terça-feira, 21 de abril de 2009

LEITURA DINÂMICA - CATEDRAL DO SENHOR BOM JESUS DE CUIABÁ

LACERDA, Leilla Borges. Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá: um olhar sobre sua demolição. Cuiabá: KCM Editora, 2005, 160 p. Catedral de Cuiabá, demolida na segunda metade do século XX.

Este estudo investiga a demolição da Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá em 1968 e os "porquês" da edificação da Basílica no mesmo espaço urbano ocupado pela primitiva Matriz do Arraial no século XVIII.




Cuiabá no século XVIII. Desenho de autor não identificado.M S col. 37,4x54cm. Casa da Ínsua, Castelo Portugal.

A historiadora Leilla Borges de Lacerda retoma o que ela representou no contexto histórico e o que simbolizou na construção do imaginário daquela população. Bem mais, avalia o que este monumento religioso demarcou e de que forma o poder eclesiástico diverge dos interesses políticos e econômicos, ou, noutra vertente, a eles se associa.
Foi a partir das normas canônicas que se constituíram não só esses ambientes urbanos, como também as relações sociais, políticas, econômicas e culturais na colônia.
Até bem poucos anos, costumava-se afirmar a não existência do espaço urbano colonial como algo pensado e produzido. Estava cristalizada nas produções historiográficas a dominação econômica e social do mundo rural, em detrimento das cidades.
A autora procura acompanhar as transformações da igreja matriz, suas metamorfoses e interações nessa mesma territorialidade. Intenta ainda evidenciar a importância do patrimônio histórico para a memória da sociedade mato-grossense, enfocando as políticas de preservação em Cuiabá e no Estado de Mato Grosso. Aborda ainda acerca do papel da história e dos historiadores nessas políticas de preservação.
A derrubada da catedral surge como a representação máxima do potencial destruidor do processo de expansão capitalista, cuja violência é abafada, mascarada pelo discurso do futuro promissor.
Dom Orlando Chaves, arcebispo de Cuiabá quando da demolição da Catedral em 1968. Tela de Odenil Sebba, pintada em 1999.

Assim a Matriz/Catedral, numa correlação de forças, como num jogo de xadrez, se tornou uma ausência, uma identidade invisível, decepada, e o único vencedor foi o "sacrifício" desse ícone religioso.


Atual Catedral Metropolitana de Cuiabá


Igreja Matriz Senhor Bom Jesus de Cuiabá, fundada em 1723, reconstruída em 1739 e 1745 quando ganhou uma torre, tornou-se Catedral em 1826, em 1868 é feita outra reforma, ganha uma nova torre em 1929 esta reforma altera completamente a fachada da Catedral, foi implodida em 1968 e reconstruída; a atual Catedral foi inaugurada em 1973, esta localizada no centro de Cuiabá.

Um comentário:

  1. É extremamente importante conhecermos mais esse importante momento de nossa história contemporânea. Vou fazer a leitura dessa obra com bastante interesse.

    ResponderExcluir