quinta-feira, 20 de agosto de 2009

COLONIZAÇÃO NO SÉCULO XX - EXERCÍCIOS PROPOSTOS

01. (UFMT) Insulada no centro da América do Sul, não admira que em Cuiabá e circunjacências se conservassem arcaísmos em seu linguajar, que tende, todavia, a sofrer modificações à medida que se intensificam as comunicações com várias regiões, vizinhas ou distantes.
(CORRÊA FILHO, V. História de Mato Grosso. Várzea Grande: Fundação Júlio Campos, 1994, p.654. Obs. O texto original é do início do século XX.).
Da leitura do texto acima pode se depreender que, na primeira metade do século XX, a cidade de Cuiabá
A) em razão de sua localização geográfica central na América do Sul tornou-se local de confluência das manifestações culturais de outros grandes centros urbanos, sintetizando os principais traços da cultura brasileira.
B) manteve intenso contato com os outros centros urbanos durante sua história e, em razão desse fato, não apresentava traços culturais distintivos.
C) nasceu sob a influência da cultura das Bandeiras Paulistas que se tornou a marca exclusiva de sua identidade sócio-cultural.
D) acessível durante boa parte de sua história exclusivamente por vias fluviais manteve-se isolada do restante do Brasil, obrigando se a estreitar contatos com os países latino-americanos.
E) devido às distâncias que a separavam dos grandes centros urbanos manteve características culturais peculiares, como o falar, a musicalidade da viola de cocho e o ritmo do rasqueado.

02. (UFRJ) “... uma das grandes tarefas assumidas por todos os governos republicanos, desde a Proclamação, foi a de produzir a unificação territorial e cultural do país e de seu povo... Assim, um verdadeiro arsenal de políticas públicas foi sendo mobilizado, ao longo do período republicano, para que o arquipélago se transformasse em continente ou, como queriam alguns, para que o Brasil efetivamente deixasse de ser um gigante adormecido, e acordasse para o futuro.”
(FREIRE, A. et al.(coord.), A República no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.)
Uma das políticas públicas republicanas empreendidas com o objetivo de promover a integração e o desenvolvimento do estado de Mato Grosso foi:
(A) a formação de várias colônias de imigrantes na parte norte do estado com o objetivo de absorver o grande contingente de japoneses chegados ao Brasil no período pós-Segunda Guerra;
(B) a criação de várias empresas de navegação fluvial, subvencionadas pelo Governo Federal, com o objetivo de promover a integração do estado com o resto do país, conforme previsto no Plano de Metas elaborado para o Governo Juscelino Kubitscheck;
(C) a instalação de um pólo siderúrgico no extremo norte, com ampla participação do capital estadunidense, para promover o desenvolvimento da indústria de base no país, meta prioritária do Governo de Getúlio Vargas;
(D) a aplicação, na década de 70, de uma política de ocupação e desenvolvimento através da instalação de núcleos de colonos à beira de rodovias conforme previa o Plano de Integração Nacional;
(E) a desapropriação, na década de 40, de antigas fazendas de cana-de-açúcar, para promover a reforma agrária através da concessão de lotes de terra aos retirantes nordestinos, que deveriam desenvolver uma agricultura alimentar voltada para o mercado externo.

03. (UNEMAT) A partir das décadas de 1960 e 1970, Mato Grosso recebeu uma quantidade expressiva de migrantes. Sobre esta questão, é correto afirmar.
a. A maioria dos migrantes era oriunda da região Nordeste e Norte do país.
b. A ocupação deu-se de forma espontânea, sem qualquer participação do Estado brasileiro nesse processo.
c. A Amazônia mato-grossense era um espaço vazio, inabitado e sua
ocupação era fundamental para a segurança do país.
d. A migração de sulistas para a região Norte de Mato Grosso teve como resultado uma distribuição eqüitativa da terra, através da pequena propriedade.
e. O processo migratório fez surgir inúmeras cidades na região Norte de Mato Grosso como Sinop, Alta Floresta e Vera.






04. (UNEMAT) A ocupação da região Norte de Mato Grosso, iniciada durante a ditadura militar (1964- 1985), ao mesmo tempo que favoreceu o desenvolvimento econômico desta região, trouxe inúmeras conseqüências negativas. A partir destas informações, assinale a alternativa correta.
a. As cidades que surgiram ao longo das principais rodovias, na região, têm pouca importância econômica para o estado de Mato Grosso.
b. O conflito entre os migrantes e as sociedades indígenas ocorreu inúmeras vezes como, por exemplo, entre os colonos do projeto Guarantã do Norte e os índios Kreen-akaróre.
c. A monocultura da soja, uma das principais atividades econômicas da região, é praticada com auxílio de baixa tecnologia e não tem causado impacto ambiental.
d. Os pequenos agricultores e seringueiros, que já habitavam a região, tiveram suas posses e suas atividades respeitadas pelos projetos de colonização, tanto privados como particulares.
e. Estradas precárias, clima insalubre e baixa fertilidade do solo inviabilizaram a economia das novas cidades, que surgiram a partir dos projetos de colonização.

05. (UnB/CESP) Conhecida como área de ocupação periférica recente, Mato Grosso, bem como o Centro-Oeste de maneira geral, vê assentar-se sobre um território praticamente natural, pré-técnico, uma
economia modernizada, com suporte técnico-científico informacional.Sobre essa produção agrícola moderna e as necessidades que com ela se relacionam é que se estabelece uma nova rede de cidades. A respeito dessa agricultura identificada com a economia globalizada dos dias atuais, não se pode falar em
A) aumento do consumo de fertilizantes e de defensivos agrícolas.
B) ausência do Estado no apoio financeiro e na criação de sistemas de engenharia e de transporte.
C) produção de bens de largo consumo no mercado global, a exemplo de soja, milho, algodão, entre outros.
D) prática de uma agricultura de ponta, com uso intensivo de equipamentos e de modernas tecnologias.

06. (UFGD) Ao longo da primeira metade do século XX, o governo federal brasileiro implementou algumas ações com vistas a fortalecer a integração do território do então estado de Mato Grosso ao conjunto da nação. Dentre essas ações incluíram-se as seguintes:
(A) a abertura da navegação pelo rio Paraguai e a formação da Companhia de Navegação a Vapor do Alto Paraguai.
(B) a construção da estrada de ferro conhecida como Ferronorte e a criação do programa chamado Polamazônia.
(C) a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e a implementação da política da Marcha para Oeste.
(D) a criação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO) e a publicação do Album graphico do Estado de Matto-Grosso.
(E) a abertura da navegação pelos rios Guaporé e Madeira e a criação da Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão.

(UNIR) Leia atentamente os textos a seguir.
O verdadeiro sentido da brasilidade é rumo oeste [...] caminhamos para a unidade, marchamos para o centro, não pela força de preconceitos doutrinários mas pelo fatalismo de nossa definição racial.
(VARGAS, G. A nova política no Brasil. Volume VII. Rio de Janeiro: José Olímpio Editora, 1940, p.31.)
Esta era, sem dúvida, um dos mais graves problemas da atualidade brasileira e da sua solução efetiva dependerá a reconquista da nossa posição, que tão relevante foi nos mercados mundiais da borracha.
(VARGAS, G. As diretrizes da nova política no Brasil. Rio de Janeiro: José Olimpio Editora, 1940, p.293-299.)
Nelas (nas glebas) devemos, de preferência, localizar o trabalhador rural, que aqui e ali vegeta [...]. Povoar e ligar os nódulos de população ganglionar, esparsa em núcleos alongados pelo interior do país. E, para uni-los, para tirar-lhes a fisionomia gregária, devemos abrir, para todos, vias de comunicação.
(VARGAS, G. A nova política no Brasil. Volume VII. Rio de Janeiro: José Olímpio Editora, 1940, p.281-282.)
A criação do Território Federal do Guaporé (1943) pode ser entendida a partir de situações vividas pelo Brasil e de influências internacionais. Os textos dados acima fazem menção a três dos elementos que contribuíram neste processo. Analise a criação do
Território Federal do Guaporé, relacionando-a com os elementos sugeridos nos textos.

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