segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Estátua em homenagem a Maria Taquara é reinaugurada
Após a queda em julho deste ano, finalmente a estátua foi recolocada no centro da capital.


Após quatro meses da queda, espera e reforma, a estátua em homenagem a Maria Taquara foi recolocada no centro da capital. A reinauguração ocorreu na manhã desta quinta-feira.
O temporal ocorrido no dia 11 de julho deste ano, fez com que o monumento que já existia há alguns anos caísse com a força do vento. Após a queda a estrutura foi restaurada pelo artista plástico Fred Fogaça, todo o trabalho de restauração custou R$ 5 mil.


Maria Taquara.



O estilo de vida libertário desta mulher negra se tornou parte da história de Mato Grosso. Por volta da década de 40 apareceu perambulando pelas ruas da cidade, uma mulher negra, magra, alta, quase sem seios, cabelos encrespado, pele morena do sol, de sotaque nordestino, aparentava ter a época entre 25 a 27 anos de idade. Era tão esguia que parecia uma palmeira, por isso a apelidaram de "Taquara”. Foi encontrada morta na década de 50, em seu barraco, já em adiantado estado de putrefação. O artista plástico Haroldo Tenuta, cuiabano de nascimento e mineiro de coração, residiu desde a década de 40 em Belo Horizonte. Após conhecer Maria esculpiu sua imagem em bronze, cuja escultura se encontra na pequena praça no centro de Cuiabá, que leva o seu nome. A figura mitológica de Maria Taquara é um bom exemplo de como uma pessoa do povo, simples, pode chamar a atenção e se tornar um ícone, ela fugia aos padrões da época. Foi a primeira mulher a usar calça em Cuiabá, lavava roupas e andava com uma mala na cabeça. Maria morava em uma tapera próxima ao quartel. E se transformou em figura folclórica na cidade.Considerada símbolo na luta pela igualdade de direitos Maria Taquara era uma mulher negra de fibra que rompeu barreiras e foi ousada, tanto é que foi a primeira mulher a deixar a saia de lado para usar calça cumprida. Maria Taquara era lavadareira de roupas as margens do córrego da Prainha.
Maria Taquara ou "Maria meu Bem" é uma figura presente nos livros de cultura regional. Dona de uma forte personalidade, Maria ficou conhecida por ser a primeira mulher a abolir as saias. A calça comprida foi sua marca registrada, pois naquele tempo a calça era exclusiva para os homens. Taquara deixou como herança vários capítulos da sua história, que enriqueceu a cultura mato-grossense. Depois de chegar às páginas dos livros de cultura regional, Maria Taquara foi homenageada com uma praça no centro da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário