terça-feira, 21 de abril de 2009

ATIVIDADES DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO - PERIODO COLONIAL (REVISÃO)

1. (EJM) “A cidade de Cuiabá situava-se em um pequeno vale formado por morros de elevação modesta, cortada por córregos, sendo o principal deles o ribeirão da Prainha que, correndo no leito desse vale, ia jogar suas águas no rio Cuiabá.”
(VOLPATO, Luiza Rios Ricci, Cativos do Sertão: vida cotidiana e escravidão em Cuiabá em 1850-1888. São Paulo/Cuiabá: Ed. Marco Zero/EdUFMT, 1993, p.27)
A historiadora narra os aspectos físicos da cidade de Cuiabá na fase inicial de sua colonização. São características desse período histórico, exceto:
a) Em 1722, Miguel Sutil encontrou uma jazida de ouro nas imediações do córrego da Prainha, junto ao morro do Rosário.
b) A descoberta de Miguel Sutil atraiu a essa região os moradores do arraial da Forquilha, como também aventureiros de outras regiões interessados na exploração do ouro.
c) O interesse pelo ouro estava relacionado as diretrizes metropolitanas, uma vez que a colonização seguia os pressupostos da política mercantilista, na qual uma de suas principais características era o metalismo.
d) Salvador, capital do Brasil, tomava todas as decisões administrativas e econômicas relativas as minas de Cuiabá.
02. “A expansão geográfica rumo a região central insere-se no quadro das pretensões geopolíticas portuguesas, orientadas pelo alargamento e defesa das fronteiras contra os espanhóis. A objetivação desses propósitos dá-se em meados do século XVIII e emerge do debate luso-espanhol acerca dos limites das respectivas áreas ultramarinas na América.”
(PERARO, Maria Adenir, Bastardos do Império. São Paulo: Contexto, 2001 p. 25)
Julgue os itens com relação a colonização de Mato Grosso.
(00) As descobertas auríferas na Baixada cuiabana e no Vale do Guaporé lançaram as bases para a posse e ocupação da região mato-grossense. Entretanto a preocupação efetiva com a fronteira oeste consubstanciou na criação da capitania de Mato Grosso e posteriormente do Pernambuco, uma vez que está era a maior produtora de açúcar da colônia.
(01) As instruções de Rolim de Moura e dos seus sucessores continha o propósito de dotar a capitania de um aparato civil, militar e eclesiástico, quer no vale do Guaporé, quer no extremo sul.
(02) Dentre as medidas tomadas que deveriam ser tomadas por Rolim de Moura, primeiro governador, empossado em 1751 estavam a fundação da capital de Mato Grosso e estabelecer privilégios e isenções fiscais para os moradores de Vila Bela.
(04) Vila Bela era abastecida pela Companhia de Comercio do Maranhão, que através da navegação pela bacia Platina abastecia a capital com artigos de luxo, remédios, ferramentas de trabalho e principalmente de negros.
03. (SEDUC-MT) Esse governador elevou Cuiabá à categoria de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, aumentou os quintos e as taxas tributáriaas referentes às passagens pelos rios. Estamos nos referindo à:
a) Manoel Carlos de Abreu Menezes.
b) Pedro de Toledo.
c) Luís Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres.
d) Rodrigo César de Menezes.
e) Antônio Rolim de Moura.
04. Mas para facilitar o dito comércio é circunstância essencial a introdução de negros, pois como V.EXª sabe muito bem os brancos sem eles em toda a parte da América, e principalmente em minas quase se pode dizer que são inúteis.”
(Antonio Rolim de Moura, Correspondências, v.I,p.122.)
A partir da leitura da citação acima e dos seus conhecimentos acerca da historia de Mato Grosso, julgue os itens abaixo:
(00) Rolim de Moura, primeiro capitão-general da Capitania de Mato Grosso determinou um conjunto de medidas que visavam garantir o povoamento e a defesa da fronteira oeste, como a construção dos fortes e a proibição da extração dos diamantes.
(01) A leitura da citação revela a importância do trabalho escravo na colonização, além disso, o trafico negreiro representava para a metrópole uma fonte de acumulação de capital.
(02) Os trabalhos executados pelos cativos eram bastante árduos e desgastantes, e ainda no seu cotidiano tinham que se submeter as violências dos feitores e por isso resistiam, fugindo para os quilombos como o do Piolho, localizado em Chapada dos Guimarães.
(03) Em 1821, durante o processo de Independência do Brasil, Vila Bela deixou de ser a capital de Mato Grosso. A transferência foi articulada por elementos da elite cuiabana, do clero e dos militares, que justificaram a mudança apresentando como um dos argumentos, a insalubridade de Vila Bela.
05. (EJM) “A criação da Capitania de Mato Grosso tinha como um de seus objetivos a caracterização da posse da região, tornado mais efetiva a argumentação utilizada pela diplomacia portuguesa do “Uti Possedetis.” Sua implantação estava vinculada aos trabalhos de demarcação do Tratado de Madri, aos quais deveria fornecer o apoio necessário.”
(VOLPATO, Luiza. A conquista da Terra no universo da pobreza - formação da fronteira Oeste do Brasil: 1719-1819. São Paulo: Hucitec, 1987, p. 37)
A criação de Vila Bela se insere no contexto do Tratado de Madri. Rolim de Moura, representante dos interesses da metrópole, visando o povoamento e a militarização do território mato-grossense, tomou importantes medidas para atingir a esse objetivo.Cite duas dessas medidas.

06. (SEDUC-MT) No período colonial, ocorreu a descoberta de ouro, em regiões distantes do Brasil. A fim de atender a necessidade de abastecimento dessas regiões mineradoras, surgiram expedições comerciais chamadas de:

a) bandeiras;

b) bandeiras de contrato;

c) monções;

d) entradas.

07. Segundo a historiografia oficial a expansão geográfica luso-brasileira aconteceu devido ao desprendimento dos paulistas. A respeito da colonização de Mato Grosso no século XVIII, é valido afirmar que:

I - As monções abasteciam as minas de Cuiabá de ferramentas, artigos de luxo, produtos alimentares. Esses produtos eram vendidos nas minas por preços modestos podendo ser consumido por toda a população.
II - As monções para chegar a Cuiabá usavam os caminhos fluviais. Ao chegar a região do Pantanal enfrentavam vários perigos como o ataque dos índios paiaguás (remadores) e dos guaicurus ( Cavaleiros ).
III - Em 1752, com o propósito de efetivar o uti possedetis, o governo metropolitano resolveu fundar a primeira capital de Mato Grosso; Vila Bela da Santíssima Trindade.
IV - Antonio Rolim de Moura foi nomeado como o primeiro capitão-general de Mato Grosso. Esta autoridade desenvolveu uma política voltada para o povoamento e militarização da fronteira Oeste.
a) I, II e III são corretas.
b) II, III e IV são corretas.
c) III e IV são corretas.
d) I, II, III e IV são corretas.
e) Somente o item IV é correto.

08. Ao longo do Período Colonial, a ocupação territorial dos atuais estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul esteve associada às seguintes atividades econômicas:
a) Cultivo de cana-de-açúcar e extrativismo vegetal.
b) Plantio de fumo e criação de gado bovino.
c) Extrativismo salineiro e produção de manufaturados têxteis.
d) Pecuária e mineração de ouro e diamantes.
e) Cultivo de café e produção de couros.
09. A atual configuração geográfica do Brasil, com pequenas exceções, deve-se a um tratado assinado entre Portugal e Espanha, no qual os interesses portugueses foram defendidos por Alexandre de Gusmão, que se utilizou de um principio do antigo direito romano, conhecido como Uti Possedetis, do Direito Romano.
a) Tratado de Methuen;
b) Tratado de Madri;
c) Tratado de Santo Ildefonso;
d)Tratado de Badajós;
e)Tratado do El Pardo.
10. Nome do governador responsável formação da Aldeia da Carlota que era composta por negros idosos e alforriados, que receberam a missão de defender a fonteira contra o avanço dos espanhóis
a) Luís De Albuquerque Melo Pereira e Cáceres.
b) João De Albuquerque Melo Pereira e Cáceres.
c) Francisco de Paula Magessi.
d) João Carlos de Oyenhausen.
e) Antônio Rolim de Moura
11. A respeito dos primórdios do período colonial em Mato Grosso, assinale as alternativas corretas:
( ) Em 1719, Pascoal Moreira Cabral descobriu ouro no rio Coxipó. Neste local surgiu o Arraial da Forquilha.
( ) O surgimento do Arraial de Cuiabá relaciona-se as descobertas de ouro por Miguel Sutil.
( ) Para governar a região, o governo português enviou para a região o Marques de Pombal que recebeu a tarefa de cuidar da fiscalização das minas.
( ) Cuiabá e seus arredores estavam subordinados a Capitania de Goiás.
12. Habitavam o pantanal mato-grossense, comercializavam com os espanhóis em Assunção, eram denominados de índios remadores e representaram um empecilho à colonização portuguesa. Estamos nos referindo:
a) Guaicuru;
b) Xavante;
c) Cinta-Larga;
d) Pareci;
e) Paiaguá.
13. Sobre a administração das minas de Cuiabá, podemos afirmar que:

I - Rodrigo César de Menezes elevou o arraial de Cuiabá a categoria de Vila Real do senhor Bom Jesus de Cuiabá, tornado-a, portanto capital da Capitania de Mato Grosso.
II - A administração de Rodrigo César destacou-se pela fiscalização e tributação.
III - Anterior ao governo de Rodrigues César, as minas de Cuiabá foram governadas pelos irmãos Antunes.

A seqüência correta é:
a) I e II são corretas.
b) I e III são corretas.
c) I, II e III são corretas
d) II e III são corretas
e) Somente a II é correta.

14. Em 1750, os portugueses e os espanhóis assinaram o Tratado de Madri. Sobre esse contexto histórico, assinale a alternativa incorreta.
a) assegurou a posse do oeste da colônia e da bacia Amazônica.
b) garantiu praticamente a configuração do Brasil atual.
c) os interesses de Portugal foram defendidos por Alexandre de Gusmão.
d) para garantir a posse do território, o governo português enviou para governar o Mato Grosso, Luis de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres.

15. Em 1748, o governo português criou a Capitania de Mato Grosso e nomeou como o seu primeiro capitão-general:
a) Pedro de Alcântara.
b) Pascoal Moreira Cabral.
c) Antonio Rolim de Moura.
d) Francisco Magessi.
e) João de Albuquerque.

16. Com a decadência do ouro ainda na primeira metade do século XVIII, Portugal deu a defesa da fronteira uma atenção especial. Sobre a fronteira no século XVIII, analise as afirmações abaixo:

(01) Luis de Albuquerque é considerado pela historiografia mato-grossense como o responsável pela consolidação da fronteira norte e sul construindo inclusive cidades e fortes em posições estratégicas. ( )
(02) Vila Bela foi construída para ser a primeira capital de Mato Grosso. Por determinação do governo português, a cidade foi edificada às margens do rio Guaporé e em um lugar caracterizado pela salubridade.( )
(04) Para assegurar a posse do território, o governo português armou os índios, permitiu casamentos interétnicos e chegou a considerar o indígena como cidadão português.( )
(08) Portugal tinha como pretensão estender o seu território até a Cordilheira dos Andes.( )
(16) O Tratado de Santo Ildefonso, assinado entre os portugueses e os espanhóis, garantiu a Espanha a posse da bacia Amazônica.( )

17. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

(1) Serra Acima
(2) São Pedro D’El Rey
(3) Rio Abaixo
(4) Cocais
(5) Rio Acima
(6) Albuquerque


( ) Corumbá
( )Livramento
( )Poconé
( )Chapada dos Guimarães
( )Rosário Oeste
( )Santo Antonio do Leverger.

18. (EJM) Relacione as colunas corretamente.
(1) Rapadura
(2) Pascoal Moreira Cabral
(3) Tordesilhas
(4) Miguel Sutil
(5) Mel
(6) Prainha
(7) São Gonçalo

( ) Nome do bandeirante que, junto ao rio Coxipó-Mirim, em 1719, descobriu ouro, marcando o início oficial da conquista e colonização de Mato Grosso.
( ) Bandeirante, cujo índios descobriram ouro junto ao rio Cuiabá, em 1722.
( ) Nome do 1º arraial fundado junto ao rio Coxipó.
( ) O que os índios de Sutil foram buscar nas matas, para saciar a fome dos integrantes da bandeira.
( ) Nome do Tratado firmado entre Portugal e Espanha, dividindo as terras descobertas e por descobrir no Novo Mundo.
( ) Nome do córrego através do qual as mercadorias chegavam ao centro de Cuiabá.
( ) Produto fabricado nos engenhos e que servia de alimento para a população mineira.
19. (UFMT) "Ameaçados a cada passo de perderem as suas mercadorias nas travessias perigosas; perseguidos de índios que ao menor descuito não lhes poupavam a vida; maltratados pelas anofilinas que lhes inoculavam as maleitas, causa da dizimação, chegavam a Cuiabá, para onde se transportara o Arraial, depois da descoberta da Minas do Sutil, em outubro de 1722, nas imediações do Sítio onde hoje branqueja, à frauda do morro a que emprestou o seu nome, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário."
(CORRÊA FILHO, Virgílio. História de Mato Grosso. Cuiabá: Fundação Júlio Campos, 1989.)
Fundamentando-se no texto , dê algumas informações sobre a fundação de Cuiabá, tais como:
a) as razões da penetração bandeirante nos sertões matogrossensses.
b) da fundação de Cuiabá e sua organização político-social nos primeiros tempos.
c) explique as razões das dificuldades e da miséria dos primeiros tempos do povoado de Cuiabá.
20. (EJM) Segundo a historiadora Elizabeth Madureira: "os paulistas adquiriram muita destreza em suas viagens pelos sertões graças à ajuda dos índios aliados que, com seus conhecimentos, foram os grandes mestres e guias dos sertanistas."Demosntre que maneiras os "índios aliados" auxiliaram os bandeirantes.
21. (FAP-2009) Como marco oficial, a História de Mato Grosso iniciou-se, em 1719, nas margens do rio Coxipó-Mirim, com a descoberta de ouro pelos homens que acompanhavam o bandeirante Pascoal Moreira Cabral.Com o sucesso da mineração e a necessidade de garantir para Portugal, a posse de terras além Tratado de Tordesilhas, foi criado em 1748 a Capitania de Mato Grosso, sendo a primeira capital Vila Bela da Santíssima Trindade, na extremidade oeste do território colonial.Para trabalhar na mineração, chegaram, no século XVIII, em Mato Grosso, os primeiros escravos de origem africana. Como resistência à escravidão, as fugas foram constantes, sendo individuais ou coletivas, formando diversos quilombos. Por ocasião da presença da capital, Vila Bela da Santíssima Trindade, a região do vale do rio Guaporé foi onde houve maior concentração dessas aldeias de escravos fugitivos.O quilombo do Piolho ou Quariterê, no final do século XVIII, reuniu negros nascidos na África e no Brasil, índios e mestiços de negros e índios (cafuzos). José Piolho, provavelmente foi o primeiro chefe do quilombo. Depois, assumiu o poder sua esposa, Teresa.

Sobre os quilombos é correto afirmarmos, exceto:

a) A população quilombola era constituída por brancos, índios, mestiços e negros;
b) Dentro dos quilombos existia o sistema de escravidão;
c) Apesar de Palmares ser o mais famoso, existiram diversos quilombos espalhados pelo Brasil;
d) Os quilombos praticavam comércio com os engenhos;
e) O sistema republicano era adotado nos quilombos, reproduzindo as tradições africanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário