Aula 02
O abastecimento das minas
Saiba mais sobre o abastecimento das minas cuiabanas no primeira metade do século XVIII.
Teste seus conhecimentos
1. (VUNESP/ TJ MT/2006) Eram sem conta os exageros que logo correram
mundo a respeito das novas minas e a fama de Cuiabá (...) De granetes de ouro,
contava-se, serviam-se os caçadores em suas espingardas, à guisa de chumbo, e
de ouro eram as pedras em que nos fogões se punham as panelas. A tanto chegava
a abundância do metal precioso que, arrancando-lhe touceiras de capim nos
matos, vinham as raízes vestidas de ouro. Mas não era essa riqueza que a
princípio impelira os sertanistas para o remoto sertão. (...) O primeiro
paulista (...) a alcançar as beiradas do Rio Cuiabá foi, ao que se sabe,
Antônio Pires de Campos e este ia, não em busca do metal precioso (...) O
segundo foi Pascoal Moreira Cabral (...) (Sérgio Buarque de Holanda, As
Monções, In: História Geral da Civilização Brasileira)
A presença dos sertanistas nas
origens do Mato Grosso está diretamente relacionada com a:
(A) produção de açúcar para o
mercado externo.
(B) exploração da erva-mate para
o consumo interno.
(C) procura e captura de índios
para serem escravizados.
(D) demarcação das fronteiras com
a América espanhola.
2. (UFMT/UFMT/2012) A luta pela
sobrevivência, no início da colonização do Brasil, era uma pesada realidade
vivida por todos e cada um. A distância da Metrópole, a carência de gêneros
importados e principalmente a ameaça sempre presente de ataques de corsários e
de índios tornavam a insegurança social elemento do cotidiano. A vida que se
formara no planalto nos arredores do Colégio de São Paulo enfrentava como podia
o ônus dessa realidade.
(VOLPATO, L. R. R.Entradas e
Bandeiras. São Paulo: Global, 1986.)
Essa população, que ocupou o
Planalto Paulista a partir do século XVI, desenvolveu estratégias para
enfrentar as dificuldades do local, dentre elas uma particularmente:
(A) A criação de expedições
exploratórias em direção ao interior do continente em busca de alternativas
econômicas, por exemplo, ouro e índios.
(B) A abertura de caminhos alternativos entre
litoral e interior para trocas comerciais.
(C) O estabelecimento de relações
comerciais com os índios visando suprir as necessidades da vila formada ao
redor do Colégio de São Paulo.
(D) O contrabando de escravos
africanos para suprir as necessidades de mão de obra local.
(E) O início do estabelecimento
da mão de obra assalariada rompendo com o escravismo.
3. (Unemat/Pref. Peixoto de
Azevedo/ 2007) Durante o período colonial, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso
possuíam características distintas. Comparando Mato Grosso com as demais
regiões, assinale a alternativa incorreta.
(A) Mato Grosso encontra-se mais
distante que as outras duas capitanias e, por isso, o preço dos produtos sempre
foi mais elevado.
(B) A população de Mato Grosso
sempre foi menor que as outras duas e, por isso, a sua densidade demográfica
era baixíssima.
(C) O território de Mato Grosso
sempre foi mais extenso que as outras duas e, por isso, a sua ocupação foi muito mais
lenta.
(D) O ouro de Mato Grosso sempre
foi mais abundante que as outras duas e, por isso, teve mais escravos e maior
poder aquisitivo.
(E) Mato Grosso, ao contrário das
outras duas capitanias, situava-se em área de fronteira com a Espanha.
4. (UFMT/IFMT/2012) Nos primeiros
tempos de vida em Cuiabá, o abastecimento de produtos como remédios, tecidos,
sal, ferramentas, era feito pelas monções, que eram:
(A) Caravanas de transporte de
mercadorias exclusivamente terrestres.
(B) Rotas comerciais pontuadas
por entrepostos para trocas de mercadorias.
(C) Tropas de equinos que traziam
produtos de todas as partes do Brasil para comercialização em Cuiabá.
(D) Expedições para o transporte
de mercadorias que se aproveitavam da rica hidrografia existente entre São
Paulo e Cuiabá.
5. (UNEMAT/SAD MT/ 2008) Ao
sistema de abastecimento e de transporte de pessoas, implementado através dos
rios, que se dirigiam a Mato Grosso no período colonial, deu-se o nome de
Monções.
Em relação a esse sistema, é
incorreto afirmar.
(A) Os varadouros eram partes do
trajeto, em que as canoas e as bagagens eram carregadas no ombro dos índios ou
dos africanos, atravessando trechos de terra, localizados entre as cabeceiras
dos rios navegados.
(B) Os índios aliados auxiliaram
os paulistas como guias nas viagens, uma vez que dominavam as melhores rotas a
percorrer, identificavam as cachoeiras, suas transposições e os varadouros.
(C) Esse sistema era feito duas
vezes ao ano e a viagem durava de quatro a seis meses, dependendo do volume das
águas.
(D) As monções que se dirigiam de
São Paulo para Mato Grosso percorriam um único roteiro, saindo de Porto Feliz,
seguindo pelos rios Tietê, Grande, Pardo, Coxim, Taquari, Paraguai, São
Lourenço e Cuiabá.
(E) Os produtos agrícolas, de
primeira necessidade, como o feijão, a mandioca, a farinha de mandioca, a
cachaça e o açúcar eram produzidos em localidades próximas a Cuiabá. Tudo o
mais de que os mineradores necessitavam, chegavam das capitanias de São Paulo
ou do Grão-Pará.
Comentários: Os bandeirantes paulistas, nas atividades de caça aos índios, iam adentrando cada vez mais no interior do território, no sentido leste-oeste, ou seja do litoral para o sertão. Dessa forma chegaram ao território mato-grossense entre o final do século XVIII e o início do século XVIII.
Comentários: A questão se refere ao movimento bandeirante, altenativa econômica para a isolada Capitania de São Vicente, posteriormente Capitania de São Paulo. Existiam vários tipos de bandeiras, entre eles: as de apresamento indígena, as de prospecção (mineração) e aquelas dedicadas ao sertanismo de contrato.
Comentários: O ouro de aluvião extraído em Mato Grosso era menos abundante que as outras duas regiões citadas na questão (MG e GO) e, por isso, teve menos escravos e menor poder aquisitivo.
Comentários: As monções eram expedições destinadas ao transporte de mercadorias e pessoas, que se aproveitavam da rica hidrografia existente entre São Paulo e Cuiabá, nesta parte mais central continente sulamericano.
Comentários: As monções eram expedições fluvias, que partindo da Vila de Araritaguaba (Porto Feliz - SP), chegavam até as minas cuiabanas, utilizavam de dois roteiros. O primeiro roteiro seguia o trajeto: rios Tietê (antigamente conhecido como Anhembi), rio Grande (atual rio Paraná), rio Anhandui, rio Pardo, travessia por terra pelos Campos das Vacarias, rio Mbeteteu (Miranda), rio Paraguai e rio Cuiabá. Já o segundo trajeto, por sua vez, seguia o seguinte roteiro: rio Tietê, rio Grande (Paraná), rio Pardo, rio Miranda, rio Sanguessuga, travessia por terra pelo Varadouro de Camapuã, rio Coxim, rio Taquari, rio Paraguai, rio São Lourenço e rio Cuiabá.
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