terça-feira, 21 de abril de 2009

ATIVIDADES DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO - PERÍODO COLONIAL (REVISÃO) RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
01. D
As decisões administrativas em relação às minas de Cuiabá eram tomadas pela Capitania de São Paulo até a criação da Capitania de Mato Grosso em 1748.
02. F, V, V, F
03. D
As informações do enunciado referem-se ao governador da Capitania de São Paulo que residiu durante dezoito meses em Cuiabá e a elevou à categoria de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
04. V, V, F, V
O Quilombo do Piolho localizava-se próximo à capital de Mato Grosso no período colonial, Vila Bela da Santíssima Trindade.
05. Fundar a capital no vale do rio Guaporé, conceder privilégios e isenções de impostos aos moradores da nova capital, agir com diplomacia nas questões de fronteira, etc.
06. C
As monções eram as expedições comerciais que partiam de São Paulo rumando para Cuiabá trazendo toda sorte de mercadorias para as zonas mineradoras.
07. B
Os preços das mercadorias trazidas pelas monções eram bastante caras devido aos problemas de transportes e às dificuldades enfrentadas ao longo do roteiro Porto Feliz-Cuiabá.
08. D
As atividades econômicas do período colonial foram a mineração do ouro e diamantes, a pecuária e agricultura de subsistência.
09. B
O enunciado refere-se ao Tratado de Madri.
10. B
A Aldeia Carlota, que era uma espécie de quilombo oficial, foi fundada pelo capitão-general João de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres.
11. V, V, F, F
O Marquês de Pombal era ministro ilustrado de D. José I e Cuiabá e seus arredores estavam subordinados à Capitania de São Paulo.
12. E
O texto refere-se aos índios "remadores", os bravíos Paiaguá.
13. E
Quando D. Rodrigo César de Menezes elevou Cuiabá à categoria de vila em 1727, a Capitania de Mato Grosso ainda não existia.
14. A
A Bacia Amazônica ficou nas mãos da Coroa portuguesa.
15. C
Antoniio Rolim de Moura foi o primeiro governador da Capitania de Mato Grosso.
16. V, F, V, V, F
17. 6, 4, 2, 1, 5, 3
18. 2, 4, 7, 5, 3, 6, 1
19. a) Motivos fortes impulsionaram a penetração bandeirante pelo sertão matogrossense, entre eles a captura de índios para serem vendidos como escravos, e ainda a expectativa da descoberta de metais e pedras preciosas.
b) Para organizar o primeiro arraial, cobrar impostos em nome da Coroa portuguesa, estabelecer a justiça, os trabalhos administrativos e fiscais e legalizar a posse do território conquistado.
c) A dificuldade no abastecimento de mercadorias para o povoado recém-fundado e a decadência da produção aurífera somada à extenuante cara tributária cobrada sobre a atividade mineradora.
20. Os índios aliados auxiliavam os bandeirantes no fabrico das embarcações, como guias nas viagens, na alimentação e na medicina, e ainda como conhecedores de outras etnias nos sertões brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário