terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Saiba mais sobre a resistência indígena no período colonial



Edenilson Morais tece comentários sobre a relação entre colonizadores e índios na Capitania de Mato Grosso ao longo do século XVIII. Segundo o historiador, os índios foram os habitantes originais do território mato-grossense e muito antes da chegada dos europeus, toda essa região já era habitada por diversos povos indígenas, entre eles os Bororo, Cayapó, Guaná-Chané, Kaiowá e muitos outros. Em Mato Grosso, a relação entre índios e colonizadores foi geralmente conflituosa e marcada pela violência.
Edenilson afirma que algumas nações indígenas que habitavam a periferia da capitania estabeleceram relações de escambo com o colonizador português. Governos da Capitania de Mato Grosso utilizaram índios capturados na defesa da fronteira, na construção de fortes, fortalezas e em outras atividades militares.


Por outro lado, algumas etnias efetuaram uma tenaz resistência ao avanço do colonizador em seu território, afirma o professor.
Os índios Paiaguá, por exemplo, foram os primeiros a atacar as monções e o faziam quando as embarcações estavam transitando pelos rios, esse índios eram conhecidos como exímios canoeiros, pois sulcavam as correntezas como grande agilidade e destreza, tendo ficado famosos pelos ataques que empreendiam as monções. A tática utilizada tinha por base o fator surpresa: como exímios nadadores, viravam as canoas de cabeça para baixo e mantinham-se escondidos sob elas. No momento em que se aproximavam do alvo a ser atingido, desviravam as embarcações e com rapidez, nelas subiam já armados de arcos, lanchas e flechas. Emitindo sonoros urros, lançavam-se sobre o inimigo, surpreendentemente.
Os Guaicuru, por sua vez, ficaram conhecidos como cavaleiros, uma vez que se utilizavam, com destreza e agilidade, da arte hípica. Montados a pêlo, debruçavam-se no dorso do cavalo parecendo, a quem observava de longe, tratar-se de uma correria de animais, sem cavaleiro. No momento em que atingiam o ponto a ser atacado, montavam rapidamente nos cavalos, já armados de lanças e, urrando, desfechavam o ataque.
Para garantir a dominação do território e o avanço da colonização o governo passou a organizar expedições militares para reprimir essas nações indígenas. Por meio das Cartas Régias, a Coroa Portuguesa permitia, que os colonizadores estabelecessem em casos específicos, a chamada "guerra justa" contra os índios.
De acordo com o relato, a "guerra justa" foi altamente prejudicial aos índios pois dezenas de nações indígenas perderam seus territórios, foram escravizados ou completamente dizimados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário