sábado, 14 de setembro de 2013

Aula 03 A Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

História de Mato Grosso
Aula 03
A Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá



Teste seus conhecimentos

1. (UFMT/UFMT/2012) A luta pela sobrevivência, no início da colonização do Brasil, era uma pesada realidade vivida por todos e cada um. A distância da Metrópole, a carência de gêneros importados e principalmente a ameaça sempre presente de ataques de corsários e de índios tornavam a insegurança social elemento do cotidiano. A vida que se formara no planalto nos arredores do Colégio de São Paulo enfrentava como podia o ônus dessa realidade.
(VOLPATO, L. R. R.Entradas e Bandeiras. São Paulo: Global, 1986.)
Essa população, que ocupou o Planalto Paulista a partir do século XVI, desenvolveu estratégias para enfrentar as dificuldades do local, dentre elas uma particularmente:
(A) A criação de expedições exploratórias em direção ao interior do continente em busca de alternativas econômicas, por exemplo, ouro e índios.
(B)  A abertura de caminhos alternativos entre litoral e interior para trocas comerciais.
(C) O estabelecimento de relações comerciais com os índios visando suprir as necessidades da vila formada ao redor do Colégio de São Paulo.
(D) O contrabando de escravos africanos para suprir as necessidades de mão de obra local.
(E) O início do estabelecimento da mão de obra assalariada rompendo com o escravismo.

2. (Unemat/SAD MT/ 2010)  Assinale a questão abaixo que não corresponde à história do período colonial mato-grossense.
(A) A Rusga foi um conflito político que envolveu as facções dos Liberais e dos Caramurus, usando o povo para que realizasse motins e rebeliões.
(B) O conflito entre o governador de São Paulo, Rodrigo César de Menezes, e os irmãos Leme.
(C) O rio Jauru, por ocasião do Tratado de Madri, foi considerado um marco geográfico muito importante, o que fez com que a Coroa Portuguesa, em 1754, mandasse despachar, de Portugal, grandes blocos de pedra esculpidos em forma piramidal com inscrições que declaravam que aquelas terras eram de domínio português.
(D) O rei de Portugal, considerando o pedido do governador, autorizou que fossem montadas bandeiras e expedições para exterminar os índios Paiaguá.
(E) Uma construção estratégica erguida ao longo da fronteira ocidental foi o Forte Real Príncipe da Beira, por ordem de Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, pois a posição geopolítica dessa fortificação era estratégica.

3. (SAD/ESCOLAGOV/CBMMS/CFSD) A fazenda Camapuã, no século XVIII, estava organizada para garantir a travessia dos monçoeiros que se destinavam às minas de ouro em Cuiabá. A sede da fazenda era constituída por dois sobrados unidos por duas senzalas, fechando uma praça central fortificada. Os seus fundadores foram:
(A) os irmãos Moreira Cabral.
(B) os irmãos Leme.
(C) Antonio Rolim de Moura e Miguel Sutil.
(D) Raposo Tavares e Borba Gato.
(E) os irmãos Álvares Peixoto.


4. (Unemat) Sobre a administração colonial portuguesa em Mato Grosso, assinale a alternativa correta.
(A) Uma das características da administração colonial portuguesa foi a descentralização, cabendo às vilas e freguesias se auto-adminstrarem através das Câmaras Municipais.
(B) A criação da capitania de Mato Groso, em 9 de maio de 1748, teve como consequência imediata a suspensão de todos os impostos para incentivar a fixação de colonos no território.
(C) Os cidadãos livres e os escravos dispunham de inúmeros diretos, entre os quais recorrer à justiça, que era aplicada por um corpo de funcionários chefiados pelo ouvidor-mor.
(D) A elevação de Cuiabá à categoria de vila, em 1º de janeiro de 1727, foi acompanhada por um violento processo de tributação que teve como consequência uma expressiva evasão populacional nos anos seguintes.
(E) O principal imposto cobrado dos mineradores foi o quinto, que correspondia a 5% (cinco por cento) de todo o ouro extraído das minas.

5. (MT e sua História) Esse governador que elevou Cuiabá à categoria de Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, aumentou os quintos e as taxas tributárias referentes às passagens pelos rios. Estamos nos referindo a:
(A) Manoel Carlos de Menezes.
(B) Pedro de Toledo.
(C) Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres.
(D) Rodrigo Cesar de Menezes.
(E) Antônio Rolim de Moura



Resoluções e comentários
1) resposta:[A]
O texto da historiadora Luiza Volpato refere-se às bandeiras paulistas.

2) resposta:[B]
A Rusga foi um acontecimento histórico ocorrido em Mato Grosso no ano de 1834, portanto durante o período imperial. 

3) resposta:[B]
Os irmãos Leme fundaram a fazenda Camapuã que abastecia as monções que se direcionavam para as minas de  Cuiabá.

4) resposta:[D]
Um dos objetivos do estabelecimento da governabilidade portuguesa às minas cuiabanas era o incremento do erário através da tributação. Assim, a vinda do governador de São Paulo, D. Rodrigo Moreira César de Menezes representou o cumprimento, entre outros, deste propósito, e a elevação do arraial à categoria de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, estabelecendo assim a legitimidade da Coroa Portuguesa no território da região mineradora.

5) resposta:[E]
O referido governador for D. Rodrigo Moreira César de Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário