d. em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em institutos superiores de educação, não admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental a oferecida em nível médio, na modalidade normal.
e. Nenhuma alternativa está correta.
QUESTÃO 34
A Lei nº 9.394/96, estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O artigo 4º dessa Lei determina que o dever do Estado com a Educação Escolar Pública será efetivado mediante a garantia de:
a. ensino fundamental, obrigatório e gratuito, estendendo-se progressivamente para o ensino médio, desobrigando-se do atendimento às crianças de zero a seis anos de idade.
b. atendimento às crianças de zero a seis anos de idade, ao ensino fundamental, obrigatório e gratuito, desobrigando-se do ensino médio.
c. ensino fundamental, obrigatório e gratuito. Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio e atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade.
d. essencialmente o ensino fundamental, com duração mínima de 8 anos.
e. atendimento gratuito em creches e préescolas às crianças de zero a seis anos,
desobrigando-se do ensino médio e do ensino superior.
QUESTÃO 35
O art. 21º da Lei 9.394/96, diz que a educação escolar compõe-se dos seguintes níveis e modalidades:
a. ensino fundamental e ensino médio.
b. educação básica - formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
c. educação básica - formada pelo ensino fundamental.
d. educação básica – formada pela educação infantil e ensino fundamental.
e. educação básica - formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; e educação superior.
QUESTÃO 36
Para Vygotsky (1989), é necessário compreender as relações entre pensamento e linguagem para que se entenda o processo de desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, o autor considera que a Linguagem:
a. é uma expressão do conhecimento adquirido pela criança em sua relação direta com o meio social.
b. não é apenas uma expressão do conhecimento adquirido pela criança. Existe uma inter-relação fundamental entre pensamento e linguagem, um proporcionando recursos ao outro.
c. é, apenas e tão somente, uma expressão do conhecimento adquirido pela criança, não havendo necessidade de inter-relação fundamental entre pensamento e linguagem.
d. não é apenas uma expressão do conhecimento adquirido pela criança. Caracteriza-se pela capacidade de pensar, inata a todos os seres humanos.
e. Nenhuma alternativa está correta.
QUESTÃO 37
Segundo Candau (1993), o objeto de estudo da Didática é o processo ensino-aprendizagem. A autora defende que:
a. o processo ensino-aprendizagem deve priorizar a dimensão humana em detrimento da dimensão técnica.
b. o processo ensino-aprendizagem deve priorizar as dimensões humana e políticosocial em detrimento da técnica.
c. o processo ensino-aprendizagem deve priorizar as dimensões humana, técnica e político-social, constituindo, dessa forma, a multidimensionalidade do processo ensinoaprendizagem.
d. o processo ensino-aprendizagem deve priorizar a dimensão técnica na medida em que é impossível ocorrer a multidimensionalidade do processo ensinoaprendizagem.
e. o processo ensino-aprendizagem deve priorizar apenas a dimensão político social, visto que esta já contempla as dimensões humana e técnica.
QUESTÃO 38
O art. 8º da Lei 9.394/96, estabelece que “a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração os respectivos sistemas de ensino”.
De acordo com o art. 11, nesse regime de colaboração, os municípios incumbem-se de:
a. “oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino”.
b. “oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, vedada a atuação em outros níveis de ensino”.
c. “oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, obrigando-se, ainda, a atuar em outros níveis de ensino”.
d. “oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas desobrigando-se do ensino fundamental e médio”.
e. nenhuma alternativa está correta.

QUESTÃO 39
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, é preciso superar algumas concepções sobre o aprendizado inicial da leitura. A principal delas é:
a. ler é algo que forma e transforma o ser humano.
b. ler é algo interessante e desafiador, algo que, conquistado plenamente, dará autonomia e independência.
c. ler, como prática social, é sempre um meio, nunca um fim.
d. ler é resposta a um objetivo, a uma necessidade pessoal.
e. ler é simplesmente decodificar, converter letras em sons, sendo a compreensão conseqüência natural dessa ação.
QUESTÃO 40
Seguindo as formulações realizadas por Saussure in Carvalho, 2003, o que confere identidade e valor a uma palavra:
a. é o som em si, em oposição às letras que compõem a palavra.
b. é o signo gráfico, reprodução fiel do signo fônico.
c. são as diferenças fonológicas que permitem distinguir essa palavra de todas as outras.
d. é o símbolo associado ao ícone e ao signo.
e. nenhuma alternativa está correta.
GABARITO

Professor da Educação Básica
GABARITO OFICIAL
ITEM
Questão
01. D
02. E
03. B
04. D
05. E
06. C
07. E
08. D
09. E
10. D
11. D
12. C
13. ** ALTERADA
14. A
15. D
16. B
17. D
18.* ANULADA
19. E
20. E
21. D
22. C
23. B
24. B
25. D
26. D
27. A
28. D
29. C
30. B
31. B
32. D
33. A
34. C
35. E
36. B
37. C
38. A
39. E
40. C
* Questão Anulada - 18
** Questão Alterada - 13

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