sexta-feira, 24 de abril de 2009

HISTÓRIA NA IMPRESA -DA BELLA DO JUIZ AO LARGO DA SÉ

Da Bella do Juiz ao Largo da Sé

Da Reportagem
Rua Bella do Juiz, Campo do Ourique. Foi exatamente desse local que partiram os rebeldes na noite do dia 30 de maio, em duas colunas com cerca de 40 homens cada, em direção ao Largo da Sé.
Touradas realizadas no Campo do Ourique
“Abaixo a regência! Morte aos bicudos!”, gritavam, sob o comando do tenente Sebastião Rodrigues da Costa, da Guarda Nacional, e o ajudante Eusébio Luís de Brito. Passava das nove da noite quando o grupo tomou de assalto o Quartel dos Municipais Permanentes. Além de ser uma base segura de operações, o quartel interessava, principalmente, por ser também o depósito oficial de armas e munição da cidade. Três peças de artilharia pesada foram postas na entrada do quartel. O armamento leve foi então distribuído entre as escoltas, que partiram em silêncio para ocupar pontos chave do ataque, localizados no perímetro compreendido pelas ruas de Baixo, do Meio e de Cima – onde morava a maioria dos “Bicudos”. Bastava apenas esperar o sinal combinado, a badalada da meia noite. Não tardaria a iniciar a matança, aberta a gritos de ordem, toques de corneta e sinais de fogo. A cavalo ou a pé, os rebeldes arrombaram as portas de casas e estabelecimentos comerciais à procura dos que haviam sido condenados, previamente, à morte. Como prova da missão cumprida, tinham a incumbência de trazer uma orelha de cada “bicuco” morto, ao comando da rebelião, no quartel. E assim o fizeram. A outro grupo, acrescido de indigentes e populares sem a menor idéia do que motivava tanta selvageria, interessava somente saquear as casas, repletas de artigos de luxo trazidos da Europa. No dia seguinte, ainda com corpos mutilados nas ruas, o grupo rebelde, protegido em sua fortaleza, instaurou um governo paralelo, cuja primeira medida coroaria todo o plano: em 24 horas, todos os nascidos em Portugal, menores de 60 anos, teriam que deixar a província.(RV)
A rua Bella do Juiz é hoje a Barão de Melgaço. As ruas de Cima, de Baixo e do Meio correspondem, respectivamente, às ruas Pedro celestino, Galdino Pimentel e Ricardo Franco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário