quarta-feira, 8 de abril de 2009

Os jesuítas chegam a Mato Grosso

Missão Jesuítica de Santana de Chapada. Moacyr Freitas (2000). Acervo Fundação Cultural de Mato Grosso.


"Tendo conhecimento da existência de missões jesuíticas espanholas além do rio Guaporé, os portugueses trouxeram para a nova Capitania de Mato Grosso os padres da Companhia de Jesus.
O lugar escolhido para o estabelecimento da missão indígena foi o alto da Serra de São Jerônimo, também conhecida como Serra da Canastra, atual Chapada dos Guimarães. A opção pela região serrana se devia, principalmente, ao clima, que em muito se assemelhava ao europeu. A missão ali erigida tomou o noem de Missão de Santana, em homenagem à avó de Jesus. Esse empreendimento foi responsável pela construção da Igreja de Santana da Chapada, atual matriz do local."
Fonte: Silva & Freitas (2000)

D. Antônio Rolim de Moura saiu de Portugal em fevereiro de 1749, aportando em Pernambuco e depois no Rio de Janeiro. Seguiu para Santos e, em seguida, passou alguns dias na cidade de Parati, onde se refez da longa viagem marítima. De lá, seguiu para São Paulo, iniciando pelo rio Tietê (5 de agosto de 1750) a viagem para Cuiabá. O roteiro monçoeiro escolhido foi o segundo, passando pelo varadouro de Camapuã. Rolim de Moura descreveu todo o trajeto numa belíssima e ilustrativa Relação de Viagem. Por ela, podemos visualizar, com detalhes, os rios, os animais, as plantas, os índios e os lugares.

Trouxe ele consigo os primeiro jesuítas para Mato Grosso, os padres Estêvão de Castro e Agostinho Lourenço. o primeiro ficou responsável pela organização de uma missão jesuíta em Chapada dos Guimarães. O segundo jesuíta, Pe. Agostinho Lourenço, acompanhou Rolim de Moura à região do rio Guaporé, onde deveria ser fundada a primeira capital de Mato Grosso.
Padres da Companhia de Jesus catequizando os índios


Elizabeth Madureira Siqueira, História de Mato Grosso: da ancestralidade aos dias atuais. Editora Entrelinhas. 2002. p. 42-43.

Nenhum comentário:

Postar um comentário