quinta-feira, 20 de agosto de 2009

MOVIMENTOS SOCIAIS E DISPUTAS POLÍTICAS - EXERCÍCIOS PROPOSTOS

01. (UNEMAT) Com relação aos eventos e às práticas políticas em Mato Grosso, durante a Primeira República (1889-1930), assinale a alternativa incorreta.
a. Neste período, a disputa pelo poder em Mato Grosso foi controlada pelos coronéis.
b. O massacre da Baía do Garcez, ocorrido em 1901, resultou de desentendimentos em torno das eleições realizadas em 1898 para governador do Estado.
c. A família Murtinho, mesmo ocupando importantes cargos no governo federal, optou por não interferir nas contendas políticas em Mato Grosso.
d. A crise política denominada Caetanada, ocorrida no ano de 1916 em Mato Grosso, culminou com intervenção federal, decretada em 1917, pelo presidente da República Wenceslau Brás.
e. O controle dos embates políticos pelas oligarquias em Mato Grosso resultava em eleições fraudulentas e no uso freqüente da violência como recurso na resolução dos pleitos no Estado.

02. (UnB/CESP) Reproduziu-se em Mato Grosso o quadro de turbulência que, não raro, assinalou a trajetória da Primeira República (1889-1930) no Brasil. Choques entre facções das elites, tentativas de golpes e pretensas revoluções e intervenção do poder central marcaram esse período. Em meio a uma dessas crises, uma solução típica da política brasileira — a conciliação — foi buscada para apaziguar o Estado: em plena Primeira Guerra Mundial, um membro do clero católico foi escolhido para presidir Mato Grosso. Trata-se de
A) Filinto Muller.
B) Aquino Correa.
C) Augusto Leverger.
D) Manoel Murtinho.

03. (UFGD) Desde o Império até a República, o banditismo social marcou uma fase da história brasileira. De 1870 até 1940, esse fenômeno mobilizou o estado no combate à ação dos integrantes de bandos armados, os quais constantemente ameaçaram a ordem estabelecida, sobretudo por meio de ataques feitos a grandes proprietários de terras. Este fenômeno social pode ser entendido a partir da seguinte explicação:
a) os bandidos sociais, tratados como criminosos pelo estado e por grandes proprietários de terras, foram atores integrantes da sociedade rural brasileira e sua atuação violenta era considerada pela população empobrecida como um ato de justiça contra os poderosos;
b) o banditismo social foi mais atuante e mais expressivo no nordeste brasileiro, cuja figura de maior repercussão ficou conhecida como Lampião; a atuação dos bandos garantiu a realização de reformas sociais profundas naquela região e em outras partes do Brasil;
c) o banditismo social, também conhecido como cangaço (expressão decorrente de “canga”, que é um instrumento que garante o aprisionamento dos bois ao carro), foi um movimento político militarizado, permanentemente a serviço dos grandes latifundiários;
d) originário da exclusão social, o banditismo contribuiu para a organização dos trabalhadores rurais brasileiros, auxiliando na criação dos sindicatos e associações de trabalhadores campesinos;
e) o banditismo social foi um movimento essencialmente urbano, cuja atuação se estendeu pelo país; sua ação era contrária aos grandes proprietários de terras e as atividades violentas eram entendidas pela população rural como atos de redenção e justiça.

04. (UNEMAT) Com a Revolução de 1930 e a chegada ao poder de Getúlio Vargas, o Brasil ganhou uma nova configuração política. Em relação a este período em Mato Grosso, não se pode afirmar.
a. As ações repressivas tomadas pelo primeiro interventor em Mato Grosso, Antonino Mena Gonçalves, foram bem recebidas pela oligarquia agrária do Estado.
b. A parte sul do então Estado de Mato Grosso, sob o comando do general Bertoldo Klinger, aderiu à Revolução Constitucionalista de 1932, encabeçada por São Paulo, arregimentando tropas e enviando-as para o conflito.
c. A adesão dos habitantes da parte sul do Estado de Mato Grosso à Revolução Constitucionalista de 1932 teve como conseqüência a formação de um governo independente de Cuiabá, gerando assim uma dualidade governativa.
d. O governo do interventor Júlio Müller foi marcado por obras que mudaram a paisagem urbana de Cuiabá, como, por exemplo, a construção do Cine Teatro Cuiabá, do Grande Hotel e da avenida Getúlio Vargas.
e. A Marcha para o Oeste, desenvolvida durante o governo Vargas, visava ocupar extensas áreas de terras do oeste brasileiro, processo este, que resultou na formação de cidades na região sul do Estado de Mato Grosso.

05. (UNEMAT) Leia o trecho do jornal A Reação que, em 1902, circulou na República do Paraguai.
“O aparecimento deste periódico, órgão de um partido político, no estrangeiro, só poderá causar admiração a quem ignora os graves atentados postos em prática pela tirania que flagela o Estado de Mato Grosso; para aqueles, porém, que conhecem a mais desenfreada das ditaduras e a impunidade e desassombro com que vai ferindo e anulando os princípios básicos do direito e da justiça, este fato tem mais natural explicação. A atitude que assumimos nós emigrados matogrossenses, perseguidos por termos ideal político, criando aqui na República do Paraguai este órgão de publicidade, está plenamente justificada pela absoluta falta de garantias ao direito de crítica e análise, à liberdade de imprensa em nossa terra.” (Apud MADUREIRA, 1990, p. 79).
Assinale a alternativa que trata do confronto político ocorrido no Estado de Mato Grosso e que deu origem a esse periódico.
a. Refere-se à disputa entre o governador Caetano de Albuquerque e o senador Antonio Azeredo que culminou na denominada “Caetanada”.
b. Trata-se do confronto político entre os dois principais partidos durante o Império: o Conservador e o Republicano.
c. Remete à luta política entre Generoso Ponce e Totó Paes, sendo este último assassinado pelas forças oposicionistas em 1906.
d. Trata-se do embate entre os correligionários de José Morbeck e Manoel Balbino de Carvalho, conhecido como Carvalhinho.
e. Refere-se à denúncia feita pelos membros do Partido Republicano Conservador à ditadura do líder político gaúcho Getúlio Vargas.


06. (UFRJ) “... foram todos amarrados de braços para trás....seguindo assim a pé (...) foram um a um fuzilados, saqueados, e os cadáveres com os ventres partidos em cruz, para não boiarem, lançados n’água à voracidade das piranhas...”
O texto acima faz parte do depoimento de João Pais de Barros sobre o “Massacre da Baía Garcez”, ocorrido em 1901. Tal episódio reflete a:
(A) intensificação da violenta disputa entre os grupos oligárquicos pelo controle da vida política local;
(B) reação de comunidades indígenas à instalação de fazendas de gado na periferia de suas terras;
(C) repressão de usineiros às manifestações dos trabalhadores que, em greve, reivindicavam melhores condições de trabalho;
(D) intervenção militar do governo paraguaio para reconquistar a livre navegação no Rio Paraguai;
(E) ação das tropas federais contra adeptos da Revolução Constitucionalista Paulista que haviam estabelecido um governo paralelo em Corumbá.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário