sexta-feira, 22 de abril de 2011

História do país é relembrada por turistas em Monte Pascoal, Bahia



Data comemora os 511 anos do descobrimento do país.
Visitantes podem conhecer a história no Parque do Descobrimento.

Do G1 BA

Nesta quinta-feira (22) são comemorados os 511 anos do descobrimento do Brasil.

Os navegadores portugueses, comandados por Pedro Álvares Cabral, desembarcaram no litoral sul da Bahia e encontraram um mundo novo, com cenários deslumbrantes e um povo que até hoje tenta preservar sua cultura.

Monte Pascoal, litoral da Bahia. Foi nessa região que a história do Brasil começou. O primeiro ponto de terra firme avistado pelas caravelas de Pedro Álvares Cabral há 511 anos. Em 22 de abril de 1500 Cabral desembarcava nesta costa com sua tripulação. No local, há um marco que faz referência à chegada do navegador ao novo território, batizada de Terra de Vera Cruz.

O local é um dos pontos mais visitados de Porto Seguro. Na região estão guardadas as memórias da Fundação do país. As primeiras construções, relíquias que atravessaram cinco séculos como a torre da Igreja de Nossa Senhora da Pena, toda feita em louça.

Jurandir Costa, turista que visita a cidade pela primeira vez diz que nunca imaginou que o lugar pudesse ser tão belo. “A gente vê nos livros que contam a história, mas vendo pessoalmente sinto uma emoção inexplicável”, diz.

Outra turista conta que a sensação em estar ali é de reviver o passado e poder presenciar um pouco da história do Brasil.

Na região, no prédio onde foi instalado a Casa de Câmara, o Centro Administrativo da Capitania naquela época, hoje em dia abriga o museu de Porto Seguro. Quem visita o lugar tem mesmo a sensação de voltar ao tempo, às origens do Brasil.

No museu estão achados arqueológicos dos povos indígenas que habitavam a costa da região antes das chegadas dos portugueses. O diretor do Parque do Descobrimento, Jair Romero, conta que o museu mostra a história dos índios de todo país, e não só os que habitavam Porto Seguro.

As batidas dos instrumentos indígenas é mais uma herança que sobreviveu ao tempo. Na Terra do Descobrimento a voz da tribo Pataxó ainda ecoa. Suturiana Pataxó, gerente de assuntos indígenas, comenta a importância dos indígenas para a história do Brasil. “Nós somos uma história viva do descobrimento. Porque foi aqui que começou o Brasil, aqui que começou toda a história”, afirma.

O secretário de cultura do município de Porto Seguro, Mário Jucksch, diz que a cidade dá aos brasileiros, uma sensação de pertencimento. “Somos brasileiros e Porto Seguro nos acolhe para que se sinta mais brasileiro ainda”.

A descoberta de um mundo novo, desconhecido. O encontro de duas culturas em um novo continente, elementos do passado em uma terra que ainda está construindo sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário