terça-feira, 21 de abril de 2009

ATIVIDADES DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO - OS TRATADOS DE LIMITES - AS FORTIFICAÇÕES MILITARES - A SOCIEDADE COLONIAL MATO-GROSSENSE

01. (EJM) Após a anulação do Tratado de Madri, Portugal se empenhou para que a nova discussão diplomática lhe garantisse o êxito nas negociações. O novo pacto de limítes ratificava o Tratado de Madri, no que se refere à raiz Oeste da colônia. Mais três núcleos de povoamento foram criados nas fronteiras mato-grossenses: Albuquerque (1778), Vila Maria (1778) e Casalvasco (1783). A fundação desses núcleos populacionais teve por finalidade:
a) Consolidar áreas ocupadas pelos portugueses à Espanha;
b) Transformar Mato Grosso no antemural do Brasil, apto não somente a defender os domínios lusitanos na América, bem como ampliá-los;
c) Criar núcleos que possibilitassem maior segurança à população frente aos ataques de índios e por vezes de espanhóis;
d) Um caráter meramente fiscalizador, pois o contrabando da prata era intenso na região;
e) A instalação de novos núcleos, como consequência da incapacidade dos espanhóis em ocupar toda a sua área.




02. (EJM) "A grande preocupação do ministro Pombal com a preservação e ocupação do espaço geográfico da América Portuguesa, além das óbvias razões político-econômicas, tinha um motivo simples e prático: os limítes do território colonial acabavam de ser oficialmente definidos, em 1750, mediante negociações e acertos entre Portugal e Espanha. Agora era preciso consolidá-los."
(TEIXEIRA, Francisco. Brasil: História e Sociedade. São Paulo: Ática, 2000, p. 100)
A respeito do tema exposto acima, assinale a alternativa incorreta.
a) O Tratado de Madri reconhece, com base no direito de posse da terra por quem a usa (o uti possidetis do Direito romano), a presença luso-brasileira em grande parte dos territórios coloniais;
b) Na fronteira Oeste, a negociação é extremamente conturbada em virtude da exigência espanhola em controlar a navegação pela bacia Amazônica, devido à sua importância econômica e estratégica;
c) No Sul houve grande dificuldade em se acetar os limítes em decorrência do grande interesse hispânico em controlar a região do rio da Prata, geopoliticamente importante para a Coroa espanhola;
d) O Marco do Jauru erigido em 1754 próximo à localidade de Cáceres (MT), demarcava os limítes das terras de Portugal e Espanha, em consequência do Tratado de Madri;
e) Com pequenas modificações, os demais tratados limítrofes que se sucederam mantiveram intactos as terras à Oeste conquistadas pelos bandeirantes paulistas e nas quais se configura, atualmente, o estado de Mato Grosso.



03. (EJM) Relacionando-se às questões da definição de fronteira na Capitania de Mato Grosso durante o decorrer do século XVIII, analise as assertivas.

I - A intenção da Coroa portuguesa ao fundar Vila Bela da Santíssima Trindade era a de impedir o avanço dos espanhóis devido à proximidade da Capitania do Alto Peru.
II - Para conter o avanço dos espanhís, o governo lusitano construiu fortes, aliciou índios, treinou negros escravos, ou seja, adotou vários expedientes no sentido de resguardar a fronteira Oeste da colônia.
III - Chamar toda espécie de pessoas, mesmo criminosos, para povoar Mato Grosso foi necessário, pois a região era insalubre e repleta de índios bravíos.
Está (ão) correto (s):
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) I, II e III
e) apenas I




04. (EJM) "(...) Portugal procurou aumentar os postos militares na fronteira ocidental da Capitania de Mato Grosso. Foi perseguindo esse objetivo que Luís de Albuquerque mandou construir o Forte Coimbra, no ano de 1775."
(SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História de Mato Grosso: da ancestralidade aos dias atuais. Cuiabá: Entrelinhas, 2002, p. 56)
Qual era o objetivo principal da construção dessa fortificação?








05. (EJM) "Outra construção estratégica erguida ao longo da fronteira ocidental foi o Forte Real Príncipe da Beira (...). A posição estratégica dessa fortificação era estratégica: à margem direita do rio Guaporé, acima da capital, Vila Bela da Santíssima Trindade."
(SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História de Mato Grosso: da ancestralidade aos dias atuais. Cuiabá: Entrelinhas, 2002, p. 56.)
Descreva a importância geopolítica da obra arquitetônica refeferida no texto acima.






06. (EJM) Comente a seguinte afirmação: "Um capitão-general assumiu destaque na fortificação e expansão da froteira Oeste: foi o 4º capitão-general, Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres que primou pela definição e fortalecimento das fronteiras mato-grossenses."







07. (EJM) Para colocar em prática a estratégia de defesa da Capitania de Mato Grosso foram construídas, durante o período colonial, diversas fortificações militares ao longo da fronteira com o domínio colonial espanhol. A respeito desse assunto é incorreto afirmar que:
a) a fundação dessas edificações deveu-se principalmente, à questão da garantia dos territórios situados entre as duas principais vilas mato-grossenses no século XVIII, Vila Bela e Cuiabá.
b) Luís de Albuquerque foi o capitão-general que mais guarneceu a fronteira Oeste da colônia, tendo fundado Vila Maria (Cáceres), Registro do Jauru (Porto Esperidião), Albuquerque (hoje Corumbá) e Poconé.
c) a Capitania de Mato Grosso, após o Tratado de Santo Ildefonso (1777), já possuía grande parte de sua fronteira Oeste guarnecida com fortes, fortalezas e prisões.
d) a raia máxima ao sul da Capitania de Mato Grosso permanecia desguarnecida e sujeta aos ataques espanhóis no final do século XVIII.
08. (EJM) Em relação às condições de vida sociedade mato-grossense ao longo do século XVIII é correto afirmar que:
a) a pobreza na sociedade mato-grossense, visto que a maioria da população não possuia bens, fazia com que houvesse uma aproximação entre homens livres pobres, índios e escravos, mantendo esses grupos relações de ajuda e solidariedade.
b) a pobreza na região da minas cuiabanas era amenizada graças à grande produção local de gêneros alimentícios, fato que garantia o sustento da maioria da sua população.
c) apesar de sua composição ser heterogênea, a sociedade cuiabana era caracterizada pela grande ascensão social possibitada pela grande quantidade de ouro existente no local.
d) as cidades mato-grossenses,surgidas no período da mineração, evidenciam um passado fautoso e em muito lembram a arquitetura barroca de Minas Gerais, do mesmo período histórico.
09. A expansão territorial promovida pelos bandeirantes saídos de São Paulo ultrapassava a linha estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas. Com a fundação de Cuiabá, em 1719, e da Vila Boa de Goiás, em 1723, os paulistas estavam ocupando território espanhol. A incorporação desses territórios ao domínio português ocorreu, em 1750, graças ao:
(A) tratado de Madri, que afirmava o princípio do uti possidetis, ita possideatis;
(B) tratado de Badajóz, que estabelecia as compensações devidas à coroa espanhola;
(C) tratado de Methuen, que privilegiava os interesses comerciais portugueses;
(D) tratado de Santo Ildefonso, que recuperava os territórios fronteiriços em litígio;
(E) tratado de Utrecht, que garantia a independência das colônias espanholas.
10. (NCE/UFRJ) O Mato Grosso passou a pertencer ao Brasil através do:
a) Tratado de Mato Grosso;
b) Tratado de Trindade;
c) Tratado de Madri;
d) Tratado de Guaporé;
e) Tratado de Methuen.
RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
01. B
O objetivo era assegurar a posse das terras estabelecidas por esse tratado assinado entre as Coroas Ibéricas (Portugal e Espanha)
02. B
Na região Norte do Brasil e em Mato Grosso não há dificuldades em acertar a definição de limítes em decorrência do pouco interesse espanhol nessas regiões.
03. D
Todas as assertivas estão corretas.
04. Esse posto militar objetivava controlar a navegação do baixo rio Paraguai, não permitindo que espanhóis ou índios dominassem esse importante ponto estratégico.
05. Assegurar a conquista do território na fronteira Oeste da colônia, e ainda salvaguardar a capital da Capitania de eventuais ataques dos espanhóis.
06. Luís Albuquerque de Melo Perira e Cáceres construiu diversas fortificações ao longo da fronteira e fundou várias vilas para assegurar a posse definitiva do território mato-grossense para a Coroa portuguesa.
07. D
A fronteira ao sul da Capitania de Mato Grosso fora agraciada com uma importante guarnição, o Forte Coimbra, localizado às margens do rio Paraguai, próximo à antiga vila de Albuquerque, mais tarde intitulada Corumbá.
08. A
A vida do homem comum da Capitania de Mato Grosso era consumida na luta contra a agresticidade do meio e no esforço de obter o necessário para o sustento, enfrentado surtos de fomes e epidemias, além de ataques de índios e espanhóis.
09. A
10. C

Nenhum comentário:

Postar um comentário