quarta-feira, 11 de maio de 2011

Livro traz a origem da Capitania de MT a partir da administração de Rolim de Moura


Quem foi Rolim de Moura? Na era da informação e da tecnologia, se usarmos o termo em sites de busca na Internet, encontraremos referências de cidades, faculdades e ruas. Se acrescentarmos Antonio, aí então encontraremos referências sobre o primeiro governador da Capitania de Mato Grosso. Mas, como se deu sua administração? Como era a vida de um nobre português designado a urbanizar a primeira capital de Mato Grosso e resguardar suas fronteiras? As respostas a estas perguntas podem ser encontradas no livro “Origem da Capitania de Mato Grosso: 1748 – 1765”, do historiador e mestre Israel de Faria Figueiredo, que inova ao acrescentar na obra um CD de áudio, com a narração da mesma.

Mineiro de nascença, há mais de 20 anos em Mato Grosso, Israel começou a estudar história depois de se aposentar como bancário. Durante o período de faculdade na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o tema Rolim de Moura mexeu com a imaginação do escritor e fez com que este se aprofundasse na história do Conde de Azambuja, titulação dada pela Coroa Portuguesa, tanto que este foi o tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Partindo para o mestrado, Israel deu continuidade a sua busca sobre a vida e administração de Rolim de Moura, que resultou em um livro, que será lançado este mês, em comemoração ao Aniversário de Mato Grosso. “Rolim de Moura foi o primeiro governador da Capitania de Mato Grosso, defendeu a fronteira, urbanizou a primeira capital, quando os espanhóis tentaram invadir Mato Grosso ele segurou as pontas (sic). Poucas pessoas conhecem a sua história, pois ele acabou caindo no esquecimento”, relata Israel.

Mesmo depois de finalizado o mestrado, a pesquisa não parou. “Continuei por que sabia que iria encontrar mais coisas sobre ele”, completa o autor. Em busca de informações de ordem pessoal do governador, Israel chegou até a correspondência dos jesuítas, relatórios nos quais os religiosos ofereciam apoio na invasão ao Brasil, liderando os indígenas. Das entrelinhas dos documentos, o escritor conseguiu extrair as angústias e as impressões do nobre português sobre a colonização, administração e convivência com o povo no sertão brasileiro, mais especificamente de Mato Grosso.

“Poucos historiadores tiveram acesso a esses documentos, tão profundamente, e através deles foi possível identificar os conflitos existentes entre o governador, os jesuítas, os sertanistas e os indígenas”, explicou o escritor.

Rico em detalhes de como foi a administração feita por Rolim de Moura, prevista para três anos e que acabou durando cerca de 14 anos, o livro prende a atenção do leitor, não apenas do historiador, dos profissionais da área, mas também dos leigos. De fácil entendimento e com uma linguagem leve, e trazendo temas atuais da administração pública, o livro “Origem da Capitania de Mato Grosso: 1748 – 1765” vem a ser “mais uma excelente obra sobre a história colonial do estado de Mato Grosso (...) um componente a mais para enriquecer o seu conhecimento da Historia de Mato Grosso”, conforme prefaciou a professora e mestre de Sociologia, História e Filosofia Marcia M. Bretas.

CD DE AUDIO

Com o objetivo de colocar seu livro a alcance de todos, o historiador Israel também inovou em gravar um CD de áudio com a narração da obra, nas vozes do jornalista Elias Neto e da cantora Paula dos Anjos. “Em um primeiro momento, o intuito de gravar o CD é de poder colocar ao alcance das pessoas com dificuldades visuais o conteúdo do livro, mas dessa forma também poderemos facilitar a vida de muitas pessoas que poderão escutar a obra enquanto realizam outros trabalhos”, ressalta Israel.

O livro “Origem da Capitania de Mato Grosso: 1748 – 1765” será lançado no dia 12 de maio, no auditório da Livraria Janina, no Pantanal Shopping, a partir das 17 horas, como parte das comemorações do aniversário de 263 anos de Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário