quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A pecuária matogrossense

Intruduzida em Mato Grosso durante o período colonial, a pecuária se estabeleceu como atividade paralela e complementar à mineração, e sua produção se destinava ao abastecimento das regiões mineradoras. Mais tarde com a decadência da produção aurífera, a criação de gado passou a abastecer um pequeno mercado interno.




Pecuária colonial. oléo sobre tela.




A abertura da estrada de Goiás no século 18 e a existência em Mato Grosso das condições naturais favoráveis em muito contribuíram para o desenvolvimento da pecuária matogrossense naquele período histórico.
A história fazenda Jacobina na região de Cáceres.




Com a abertura da navegação pelo rio Paraguai ao final da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870) ocorre uma expansão dessa atividade econômica com a entrada do capital estrangeiro em Mato Grosso.
Fazenda Descalvados em Cáceres.




Assim são instaladas as primeiras charqueadas na área do Pantanal, que vinha se destacando como região que reunia as condições propícias para o desenvolvimento dessa atividade.




Essas empresas arrendavam ou adquiriram, atráves da compra, grandes extensões de terra no estado e exportavam os subprodutos bovinos, como o charque por exemplo.

Inicialmente apoiados na navegação do rio Paraguai, alguns grupos econômicos nacionais e estrangeiros decidiu investir na atividade criatória e na industrialização dos subprodutos bovinos em Mato Grosso. O gado de corte era transportado para Minas Gerais e São Paulo através dos caminhos terrestres, as famosas comitivas boiadeiras.



Carro de boi, importante meio de transporte de cargas no período colonial.

Crianças brincando em um velho carro de boi nos dias atuais.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a produção das charqueadas se intensificou uma vez que era destinada ao abastecimento das tropas militares em beligerância no continente europeu.
Outro fator de relevância para o desenvolvimento dessa atividade em Mato Grosso foi a chegada dos trilhos da Ferrovia Noroeste do Brasil que facilitou o escoamento da produção e contribuiu para o surgimento de várias cidades ao longo dessa estrada de ferro.
A importância das charqueadas na economia matogrossense perdurou até aproximadamente a década de 1920.

Um comentário: