domingo, 5 de abril de 2009

ATIVIDADES DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO - ESCRAVIDÃO EM MATO GROSSO

ESCRAVIDÃO EM MATO GROSSO
01. (UFRJ) “Os escravos negros chegaram a Mato Grosso concomitantemente à fixação do povoamento. A primeira monção proveniente de São Paulo trazia o necessário para a exploração do ouro: além de mantimentos e ferramentas, escravos. Estes foram direcionados para os trabalhos de mineração.”
(REIS, J. GOMES, F. (orgs), Liberdade por um fio. São Paulo: Companhia das Letras, 1996)
Em relação à presença de escravos africanos na vida social mato-grossense, nos séculos XVIII e XIX, pode-se afirmar:
a) caracterizou-se pela passividade dos negros na aceitação da escravidão;
b) contribuiu para uma violenta revolta negra, baseada no exemplo haitiano, a Revolta dos Haussás;
c) foi insignificante do ponto de vista demográfico, pois predominou a mão-de-obra dos imigrantes europeus;
d) foi marcada por atos de resistências à escravidão, formando quilombos como os de Quariterê e Sepotuba;
e) desapareceu com o declínio da atividade mineradora.

02.(EJM) Segundo a historiadora Elizabeth Madureira (2002:120), "os escravos constituíam aquilo que o cronista Antonil denominou, em sua obra Cultura e opulência do Brasil (1967), 'as mãos e os pés dos senhores de engenho'. No caso de Mato Grosso, os negros africanos atuavam como trabalhadores dos engenhos de açúcar, das fazendas de lavoura e, sobretudo, junto aos trabalhos de mineração."
Com relação aos aspectos referentes à vigência da escravidão na história de Mato Grosso assinale a alternativa correta.
a) ser escravo significava aceitar estar nessa condição, uma vez que os castigos físicos e a constante vigilância impediam que o negro transgredisse a ordem vigente.
b) o escravo africano constituía-se num símbolo de poder dos colonizadores, sendo assim muitos elementos vindos do continente europeu adquiriram negros africanos para efetuarem em solo mato-grossense as tarefas de mineração, agricultura, além das tarefas domésticas.
c) em Mato Grosso a utilização dos escravos africanos esteve restrita às atividades relativas à mineração e ao plantio de cana-de-açúcar, visto que os serviços urbanos estavam reservados apenas aos livres pobres.
d) as fugas de escravos para o Quilombo do Piolho eram patrocinadas por autoridades espanholas interessadas em desguarnecer a fronteira oeste para depois anexar o Vale Guaporeano ao Império Colonial espanhol.
e) os escravos intruduzidos em Mato Grosso pela Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão pertenciam à mesma etnia.

03. (UNEMAT) Como resultado do movimento de resistência à escravidão, às constantes humilhações e os maltratos praticados pelos senhores de escravos, os africanos de Mato Grosso se utilizaram de vários recursos para sobreviverem, dentre eles, assassinatos de feitores, as constantes fugas e constituição de quilombos que se espalharam pelo vasto território mato-grossense. Assinale a opção que corresponde aos dois mais importantes e maiores quilombos de Mato Grosso.
a) Mundéu e Cansanção;
b) Piolho ou Quariterê e Cansanção;
c) Piolho ou Quariterê e Kundiru;
d) Kalunga e Cansanção;
e) Mkulelê e Cansanção.

04. (UFMT) Os itens abaixo estão relacionados com a escravidão em Mato Grosso. Julgue-os.
(00) Por volta de 1770/71, na região do Guaporé, próximo ao rio Piolho ou Quariterê, formou-seu um quilombo composto de negros fugidos, índios, crioulos e caburés, demonstrando que não apenas os negros fugiam da dominação branca.
(01) A abolição da escravidão na província de Mato Grosso, ao contrário do que aconteceu no restante do Brasil, ocorreu em meio a graves convulsões sociais que ameaçaram a unidade territorial.
(02) A proximidade com o domínio espanhol dificultou a concretização de fugas de escravos devido ao intenso policiamento da fronteira, efetuado pelas autoridades lusitanas e espanholas.
(03) Enquanto forma de resistência à violência, os quilombos proliferaram em Mato Grosso. Entre outros, Rio Manso, Mutuca e Pindaítuba, na Chapada dos Guimarães, e o do Rio Sepotuba em Cáceres.
(04) Em Mato Grosso, a mão-de-obra foi definida pelo caráter da atividade econômica. Assim, a utilização do africano ocorreu na mineração do ouro, na exploração da cana-de-açúcar e nas atividades agrícolas e urbanas.

05. (UNEMAT) Durante a vigência do sistema escravista no Brasil, várias formas de luta foram empreendidas pelos escravos contra o poder senhorial. Em Mato Grosso existiram inúmeros quilombos construídos por escravos negros e seus descendentes (africanos e crioulos), indígenas e pobres livres, além de soldados desertores. Na Vila Maria do Paraguai (1778) existia um quilombo, que se localizava próximo a um rio. Informações apontam sua existência desde meados do século XVIII até o século XIX. Sobre o assunto, julgue os itens.
(01) Quariterê foi o mais famoso de todos os quilombos do país.
(02) O quilombo do Seputuba abrigava inúmeros quilombolas, além de outros indivíduos.
(04) A Aldeia Carlota situava-se próxima a Vila Maria do Paraguai, sendo conhecida na historiografia brasileira como o quilombo de maior densidade populacional.
(08) Não existiram quilombos em Mato Grosso.
(16) Existem, na atualidade, remanescentes de quilombolas próximos a cidades como Livramento e Poconé (MT).
06. (UNEMAT) "Ser escravos não significava aceitar estar nessa condição. O corpo, os ossos, a pele do escravos pertenciam a outrem, porém sua vontade, seus sentimentos e suas paixões só a ele pertenciam. Por isso ele reagiu e se aquilombou" (MADUREIRA, 1990)
Em Mato Grosso, as fugas eram constantes, originando-se diversos quilombos, dentre eles, um surgido por volta de 1770/71, na região guaporeana, o qual se destacou devido a sua característica, ou seja, foi formada por negros, índios, crioulos e caburés que fugiam da dominação branca.
O texto refere-se ao quilombo do(s):
a) Mutuca;
b) Pindaituba;
c) Rio Manso;
d) Piolho ou Quariterê;
e) Palmares.
07. (EJM) Em relação à utilização do trabalho escravo e ao estabelecimento de quilombos em território mato-grossense, é incorreto afirmar.
a) Em Mato Grosso a utilização dos escravos africanos se deu na atividade açucareira, nas lavouras das fazendas, nos trabalhos domésticos e, especialmente nos penosos trabalhos de mineração.
b) Os quilombos foram uma característica marcante da região guaporeana, especialmente no período em que Vila Bela foi a capital de Mato Grosso, entre 1752 e 1821.
c) Por conviverem índios, negros, crioulous e caburés, os hábitos e costumes indígenas, mesclados aos africanos, propiciou o surgimento de vida social bastante interessante, uma vez que as culturas e as tradições de seus habitantes eram colocadas em prática em sua convivência comunitária.
d) Devido ao fato de Vila Bela ter sido a sede administrativa de Mato Grosso, e ainda por ter recebido um grande contingente de mão-de-obra escrava, os quilombos acabaram sendo uma característica singular da região guaporeana, não se proliferando para outras regiões de Mato Grosso.
e) O fenômeno da formação de quilombos marcou profundamente a reação da camada mais pobre da sociedade, pois além de se apresentarem como refúgio de negros escravos, representou também um espaço conquistado pelos excluídos - negros, índios e brancos pobres.
08. (EJM) De acordo com a historiadora Elizabeth Madureira Siqueira, "em Mato Groso, assim como em todo o Brasil, o número de quilombos foi grande, o mais famoso dos quilombos mato-grossense foi o chamado Piolho ou Quariterê, situado na região do rio Guaporé, próximo ao rio Piolho, erguido entre os anos de 1770/1771." (SIQUEIRA, 2002:122)
Em relação ao Quilombo do Piolho ou Quariterê, analise as proposições:
I - Esse quilombo era uma aldeia composta exclusivamente por negros escravos foragidos dos domínios de seus senhores e que formaram uma comunidade longe do alcançe dos brancos.
II - Considerando que a região guaporeana se avizinhava com terras pertencentes ao Império Colonial Espanhol, os colonos desse território resolveram recapturar os escravos fujões, pois, a cada dia, esse espaço se tornava mais despovoado devido às constantes fugas.
III - Essas fugas em direção à esse quilombo eram patrocinadas por autoridades governamentais espanholas, visto que os quilombolas efetuavam constantes relações comerciais com o espanhóis contrabandeando ouro em troca de armas e munições.
IV - Esse quilombo foi inicialmente chefiado por José Piolho, entretanto, com o seu falecimento, assumiu seu posto a sua esposa, Tereza de Benguela, conhecida como "Rainha Tereza", que liderou essa comunidade até que as forças governamentais a destruíram.
Estão corretos apenas:
a) I e II b) II e III c) I e III d) II e IV e) I e IV


RESOLUÇÃO
01 - D
02 - B
03 - B
04 - V, F, F, V, V
05 - F, V, F, F, V
06 - D
07 - D
08 - D

5 comentários:

  1. Gostei do seu Material. Tenho feito muitas leituras com relação a esse tema. A Siqueira, Madureira e a Volpato, trás riquissímas informações sobre o tema.

    Vale a pena conferir.

    Abçs

    Joangela

    ResponderExcluir
  2. Professor, o gabarito da questão 04 está incompleto?
    Pois são 05 itens e no gabarito consta:F, F, V, V
    Pesquisei pelo gabarito mas não encontrei...

    Obrigada pelo material!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana Sobral, o gabarito da questão 04 é V, F, F, V, V. Muito obrigado por acessar o blog e desculpe pela demora em respondê-la.
      Abraço.
      Edenilson.

      Excluir