segunda-feira, 17 de agosto de 2009

CONCURSO DO MT FOMENTO

CONHECIMENTOS GERAIS


HISTÓRIA
QUESTÃO 14
Leia o texto abaixo:
A colonização na década de 1970 teve um peso determinante para essas regiões. Expressando a realidade da ‘nova ocupação’, Rondônia e Mato Grosso viram nascer cidades e municípios, cuja expansão e organização foram fundamentais à conformação de um espaço social, em que os investimentos capitalistas, a constituição de um mercado de mão-de-obra e a extensão de um poder político tiveram um lugar privilegiado.
(GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz. A lenda do ouro verde: política de colonização no Brasil contemporâneo. Cuiabá: Unicen, 2002. p. 144).
Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
a. As novas cidades a que o texto se refere são Alta Floresta, Sinop e Vila Bela da Santíssima Trindade.
b. O atual estado de Rondônia, referido no texto, foi desmembrado de Mato Grosso em 13/09/1943 pelo Decreto-lei 5.812.
c. O espaço social e geográfico mato-grossense, na década de 1970, era ocupado por diversos povos indígenas, dentre eles os Bororo e os Paiaguá.
d. A ‘nova ocupação’ a que o texto se refere foi um exemplo de colonização racional dos recursos naturais quando esta optou pela pequena propriedade da terra e pela diversificação da lavoura.
e. Os antigos caboclos que moravam nessa região, sobretudo no norte de Mato Grosso, e que viviam da agricultura de subsistência e do extrativismo, foram os mais beneficiados com essa ‘nova ocupação’.
QUESTÃO 15
A crise econômica mundial deflagrada no segundo semestre de 2008 deixou em alerta os agricultores e pecuaristas de Mato Grosso.
Nesse sentido, é correto afirmar.
a. A totalidade dos produtos do campo matogrossense é vendida no mercado interno e, portanto, não tem qualquer relação com a crise internacional.
b. A agricultura e a pecuária mato-grossenses são subsidiadas pelo governo federal e por isso estão imunes a qualquer diminuição do consumo dos países estrangeiros.
c. A agricultura mato-grossense tem por base a diversificação da produção em pequenas e médias propriedades, o que a torna adaptável às mudanças externas.
d. O maior mercado dos produtos do campo matogrossense é a União Européia que, até este momento, está imune à crise econômica norteamericana.
e. Uma parte significativa da produção agropecuária de Mato Grosso é exportada para
os mercados europeu e asiático que foram, em diferentes níveis, afetados pela atual crise econômica.
QUESTÃO 16
A escravidão negra em Mato Grosso teve início concomitantemente com a mineração no século XVIII e continuou a existir em outras atividades econômicas mesmo depois da decadência das minas. Na segunda metade do século XIX, a cidade de Cuiabá concentrava uma quantidade expressiva de escravos.
Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta.
a. Os escravos que viviam na cidade, longe de feitores e capatazes, eram vigiados pela polícia que era responsável pela conservação da ordem e dos interesses dos seus proprietários.
b. Muitos escravos que trabalhavam no campo, algumas vezes, cultivavam um pequeno roçado, cujo excedente era vendido, obtendo-se assim um pequeno pecúlio.
c. O aluguel de escravos foi uma prática muito comum em Mato Grosso e era realizado tanto por particulares como por órgãos provinciais.
d. O escravo de ganho era uma prática predominantemente urbana e dentre as principais atividades que realizava, destacam-se a venda de doces e quitutes e o abastecimento das casas de água potável.
e. Os escravos podiam ter ‘casas de negócio’, uma atividade à parte, que não era condicionada à autorização do seu senhor.
QUESTÃO 17
Para muitos historiadores, as práticas políticas durante a Primeira República em Mato Grosso (1889-1930) tiveram algumas características que as aproximavam das de outras unidades da federação e de outras que as singularizavam.
Com relação ao tema, assinale a alternativa correta.
a. O confronto armado entre grupos políticos rivais foi uma exceção em Mato Grosso, durante esse período.
b. A violência política em Mato Grosso, nesse período, pode ser explicada pela existência de uma sociedade urbana e industrial.
c. A propriedade de grandes extensões de terra e o controle de um considerável contingente de trabalhadores constituem um dos pilares do mandonismo dos chefes políticos do período no Estado.
d. A violência política do período foi, em grande medida, amenizada devido à organização dos trabalhadores rurais que exigiam maior transparência nas ações políticas.
e. Mesmo devido à predisposição para o conflito armado, os partidos políticos rivais no Estado possuíam um programa amplo de reformas das bases econômicas e sociais que incluía a participação efetiva das mulheres.
GEOGRAFIA
QUESTÃO 18
Dividir o espaço em unidades homogêneas é uma técnica muito utilizada no planejamento territorial. No caso de Mato Grosso tem-se a divisão em microrregiões e a divisão em mesorregiões homogêneas. Esta última divide o espaço mato-grossense em 5 (cinco) mesorregiões, conforme elencadas na coluna A. Na coluna B são apresentadas algumas características das referidas mesorregiões mato-grossenses.
Correlacione as colunas A e B
Coluna A
I. Sudeste mato-grossense
II. Nordeste mato-grossense
III. Centro-Sul mato-grossense
IV. Norte mato-grossense
V. Sudoeste mato-grossense
Coluna B
( ) Esta região passou por um processo acelerado de crescimento nas décadas de 1970 e 1980, impulsionada por projetos de colonização coordenados pelo INCRA e colonizadoras particulares.
( ) Boa parte dos municípios desta região foram criados após a década de 1970 e muitos deles tiveram origem ligada à exploração do ouro. Atualmente, as atividades econômicas mais significativas são a agricultura diversificada, a pecuária leiteira e o extrativismo.
( ) Esta região está localizada, em grande parte, no vale do Guaporé. De ocupação bastante antiga, a região é reconhecida por suas belezas naturais e por abrigar a primeira capital de Mato Grosso – Vila Bela da Santíssima Trindade.
( ) Situada em áreas da depressão Cuiabana e do Pantanal mato-grossense, esta região agrega uma diversidade de atividades econômicas, que vão desde a indústria e comércio significativo até o garimpo, agricultura diversificada, pecuária extensiva, turismo, pesca comercial,
entre outras.
( ) Região predominantemente de cerrado, assim como as outras regiões do Estado, experimentou um forte processo de ocupação nas décadas de 1960 e 1970. Tem como pólo econômico regional o município de Rondonópolis, que abriga um comércio e um distrito industrial considerável.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência
correta.
a. IV II V III I
b. I III V II IV
c. IV V II I III
d. IV I V II III
e. II IV III V I
QUESTÃO 19
Existem diversas formas de classificação da vegetação brasileira, que são utilizadas por diferentes instituições como o IBGE e outros órgãos de planejamento governamental. Esta questão, especificamente, trata da classificação das paisagens florísticas brasileiras como domínios morfoclimáticos feita pelo geógrafo Aziz N. Ab’ Saber.
Com relação aos domínios morfoclimáticos matogrossenses, é correto afirmar.
a. No estado de Mato Grosso tem-se paisagens florísticas pertencentes a três domínios morfoclimáticos: domínio das florestas tropicais, do Pantanal e dos mares de morros.
b. Mato Grosso, de acordo com a classificação de Aziz N. Ab’Saber, apresenta três domínios morfoclimáticos: domínio amazônico, domínio do cerrado e domínio das faixas de transição (Pantanal e o Complexo do Xingu e Cachimbo).
c. O domínio do cerrado ocupa a maior parte da superfície do estado de Mato Grosso, o que corresponde a mais de 50% de todo o território.
d. No domínio morfoclimático de faixa de transição, estão inseridas importantes paisagens florísticas mato-grossenses, como as florestas de araucária e os capões de vegetação de xerófilas.
e. O domínio morfoclimático amazônico é o menos expressivo no estado de Mato Grosso, limitandose a pequenas faixas de terra, localizadas na borda Oeste do estado.
QUESTÃO 20
A modernização do campo brasileiro passou a requerer todo um aparato tecnológico, que tenha por base uma logística empresarial que requer altos investimentos públicos e privados em infra-estrutura. Ações de implementação dos chamados “eixos e integração nacional e desenvolvimento” fazem parte dessa logística que busca assegurar a competitividade e a interligação dos enclaves regionais e produção agrícola voltados à exportação
(MORENO e HIGA, 2005).
Dentre as modalidades de transportes planejadas em escala nacional, alguns trechos modais rodo-hidroviário e ferroviário estão em operação ou sendo viabilizados no território de Mato Groso, exceto.
a. O corredor de exportação Noroeste-Eixo Pacífico. Modal rodoviário que sai de Cáceres-MT, passa pela Bolívia até atingir os portos de Arica no Chile e Callao no Peru.
b. O corredor Centro-Sudeste. Modal ferroviário interligando Mato Grosso a São Paulo, com acesso ao Porto de Santos.
c. Corredor Centro-Norte. Hidrovia rio das Mortes- Araguaia-Tocantins, que tem por objetivo interligar Mato Grosso à ferrovia Carajás e ao porto Itaqui, no Maranhão.
d. O corredor Centro-Nordeste. Modal hidroviário que tem por finalidade interligar o médio e alto Araguaia aos portos do Nordeste, através do rio São Francisco.
e. O Eixo Sul II, também conhecida como Hidrovia Paraguai-Paraná, tendo como ponto de partida o porto de Cáceres até atracar em Nueva Palmira, no Uruguai.
GABARITO

14. E
15. C
16. A
17. C
18. E
19. E
20. B

Nenhum comentário:

Postar um comentário