terça-feira, 25 de agosto de 2009

CONCURSO PROFESSOR DE HISTÓRIA - SEDUC- MT - 2007
CESPE - UNB PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - HISTORIADOR


CONHECIMENTOS BÁSICOS

QUESTÃO 01
A escola deve assegurar a mediação entre a criança e os modelos sociais. Alguns teóricos defendem que o professor deve assumir o papel do adulto mediador, sem, contudo, tornar-se membro do grupo de crianças. Com base nessa teoria, o papel de professor mediador consiste em
A) reproduzir a relação pedagógica tradicional entre mestre e aluno.
B) ajudar a criança a explorar e analisar o mundo do adulto, sendo um animador no grupo.
C) apenas deixar que as crianças convivam no grupo, o que já assegura sua formação social.
D) ser guia da cultura, tendo em vista o desenvolvimento intelectual dos indivíduos isoladamente.

QUESTÃO 02
Constitui objetivo do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2001,
I elevar o nível de escolaridade da população.
II melhorar a qualidade de ensino.
III reduzir as desigualdades sociais no acesso e na permanência nas escolas.
IV democratizar a gestão do ensino público.
A quantidade de itens certos é igual a
A )1. B) 2. C) 3. D )4.

QUESTÃO 03
Acerca da proposta pedagógica de uma escola, assinale a opção incorreta.
A) A formulação da proposta pedagógica é uma prática educativa de caráter formativo.
B) A proposta pedagógica expressa o grau de autonomia da equipe escolar.
C) É de responsabilidade do diretor da escola elaborar a proposta pedagógica e submetê-la à aprovação de seus superiores.
D) Na proposta pedagógica, devem constar objetivos bem definidos e embasados em diagnóstico prévio.

QUESTÃO 04
No cotidiano escolar, a intervenção na zona de desenvolvimento proximal dos alunos é de responsabilidade do professor. Essa concepção de interação professor-aluno está relacionada à teoria da aprendizagem defendida por
A) Vygotsky.
B) Piaget.
C) Freud.
D) Skinner.

QUESTÃO 05
Assinale a opção que não apresenta uma função do planejamento de ensino.
A) Prever conteúdos, objetivos e métodos com base nas exigências postas pela realidade social.
B) Assegurar a racionalização, a organização e a coordenação do trabalho docente.
C) Apresentar as formas organizativas de ensino e seus métodos.
D) Controlar a aprendizagem por meio de verificação e qualificação dos resultados.

QUESTÃO 06
Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público: ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos; aperfeiçoamento profissional continuado; piso salarial profissional; progressão funcional; período reservado para estudos e condições adequadas de trabalho.
As informações apresentadas no fragmento de texto acima
A) dizem respeito à valorização dos profissionais da educação em nível nacional.
B) estão contidas apenas em instrumento que regulamenta exclusivamente a ação dos profissionais da educação do estado do Mato Grosso.
C) estão contempladas no estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
D) fazem parte do código de ética elaborado para reger aprofissão de educador no estado do Mato Grosso.

QUESTÃO 07
Acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), assinale a opção correta.
A) Compete a cada sistema de ensino elaborar suas DCN e cobrar das escolas associadas a ele a aplicação e o cumprimento do que está estabelecido como currículo mínimo para os ensinos fundamental e médio.
B) Cada escola é livre para cumprir, ou não, o que está estabelecido nas DCN, que são apenas diretrizes e não, normas. Nesse sentido, não há regra que defina os conteúdos e as disciplinas para cada nível de ensino.
C) As DCN são definidas pelo Conselho Nacional de Educação em conjunto com o Ministério da Educação e devem servir de orientação a todos os estabelecimentos de ensino, independentemente do sistema de ensino ao qual esses estabelecimentos estejam ligados.
D) Não existem órgãos especificamente responsáveis pela elaboração das DCN. O fato de serem construídas democraticamente faz com que elas sejam resultado de discussões e estudos realizados em congressos e seminários específicos para esse fim.


QUESTÃO 08
As penalidades que as comissões de ética podem aplicar a professores do estado do Mato Grosso no exercício do seu cargo incluem
I advertência.
II demissão.
III redistribuição.
IV remoção.
A quantidade de itens certos é igual a
A) 1. B) 2. C) 3. D) 4.

QUESTÃO 09
Há duas semanas, Marcela foi nomeada para cargo público na administração direta do estado do Mato Grosso e, como precisava ficar por mais dois meses em São Paulo, para concluir um curso de especialização, ela perguntou a um amigo advogado se isso seria possível. Em resposta, o amigo lhe disse que, a partir da data da nomeação, ela tinha um prazo de 30 dias para tomar posse, mas que esse prazo poderia ser prorrogado por mais 30 dias, caso ela o solicitasse. Além disso, segundo esse amigo, ela poderia tomar posse mediante procuração e entrar em exercício até 30 dias após
a data da posse. Portanto, seria plenamente possível que ela permanecesse em São Paulo pelo tempo necessário para a conclusão do curso de especialização.
Verifica-se, nessa situação hipotética, que o amigo de Marcela se equivocou ao afirmar que
A) o prazo para tomar posse é de 30 dias.
B) o prazo para tomar posse é prorrogável.
C) é possível tomar posse mediante procuração.
D) ela poderia entrar em exercício até 30 dias após a data da posse.
 
QUESTÃO 10
Assinale a opção incorreta acerca dos direitos de crianças e adolescentes bem como dos pais no tocante à educação.
A) Os estudantes têm direito de contestar os critérios avaliativos a que são submetidos na escola, mas somente seus pais podem recorrer às instâncias escolares superiores.
B) É direito dos estudantes organizarem-se em entidades estudantis que os representem e defendam os seus interesses.
C) É direito dos pais dos estudantes participar da definição das propostas educacionais a serem desenvolvidas pelos professores dos seus filhos.
D) O adolescente trabalhador tem direito de exigir do Estado o oferecimento de ensino noturno regular.

QUESTÃO 11
Considerando que a ética trata de princípios, que os valores diferem de sociedade para sociedade e que, em todos os tempos e lugares, a educação — mesmo a informal — socializa a cultura, o conhecimento e os valores, assinale a opção que melhor traduz o papel da ética na escola contemporânea.
A) A ética, por ser abstrata e metafísica, volta-se para a formação moral da pessoa, independentemente das condições externas em que se dá o processo educativo.
B) Permanentemente identificada com o pensar, o refletir e o construir, a ética deve contribuir para a formação do alunocidadão, capaz de pensar e julgar com liberdade e autonomia.
C) Por ser subjetiva, a ética se confunde com a moral e, por isso mesmo, nada mais é que o conjunto de valores que orientam e norteiam o comportamento de cada indivíduo.
D) Nas circunstâncias da sociedade contemporânea, a ética deve prestar-se à formação de pessoas aptas a vencer em uma sociedade com extrema competitividade individualista.

QUESTÃO 12
Ao contrário do que acontecia freqüentemente no passado, um dos grandes desafios da atual escola brasileira é reconhecer a diversidade como parte indissociável da identidade nacional, o que pressupõe, por exemplo, a valorização da trajetória dos grupos que compõem a sociedade e o investimento na superação de toda e qualquer forma de discriminação. Nessa perspectiva, a escola deve ser
A) ponto de partida para a consolidação de uma sociedade nacional homogênea e uniforme, condição essencial para a identidade brasileira.
B) centro de formação da cidadania, sustentada no princípio de que a desigualdade resulta de condições históricas sobre as quais não se pode agir.
C) motor do processo de padronização cultural do país, esforçando-se por suprimir a diversidade etnocultural ainda existente no Brasil.
D) local para se aprender que as regras do espaço público permitem a coexistência dos diferentes, em situação de igualdade.

QUESTÃO 13
Hoje, mais que em qualquer outra época, a questão ambiental ocupa posição de relevo na agenda das sociedades. Isso se dá em face dos preocupantes resultados de um modelo de civilização centrado na industrialização. Por seu impacto na vida das pessoas, o tema do meio ambiente não pode passar ao largo da educação. Em linhas gerais, espera-se que a escola contribua para que seu aluno seja capaz de
A) compreender os encadeamentos de diversos fenômenos naturais e seu relacionamento com a vida, posicionando-se criticamente ante as condições ambientais de seu meio.
B) entender que os problemas ambientais não interferem na qualidade de vida das pessoas quando ficam restritos a determinadas localidades.
C) adotar posturas distintas, relativas à preservação do meio ambiente, na escola, em casa e na comunidade, já que distintas são essas realidades.
D) assimilar a diferença intransponível entre patrimônio natural, étnico e cultural, condição necessária para se ligar afetivamente à natureza e aos seres humanos.

QUESTÃO 14
A necessidade de se abordar transversalmente o tema saúde, permeando todas as áreas componentes do currículo escolar, decorre da constatação de que a mera transmissão de informações acerca do funcionamento do corpo, das características das doenças e dos hábitos de higiene, ainda que importantes, não garantem o desenvolvimento de atitudes de vida saudável. Entre as opções abaixo, assinale a que não reflete atitude de um educador comprometido com a promoção da saúde.
A) Entender a escola como um todo, da sala de aula aos banheiros, da área de recreação ao local em que se prepara e é servida a merenda, zelando pela existência de um ambiente saudável.
B) Promover a ativa participação da comunidade escolar, a começar pelo conjunto dos educadores, na elaboração do projeto pedagógico da educação para a saúde.
C) Eximir-se da tarefa de oferecer opções para a prática de ações promotoras da saúde para não tolher a liberdade individual de seus alunos.
D) Buscar um modelo de saúde o mais amplo possível, no qual interajam aspectos físicos, psíquicos, socioculturais e ambientais.

QUESTÃO 15
A moderna pedagogia trata o tema da orientação sexual a partir da compreensão da sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, presente no ser humano ao longo de toda a sua existência. Apoiar o aluno para que ele exerça sua sexualidade com prazer e responsabilidade é uma das finalidades essenciais desse tipo de trabalho na escola. Nessa perspectiva, espera-se que a escola se organize de modo a levar o estudante a
A) questionar a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, meio eficaz para impedir a promiscuidade.
B) reconhecer que os papéis atribuídos ao masculino e ao feminino são naturais, biologicamente marcados e livres de discriminações.
C) identificar e expressar livremente seus sentimentos e desejos, entendidos como direito individual que não se subordina aos sentimentos e aos desejos de outrem.
D) conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir prazer sexual.
 
QUESTÃO 16
Pascoal Moreira Cabral identifica-se com a história de Mato Grosso, entre outras razões, porque
A) insurgiu-se contra o poder metropolitano e proclamou a independência da capitania de Mato Grosso em meados do século XVIII.
B) defendeu a liberdade dos indígenas que viviam na região de Mato Grosso, recusando-se a escravizá-los e a permitir que outros o fizessem.
C) delimitou definitivamente a fronteira oeste de Mato Grosso, ao vencer os espanhóis em três sucessivas batalhas.
D) descobriu ouro nas margens do rio Coxipó, em 1719, marco inicial do povoamento da região de Cuiabá.
 
QUESTÃO 17
Uma corrente historiográfica defende a tese de que a criação da capitania de Mato Grosso tinha, entre outras, a finalidade de caracterizar a posse portuguesa da região. Desse modo, o que Portugal pretendia com essa decisão era tornar mais consistente e efetivo o princípio que sua diplomacia utilizara na celebração de tratados de limites com a Espanha, o uti possidetis, o qual estabelecia que
A) Portugal garantia como sua a área que os habitantes da colônia haviam ocupado de fato ou, pelo menos, tornado questionável a posse espanhola.
B) os indígenas da região seriam transferidos para os aldeamentos criados por religiosos no sul da colônia, as conhecidas missões ou reduções jesuíticas.
C) o governo de Lisboa aceitava entregar aos espanhóis o domínio da bacia amazônica em troca da posse da região deMato Grosso.
D) Mato Grosso seria isolado do restante da colônia, sobretudo de São Paulo, para impedir as incursões de aventureiros sobre os territórios pertencentes à Espanha.
 
QUESTÃO 18
Um dos mais violentos episódios da história de Mato Grosso ficou conhecido como A Rusga, que explodiu no contexto da independência e da constituição do Estado brasileiro, processo que se estendeu pelo Primeiro Reinado (1822-31) e pelo período regencial (1831-40). Denominada por alguns de a Noite de São Bartolomeu da História Mato-Grossense, A Rusga correspondeu ao
A) choque de interesses entre naturais da província e forasteiros, sobretudo paulistas, que para ela convergiam em busca do ouro.
B) confronto entre brasileiros de Mato Grosso e portugueses, sendo estes identificados como estrangeiros que já haviam explorado em demasia as riquezas locais.
C) movimento de insurreição promovido pelos escravos de origem africana, que fundaram, pouco antes, em Mato Grosso, o maior quilombo que o Brasil conheceu.
D) levante indígena na região do Guaporé, o qual obrigou D. Pedro I a decretar a intervenção imperial no governo da província de Mato Grosso.
 
QUESTÃO 19
Relativamente a fatos, personagens e contextos da história de Mato Grosso, assinale a opção incorreta.
A) Dois fatos protagonizados pelo Paraguai deram início à Guerra da Tríplice Aliança: o aprisionamento do navio que conduzia o futuro presidente da província de Mato Grosso e a invasão do território brasileiro.
B) A figura do marechal mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon identifica-se, na história brasileira, fundamentalmente pelo esforço de interligar o interior do país por meio das comunicações e pela preocupação em proteger as populações indígenas.
C) Diferentemente do ocorrido em outras regiões do Brasil colônia, em Mato Grosso foram irrelevantes os conflitos entre conquistadores brancos e populações indígenas, tendo sido estas facilmente atraídas para o trabalho nas minas e na lavoura.
D) De maneira geral e quanto à repercussão econômica, a mineração em Mato Grosso foi de curta duração, marcada por descobertas intermitentes e pelo rápido esgotamento.

QUESTÃO 20
Em outubro de 1977, foi sancionada a Lei Complementar que criou o estado de Mato Grosso do Sul pelo desmembramento de área do estado de Mato Grosso. A respeito do processo que resultou nessa divisão, assinale a opção correta.
A) Por meio de plebiscito, as populações nortista e sulina de Mato Grosso aprovaram a divisão desse estado.
B) A decisão de dividir o estado aconteceu em pleno regime militar.
C) O marechal Rondon foi o maior defensor da referida divisão.
D) O sul foi a área mais refratária à divisão do estado.

QUESTÃO 21
Em vez de reproduzir, como nas antigas áreas de incorporação agrícola, estruturas produtivas preexistentes, a expansão recente da fronteira agropecuária na Amazônia Legal constitui, antes de mais nada, uma fronteira tecnológica na qual a inovação científica é o elemento central de explicação do novo perfil agrorregional. Ministério do Meio Ambiente. Projeto de macrozoneamento da Amazônia Legal. Brasília, 2006. p. 12 (com adaptações).
Considerando o texto acima, assinale a opção correta acerca das transformações vividas pelo estado de Mato Grosso nas últimas décadas.
A) O estado de Mato Grosso, apesar de passar por processo semelhante ao descrito no texto, não está inserido na Amazônia Legal e, portanto, está inserido em dinâmica distinta daquela na região Norte.
B) A pecuária, atividade predominante no estado, é feita de forma tradicional e não se beneficia da inovação científica.
C) A concentração de terras tem impedido o desenvolvimento daagricultura moderna no estado.
D) O desenvolvimento tecnológico tem alcançado as atividades agropecuárias praticadas no estado.

QUESTÃO 22
Há, nas terras do estado de Mato Grosso, potencial para o cultivo
de grãos em grande escala devido, entre outros fatores,
A) à topografia plana.
B) às chuvas bem distribuídas ao longo do ano.
C) aos solos férteis que dispensam o uso de fertilizantes e de corretivos.
D) à vegetação original desprovida de árvores de grande porte, o que torna as queimadas e o desmatamento desnecessários para a prática agrícola.

QUESTÃO 23
O assoreamento e a turbidez dos corpos hídricos são formas de degradação ambiental encontradas no estado de Mato Grosso. As causas desses problemas não incluem o(a)
A) expansão da lavoura de soja.
B) desmatamento.
C) alta densidade demográfica do estado.
D) mineração.

QUESTÃO 24
A cidade de Cuiabá, que cresceu rapidamente a partir da década de 60 do século XX, reúne cerca de 20% da população do estado de Mato Grosso. Quanto às características dessa cidade, assinale a opção correta.
A) O crescimento populacional de Cuiabá foi acompanhado da erradicação das ocupações urbanas irregulares, devido à implantação de programas habitacionais.
B) A chegada de imigrantes de outros estados contribuiu para o crescimento da cidade.
C) Com a industrialização e a urbanização do estado, o índice de desemprego diminuiu e, atualmente, esse índice é próximo de zero.
D) Em Cuiabá inexistem problemas ligados à questão ambiental; por isso essa cidade é conhecida como cidade verde.

QUESTÃO 25
As conseqüências da expansão da produção modernizada de grãos verificada no estado de Mato Grosso não incluem o(a)
A) acentuação da concentração fundiária.
B) aumento da produtividade.
C) intensificação da produção agroexportadora.
D) extinção da área de conservação ambiental outrora conhecidacomo Parque Nacional do Xingu.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 26
Nas últimas décadas, acentuou-se a aproximação entre a produçãoacadêmica historiográfica e a história ensinada nas escolas. Omovimento de renovação dos estudos da área, o qual teve nacorrente francesa dos Annales uma de suas referências essenciais,influenciou o ensino da história, cuja preocupação, hoje, é a de
A) eliminar datas e nomes de grandes personagens.
B) afastar-se de temas áridos, como a economia.
C) substituir os fatos pela interpretação analítica.
D) estudar o passado a partir das circunstâncias do presente.

QUESTÃO 27
No contexto da Nova História, a cultura é considerada de formaampla, bem mais que sinônimo de meras manifestações artísticas;do mesmo modo são valorizadas as representações do mundosocial. Assim, ao tempo em que são ampliadas as fontesdocumentais, espera-se que, em sala de aula, o aluno desenvolvacompetências como as de
A) leitura e interpretação de textos.
B) descoberta e tradução de documentos.
C) domínio de idioma estrangeiro e de estatística.
D) elaboração de teoria e realização de experimentos científicos.

QUESTÃO 28
As relações de poder entre nações, estados, povos e culturas sempre marcaram a trajetória das sociedades ao longo da história. Relativamente a esse tema, assinale a opção incorreta.
A) Na Antiguidade Clássica, Roma dominou a bacia do Mediterrâneo a partir da conquista da Itália e da vitória sobre Cartago nas guerras púnicas.
B) Na Europa feudal, o símbolo de poder estava identificado, acima de tudo, com a propriedade da terra e com o domínio sobre as pessoas que nela viviam.
C) Com o advento do capitalismo, a abolição gradativa das classes sociais tornou a sociedade menos hierarquizada e mais igualitária.
D) A colonização da América pelos europeus representou, entre outros aspectos, a imposição de um modelo externo de organização da sociedade.

QUESTÃO 29
A existência das mais variadas formas de conflitos, tais como lutas locais, golpes, revoluções e guerras globais, é uma constante na história da humanidade. Acerca desse tema, assinale a opçãocorreta.
A) A Guerra dos Cem anos consolidou o poder dos nobres europeus ao manter intacta a estrutura do feudalismo.
B) A Revolução Francesa, iniciada em 1789, simboliza o fim do Antigo Regime e o nascimento da contemporaneidade.
C) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918), que foi, a rigor, um conflito europeu, excluiu a presença de outros países, como o Brasil, por exemplo.
D) No Oriente Médio, a queda do presidente iraquiano Saddam Hussein foi decisiva para a celebração do acordo de paz na região.

QUESTÃO 30
Sabe-se que cidadania é um conceito histórico que varia no tempo e no espaço. Relativamente a esse tema complexo, que abrange direitos políticos, sociais e civis, assinale a opção correta.
A) O moderno conceito de cidadania é fruto das revoluções burguesas, notadamente da Francesa, da Americana e da Industrial.
B) A democracia ateniense, na Grécia antiga, pressupunha cidadania para o conjunto da população.
C) Nos dias atuais, cidadania se confunde com participação política, de modo que o direito de voto é suficiente para concretizá-la.
D) No Brasil, os direitos políticos, sociais e civis surgiram no passado recente, com a promulgação da Constituição cidadã de 1988.

QUESTÃO 31
No que se refere às conseqüências da Segunda Guerra Mundial (1939-1945),assinale a opção incorreta.
A) A Europa saiu enfraquecida do conflito, perdendo sua histórica posição de centro do poder mundial.
B) O processo de descolonização permitiu o aparecimento de inúmeros Estados nacionais na Ásia e na África.
C) Instituiu-se, no imediato período pós-guerra, o sistema bipolar que refletiu a supremacia das duas superpotências mundiais, à época: os Estados Unidos da América (EUA) e a União Soviética (URSS).
D) A criação da Liga das Nações não atingiu seu principal objetivo, qual seja, o de garantir a paz mundial e a segurança internacional.

QUESTÃO 32
Entre 1989 e 1991, o leste europeu foi palco de profundas transformações, decisivas para a nova configuração do poder mundial. Em síntese, trata-se do coroamento de um processo histórico assinalado pela
A) criação da União Européia e a desativação da Organização do Tratado do Atlântico Norte.
B) retirada dos EUA do cenário internacional, abalados pelos ataques terroristas que sofreram.
C) desintegração da URSS e pelo desmonte do socialismo real na Europa Oriental.
D) desativação do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

QUESTÃO 33
Aumento da capacidade produtiva, ampliação das trocas internacionais, uso crescente do conhecimento científico, incessantes inovações tecnológicas, incremento da circulação de bens e capitais constituem algumas das características marcantes do atual estágio da economia mundial, comumente chamado de
A) socialização.
B) globalização.
C) feudalização.
D) capitalização.

QUESTÃO 34
No Brasil de hoje, convivem cerca de 120 etnias indígenas, cada qual com identidade própria, ao lado de uma imensa população formada por descendentes de povos africanos (daometanos, oirubás, gegês, kêtus, bantos, congoleses, angolanos e moçambicanos) e de um grupo expressivo de imigrantes e descendentes de povos de vários continentes. Em face dessa realidade, e considerando práticas culturais arraigadas, inclusive no ambiente escolar, assinale a opção incorreta.
A) A vida social brasileira é marcada pela diversidade, fruto de longo processo histórico marcado pela assimilação pacífica das diferenças entre os diversos grupos étnicos.
B) Nos períodos autoritários, como no Estado Novo de Vargas,a política oficial tendia a buscar uma homogeneidade cultural que identificasse a nação.
C) O mito da democracia racial brasileira gera, no povo, atitudes que dissimulam a realidade existente, ou seja, de negação do racismo, que, embora difuso, é efetivo no país.
D) Reverter um quadro de estigma e de intolerância, via educação, pressupõe o reconhecimento e a valorização de características específicas de regiões, etnias, escolas, além da individualidade de professores e alunos.

QUESTÃO 35
Um dos problemas ainda hoje verificados na condução da temática indígena, na escola, é o de que os avanços da pesquisa histórica e antropológica nem sempre são incorporados pelos livros didáticos, razão pela qual tendem a prevalecer, em sala de aula, formulações esquemáticas e reducionistas em relação aos povos indígenas. Para se superar o problema, seria conveniente
A) abandonar a noção genérica e homogênea de índio, concepção que ignora a diversidade que sempre existiu entre os numerosos grupos indígenas.
B) fixar o estudo dos índios no passado, centrando-se sua participação nos séculos iniciais da colonização portuguesa.
C) compreender que as culturas indígenas estão paralisadas no tempo, imunes a acontecimentos e a situações que as transformem.
D) fazer uso da intensa documentação escrita produzida pelos povos indígenas antes e depois da chegada dos portugueses ao Brasil.

QUESTÃO 36
No Brasil, entre fins do período regencial e princípios do Segundo Império, o ensino da história estava voltado para a formação da nacionalidade brasileira, da própria identidade do Brasil. No século XX, durante a Era Vargas, essa tendência é retomada e aprofundada. No transcurso do regime militar, iniciado em 1964, ao lado do estudo da geografia, o estudo da história
A) passou a ser elemento central no currículo escolar, com carga horária superior à das demais disciplinas, com o claro objetivo de fazer desse conhecimento instrumento de apologia ao regime político autoritário vigente.
B) transformou o ambiente escolar, fazendo da sala de aulaautêntico laboratório de pesquisa, livre de cerceamento à atuação dos docentes e dos alunos, aos quais eram abertas as fontes documentais produzidas pelo Estado.
C) desprezava os assuntos relativos ao país, voltando-se para o exame da denominada História Mundial e, mais enfaticamente, para a até então desconhecida História daAmérica.
D) perdeu muito de sua autonomia no currículo escolar, visto que, ao ser reduzido a Estudos Sociais, perdeu o seu conceito de produção de conhecimento, por meio de métodos próprios, e a sua essência de questionamento crítico da realidade brasileira.

QUESTÃO 37
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) surgiram no contexto da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sancionada em dezembro de 1996, após longa e difícil tramitação no Congresso Nacional. Entre as competências e habilidades a serem desenvolvidas em história, assinale a opção que não se enquadra nas propostas formuladas pelos PCN.
A) Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa.
B) Relativizar as diversas concepções de tempo e formas de periodização cronológica.
C) Situar as diversas produções da cultura em seus respectivos contextos históricos.
D) Valorizar a memória social e eliminar o sujeito individual na construção do saber histórico.

QUESTÃO 38
A civilização contemporânea resulta de longo processo histórico, que foi extraordinariamente impulsionado pela moderna industrialização, responsável pela consolidação do capitalismo como sistema dominante. Entre as características marcantes do tempo presente, destacam-se, entre outras,
A) o humanismo e o comportamento ascético.
B) fechamento das fronteiras e a urbanização.
C) individualismo e o consumismo.
D) o pacifismo e o desprezo pela imagem.


QUESTÃO 39
No Brasil, historicamente, não são esporádicas manifestações do tipo “salve-se quem puder”, “levar vantagem em tudo” ou “vocêsabe com quem está falando?”. Ainda que a lei possa estar assentada sobre princípios eticamente inquestionáveis e moralmente justos, a prática cotidiana nem sempre a respeita. Nesse sentido, sob o ponto de vista ético, uma escola comprometida com a formação de alunos conscientes de sua historicidade e do valor insubstituível da dignidade humana estará atenta ao seguinte fundamento:
A) as regras existentes na escola devem ser elaboradas e estabelecidas pela direção, única responsável por sua implementação.
B) existem regras e leis que definem direitos e deveres na sociedade, cuja observância depende de decisão individual.
C) além de claras e conhecidas por todos, as regras existentes na escola voltam-se para a viabilização da convivência interna e com a comunidade.
D) as regras, tanto na escola quanto na comunidade, somente poderão ter êxito se atenderem aos interesses particulares de cada membro da comunidade.
 
QUESTÃO 40
Assinale a opção em que se identifica o principal fato decorrente da descoberta do ouro em Mato Grosso, na primeira metade do século XVIII.
A) Pacificação dos povos indígenas que habitavam a área.
B) Chegada das expedições bandeirantes na região.
C) Consolidação dos limites do Tratado de Tordesilhas.
D) Efetivo início do povoamento de Mato Grosso.

QUESTÃO 41
A sempre conflituosa relação entre índios e não-índios, ao longo do processo de ocupação de Mato Grosso, adquiriu conotação diferenciada após a descoberta de ouro na região. Com relação a esse fato, assinale a opção correta.
A) Moveu-se guerra contra os índios com o intuito de ser-lhes tomada a terra para que nela se efetivasse o povoamento branco.
B) Os índios passaram a ser objeto de captura para que servissem de mão-de-obra escravizada.
C) Os indígenas foram deslocados para o litoral da colônia, onde desempenharam papel central na agroindústria açucareira.
D) Os indígenas de Mato Grosso associaram-se aos espanhóis na guerra para impedir o adensamento da presença portuguesa na porção oeste da colônia.

QUESTÃO 42
A criação da Capitania de Mato Grosso, em meados do século XVIII, atendeu, entre outras razões, a um importante objetivo estratégico da metrópole portuguesa, que era o de
A) garantir a continuidade da mineração, que vivia seu apogeu naquele momento.
B) estabelecer um núcleo do governo colonial em extensa área de fronteira que seria ocupada para se deter eventual avanço espanhol.
C) fixar o domínio português sobre uma região fronteiriça que, pelo Tratado de Madri, não mais pertencia a Portugal.
D) assegurar que os indígenas de Mato Grosso ficariam restritos aos aldeamentos fundados e dirigidos pelos jesuítas espanhóis.

QUESTÃO 43
Na segunda metade do século XVIII, quando mais tensas eram as relações entre portugueses e espanhóis na América, Portugal decidiu construir o Presídio de Nova Coimbra, ao sul de Mato Grosso, e o Forte do Príncipe da Beira, às margens do Guaporé, com o objetivo de, respectivamente,
A) garantir aos portugueses a navegação no rio Paraguai e manter livre acesso entre Vila Bela e Belém.
B) isolar Mato Grosso das demais capitanias e impedir o acesso fluvial com a parte mais setentrional da colônia.
C estender as áreas reservadas à mineração e promover a ocupação da franja meridional do território da capitania.
D) dominar a navegação no Prata e adensar a presença de colonos brasileiros em Sacramento e nos Sete Povos das Missões.

QUESTÃO 44
Em meio a muitos atos de violência, um episódio sangrento notabilizou-se na história de Mato Grosso. Trata-se da rusga, nome pelo qual ficaram conhecidos os sangrentos acontecimentos de 30 de maio de 1834, quando A espanhóis vindos da Bolívia, em sua maior parte, atacaram Mato Grosso para reaver o território que consideravam pertencer-lhes de direito.
B) guerreiros paiguás invadiram a capital da província e encontraram inesperada e poderosa reação por parte da população local.
C) brasileiros de Mato Grosso se lançaram armados contra portugueses que viviam na província, os chamados adotivos, o que, para alguns, foi gesto típico de revanche à tirania lusa.
D) as tropas enviadas pelo governo regencial atacaram Cuiabá com o objetivo de desalojar do poder o presidente da província.

QUESTÃO 45
A Guerra da Tríplice Aliança foi o maior conflito em que o Brasil se envolveu no século XIX. Por ser área de fronteira com o inimigo, Mato Grosso dele participou intensamente. Relativamente ao tema, assinale a opção incorreta.
A) O aprisionamento pelas forças paraguaias do vapor Marquês de Olinda, que conduzia o presidente nomeado de Mato Grosso, é considerado o ato inicial da guerra.
B) Francisco Solano López era o governante paraguaio que conduziu seu país durante o conflito contra Argentina, Brasil e Uruguai (Tríplice Aliança).
C) Após a guerra, a crescente força do exército brasileiro representou a ampliação de focos de atrito com o Império, o que contribuiu para a queda do regime.
D) A maior resistência encontrada pelos paraguaios em Mato Grosso foi a oferecida pela guarnição de Corumbá, que impôs severas perdas ao exército inimigo.
 
QUESTÃO 46
Reproduziu-se em Mato Grosso o quadro de turbulência que, não raro, assinalou a trajetória da Primeira República (1889-1930) no Brasil. Choques entre facções das elites, tentativas de golpes e pretensas revoluções e intervenção do poder central marcaram esse período. Em meio a uma dessas crises, uma solução típica da política brasileira — a conciliação — foi buscada para apaziguar o Estado: em plena Primeira Guerra Mundial, um membro do clero católico foi escolhido para presidir Mato Grosso. Trata-se de
A) Filinto Muller.
B) Aquino Correa.
C) Augusto Leverger.
D) Manoel Murtinho.
 
QUESTÃO 47
De formação positivista e dotado de visão humanista da cultura, um brasileiro se notabilizou pelo esforço de integração de áreas interioranas do país, via fixação de linhas telegráficas, e pelo trabalho de contato com povos indígenas de modo diferente do modelo que prevalecera em quatro séculos de História. Natural de Mato Grosso, militar, esse sertanista era
A) João Poupino Caldas.
B) João de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres.
C) Cândido Mariano da Silva Rondon.
D) Mário Corrêa da Costa.
 
QUESTÃO 48
Conhecida como área de ocupação periférica recente, Mato Grosso, bem como o Centro-Oeste de maneira geral, vê assentarse sobre um território praticamente natural, pré-técnico, uma economia modernizada, com suporte técnico-científicoinformacional. Sobre essa produção agrícola moderna e as necessidades que com ela se relacionam é que se estabelece uma nova rede de cidades. A respeito dessa agricultura identificada com a economia globalizada dos dias atuais, não se pode falar em
A) aumento do consumo de fertilizantes e de defensivos agrícolas.
B) ausência do Estado no apoio financeiro e na criação de sistemas de engenharia e de transporte.
C) produção de bens de largo consumo no mercado global, a exemplo de soja, milho, algodão, entre outros.
D) prática de uma agricultura de ponta, com uso intensivo de equipamentos e de modernas tecnologias.
 
QUESTÃO 49
Tese antiga, defendida desde fins do século XIX, a divisão de Mato Grosso suscitou debates e, por muito tempo, foi defendida com ênfase por lideranças do sul do estado. Foi preciso que se ultrapassasse a segunda metade do século XX para que ela seconcretizasse. A formalização do ato que criou o Estado de Mato Grosso do Sul foi tomada no governo de
A) Getúlio Vargas, no contexto da Marcha para o Oeste.
B) JK, dentro de seu Plano de Metas (50 anos em 5).
C) Ernesto Geisel, durante o regime militar instaurado em 1964.
D) José Sarney, por decisão da Assembléia Constituinte de 1987-1988.

QUESTÃO 50
O padrão da atuação oficial em relação aos povos indígenas começa a ser alterado, inclusive por pressão de setores dasociedade civil, especialmente via imprensa, a partir de famosa expedição liderada por dois respeitados sertanistas. Dela decorreu o anteprojeto que criava o Parque do Xingu (1952), efetivamente criado apenas em 1961. Essa expedição e seus líderes denominam-se, respectivamente,
A) Kayapó-Timbira, Sidney Possuelo e Luís Bueno Horta Barbosa.
B) Terra Brasilis, Lydia Poleck e Ujatu Tamalisyn.
C) Noroeste do Brasil, Carlos Fausto e Manuela Carneiro da Cunha.
D) Roncador-Xingu, irmãos Villas-Boas.

UnB/CESPE – SAD/MT Caderno H
Cargo: Professor da Educação Básica / Área 8: História – 9 –
PROVA DISCURSIVA)
• Nesta prova — que vale dez pontos, sendo um ponto para cada questão —, faça o que se pede, usando os espaços indicados no
presente caderno para rascunho. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE RESPOSTAS, nos locais apropriados,
pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido.
• Em cada questão, qualquer fragmento de texto além da extensão máxima de cinco linhas será desconsiderado.
• No CADERNO DE RESPOSTAS, identifique-se apenas na primeira página, pois não será avaliado texto que tenha qualquer
assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.
• Nesta prova, as questões de 1 a 10 devem ser respondidas em língua portuguesa.

Considerando a pluralidade cultural como tema transversal, elabore uma proposta para trabalhar esse tema em sala de aula.
RASCUNHO – QUESTÃO 1
1
2
3
4
5

Acerca da inclusão de crianças com necessidades especiais nas salas de aula usuais, apresente um argumento a favor e um argumento
contra e discuta-os brevemente.
RASCUNHO – QUESTÃO 2
1
2
3
4
5

De modo sucinto, descreva um modelo de escola de ensino fundamental (anos finais) organizada por ciclos de formação e explicite
como acontece a divisão do tempo escolar nessa escola.
RASCUNHO – QUESTÃO 3
1
2
3
4
5
UnB/CESPE – SAD/MT Caderno H
Cargo: Professor da Educação Básica / Área 8: História – 10 –

Enumere os itens obrigatórios de um plano de ensino.
RASCUNHO – QUESTÃO 4
1
2
3
4
5

Ao se entender a avaliação como um processo formativo, não se deve reduzi-la à cobrança de conteúdos, mas considerá-la um relato
que contenha indicativos da construção do conhecimento do aluno. Defina avaliação formativa e aponte um dos princípios norteadores
dos relatórios de avaliação.
RASCUNHO – QUESTÃO 5
1
2
3
4
5

Descreva, de forma sucinta, os principais objetivos das expedições bandeirantes que atravessaram o território de Mato Grosso.
RASCUNHO – QUESTÃO 6
1
2
3
4
5
UnB/CESPE – SAD/MT Caderno H
Cargo: Professor da Educação Básica / Área 8: História – 11 –

Redija um parágrafo, identificando a principal motivação que levou o governo português a criar a Capitania de Mato Grosso,
separando-a da de São Paulo.
RASCUNHO – QUESTÃO 7
1
2
3
4
5

Descreva, sucintamente, as bases sobre as quais se assentou a economia colonial de Mato Grosso.
RASCUNHO – QUESTÃO 8
1
2
3
4
5

Cite algum argumento utilizado pelos defensores da divisão do estado de Mato Grosso.
RASCUNHO – QUESTÃO 9
1
2
3
4
5
 
Estabeleça, resumidamente, a relação entre o agronegócio mato-grossense e a economia global contemporânea.
RASCUNHO – QUESTÃO 10
1
2
3
4
5
GABARITO

1 B
2 D
3 C
4 A
5 D
6 A
7 C
8 A
9 A
10 A
11 B
12 D
13 A
14 C
15 D
16 D
17 A
18 B
19 C
20 B
21 D
22 A
23 C
24 B
25 D
26 D
27 A
28 C
29 B
30 A
31 D
32 C
33 B
34 A
35 A
36 D
37 D
38 D
39 A
40 D
41 A
42 B
43 A
44 C
45 D
46 B
47 C
48 B
49 C
50 D

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