quinta-feira, 20 de agosto de 2009

DIVISÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO - EXERCÍCIOS PROPOSTOS

01. (UnB/CESP) Tese antiga, defendida desde fins do século XIX, a divisão de Mato Grosso suscitou debates e, por muito tempo, foi defendida com ênfase por lideranças do sul do estado. Foi preciso que se ultrapassasse a segunda metade do século XX para que ela se concretizasse. A formalização do ato que criou o Estado de Mato Grosso do Sul foi tomada no governo de
A) Getúlio Vargas, no contexto da Marcha para o Oeste.
B) JK, dentro de seu Plano de Metas (50 anos em 5).
C) Ernesto Geisel, durante o regime militar instaurado em 1964.
D) José Sarney, por decisão da Assembléia Constituinte de 1987-1988.
__
02. (UFGD) A divisão do estado de Mato Grosso, criando o estado de Mato Grosso do Sul, ocorreu como resultado
a) da Revolução Cuiabana de 1892, que produziu divisões profundas e insuperáveis no interior das elites políticas e econômicas mato-grossenses;
b) da Revolução Constitucionalista de 1932, na qual o sul do antigo Mato Grosso associou-se aos revolucionários paulistas em busca de apoio para a autonomia da região;
c) dos movimentos divisionistas localizados no sul do antigo Mato Grosso, com ramificações em outras regiões, que se associaram aos movimentos sociais para promover uma consulta à população, cujo resultado demonstrou que a maioria dos habitantes da região era favorável à divisão;
d) da consulta à população, por meio de um plebiscito, durante o governo Geisel, e das pressões da elite política do sul do antigo Mato Grosso;
e) da decisão do governo Geisel que, no contexto da ditadura militar, absteve-se de realizar consultas à totalidade da população e atendeu aos pleitos antigos de setores das elites político-econômicas do sul do antigo Mato Grosso.

03. (UFGD) Na história do processo conhecido como divisionismo, que teve como desfecho a criação do estado de Mato Grosso do Sul, um marco significativo foi:
a) o ano de 1834, quando um movimento revoltoso proclamou a separação entre o sul e o norte da então província de Mato Grosso.
b) o ano de 1906, quando o presidente do estado de Mato Grosso foi assassinado por um movimento rebelde iniciado em Corumbá.
c) o ano de 1926, quando foi renovado o contrato de arrendamento de terras públicas à Companhia Mate Laranjeira.
d) o ano de 1932, quando, no contexto da Revolução Constitucionalista, foi inaugurado em Campo Grande um “governo revolucionário”, paralelo ao governo estabelecido em Cuiabá.
e) o ano de 1960, quando recém-eleito presidente da República Jânio Quadros assumiu, publicamente, o compromisso de defender a divisão do estado.

04. (UFMS) A respeito da história da divisão do antigo Estado de Mato Grosso e da criação do Estado de Mato Grosso do Sul, ocorrida por meio da Lei Complementar nº 31, de 11 de outubro de 1977, é correto afirmar que
(A) a cisão territorial representou, dentre outras coisas, a concretização de lutas históricas pela divisão, impetradas por lideranças políticas residentes no Sul do antigo Mato Grosso, atual Mato Grosso do Sul.
(B) apesar das lutas pró-divisão remontarem a quase um século, a separação somente se concretizou em 1977, fruto de uma decisão pessoal do presidente Ernesto Geisel. Sua decisão surpreendeu todos os políticos da época, tanto da ARENA como do MDB, pois até então eles não tinham feito qualquer discussão sobre o assunto no Congresso Nacional.
(C) os militares ligados ao poder palaciano defendiam, de maneira uníssona, que o nome do novo Estado fosse Rio Pardo ou Maracaju, reportando-se a antigas propostas de divisão apresentadas na década de 1930.
(D) desde o início da década de 1970, grande parte dos políticos nortistas passou a apoiar a divisão, pois entendia que Mato Grosso sem a região Sul do Estado poderia colocar em prática um grande plano de desenvolvimento estratégico: aumento do fluxo migratório associado ao crescimento da agropecuária, investimento em atividades industriais, ampliação da malha viária, aumento da matriz energética com a construção de novas hidrelétricas e incentivo ao turismo.
(E) em 1977, dos 93 municípios existentes no antigo Mato Grosso, apenas 38 ficaram com Mato Grosso do Sul, o que explica as atuais diferenças sócio-econômicas existentes entre esses dois Estados da Federação.

05. (UnB/CESP) Em outubro de 1977, foi sancionada a Lei Complementar que criou o estado de Mato Grosso do Sul pelo desmembramento de área do estado de Mato Grosso. A respeito do processo que resultou nessa divisão, assinale a opção correta:
A) Por meio de plebiscito, as populações nortista e sulina de Mato Grosso aprovaram a divisão desse estado.
B) A decisão de dividir o estado aconteceu em pleno regime militar.
C) O marechal Rondon foi o maior defensor da referida divisão.
D) O sul foi a área mais refratária à divisão do estado.

06. (UNEMAT) Em relação à história do movimento que levou ao processo de divisão do Estado de Mato Grosso, é correto afirmar.
a. A divisão do Estado de Mato Grosso e a criação do Estado de Mato Grosso do Sul foram resultado de um processo democrático desenvolvido durante o governo do general Ernesto Geisel.
b. Antes da decisão do presidente Ernesto Geisel, de dividir o Estado de Mato Grosso essa questão não havia sido objeto de debates, ações e disputas entre lideranças políticas das regiões sul e norte do Estado.
c. Essa cisão territorial representou a concretização de lutas históricas, defendidas por lideranças políticas do sul de Mato Grosso, que remontam ao final do século XIX.
d. A divisão não foi um processo tranqüilo porque as lideranças políticas de Cuiabá e Campo Grande tinham interesses e objetivos comuns.
e. Os dois Estados, resultantes da divisão, tiveram seu desenvolvimento econômico e populacional comprometidos por aquele processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário