sábado, 26 de dezembro de 2009

Congódromo' será construído em Vila Bela da Santíssima Trindade

Local será destinado a manifestações culturais, como a Dança do Congo.
Redação site TVCA com assessoria

Um espaço para a realização de eventos culturais será construído no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 quilômetros de Cuiabá). O 'Congódromo', como está sendo chamado o local, faz referência a uma das mais importantes manifestações da cultura do Estado, a Dança do Congo. Para isso, o secretário de Estado de Cultura, Paulo Pitaluga, estará no município de 19 a 21 de julho para a assinatura de um Termo de Parceria para a construção deste espaço multieventos. A assinatura do documento será no da 20 de julho na Prefeitura de Vila Bela.

De acordo com o termo que será assinado entre a SEC e a Prefeitura do município, a Secretaria de Estado de Cultura irá viabilizar e executar o programa disponibilizando equipamentos e pessoal para levantamentos históricos, estudos técnicos em atendimento à legislação em vigor, que estabelece regras e normas de conduta para execução de obras em patrimônios tombados, em seu entorno, ou em estudos para tombamento. Após os procedimentos técnicos a Secretaria irá emitir pareceres da Coordenação de Patrimônio Histórico da Secretaria e do IPHAN, para encaminhamento dos projetos arquitetônico, elétrico e hidráulico aos órgãos do Governo do Estado.

O Congódromo vai sediar, em especial, a tradicional "Festa do Congo, ou Congada", que é realizada anualmente no município, sempre na segunda quinzena do mês de julho. A festa do Congo é uma dramatização onde dois reinados africanos disputam o poder. A dança surgiu com a vinda de escravos para a primeira capital do Estado, Vila Bela.

Durante a dança, os homens tocam os instrumentos e as mulheres representam as rainhas, que trajam vestidos longos, nas cores azul ou branco com enfeites, e levam à frente o estandarte com os santos de louvor: São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Na Congada, o Embaixador de um reino, que é quem comanda a festa, pede ao Rei do Congo a mão de sua filha em casamento. Com a negativa do Rei, o Embaixador declara guerra ao Congo. Em uma outra versão o Embaixador é o mensageiro do Rei de Bamba, que manda pedir a mão da Princesa em casamento. Os personagens do reinado do Congo são o Rei, o Príncipe e o Secretário de Guerra; do reino adversário aparecem o Embaixador e soldados. A nobreza usa mantos, coroas e bastões coloridos e ornamentados com flores como instrumentos. Em Vila Bela, os dançarinos se caracterizam com as flores na indumentária que servem para reverenciar São Benedito.

fonte: site da TV Centro América

Nenhum comentário:

Postar um comentário