segunda-feira, 17 de agosto de 2009

CONCURSO DA PM - 2008

CONHECIMENTOS GERAIS
QUESTÃO 36
Em relação à criação da Capitania de Mato Grosso pela Coroa portuguesa no século XVIII, não se pode afirmar que:
a. a Capitania foi fundada devido à distância das minas descobertas no extremo Oeste da Capitania de São Paulo.
b. o primeiro governador da Capitania de Mato Grosso a se estabelecer na região foi D. Antônio Rolim de Moura.
c. a posse e defesa do território da região Oeste foram uma das preocupações mais importantes da Coroa portuguesa na decisão de criar a vila do Bom Jesus de Cuiabá como a capital da nova Capitania.
d. foram concedidos privilégios e isenções de impostos àqueles que desejassem residir nas imediações da nova capital.
e. dentre as atividades econômicas incentivadas pela fundação da nova Capitania estava o incentivo à criação de gado (vacum e cavalar).
QUESTÃO 37
Sobre o cenário mercantil e produtivo de Mato Grosso no século XIX, é correto afirmar:
a. a pecuária entrou em decadência em Mato Grosso ao longo do período, notadamente após a Guerra do Paraguai.
b. a economia do mate teve grande importância em Mato Grosso no final do período e se desenvolveu no extremo norte da Província.
c. as casas comerciais de Mato Grosso eram importadores diretos das Casas Comerciais situadas na Argentina e no Uruguai.
d. a extração da poaia em Mato Grosso se desenvolveu no extremo sul da Província, tendo como principal base de exportação a cidade de Porto Murtinho.
e. a atividade comercial em Mato Grosso se desenvolveu de forma acelarada após a abertura da navegação do rio Guaporé com o fim da Guerra do Paraguai.
QUESTÃO 38
A divisão do Estado de Mato Grosso ocorreu em 1977. Sobre este processo não se pode afirmar que:
a. se deu durante o governo do General Ernesto Geisel.
b. o governador de Mato Grosso, à época, Garcia Neto, defendeu ardorosamente a divisão do Estado. c. era uma reivindicação histórica dos sulistas que remonta ao fim do século XIX. d. o projeto de divisão foi imposto aos governantes e à população sem discussão ampla e democrática.
e. durante a Revolução Constitucionalista de 1932, os mato-grossenses do Sul aderiram ao movimento do lado dos paulistas e manifestaram o desejo de separação.
QUESTÃO 39
A ocupação do Norte de Mato Grosso é um processo recente. Em relação a este fato, pode-se afirmar que:
a. constitui-se em um desdobramento da “Marcha para o Oeste”, desenvolvida durante o governo Vargas. b. considerou-se a preservação ambiental como um princípio de alta relevância.
c. os projetos de colonização procuraram considerar os interesses dos povos indígenas da região.
d. desde o começo desse processo verificou-se uma harmonia de interesses entre grandes proprietários e posseiros, não se verificando conflitos de interesse entre eles.
e. como conseqüência desse processo houve a formação de novas cidades na região, como Sinop, Juína, Alta Floresta, Juara, entre outras.
QUESTÃO 40
Em relação à vinda da família real ao Brasil em 1808, pode-se afirmar.
a. Foi um decisão espontânea do governo português.
b. A viagem de Portugal para o Brasil foi realizada com a proteção da marinha francesa liderada pelo General Junot.
c. A Corte portuguesa desembarcou primeiramente no Rio de Janeiro para, em seguida, seguir viagem para Salvador, a então capital do Brasil.
d. A abertura dos portos para as nações amigas, promulgada pelo príncipe regente D. João, teve a Inglaterra como a principal beneficiada.
e. A vinda da Corte portuguesa para o Brasil não gerou grandes transformações nas relações econômicas do Brasil com as demais nações européias.
QUESTÃO 41
A Guerra do Paraguai foi um fato marcante na história do Império brasileiro. Sobre esse conflito, assinale a alternativa incorreta.
a. Começou com a ocupação de Mato Grosso pelas tropas paraguaias, ao final de 1864.
b. Iniciada a guerra, a Argentina e o Uruguai logo se colocaram ao lado do Paraguai, constituindo a Tríplice Aliança.
c. Durante o conflito, as tropas da Tríplice Aliança sofreram reveses como na Batalha de Curupaiti.
d. A Retirada da Laguna, narrada pelo Visconde de Taunay, mostrou as debilidades dos exército imperial e sua incapacidade de defender as fronteiras da então Província de Mato Grosso.
e. A Guerra do Paraguai fez revelar as contradições existentes no Império com o fim do conflito, emergindo daí o movimento republicano e o fortalecimento dos movimentos abolicionistas.
QUESTÃO 42
Em relação ao período Vargas (1930-1945), não se pode afirmar que:
a. foi marcado pela centralização política e administrativa do Estado brasileiro. b. foi criado o Ministério do Trabalho e houve transformações nas relações de trabalho com a formulação de importantes leis como a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).
c. não houve fortes movimentos e conflitos urbanos e rurais de contestação ao regime.
d. durante a Segunda Guerra Mundial, o governo brasileiro apoiou os Aliados, liderados pelos Estados Unidos.
e. A censura foi usada em larga escala contra os adversários políticos e ideológicos do regime, principalmente a partir da criação da DIP (Departamento Imprensa e Propaganda).
QUESTÃO 43
A ditadura militar pós-1964 tomou uma série de medidas que influenciaram a história recente de Mato Grosso. Em relação a este contexto, assinale a alternativa incorreta.
a. Houve perseguições aos opositores do regime militar, que foram obrigados a se exilar em outros países, como a matogrossense Jane Vanini.
b. Em 1977, o Estado de Mato Grosso foi dividido com a criação do Estado de Mato Grosso do Sul, numa decisão tomada de forma democrática por meio de um plebescito.
c. Uma das conseqüências dos planos nacionais de desenvolvimento foi o grande fluxo migratório para a região Norte do Estado de Mato Grosso.
d. A abertura política do regime militar levou à realização de eleições diretas para governadores dos Estados em 1982, e em Mato Grosso, o primeiro governador eleito pelo voto direto foi Júlio Campos.
e. A campanha por eleições diretas mobilizou a população brasileira em 1984, especialmente a partir da emenda do então deputado mato-grossense Dante de Oliveira.
QUESTÃO 44
Sobre os aspectos político-administrativos, humanos e econômicos do espaço geográfico brasileiro, considere as proposições:
I. Segundo o IBGE, o Brasil está dividido em cinco grandes regiões naturais: Norte, Nordeste, Centro-Sul, Sudeste e Centro- Oeste, que abrangem 27 unidades federativas, das quais 26 são estados federados e 01 é o Distrito Federal.
II. A maior concentração de indústrias de material elétrico, eletrônica, metalmecânica, química, informática, telecomunicações, etc, está no eixo Sudeste-Sul do Brasil, constituindo o principal núcleo da indústria brasileira.
III. De acordo com o último recenseamento geral realizado pelo IBGE no ano de 2000, o número de homens no Brasil é ligeiramente superior ao de mulheres. Os homens totalizam mais de 51% da população.
Assinale a alternativa correta.
a. I, II e III estão corretas.
b. I e II estão corretas.
c. II e III estão corretas.
d. Somente a I está correta.
e. Somente a II está correta.
QUESTÃO 45
Em relação ao quadro natural e às questões ambientais mais emergentes no território brasileiro, assinale a alternativa incorreta.
a. De acordo com o geógrafo Jurandir Ross, o relevo brasileiro está dividido em planaltos, depressões e planícies.
b. No clima equatorial, característico do agreste brasileiro, a caatinga é o bioma predominante.
c. A bacia Platina é constituída de três bacias secundárias: Paraná, Paraguai e Uruguai. Nesta bacia está o Pantanal Matogrossense.
d. No aspecto geológico, as bacias sedimentares ocupam a maior parte do território brasileiro, atingindo mais de 60 % da área total do país.
e. A Mata Atlântica já perdeu mais de 90% de sua vegetação original e, ultimamente, os dados do INPE (Instituto Nacional e Pesquisas Espaciais) demonstram forte devastação na Floresta Amazônica.
QUESTÃO 46
Sobre os transportes no Brasil, assinale (V) para as proposições Verdadeiras e (F) para as Falsas.
( ) O transporte rodoviário é predominante no país, correspondendo a mais de 95% do seu volume total
( ) As BRs 070 e 101 constituem, respectivamente, exemplos de rodovias latitudinal e longitudinal no Brasil
( ) O rio Paraguai, no trecho Cáceres-MT rio Guaporé, entre o oeste de Mato Grosso e Guajará-Mirim em Rondônia, é exemplo de rios que, por correrem laminarmente, podem ser utilizados na navegação.
( ) Os principais portos brasileiros estão localizados, respectivamente, nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil
( ) Já no início desta década, o transporte aéreo representou um terço de todo o movimento de passageiro e carga no Brasil, concentrado nos cinco principais aeroportos do país
A seqüência correta das proposições é:
a. F V F V F
b. V V F F V
c. F F F V V
d. V V V F F
e. V F V F V
QUESTÃO 47
A localização de Mato Grosso no globo terrestre e no Brasil confere ao estado as seguintes implicações de ordem geográfica, exceto:
a. torna-o pertencente à região Centro- Oeste do Brasil, como um estado do ocidente do território brasileiro.
b. tem posição estratégica frente às políticas nacionais e de integração sul-americana.
c. tem quatro horas de atraso em relação ao Meridiano de Greenwich e uma hora de atraso em relação à capital federal e ao centro financeiro do país.
d. tem quadro natural dominado por climas subtropicais e temperados continentais.
e. está inserido na zona geotérmica intertropical, também chamada de zona tórrida.
QUESTÃO 48
Sobre a dinâmica econômica do espaço geográfico mato-grossense, pode-se afirmar.
a. A soja, um dos principais produtos de exportação de Mato Grosso, vem sendo plantada por plantio direto, e a partir dos anos 90, tem aumentado a área de colheita, a produção e o rendimento médio.
b. O plantio da cana-de-açúcar tem recrudescido no Estado, especialmente nos municípios de Barra do Bugres, Jaciara, Lambari D’Oeste e Nova Olímpia.
c. Com o aumento dos latifúndios, pode-se afirmar que a agricultura de subsistência desapareceu, dando lugar às crescentes monoculturas exportadoras.
d. Na pecuária, o principal segmento da atividade no estado é a leiteira, com maior concentração do rebanho no Pantanal matogrossense.
e. O setor secundário superou o setor terciário em Mato Grosso e, hoje, com a política de investimentos no setor de energia, esse setor já é responsável por mais de 50% da arrecadação de ICMS no estado.
QUESTÃO 49
Analise os itens abaixo sobre a população de Mato Grosso e suas manifestações culturais no espaço geográfico.
I. No estado de Mato Grosso há um domínio do grupo humano caucasóide, especialmente no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, cuja manifestação cultural mais representativa é a dança dos mascarados.
II. Em números absolutos, houve um aumento na população rural do estado entre os anos de 1940 e 2000. No entanto, em números percentuais, a população rural diminuiu, demonstrando a crescente urbanização pela qual passa Mato Grosso.
III. Miscigenando povos, Mato Grosso congrega manifestações culturais diversas. Exemplos desse fato é a festa do Congo, em Poconé, e a dança dos Mascarados, em Vila Bela.
Assinale a alternativa correta.
a. I, II e III estão corretos.
b. Apenas I e II estão corretos.
c. Apenas II está correto.
d. Apenas III está correto.
e. Apenas II e III estão corretos.
QUESTÃO 50
No final do mês de maio e início do mês de junho, o INPE (Instituto Nacional e Pesquisas Espaciais) divulgou, através da mídia nacional, um avanço significativo da devastação em um domínio florestal brasileiro em terras matogrossenses.
Essa devastação corresponde ao:
a. domínio florestal atlântico, de característica xerófila, no norte do estado.
b. domínio florestal do complexo pantaneiro, de característica caducifólio, no sudeste do estado.
c. domínio florestal da tundra, no norte do estado.
d. domínio florestal de araucária, no noroeste do estado
e. domínio florestal amazônico, de característica latifoliada, no norte do estado.
GABARITO

36. C
37. C
38. B
39. E
40. D
41. B
42. C
43. B
44. E
45. B
46. ANULADA
47. D
48. ANULADA
49. C
50. E

Nenhum comentário:

Postar um comentário