sábado, 29 de janeiro de 2011

Antigos saladeiros contam a história do velho Mato Grosso



Saladeiros, assim eram chamadas as fazendas que salgavam carne, para fazerem o charque. Às margens do rio Paraguai há muitas fazendas que faziam isso, e que hoje se tornaram pousadas e pontos de parada para quem navegam no rio. A fazenda do Barraco Vermelho foi o primeiro lugar que a Caravana Travessia Pantaneira parou depois que partiu da cidade de Cáceres (MT).

O lugar, onde funciona uma pequena pousada foi analisado pelos técnicos que integram a viagem. Lá, no fim do século 19, funcionou um saladeiro que vendia charque para a Europa.

A segunda parada foi na fazenda Descalvados. Um lugar que no fim do século 19 e início do século 20 foi uma referência nacional em produção de charque e da prosperidade daqueles anos. Hoje as ruínas, de boa parte sede, contam um pouco da história de dias gloriosos de uma fazenda que chegou a ter 600 mil cabeças de gado, e que os Correios lhe conferiram um Código de Endereçamento Postal (CEP) próprio, tamanha a importância do local.

O que sobrou do antigo saladeiro o atual proprietário tenta restaurar com o apoio do governo federal. São barracões, casas, maquinário antigo e até mesmo uma igreja, com as imagens de São Braz e São Roque vindas de Portugal, que hoje estão necessitando de cuidados para que a memória daqueles tempos não seja apagada.

Cronologia - Em 1874 a Descalvados pertencia a João Carlos Pereira Leite, na época tinha mais de 210 mil hectares. Rafael Del Sar, um argentino arrendou as terras e construiu o saladeiro, em 1878. Nas mãos de Jaime Cibius Bucharel, em 1881, a fazenda recebeu um reforço financeiro de investidores da Bélgica, país, com o qual Bucharel deve estreitos laços. Depois, em 1911, passou às mãos de Percival Faguhar, que fundou a Brazil Land Cattlo and Packing Company. Na era Vargas, 1968, foi quando a fazenda ganhou um CEP próprio e passou para as mãos da família Lacerda, a quem pertence até hoje.



Memória milenar - Mas as histórias da Barranco Vermelho e da Descalvado são muito anteriores há 150 anos. No local das duas fazendas facilmente são encontrados vestígios de antigos povoamentos. Na Barranco Vermelho há um cemitério indígena, que, segundo a arqueologa Valéria Ferreira e Silva, indica a presença do homem na região há mais de mil anos. “Os últimos povos que viveram aqui foram os Xarayes. Mas aqui há indícios de habitantes que a arqueologia desconhece, coisa de mais de mil anos atrás”, explica.

Na Descalvado foi possível ver o que parece ser uma urna funerária. “Nos só vamos ter certeza disso quando a desenterrarmos e ver o que tem dentro. Mas é certo que estes são vestígios são muito antigos, mais de mil anos”, especula.

Segundo ela em qualquer lugar que se cave na fazenda é possível encontrar utensílios cerâmicos. “Fizeram uma fossa céptica aqui e tiraram um monte de artefatos e ossos”, conta.


Fonte: 24 Horas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário