sábado, 8 de setembro de 2012

Administração e abastecimento das minas de Cuiabá



Roteiro de estudo
ADMINISTRAÇÃO E ABASTECIMENTO DAS MINAS

01. (UFGD) “A história das monções do Cuiabá é, de certa forma, um prolongamento da história das bandeiras paulistas, em sua expansão para o Brasil Central.”
(HOLANDA, Sérgio Buarque de. Monções. São Paulo: Brasiliense, 1990, 3. ed., p. 43).
As monções, a que o autor se refere no texto acima, foram
a) expedições que, assim como as antigas bandeiras, seguiam a pé, por caminhos terrestres de São Paulo até Cuiabá, passando eventualmente por Goiás.
b) expedições que partiam de São Paulo e se dirigiam a Cuiabá, mas, diferentemente das antigas bandeiras, seguiam um caminho fluvial, entrando pelo estuário do Prata e subindo os rios Paraná e Paraguai.
c) expedições que partiam de São Paulo e se dirigiam a Cuiabá, mas, diferentemente das antigas bandeiras, seguiam um caminho quase exclusivamente fluvial, cruzando o território correspondente aos atuais estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
d) expedições que percorriam o itinerário entre São Paulo e Mato Grosso mas diferentemente das bandeiras que seguiam um percurso exclusivamente fluvial utilizavam caminhos preponderantemente terrestres.
e) expedições que, assim como as antigas bandeiras, se dirigiam à região de Cuiabá visando principalmente ao aprisionamento de escravos indígenas.



resposta:[C]


Comentários: As monções eram expedições comerciais que partiam do porto de Araritaguaba (atual Porto Feliz) em São Paulo e através de um trajeto quase que exclusivamente fluvial abasteciam as regiões mineradoras em Mato Grosso, para onde traziam uma grande gama de mercadorias, tais como: roupas, bebidas, medicamentos, ferramentas de trabalho, alimentos variados, dentre os quais se destacava o sal, produto indispensável ao bem-estar da população do arraial. A esse sistama de abastecimento e de transporte de pessoas, deu-se o nome de monções.


02. (UnB/CESP) A sempre conflituosa relação entre índios e não-índios, ao longo do processo de ocupação de Mato Grosso, adquiriu conotação diferenciada após a descoberta de ouro na região. Com relação a esse fato, assinale a opção correta.
A) Moveu-se guerra contra os índios com o intuito de ser-lhes tomada a terra para que nela se efetivasse o povoamento branco.
B) Os índios passaram a ser objeto de captura para que servissem de mão-de-obra escravizada.
C) Os indígenas foram deslocados para o litoral da colônia, onde desempenharam papel central na agroindústria açucareira.
D) Os indígenas de Mato Grosso associaram-se aos espanhóis na guerra para impedir o adensamento da presença portuguesa na porção oeste da colônia.



resposta:[A]


Comentários: A busca de terras auríferas e agricultáveis motivou o extermínio da população indígena, seja pela "guerra justa" ou pelo simples ato de apresamento dos silvícolas, empreendido pelos bandeirantes.



03. (UNEMAT) Ao sistema de abastecimento e de transporte de pessoas, implementado através dos rios, que se dirigiam a Mato Grosso no período colonial, deu-se o nome de Monções. Em relação a esse sistema, é incorreto afirmar.
a. Os varadouros eram partes do trajeto, em que as canoas e as bagagens eram carregadas no ombro dos índios ou dos africanos, atravessando trechos de terra, localizados entre as cabeceiras dos rios navegados.
b. Os índios aliados auxiliaram os paulistas como guias nas viagens, uma vez que dominavam as melhores rotas a percorrer, identificavam as cachoeiras, suas transposições e os varadouros.
c. Esse sistema era feito duas vezes ao ano e a viagem durava de quatro a seis meses, dependendo do volume das águas.
d. As monções que se dirigiam de São Paulo para Mato Grosso percorriam um único roteiro, saindo de Porto Feliz, seguindo pelos rios Tietê, Grande, Pardo, Coxim, Taquari, Paraguai, São Lourenço e Cuiabá.
e. Os produtos agrícolas, de primeira necessidade, como o feijão, a mandioca, a farinha de mandioca, a cachaça e o açúcar eram produzidos em localidades próximas a Cuiabá. Tudo o mais de que os mineradores necessitavam, chegavam das capitanias de São Paulo ou do Grão-Pará.



resposta:[D]


Comentários: As monções que se dirigiam de São Paulo para Mato Grosso percorriam dois roteiros. O primeiro saindo de Porto Feliz, seguindo pelos rios Tietê, Grande (Paraná), Pardo, Anhanduí, travessia por terra pelos Campos da Vacaria (região onde hoje se localiza a cidade de Campo Grande), rios Miranda, Paraguai, São Lourenço e Cuiabá. O segundo também saindo de Porto Feliz, seguindo pelos rios Tietê, Grande (Paraná), Pardo, Sanguessuga, travessia por terra pelo Varadouro de Camapuã, rios Coxim, Taquari, Paraguai, São Lourenço e Cuiabá.




04. (UFMS) Eram sem conta os exageros que logo correram mundo a respeito das novas minas e a fama de Cuiabá (...) De granetes de ouro, contava-se, serviam-se os caçadores em suas espingardas, à guisa de chumbo, e de ouro eram as pedras em que nos fogões se punham as panelas. A tanto chegava a abundância do metal precioso que, arrancando-lhe touceiras de capim nos matos, vinham as raízes vestidas de ouro. Mas não era essa riqueza que a princípio impelira os sertanistas para o remoto sertão. (...) O primeiro paulista (...) a alcançar as beiradas do Rio Cuiabá foi, ao que se sabe, Antônio Pires de Campos e este ia, não em busca do metal precioso (...) O segundo foi Pascoal Moreira Cabral (...) 

(Sérgio Buarque de Holanda, As Monções, In: História Geral da Civilização Brasileira

A presença dos sertanistas nas origens do Mato Grosso está diretamente relacionada com a:
a) produção de açúcar para o mercado interno.
b) exploração da erva-mate para o consumo interno.
c) procura e captura de índios para serem escravizados.
d) demarcação das fronteiras com a América Espanholas.


 resposta[C]


Comentários: Os motivos que trouxeram os bandeirantes ao atual território de Mato Grosso foi a busca de índios destinados à escravidão.


05. (UFMS) A figura e o texto que se referem à história do antigo Mato Grosso em tempos coloniais.
 

"Quando os bandeirantes paulistas atingiram o rio Coxipó, implementando guerra aos índios Coxiponés, chegaram à pé ou através de pequenas embarcações, utilizando-se da imensa rede hidroviária que drena o centro do continente. No momento em que a mineração floresceu, às margens do rio Cuiabá, nasceu ali um arraial onde foram construídas casas, igrejas, estabelecido pequeno comércio, tornando-se necessário regularizar o abastecimento, pois seus habitantes estavam ocupados somente com a mineração. (...) A esse sistema abastecedor e de transporte de pessoas, implementado exclusivamente através dos rios, deu-se o nome de monções."
(SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História de Mato Grosso: da ancestralidade aos dias atuais. Cuiabá: Entrelinhas, 2002, p. 34)

A partir da análise da figura e do texto apresentados e com base em seus conhecimentos sobre a História do antigo Mato Grosso, é correto afirmar que:

(01) A descoberta de ouro na região de Cuiabá, em 1719, estimulou Portugal a adotar uma série de medidas com vistas a expandir e consolidar seus domínios sobre a bacia do Alto Paraguai e outras regiões para além dos límites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas, de 1494.
(02) Durante todo o período colonial, os bandeirantes paulistas tinham, como principal atividade, a busca e a exploração de metais preciosos pelos sertões, incluindo aqui os territórios atualmente compreendidos pelos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
(04) Os paulistas eram conhecedores das sociedades indígenas estabelecidas no interior da colônia, e tinham muita habilidade em viajar pelos sertões, haja vista, dentre outras coisas, a ajuda que tiveram de muitos indígenas na fabricação de embarcações (batelões e canoas), como guias nas viagens, na alimentação e na medicina.
(08) Durante a primeira metade do século XVIII, monções oriundas de Buenos Aires e de Assunção abasteceram a população de Cuiabá com produtos como charque, sal, pólvora e tecidos de algodão.
(16) Na década de 1720, por conta da exploração de ouro em Cuiabá, o então governador de São Paulo, Rodrigo César de Menezes, transferiu-se por algum tempo para aquela longínqua zona mineira. Lá ele promoveu um austero controle administrativo-fiscal, inclusive mediante aumento e maior fiscalização na sua cobrança, garantindo assim a reprodução do modelo colonial.

 resposta: V, F, V, F, V


06. (UNIR) O Vale do Guaporé foi durante o período colonial uma área de proximidade e disputa territorial com o reino espanhol. O Estado Português, para fazer frente a essa disputa, desmembrou a Capitania de Mato Grosso da de São Paulo e criou um núcleo urbano, Vila Bela da Santíssima Trindade. Essas medidas deram início a uma efetiva política de colonização e, especificamente em relação à Vila Bela, tiveram uma dimensão econômica. Assinale a afirmativa que caracteriza essa dimensão.

a) Ocorreu uma polarização da economia regional que, a partir de dois núcleos, Cuiabá e Vila Bela, ligados respectivamente à São Paulo e Grão-Pará promoveu e garantiu a política agroexportadora imposta pela Metróple portuguesa.
b) Foi estabelcido um controle sobre a produção de ouro e diamantes das minas de Mato Grosso; foi inibido o contrabando, e foi fixada uma rota comercial de dimensão significativa através da Companhia de Comércio do Grão-Pará e do abastecimento de escravos nas minas de Mato Grosso.
c) Vila Bela assumiu, além da função de sede administrativa, a de centro hegemônico da economia amazônica com base na produção tanto extrativa quanto pecuária.
d) A ligação fluvial entre as bacias hidrográficas Amazônica e Platina foi viabilizada, permitindo o escoamento da produção regional para São Paulo que conservou o monopólio comercial da fronteira oeste.
e) Ocorreu o crescimento das relações comerciais diretamente com a burguesia espanhola, atendendo aos interesses metropolitanos mercantilistas.



resposta:[B]

07. (UFMT) Ao se referir ao abastecimento da região mineira de Cuiabá, nos primeiros tempos da colonização, a historiadora Elizabeth M. Siqueira assim se expressa: "As duas regiões mais próximas das Lavras do Sutil e responsáveis pelo seu abastecimento mais imediato foram: Rio Abaixo (hoje Santo Antônio do Leverger) e Serra Acima (Chapada dos Guimarães) (...) Dessa forma nem só de alimentos vivia esta população...
(Revivendo Mato Grosso.Cuiabá, SEDUC, 1997, p. 14-16)

A respeito desse contexto histórico, julgue as características.

(00) O primeito trajeto fluvial percorrido pelos sertanistas para abastecer Cuiabá transformou o Rio Abaixo em importante entreposto comercial.
(01) De Rio Abaixo, a produção agrícola era trazida pelo rio Cuiabá até a região aurífera.
(02) Vestimentas, instrumentos de trabalho e escravos vinham de outras províncias por meio de tropas ou da Monções.
(03) Os primeiros engenhos surgidos na região foram responsáveis pelo fabrico não somente de açúcar mas também de rapadura e da aguardente.

 resposta: F, V, V, V






Nenhum comentário:

Postar um comentário