sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

ATIVIDADES DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO

CONCURSO PÚBLICO DO MT FOMENTO



HISTÓRIA
QUESTÃO 21
Sobre as eleições em Mato Grosso durante a Primeira República (1889 – 1930), assinale a alternativa correta.
a. As eleições eram acompanhadas pelo Tribunal Regional Eleitoral, o que impedia a fraude.
b. A força do movimento operário garantiu a eleição de candidatos, representando as diferentes categorias de trabalhadores.
c. O voto no Estado era controlado pelos coronéis, geralmente proprietários de terra.
d. As eleições transcorriam em perfeita ordem, garantindo a independência do voto.
e. A ausência de violência durante as eleições permitia a livre manifestação do eleitor durante o pleito.

QUESTÃO 22
Nas décadas de 70 e 80 do século XX, Mato Grosso presenciou um processo de intensa colonização de suas terras. Sobre as ações desenvolvidas que objetivavam a ocupação do território, nesse período, assinale a alternativa incorreta.
a. Com o objetivo de integrar a região Amazônica, foi criado o PIN (Programa de Integração Nacional).
b. Para acelerar a ocupação do território matogrossense, foram construídas várias ferrovias.
c. Como forma de facilitar o acesso à região Amazônica, foram construídas as rodovias Cuiabá-Santarém e Cuiabá-Porto Velho.
d. Parte expressiva da população que se deslocou para Mato Grosso, nas décadas de 70 e 80, era oriunda do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
e. Como reflexo da colonização, surgiram no norte de Mato Grosso várias cidades.
QUESTÃO 23
O final do século XIX e os anos iniciais do século XX caracterizam-se pela aceleração da industrialização, inovações tecnológicas e científicas. Como reflexo da modernidade vigente, Mato Grosso passará a contar com linhas telegráficas, tornando-se mais rápido o
serviço de comunicação. Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta.
a. Os trabalhos da Comissão Rondon em Mato Grosso foram realizados com mão-de-obra diversificada, inclusive por marinheiros que participaram da rebelião de 1910 na Capital Federal.
b. A Comissão Rondon era constituída não apenas de militares, mas também de especialistas em botânica, zoologia e geologia, além de outros componentes.
c. Um dos problemas enfrentados na construção das linhas telegráficas eram as freqüentes doenças que acometiam os membros da Comissão Rondon.
d. A ausência de disciplina comprometeu os trabalhos de construção das linhas telegráficas, interrompeu as atividades e culminou com a substituição de Rondon pelo general Cunha Matos.
e. Um dos propósitos da Comissão Rondon, segundo as premissas positivistas, foi realizar um trabalho junto aos povos indígenas no sentido de inseri-los no que então os republicanos denominavam de civilização.
QUESTÃO 24
A colonização no século XVIII, em Mato Grosso, pôs em contato as sociedades indígenas existentes e os portugueses.
Sobre a relação que se estabeleceu entre esses diferentes povos, assinale a alternativa incorreta.
a. Durante o século XVIII, bandeiras paulistas penetraram em solo mato-grossense com o objetivo de escravizar a população indígena.
b. Uma das formas de resistência dos indígenas foram os ataques às monções como no caso dos Paiaguá.
c. Os portugueses optaram por não utilizar os índios como mão-de-obra escrava nos trabalhos de mineração.
d. Doenças adquiridas pelos índios, em contato com os colonizadores, foram também responsáveis pela morte de parcela dos gentios.
e. Os jesuítas utilizaram a catequese para combater os rituais religiosos e a cultura indígena.
QUESTÃO 25
Após a guerra da Tríplice Aliança com o Paraguai (1865-1870), a Província de Mato Grosso reordenou a economia, integrando-se ao comércio internacional.
Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta.
a. A cidade de Corumbá, devido a sua posição estratégica às margens do rio Paraguai, tornou-se um importante pólo comercial da Província de Mato Grosso.
b. A Casa Comercial “José Dulce & Cia”, sediada em São Luiz de Cáceres, além das atividades comerciais, era proprietária de fazendas de criação de gado e de embarcações para transporte de mercadorias.
c. As Casas Comerciais importavam manufaturados em geral e exportavam matérias primas produzidas na Província e, muitas vezes, faziam o papel de Casas de Câmbio, comprando e vendendo moedas estrangeiras.
d. O comércio de exportação e importação era feito por embarcações conhecidas como “lanchas a vapor”, modeladas para transportar mercadorias e passageiros.
e. As atividades das Casas Comerciais estavam restritas ao comércio de importação e exportação, ficando circunscritas às cidades de Corumbá e São Luiz de Cáceres.

GEOGRAFIA
QUESTÃO 26
A ocupação do atual estado de Mato Grosso, iniciou-se no século XVI. Com relação a esse processo de ocupação, marque
( V ) para as afirmativas verdadeiras e ( F ) para as falsas.
( ) No século XVI, por ordem do Tratado de Tordesilhas, a região de Mato Grosso pertencia à Coroa portuguesa, que dominava toda a faixa Oeste do território brasileiro.
( ) No final do século XVII e início do século XVIII, a Coroa portuguesa, com objetivos de ampliar os domínios além da faixa litorânea e da linha de Tordesilhas, incentivou as expedições para descobrir riquezas no interior do país, chegando, assim, ao espaço que é hoje o atual território mato-grossense.
( ) A entrada dos Bandeirantes em Mato Grosso ocorreu, principalmente, através do rio Paraguai, seus afluentes e de pequenos trechos terrestres, acessos conhecidos como percursos das monções.
( ) No processo inicial de ocupação do estado de Mato Grosso, os povos indígenas foram respeitados, enquanto sociedades autoorganizadas, com direito aos seus territórios. Isso justifica a presença desses povos até os dias de hoje no Estado.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência
correta.
a. V – V – F - F
b. F – F – V - V
c. F – V – V - F
d. V – V – V - V
e. F – F – F - F
QUESTÃO 27
Nas décadas de 1970 e 1980, os governos estaduais e federais implementaram ações que transformaram o espaço mato-grossense. Dentre estas, destaca-se a criação de programas especiais de desenvolvimento para colocar em prática os projetos agropecuários e os programas de colonização na Amazônia e Centro-Oeste. Fazem parte destes programas, exceto.

a. O PIN-Programa de Integração Nacional.
b. O PROBOR-Programa de Incentivos à Produção da Borracha Vegetal.
c. O PRODENE-Programa de Desenvolvimento do Nordeste Mato-grossense.
d. O PROTERRA-Programa de Redistribuição de Terras e de Estímulo à Agroindústria do Norte e Nordeste.
e. O POLOCENTRO-Programa de Desenvolvimento dos Cerrados.

QUESTÃO 28

A geografia da população analisa a distribuição espacial da população e a sua mobilidade geográfica, discutindo as causas dos padrões encontrados e, principalmente, as decorrências em todos os aspectos da vida social
(OLIVA e GIANSANTI, 1999).
A partir dessa afirmação, analise os itens.
I. Os fluxos migratórios para Mato Grosso contribuíram para o aumento da população e para a incorporação de novas modalidades do uso da terra
II. A maioria da população mato-grossense vive na zona rural, distribuída na região norte do Estado.
III. Na contagem da população mato-grossense, feita pelo IBGE em 2000, verificou-se que a maioria dos residentes no Estado era do sexo feminino.
IV. As cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis são as que possuem o maior número de habitantes do Estado.
V. O município de Rondonópolis foi o que apresentou, no ano de 2000, a maior densidade demográfica do estado de Mato Grosso.
Assinale a alternativa correta.
a. Todos os itens estão corretos.
b. Apenas I, II e III estão corretos.
c. Apenas I e IV estão corretos.
d. Apenas III e V estão corretos.
e. Apenas I e II estão corretos.

QUESTÃO 29
No que se refere à regionalização do espaço brasileiro, existem duas propostas que são utilizadas com maior freqüência nos livros didáticos nacionais. A mais antiga é a divisão em macrorregiões do IBGE e a mais recente é a divisão em regiões geoeconômicas. Analise os itens em que o estado de Mato Grosso aparece nas propostas de divisão regional do território brasileiro.
I. Na proposta do IBGE, os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal pertencem à região Centro-Oeste do Brasil.
II. Na proposta do IBGE (atual), os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e o Distrito Federal pertencem à região Centro-Oeste do Brasil.
III. A proposta de regiões geoeconômicas não obedece à divisão das unidades da federação e, nesse sentido, o estado de Mato Grosso possui áreas em duas regiões: ao Norte na Amazônia e ao Sul no Centro-Sul.
IV. Na proposta de regiões geoeconômicas, o estado de Mato Grosso, por se situar na Amazônia Legal, encontra-se, em sua totalidade, na região da Amazônia.
V. Na proposta de regiões geoeconômicas, apenas a porção Sul do estado de Mato Grosso está inserida na região Centro-Sul.
Assinale a alternativa correta.
a. Todos os itens estão corretos.
b. Nenhum dos itens está correto.
c. Apenas I, II e III estão corretos.
d. Apenas III, IV e V estão corretos.
e. Apenas I, III e V estão corretos.

QUESTÃO 30
As Unidades de Conservação (UCs) são espaços ambientais que possuem importantes características naturais e são legalmente instituídas pelo Poder Público com objetivo de conservação. A criação das UCs é a principal proposta para diminuir os efeitos da destruição dos ecossistemas brasileiros (WWF, 2006).
Na coluna A são apresentados três biomas contidos no espaço mato-grossense; na coluna B estão elencadas as Unidades de Conservação, criadas no estado de Mato Grosso para conservação dos biomas.
Faça a correspondência entre as colunas A e B.
Coluna A
I. Amazônia
II. Cerrado
III. Pantanal

Coluna B
( ) Estação Ecológica da Serra das Araras.
( ) Estação Ecológica de Taiamã.
( ) Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
( ) Parque Nacional do Juruena.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.
a. I, II, III e II
b. II, I, II e III
c. III, III, I e II
d. II, III, II e I
e. II, I, III e II
GABARITO
21 - C
22 - B
23 - D
24 - C
25 - E
26 - C
27 - C
28 - C
29 - E
30 - D

Nenhum comentário:

Postar um comentário