domingo, 10 de julho de 2011

Questões de História de Mato Grosso (Unemat)

HISTÓRIA DE MATO GROSSO
QUESTÃO 01
O movimento promovido pelo Governo Federal objetivando a ocupação e colonização das terras mato-grossenses, sob o patrocínio do presidente Getúlio Vargas, e implementado, principalmente, a partir de 1937, tinha como meta fazer com que as fronteiras econômicas e políticas se convergissem para que a nação se constituísse territorialmente num bloco homogêneo foi denominado de:
a. Programa de Desenvolvimento do Noroeste
do Brasil – POLONOROESTE.
b. Marcha para o Oeste.
c. Expedição Roncador-Xingu.
d. Instituto de Terras de Mato Grosso – INTERMAT.
e. Comissão Especial de Terras.

Resposta: [B]

QUESTÃO 02
Uma das principais atividades da economia mato-grossense, no final do século XIX e nas primeiras décadas do XX, foi a produção de açúcar e aguardente em larga escala pelas chamadas usinas.
Assinale a alternativa correta.
a. Devido ao uso de tecnologia avançada, os trabalhadores das usinas eram altamente qualificados e, consequentemente, tinham boa remuneração.
b. A maioria das usinas se localizava às margens dos rios para facilitar o escoamento da safra e transportar a cana para processamento.
c. A produção açucareira em Mato Grosso, no referido período, era superada apenas pela extração da poaia, em termos de arrecadação de impostos.
d. A maior parte da produção das usinas era exportada para a Europa e os Estados Unidos.
e. Os proprietários das usinas tiveram pouca ou nenhuma participação na vida política de Mato Grosso durante esse período.

Resposta: [B]

Nenhum comentário:

Postar um comentário