sexta-feira, 15 de julho de 2011

Saiba mais sobre a formação histórica de Várzea Grande

História começa durante guerra


A história oficial da criação de Várzea Grande está ligada à criação de um acampamento militar comandado por Couto Magalhães em 1867 durante a guerra do Paraguai. Foi montado um presídio para os paraguaios na outra margem do rio Cuiabá.

O professor mestre em história Suelme Evangelista Fernandes ressalta, porém, que muito antes da instalação do famoso acampamento de Couto Magalhães a região era habitada pelos índios guanás e bororos e também por pequenos núcleos rurais que já exploravam a terra. Além disso, a região onde hoje é Várzea Grande servia de passagem para tropas, boiadeiros e outras comitivas que vinham ou iam para cidades como Vila Bela da Santíssima Trindade ou Poconé. “Mas como geralmente é preciso um mito inaugural, a criação de Várzea Grande é associada à Guerra do Paraguai, com a criação de heróis, no caso Couto Magalhães”, esclarece o historiador. Portanto, para o historiador, Várzea Grande está intimamente ligada à história de Cuiabá. “A cidade é produto do crescimento de Cuiabá, tanto que a história política e cultural das duas é muito parecida”, pontuou o professor. Somente em 1948 Várzea Grande foi transformada em município, no governo de Arnaldo de Figueiredo, que nomeou o major Romão de Figueiredo como primeiro prefeito da cidade. Como marca dessa relação das duas cidades é que o desenvolvimento e expansão de Várzea Grande foram impulsionados somente depois da construção da primeira ponte ligando os dois municípios. Somente em 1942, quando o interventor Júlio Müller era o governador do Estado, uma ponte foi construída sobre o rio Cuiabá, ligando as cidades. Trata-se da ponte Júlio Müller, na região do porto de Cuiabá. Até então a ligação era feita por uma balsa. Desde então, mais três pontes – duas na região urbana – foram construídas. O título de Cidade Industrial veio nas décadas de 60 e 70 com a doação de terrenos pelo governo e incentivos para que grandes empresas se instalassem na cidade. (ARF)

Um comentário:

  1. Querido Amigo, estou produzindo uma edição especia em Revista Impressa, com relatos de como se deu a formação, crescimento, desenvolvimento de Várzea Grande, falando desde a av. da Feb, Av. Couto Magalhães, com fotos antigas e atuais para comparações, etc. O que preciso de ti é: escrever uma matéria completa sobre o surgimento de Várzea Grande, as suas culturas diferenciadas das de Cuiabá, e as famílias de destaque da época passada, ex. os Campos, os Baracats, etc. Você poderia me ajudar? Adnilton Alves (www.adordoegoversusadordaalma.blogspot.com.br) e e-mail: adnilton_alves@hotmail.com

    ResponderExcluir