Por Alessandra Alexandrina da Silva
O termo Monções significa regime alternado dos ventos que sopram durante o verão, do Índico para a Ásia Meridional e, durante o inverno, da Ásia Meridional para o oceano Índico, mas esse termo já serviu também para definir o periodo propício para navegação no Brasil entre entre a segunda década do século XVIII e a primeira metade do século XIX.
As monções tiveram papel fundamental para a colonização, principalmente da região centro-oeste do brasil, em 1718 quando começaram os indicios de descoberta de ouro na região. A descoberta teve inicio com o bandeirante Pascoal Moreira Cabral que foi o primeiro a achar ouro nas margens do rio Coxipó, próximo onde hoje esta situada a cidade de Cuiabá.
Outros sertanistas começaram a se instalar no local e aos poucos iam descobrindo outras jazidas, o que fez da região um vasto campo de mineração, os paulistas largavam tudo o que possuiam seguindo esta viagem, desta forma podemos afirmar que a partir dai começa a verdadeira corrida do ouro.
As expedições começaram a utilizar as vias fluviais (rios) e devido a isso foram nomeadas de monções, pois, se favoreciam de um periodo das cheias, regimes onde os rios eram facilmente navegáveis. As monções levavam cerca de 5 meses para alcançar as minas de Cuiabá, aos poucos essas viagens ficavam cada vez mais regulares, o que as tornavam cada vez mais organizadas, partiam sempre de onde hoje está localizado as cidades de Porto Feliz e Itu, as margens do Tietê, transportando inicialmente mão de obra paras as minas, e pouco depois transformaram-se em monções de abastecimento, transportando apenas mercadoria para manter os que já estavam por lá..
As dificuldades das expedições eram muitas já que a viagem se tornava complicada devido aos insetos venenosos, doenças e ataques indígenas. Os meios de transportes eram precários, canoas construídas com troncos e de forma muito rasa para transportar as 300 arrobas de carga que eram colocadas. A tribulação também ocupava grande parte da canoa, era composta pelo piloto, pelo proeiro e por cinco ou seis remadores que remavam em pé como os índios. A carga ficava no centro da canoa, os tripulantes na proa e os passageiros na popa. Alimentavam-se de feijão, farinha de mandioca ou de milho e recorriam à pesca, aos palmitos, frutos e caça. Com o tempo as canoas se transformaram em grandes comboios e tinham capacidades de transportar ate 3 mil pessoas, sabe se que a maior era do governador de São Paulo, D. Rodrigo César de Menezes.
fonte: http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia/moncoes-e-expedicoes-ao-interior-do-brasil/
Muito bom.
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