domingo, 2 de maio de 2010

Saiba mais sobre o fenômeno do Coronelismo no ínicio do período republicano, em Mato Grosso



Nesta video-aula, o professor de História, Edenilson Morais apresenta algumas características do Coronelismo em Mato Grosso nos primórdios do período republicano brasileiro.
Nas primeiras décadas da República em Mato Grosso, ocorreram intensas disputas políticas, tendo como marca o fenômeno do coronelismo.
Ficou famosa em todo o Brasil republicano, a figura do coronel como aquele que mantinha o poder sobre os trabalhadores de sua propriedade, batizando os filhos destes e armando-os para sua defesa pessoal.
A atuação do coronel na vida das comunidades era muito grande.
Os coronéis conseguiam arregimentar em torno de si um número substancioso de homens dispostos à protegê-los e a lutar, até mesmo com armas, para defender seus ideais.
Quando muitos coronéis se reuniam em torno de um partido, formavam as chamadas oligarquias, cujo poder e influência extrapolavam o âmbito municipal, constituindo um real poder dentro dos estados. Em Mato Grosso, o poder e a influência das oligarquias estavam concentrados em várias famílias. Muitas vezes, esses chefes se reuniam em duplas lutando contra um terceiro; outras vezes, os mesmos se desuniam e buscavam apoio em seu antigo adversário, por isso, se torno um pouco difícil compreender de que lado, exatamente, estavam, pois a cada movimento a composição era diferenciada.
É preciso mencionar o caráter violento que o coronelismo acabou assumindo, pois para manter seus privilégios os coronéis, faziam uso deste expediente, o que contribuiu para um considerável derramamento de sangue em diversas lutas coronelísticas ocorridas em várias localidades brasileiras no início do período republicano braslieiro.
A violência utilizada nas lutas políticas regionais será marca indelével da política das oligarquias e dos coronéis, em quase todos os estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário