quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

ATIVIDADES DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO

QUESTÃO 01
(UNEMAT) Desde a sua criação em 1748, o nosso estado, outrora província e capitania, mantêm o mesmo nome: Mato Grosso. Assinale a justificativa sobre esse nome.
a) Era assim que os primeiros bandeirantes chamavam a região em torno das minas do Cuiabá.
b) Era assim que os índios chamavam a região que fica entre os rios Guaporé e Cuiabá.
c) Era assim que os primeiros bandeirantes chamavam a região do Guaporé.
d) Era assim que as autoridades portuguesas chamavam a região em torno das minas do Coxipó e Cuiabá.
e) Era assim que os primeiros bandeirantes chamavam a região alagada do rio Paraguai.
QUESTÃO 02
De acordo com o Tratado de Tordesilhas, Mato Grosso pertencia a:
a) Portugal.
b) França.
c) Holanda.
d) Espanha.
e) Inglaterra.
QUESTÃO 03
(UNEMAT) O processo de ocupação do Oeste brasileiro e, por conseguinte, do Estado de Mato Grosso que, mais tarde, na primeira metade do século XVIII, daria condições para o surgimento de Cuiabá, está ligado à:
a) Iniciativa dos bandeirantes paulistas do Grão-Pará, que avançaram no sentido oeste para além dos limítes do Tratado de Madri, em busca de áreas para a criação de gado.
b) Iniciativa dos bandeirantes espanhóis, que avançaram no sentido leste para além dos limítes do Tratado de Tordesilhas, em busca de áreas mineradoras.
c) Iniciativa de bandeirantes paulistas, que avançaram no sentido oeste para além dos limítes do Tratado de Tordesilhas, em busca de indígenas.
d) Iniciativa dos bandeirantes portugueses do Grão-Pará, que avançaram no sentido oeste para além dos limítes do Tratado de Tordesilhas, em busca de áreas de mineração.
e) Iniciativa dos bandeirantes paulistas, que avançaram no sentido oeste para além dos limítes do Tratado de Tordesilhas, em busca de áreas de pastagens.
QUESTÃO 04
(UFMT) A descoberta de ouro em 1719, nas margens do rio Coxipó, dando origem ao povoamento da região do rio Cuiabá, está ligada à:
a) Catequese praticada pelos jesuítas e disseminada por todo território colonial.
b) Disputa pela hegemonia européia sobre o território americano.
c) Tentativa de dominação dos índios coxiponé pelos espanhóis.
d) Divergência política entre colonizadores espanhóis e portugueses.
e) Ação de penetração do território colonial pelo bandeirante paulista no sentido litoral-sertão.
QUESTÃO 05
Assinale a alternativa que contenha informações corretas sobre o início da ocupação de Mato Grosso.
a) O Arraial de Cuiabá foi o primeiro povoado formado na região durante o século XVIII, após a descoberta do ouro de aluvião.
b) As monções de abastecimento traziam produtos de primeira necessidade que eram consumidos por toda a população mineradora devido ao preço acessível.
c) O primeiro bandeirante a chegar nesta região e responsável pelo descobrimento do ouro de aluvião, no atual Coxipó do Ouro, foi Pascoal Moreira Cabral.
d) O ouro descoberto nesta região era do tipo aluvional, não necessitando de técnicas aprimoradas para sua extração, muito menos mão-de-obra especial para esse tipo de economia.
e) O ouro descoberto nas Lavras do Sutil não foi suficiente para atrair contingente populacional para a região do Arraial de Cuiabá.
Respostas
01 – C
02 – D
03 – C
04 – E
05 - D

Nenhum comentário:

Postar um comentário