segunda-feira, 17 de agosto de 2009


UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
COORDENADORIA DE CONCURSOS E VESTIBULARES
FUNDAÇÃO DE APOIO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO ESTADUAL
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE AGENTE DE
TRIBUTOS ESTADUAIS PARA O QUADRO PERMANENTE DA SECRETARIA
DE ESTADO DE FAZENDA DE MATO GROSSO


HISTÓRIA
QUESTÃO 31
Ao sistema de abastecimento e de transporte de pessoas, implementado através dos rios, que se dirigiam a Mato Grosso no período colonial, deu-se o nome de Monções. Em relação a esse sistema, é incorreto afirmar.
a. Os varadouros eram partes do trajeto, em que as canoas e as bagagens eram carregadas no ombro dos índios ou dos africanos, atravessando trechos de terra, localizados entre as cabeceiras dos rios navegados.
b. Os índios aliados auxiliaram os paulistas como guias nas viagens, uma vez que dominavam as melhores rotas a percorrer, identificavam as cachoeiras, suas transposições e os varadouros.
c. Esse sistema era feito duas vezes ao ano e a viagem durava de quatro a seis meses, dependendo do volume das águas.
d. As monções que se dirigiam de São Paulo para Mato Grosso percorriam um único roteiro, saindo de Porto Feliz, seguindo pelos rios Tietê, Grande, Pardo, Coxim, Taquari, Paraguai, São Lourenço e Cuiabá.
e. Os produtos agrícolas, de primeira necessidade, como o feijão, a mandioca, a farinha de mandioca, a cachaça e o açúcar eram produzidos em localidades próximas a Cuiabá. Tudo o mais de que os mineradores necessitavam, chegavam das capitanias de São Paulo ou do Grão-Pará.
QUESTÃO 32
Quanto à Rusga, revolta que se desenvolveu em Mato
Grosso durante a Regência, pode-se afirmar.
a. Foi composta majoritariamente pelos Caramurus, grupo político que desejava o retorno de Dom Pedro I e a volta do Brasil à condição de colônia.
b. Havia uma forte articulação dos revoltosos com movimentos semelhantes que se desenvolviam no Pará, na Bahia e no Rio Grande do Sul.
c. Foi um movimento popular, tendo sido plural em suas reivindicações, como a defesa da abolição da escravatura.
d. Os liberais radicais, liderados por Poupino Caldas, desejavam, com a Rusga, expulsar da província e exterminar o poder dos grandes comerciantes, proprietários de terras e de escravos.
e. Foi organizada pela Sociedade dos Zelosos da Independência, composta por elementos da elite burocrática, profissionais liberais e componentes da Guarda Nacional.
QUESTÃO 33
Nas primeiras duas décadas da República em Mato Grosso, ocorreram intensas disputas políticas, tendo como marca o fenômeno do coronelismo. É característico desse processo.
a. Ausência de violência nas disputas políticas e solução das divergências por intermédio de acordos e alianças.
b. Em Mato Grosso o poder e influência das oligarquias estavam concentradas nas mãos de diversas famílias, que ora se uniam, ora se separavam, de acordo com seus interesses.
c. O poder das oligarquias e dos coronéis foi obstáculo para que os governantes pudessem levar a contento os seus projetos, uma vez que esses se negavam a afirmar alianças e compromissos.
d. As disputas entre o comerciante Generoso Ponce e o usineiro Totó Paes, foram marcadas pela cordialidade e alto nível, chegando sempre a um entendimento aceito por todos.
e. A ascensão de Dom Aquino Corrêa ao governo de Mato Grosso significou o predomínio de uma das frações oligárquicas na disputa conhecida como “Caetanada”.
QUESTÃO 34
Com a Revolução de 1930 e a chegada ao poder de Getúlio Vargas, o Brasil ganhou uma nova configuração política. Em relação a este período em Mato Grosso, não se pode afirmar.
a. As ações repressivas tomadas pelo primeiro interventor em Mato Grosso, Antonino Mena Gonçalves, foram bem recebidas pela oligarquia agrária do Estado.
b. A parte sul do então Estado de Mato Grosso, sob o comando do general Bertoldo Klinger, aderiu à Revolução Constitucionalista de 1932, encabeçada por São Paulo, arregimentando tropas e enviando-as para o conflito.
c. A adesão dos habitantes da parte sul do Estado de Mato Grosso à Revolução Constitucionalista de 1932 teve como conseqüência a formação de um governo independente de Cuiabá, gerando assim uma dualidade governativa.
d. O governo do interventor Júlio Müller foi marcado por obras que mudaram a paisagem urbana de Cuiabá, como, por exemplo, a construção do Cine Teatro Cuiabá, do Grande Hotel e da avenida Getúlio Vargas.
e. A Marcha para o Oeste, desenvolvida durante o governo Vargas, visava ocupar extensas áreas de terras do oeste brasileiro, processo este, que resultou na formação de cidades na região sul do Estado de Mato Grosso.
QUESTÃO 35
Em relação à história do movimento que levou ao processo de divisão do Estado de Mato Grosso, é correto afirmar.
a. A divisão do Estado de Mato Grosso e a criação do Estado de Mato Grosso do Sul foram resultado de um processo democrático desenvolvido durante o governo do general Ernesto Geisel.
b. Antes da decisão do presidente Ernesto Geisel, de dividir o Estado de Mato Grosso essa questão não havia sido objeto de debates, ações e disputas entre lideranças políticas das regiões sul e norte do Estado.
c. Essa cisão territorial representou a concretização de lutas históricas, defendidas por lideranças políticas do sul de Mato Grosso, que remontam ao final do século XIX.
d. A divisão não foi um processo tranqüilo porque as lideranças políticas de Cuiabá e Campo Grande tinham interesses e objetivos comuns.
e. Os dois Estados, resultantes da divisão, tiveram seu desenvolvimento econômico e populacional comprometidos por aquele processo.
GEOGRAFIA
QUESTÃO 36
Analise os itens abaixo.
I - O processo de ocupação e formação territorial de Mato Grosso apresenta duas fases distintas. A primeira, de características pré-capitalistas, centrada no extrativismo mineral e vegetal, paralela à agricultura de subsistência e da pecuária extensiva. A segunda, e atual refere-se à inserção de Mato Grosso na economia de mercado, caracterizada pela disseminação e projetos de colonização e modernização agropecuária.
II - A expansão da pecuária emMato Grosso deu-se a partir do século XIX e atualmente constitui-se na maior fonte econômica do Estado.
III - A extração da borracha em Mato Grosso figurou como uma importante fonte econômica no final do século XIX e início do século XX. A borracha era extraída principalmente nos seringais, na bacia do rio Paraguai e seus afluentes.
IV - A estratégia de integração nacional, iniciada em 1940 com a “Marcha para Oeste”, teve impulso definitivo com a intensificação do processo de modernização industrial no centro-sul e articulado às ações de expansão agrícola do Centro-Oeste e Amazônia, durante os governos militares. Mato Grosso teve um papel peculiar no contexto econômico nacional.
V - As estratégias governamentais de ocupação promoveram uma distribuição homogênea das terras mato-grossenses. No contexto político atual são 136 unidades municipais.
Assinale a alternativa correta.
a. Apenas I e II estão corretos.
b. Apenas II e III estão corretos.
c. Apenas I e IV estão corretos.
d. Apenas II e IV estão corretos.
e. Apenas IV e V estão corretos.
QUESTÃO 37
O clima de Mato Grosso é tipicamente tropical com duas estações, uma seca, e outra chuvosa. A pluviosidade interfere diretamente na hidrologia das três grandes bacias hidrográficas a que os rios matogrossenses pertencem.
Assinale a alternativa que apresenta essas três grandes bacias.
a. Amazonas, Paraná e São Francisco.
b. Paraguai, Paraná e Tocantins.
c. Araguaia, Paraná e Amazonas.
d. Paraná, Amazonas e Tocantins.
e. São Francisco, Tocantins e Paraná.
QUESTÃO 38
O avanço ocupacional em Mato Grosso a partir dos anos de 1970 caracterizado, sobretudo pela presença de projetos de colonização, grandes empresas agropecuárias e forte urbanização, desencadeou intenso desmatamento e queimadas, que em poucos anos, alterou significativamente os domínios biogeográficos, principalmente o Cerrado. Para preservar partes destes domínios foram criadas “áreas protegidas”, tais como: Pantanal Mato-grossense, Ilha Taiamã, Parque da Chapada dos Guimarães, Serra Ricardo Franco, Parque do Cristalino, Estação Ecológica Serra das Araras. Essas áreas estão localizadas respectivamente no:
a. Pantanal Mato-grossense e Ilha Taiamã na região sul; Serra Ricardo Franco e Parque do Cristalino a leste; Parque da Chapada dos Guimarães e Estação Ecológica das Araras no centro sul do Estado.
b. Pantanal Mato-grossense e Ilha Taiamã na região sul; Serra Ricardo Franco a oeste, Parque Cristalino ao norte, Estação Ecológica das Araras e Chapada dos Guimarães no centro-sul do Estado.
c. Pantanal Mato-grossense e Ilha Taiamã na região sul, Serra Ricardo Franco a oeste, Parque Cristalino ao norte, Estação Ecológica das Araras a leste e Chapada dos Guimarães ao norte do Estado. d. Pantanal Mato-grossense e Ilha Taiamã na região oeste, Serra Ricardo Franco e Parque Cristalino a oeste, Estação Ecológica das Araras e Chapada dos Guimarães no centro sul do Estado.
e. Pantanal Mato-grossense e Ilha Taiamã na região sul, Serra Ricardo Franco Estação Ecológica das Araras a oeste, Parque Cristalino ao norte e Chapada dos Guimarães no centro-sul do Estado.
QUESTÃO 39
No Estado de Mato Grosso as atividades agropecuárias são praticadas predominantemente.
a. No Planalto e Chapada dos Parecis, Planalto dos Alcantilador e Chapada dos Guimarães, a pecuária de corte e agricultura diversificada e de subsistência; na Depressão Alto Paraguai, a cana-de-açucar e pastagem, na região de Barra dos Bugres; nos Planaltos do Jauru e de Tapirapuã, a cana-de-açucar, agricultura diversificada e pecuária.
b. No Planalto e Chapada dos Parecis, Planalto dos Alcantilados e Chapada dos Guimarães, a podução de soja, milho e algodão; na Depressão do Alto Paraguai, a cana-de-açucar, soja e algodão; nos Planaltos de Jauru e Tapirapuã, a produção de gado de corte.
c. No Planalto e Chapada dos Parecis predominam as culturas de soja e cana-de-açucar; no Planalto dos Alcantilados, a soja; na Chapada dos Guimarães, soja, algodão e milho; na Depressão do Alto Paraguai; a cana-de-açucar, de soja e pecuária; nos Planaltos do Jauru e de Tapirapuã a produção de grãos e pecuária.
d. No Planalto e Chapada dos Parecis, as culturas de soja e milho; no Planalto dos Alcantilados, a soja e algodão; na Chapada dos Guimarães, milho, soja e pecuária; na Depressão do Alto Paraguai predominam as pastagens e cana-deaçucar, e nos Planaltos do Jauru e de Tapirapuã, as lavouras diversificadas e criação de gado leiteiro e de corte.
e. No Planalto e Chapada dos Parecis, Chapada dos Guimarães e Planalto dos Alcantilados cultivamse principalmente soja, milho e algodão; na Depressão do Alto Paraguai e nos Planaltos do Jauru e de Tapirapuã, predominam as culturas de cana-de-açucar e pastagens na região de Barra do Bugres; grãos e pastagens em Tangará da Serra e agricultura diversificada, pecuária leiteira e de corte em Mirassol do Oeste, Jauru e Araputanga.
QUESTÃO 40
Por Mato Grosso ser um Estado com características históricas, sociais, culturais e principalmente pelas dimensões territoriais, em 2005 desencadeou-se uma discussão entre as lideranças políticas e empresarias, por uma nova divisão territorial do Estado. Nesse sentido, os movimentos pró-divisão que tramitam no Congresso Nacional pretendem criar novos estados em Mato Groso.
Assinale a alternativa que corresponde com todas as denominações das divisões dos novos estados.
a. O território Federal do Araguaia, O Estado do Araguaia e O Estado de Mato Grosso do Norte.
b. O território Federal do Araguaia, O Estado do Araguaia e O Estado de Mato Grosso do Norte e o Estado do Pantanal.
c. O território do Meio Norte, O Estado do Araguaia e O Estado do Leste Mato Grosso.
d. O território Federal do Araguaia, O Estado do Meio Norte de Mato Grosso e O Estado do Pantanal.
e. O território Federal do Araguaia, O Estado do Araguaia e O Estado do Meio Norte de Mato Grosso.
GABARITO
31. D
32. E
33. B
34. A
35. C
36. C
37. D
38. ANULADA
39. E
40. B

Nenhum comentário:

Postar um comentário