quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CONTEXTO HISTÓRICO ATUAL - EXERCÍCIOS PROPOSTOS

01. (UNEMAT) No governo de Dante Martins de Oliveira (1995-2002), Mato Grosso passou por um processo de modernização do Estado. Assinale a alternativa em que as ações governamentais não correspondem ao processo de modernização desse governo.
a. Foram privatizadas várias empresas do Estado como, por exemplo, o BEMAT (Banco do Estado de Mato Grosso) e a CEMAT (Centrais Elétricas Mato-Grossenses).
b. Foram feitos grandes investimentos na produção de energia, que resultaram na construção da Usina Hidrelétrica de Manso e do gasoduto Brasil-Bolívia.
c. Foi criada a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), com o objetivo de ampliar o desenvolvimento científico e tecnológico do agronegócio.
d. Foi promulgada a Lei da Gestão Democrática (1998), que estabeleceu as diretrizes para a autonomia financeira, administrativa e pedagógica das escolas públicas estaduais.
e. A reestruturação do Estado atraiu investidores nacionais para o agronegócio, tornando Mato Grosso o segundo no ranking nacional no que tange à produção de grãos.

02. (UNEMAT) Pode-se afirmar que as inúmeras levas migratórias que Mato Grosso sofreu nos últimos três séculos foram fundamentais para o surgimento de uma cultura extremamente diversificada e heterogênea. Assinale a alternativa que expressa corretamente essa diversidade.
a. A Dança do Congo e a Dança do Chorado, típicas de Vila Bela da Santíssima Trindade e da Baixada Cuiabana, têm fortes influências européias.
b. O Cururu e o Siriri desapareceram completamente do cenário cultural mato-grossense, devido às novas modalidades da cultura de massa como o Funk e o Hip Hop.
c. A Cavalhada, realizada todo ano em Poconé, encenada sobre cavalos, representa a luta entre cristãos e judeus na Península Ibérica.
d. Uma das manifestações culturais que já não é mais praticada é a Tourada. Em Cuiabá, essa manifestação foi, por muito tempo, realizada no Campo do Ourique, lugar onde se localizava a antiga Assembléia Legislativa.
e. Em Mato Grosso, as festas de santos sempre tiveram um caráter estritamente religioso, devido à forte influência da Igreja Católica na vida cotidiana das pessoas.

03. (UFMT) Relatório da Comissão Pastoral da Terra (CPT) mostra que Mato Grosso é o segundo estado com mais trabalhadores libertados de situações semelhantes ao trabalho escravo ou dele propriamente dito – 4.690 trabalhadores, nos últimos doze anos. Sobre essa questão, analise as afirmativas.
I - A permanência do trabalho escravo demonstra, de um lado, a enorme desigualdade social existente no Brasil e em Mato Grosso, de outro, a fraca atuação do Estado no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores.
II - Os projetos estatais de colonização de Mato Grosso, iniciados com a Marcha para o Oeste, implantados a partir da lógica do capitalismo, impediram a proliferação do trabalho escravo.
III - Embora o sistema escravagista da exploração da mão-de-obra no Brasil tivesse sido extinto em 1888, o país convive até hoje com esta “modalidade de trabalho”, como os agregados nas fazendas de gado, no desmatamento e no agronegócio.
IV - Dom Pedro Casaldáliga, quando Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia-MT, destacou-se pelo combate ao trabalho escravo em Mato Grosso.
Estão corretas as afirmativas
A) II, III e IV, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.








04. (UFMT) O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que 1.123 km² da Floresta Amazônica sofreram corte raso ou degradação progressiva durante o último mês de abril (2008). Desse total, 794 km² foram devastados somente no estado de Mato Grosso. Os dados foram colhidos pelo sistema Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter).
(Disponívelem:http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=1463.Acesso em 30/06/2008.)
Em relação ao assunto abordado no texto, analise as afirmativas.
I - O atual desmatamento da Amazônia é fruto da continuidade da tradicional forma de expansão da fronteira agrícola brasileira.
II - O desmatamento é uma estratégia de valorização do capital capaz de diminuir as desigualdades sociais na Amazônia.
III - Em Mato Grosso, o desmatamento ocorre com maior intensidade nas pequenas e médias propriedades concentradas na região norte.
IV - O desmatamento em Mato Grosso beneficia a pecuária extensiva e a produção de grãos.
Estão corretas as afirmativas
A) II e III, apenas.
B) I, II e III, apenas.
C) I e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
.
05. (UFGD) A “descoberta” do ouro em Mato Grosso, ocorrida nas primeiras décadas do século XVIII, decorreu de atividades preadoras de índios, realizadas pelos paulistas. A conseqüente exploração aurífera favoreceu a constituição deu um processo histórico que assinala, em linhas gerais, a trajetória sócio-econômica mato-grossense desde o século XVIII até os dias presentes. No âmbito econômico, indique as atividades mais expressivas na história mato-grossense e sul-mato-grossense
a) a extração da prata e ouro nas margens do rio Cuiabá e a plantação de grandes extensões de erva-mate nas proximidades da atual cidade de Corumbá;
b) a extração de poaia e borracha e as plantações de fumo na região da atual cidade de Cáceres;
c) a atividade pesqueira e de caça de jacarés, aves e onças e a implantação de grandes usinas de sucro-alcooleiras na bacia pantaneira, além da extração de erva-mate na porção setentrional da província;
d) a implantação de fazendas de gado que permitiram a formação de uma atividade voltada para a exploração do leite e seus subprodutos destinados para a exportação;
e) a mineração, a exploração da cana-de-açúcar, poaia e borracha, a pecuária e, mais recentemente, a cultura da soja e as atividades voltadas ao turismo.

06. (UFRJ) O turismo é uma atividade que vem se desenvolvendo bastante em Mato Grosso, nos últimos anos. Duas áreas que têm se destacado nessa atividade econômica são:
(A) Sorriso e Rondonópolis;
(B) Sinop e Cáceres;
(C) Pantanal e Chapada dos Guimarães;
(D) Chapada dos Parecis e Rio Cuiabá;
(E) Barão de Melgaço e Serra do Roncador

07. (UNEMAT) Em se tratando da urbanização no Estado de Mato Grosso, é correto afirmar.
a. A partir da segunda metade da década de 1960, houve um crescimento significativo da população de Mato Grosso, o que corroborou para o surgimento de novos municípios e para a modernização das cidades mato-grossenses.
b. A formação do espaço urbano matogrossense iniciou-se em meados do século VI, no mesmo período do atual Estado de Goiás. Os primeiros municípios que surgiram foram Rondonópolis, Cuiabá e Cáceres.
c. O final do século XIX e a primeira década do século XX representam o período de maior incremento populacional do Estado de Mato Grosso, tempos estes marcados por um processo migratório intenso e pela modernização da maioria das cidades mato-grossenses.
d. A ocupação e a urbanização do Estado de Mato Grosso, durante os séculos VII e VIII, ocorreram devido às facilidades de acesso ao Estado, principalmente, em função do sistema de transportes da época.
e. A urbanização do Estado de Mato Grosso teve seu apogeu na primeira metade do século XX e, após esse período, o Estado tem apresentado baixos índices de
crescimento populacional e urbano.
08. (UnB/CESP) Em vez de reproduzir, como nas antigas áreas de incorporação agrícola, estruturas produtivas preexistentes, a expansão recente da fronteira agropecuária na Amazônia Legal constitui, antes de mais nada, uma fronteira tecnológica na qual a inovação científica é o elemento central de explicação do novo perfil agrorregional.
Ministério do Meio Ambiente. Projeto de macrozoneamento da Amazônia Legal. Brasília, 2006. p. 12 (com adaptações).
Considerando o texto acima, assinale a opção correta acerca das transformações vividas pelo estado de Mato Grosso nas últimas décadas.
A) O estado de Mato Grosso, apesar de passar por processo semelhante ao descrito no texto, não está inserido na Amazônia Legal e, portanto, está inserido em dinâmica distinta daquela na região Norte.
B) A pecuária, atividade predominante no estado, é feita de forma tradicional e não se beneficia da inovação científica.
C) A concentração de terras tem impedido o desenvolvimento da agricultura moderna no estado.
D) O desenvolvimento tecnológico tem alcançado as atividades agropecuárias praticadas no estado.
________
09. (UnB/CESP) Há, nas terras do estado de Mato Grosso, potencial para o cultivo de grãos em grande escala devido, entre outros fatores,
A) à topografia plana.
B) às chuvas bem distribuídas ao longo do ano.
C) aos solos férteis que dispensam o uso de fertilizantes e de corretivos.
D) à vegetação original desprovida de árvores de grande porte, o que torna as queimadas e o desmatamento desnecessários para a prática agrícola.
_________

10. (UnB/CESP)O assoreamento e a turbidez dos corpos hídricos são formas de
degradação ambiental encontradas no estado de Mato Grosso. As
causas desses problemas não incluem o(a)
A expansão da lavoura de soja.
B desmatamento.
C alta densidade demográfica do estado.
D mineração.
_________
11. (UnB/CESP) A cidade de Cuiabá, que cresceu rapidamente a partir da década de 60 do século XX, reúne cerca de 20% da população do estado de Mato Grosso. Quanto às características dessa cidade, assinale a opção correta.
A) O crescimento populacional de Cuiabá foi acompanhado da erradicação das ocupações urbanas irregulares, devido à implantação de programas habitacionais.
B) A chegada de imigrantes de outros estados contribuiu para o crescimento da cidade.
C) Com a industrialização e a urbanização do estado, o índice de desemprego diminuiu e, atualmente, esse índice é próximo de zero.
D) Em Cuiabá inexistem problemas ligados à questão ambiental; por isso essa cidade é conhecida como cidade verde.
________
12. (UnB/CESP) As conseqüências da expansão da produção modernizada de grãos verificada no estado de Mato Grosso não incluem o(a)
A) acentuação da concentração fundiária.
B) aumento da produtividade.
C) intensificação da produção agroexportadora.
D) extinção da área de conservação ambiental outrora conhecida como Parque Nacional do Xingu.

13. (UnB/CESP) Nas últimas décadas, o estado de Mato Grosso viveu um significativo desenvolvimento econômico relacionado à execução de determinadas políticas. Os fatores que contribuíram para esse desenvolvimento incluem a:
A) política de incentivo às importações.
B) criação de zonas industriais à semelhança da encontrada em Manaus, no estado do Amazonas.
C) disponibilidade de energia barata e abundante.
D) implementação de projetos de colonização agrária por iniciativa do governo federal.
__



14. (UNEMAT) Analise os itens abaixo:
I - O processo de ocupação e formação territorial de Mato Grosso apresenta duas fases distintas. A primeira, de características pré-capitalistas, centrada no extrativismo mineral e vegetal, paralela à agricultura de subsistência e da pecuária extensiva. A segunda, e atual refere-se à inserção de Mato Grosso na economia de mercado, caracterizada pela disseminação e projetos de colonização e modernização agropecuária.
II - A expansão da pecuária em Mato Grosso deu-se a partir do século XIX e atualmente constitui-se na maior fonte econômica do Estado.
III - A extração da borracha em Mato Grosso figurou como uma importante fonte econômica no final do século XIX e início do século XX. A borracha era extraída principalmente nos seringais, na bacia do rio Paraguai e seus afluentes.
IV - A estratégia de integração nacional, iniciada em 1940 com a “Marcha para Oeste”, teve impulso definitivo com a intensificação do processo de modernização industrial no centro-sul e articulado às ações de expansão agrícola do Centro-Oeste e Amazônia, durante os governos militares. Mato Grosso teve um papel peculiar no contexto econômico nacional.
V - As estratégias governamentais de ocupação promoveram uma distribuição homogênea das terras mato-grossenses. No contexto político atual são 136 unidades municipais.


Assinale a alternativa correta.
a. Apenas I e II estão corretos.
b. Apenas II e III estão corretos.
c. Apenas I e IV estão corretos.
d. Apenas II e IV estão corretos.
e. Apenas IV e V estão corretos.

15. (UNEMAT) O avanço ocupacional em Mato Grosso a partir dos anos de 1970 caracterizado, sobretudo pela presença de projetos de colonização, grandes empresas agropecuárias e forte urbanização, desencadeou intenso desmatamento e queimadas, que em poucos
anos, alterou significativamente os domínios biogeográficos, principalmente o Cerrado. Para preservar partes destes domínios foram criadas “áreas protegidas”, tais como: Pantanal Mato-grossense, Ilha Taiamã, Parque da Chapada dos Guimarães, Serra Ricardo Franco, Parque do Cristalino, Estação Ecológica Serra das Araras. Essas áreas estão localizadas respectivamente no:
a. Pantanal Mato-grossense e Ilha Taiamã na região sul; Serra Ricardo Franco e Parque do Cristalino a leste; Parque da Chapada dos Guimarães e Estação Ecológica das Araras no centro sul do Estado.
b. Pantanal Mato-grossense e Ilha Taiamã na região sul; Serra Ricardo Franco a oeste, Parque Cristalino ao norte, Estação Ecológica das Araras e Chapada dos Guimarães no centro-sul do Estado.
c. Pantanal Mato-grossense e Ilha Taiamã na região sul, Serra Ricardo Franco a oeste, Parque Cristalino ao norte, Estação Ecológica das Araras a leste e Chapada dos Guimarães ao norte do Estado.
d. Pantanal Mato-grossense e Ilha Taiamã na região oeste, Serra Ricardo Franco e Parque Cristalino a oeste, Estação Ecológica das Araras e Chapada dos Guimarães no centro sul do Estado.
e. Pantanal Mato-grossense e Ilha Taiamã na região sul, Serra Ricardo Franco Estação Ecológica das Araras a oeste, Parque Cristalino ao norte e Chapada dos Guimarães no centro-sul do Estado.
RESPOSTA: B

16. (UNEMAT) Por Mato Grosso ser um Estado com características históricas, sociais, culturais e principalmente pelas dimensões territoriais, em 2005 desencadeou-se uma discussão entre as lideranças políticas e empresarias, por uma nova divisão territorial do Estado. Nesse sentido, os movimentos pró-divisão que tramitam no Congresso Nacional pretendem criar novos estados em Mato Groso. Assinale a alternativa que corresponde com todas as denominações das divisões dos novos estados.
a. O território Federal do Araguaia, O Estado do Araguaia e O Estado de Mato Grosso do Norte.
b. O território Federal do Araguaia, O Estado do Araguaia e O Estado de Mato Grosso do Norte e o Estado do Pantanal.
c. O território do Meio Norte, O Estado do Araguaia e O Estado do Leste Mato Grosso.
d. O território Federal do Araguaia, O Estado do Meio Norte de Mato Grosso e O Estado do Pantanal.
e. O território Federal do Araguaia, O Estado do Araguaia e O Estado do Meio Norte de Mato Grosso.

RESPOSTA: B

17. (UFMS) Em julho de 2006, os jornais de todo o país noticiaram, em destaque de primeira página, a morte do ex-governador de Mato Grosso, Dante de Oliveira. O destaque da notícia explica-se devido à vinculação de Dante de Oliveira com um fato político muito importante da nossa história recente. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o fato ao qual a figura do ex-governador de Mato Grosso se vinculou.
(A) Foi autor da Lei de Anistia, que passou a vigorar em 1978.
(B) Foi autor da Lei de Segurança Nacional, que entrou em vigor no país em 1984.
(C) Foi autor da emenda constitucional propondo o restabelecimento, para o ano de 1984, de eleições diretas para a presidência da República, fato que fortaleceu o movimento popular em torno da campanha pelas “Diretas Já”.
(D) Foi o principal responsável pela promulgação da Constituição de 1967.
(E) Foi o principal responsável pela criação do Colégio Eleitoral que, em 1989, elegeu Tancredo Neves presidente da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário