quinta-feira, 20 de agosto de 2009

PRIMEIRA REPÚBLICA - EXERCÍCIOS PROPOSTOS

01. (UFMS) A propósito da história de Mato Grosso, é correto afirmar que
(01) um dos primeiros baluartes na fronteira Oeste brasileira foi o Forte de Coimbra, fundado em 1775, às margens do rio Paraguai, servindo de anteparo às pretensões expansionistas dos colonos castelhanos.
(02) a livre navegação através do rio Paraguai foi obtida através de um tratado de amizade com o Paraguai em 1856. Contudo, foi logo interrompida pela política isolacionista do governo Solano Lopes e só foi recuperada após a sua derrota na guerra da Tríplice Aliança.
(04) a grande nação guaicuru dominou durante muito tempo parte do sul de Mato Grosso. Uma das principais características desta comunidade indígena foi a habilidade no uso do cavalo, que conferia mobilidade e rapidez nas investidas contra seus inimigos. Além disso, estes índios manejavam com maestria a canoa e percorriam com facilidade as grandes regiões alagadiças dos pantanais.
(08) durante a guerra entre o Brasil e o Paraguai, na frente mato-grossense, soldados de ambos os exércitos foram acometidos por epidemias de cólera e de varíola, com muitas perdas humanas.
(16) durante a República Velha, o Estado de Mato Grosso foi varrido por lutas intermitentes entre chefes políticos, dentre os quais podem ser mencionados os coronéis Jango Mascarenhas e Bento Xavier.

02. (UnB/CESP) De formação positivista e dotado de visão humanista da cultura, um brasileiro se notabilizou pelo esforço de integração de áreas interioranas do país, via fixação de linhas telegráficas, e pelo trabalho de contato com povos indígenas de modo diferente do modelo que prevalecera em quatro séculos de História. Natural de Mato Grosso, militar, esse sertanista era
A) João Poupino Caldas.
B) João de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres.
C) Cândido Mariano da Silva Rondon.
D) Mário Corrêa da Costa.

03. (UnB/CESP) Relativamente a fatos, personagens e contextos da história de Mato Grosso, assinale a opção incorreta.
A) Dois fatos protagonizados pelo Paraguai deram início à Guerra da Tríplice Aliança: o aprisionamento do navio que conduzia o futuro presidente da província de Mato Grosso e a invasão do território brasileiro.
B) A figura do marechal mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon identifica-se, na história brasileira, fundamentalmente pelo esforço de interligar o interior do país por meio das comunicações e pela preocupação em proteger as populações indígenas.
C) Diferentemente do ocorrido em outras regiões do Brasil colônia, em Mato Grosso foram irrelevantes os conflitos entre conquistadores brancos e populações indígenas, tendo sido estas facilmente atraídas para o trabalho nas minas e na lavoura.
D) De maneira geral e quanto à repercussão econômica, a mineração em Mato Grosso foi de curta duração, marcada por descobertas intermitentes e pelo rápido esgotamento.

04. (UFGD) Ao longo da primeira metade do século XX, o governo federal brasileiro implementou algumas ações com vistas a fortalecer a integração do território do então estado de Mato Grosso ao conjunto da nação. Dentre essas ações incluíram-se as seguintes:
(A) a abertura da navegação pelo rio Paraguai e a formação da Companhia de Navegação a Vapor do Alto Paraguai.
(B) a construção da estrada de ferro conhecida como Ferronorte e a criação do programa chamado Polamazônia.
(C) a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e a implementação da política da Marcha para Oeste.
(D) a criação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste (SUDECO) e a publicação do Album graphico do Estado de Matto-Grosso.
(E) a abertura da navegação pelos rios Guaporé e Madeira e a criação da Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão.










05. (UNIR) A construção da Ferrovia Madeira-Mamoré consumiu um número elevado de vidas dos trabalhadores, contudo a sua operação posterior não revelou um sucesso econômico compatível com a epopéia de seus construtores. Sobre essa temática, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) O governo do Brasil se comprometera, pelo Tratado de Petrópolis, assinado também pela Bolívia, a viabilizar a construção de uma ferrovia sobre os saltos do rio Madeira.
B) O empresário americano Percival Farquhar detinha outros importantes investimentos em empresas concessionárias de serviços públicos em várias cidades do país, além da Madeira-Mamoré Railway Co.
C) A ferrovia Madeira-Mamoré foi um empreendimento com motivações estritamente econômicas, razão pela qual governo e proprietários foram favoráveis a sua estatização.
D) Os trabalhadores que assentaram a ferrovia tinham as mais diversas procedências, incluindo barbadianos, italianos, norte-americanos, ingleses, gregos, hindus dentre outras.
E) As dificuldades econômicas vividas pela Madeira-Mamoré Railway Co. foram consideradas como exemplo, pelas gerações nacionalistas da década de 20, das dificuldades que um país enfrentaria ao assentar seus projetos estritamente sob a ótica do lucro privado.

06. (UnB/CESP) O padrão da atuação oficial em relação aos povos indígenas começa a ser alterado, inclusive por pressão de setores da
sociedade civil, especialmente via imprensa, a partir de famosa expedição liderada por dois respeitados sertanistas. Dela decorreu o anteprojeto que criava o Parque do Xingu (1952), efetivamente criado apenas em 1961. Essa expedição e seus líderes denominam-se, respectivamente,
A) Kayapó-Timbira, Sidney Possuelo e Luís Bueno Horta Barbosa.
B) Terra Brasilis, Lydia Poleck e Ujatu Tamalisyn.
C) Noroeste do Brasil, Carlos Fausto e Manuela Carneiro da Cunha.
D) Roncador-Xingu, irmãos Villas-Boas.

07. (UFMS) A estrada de ferro conhecida como Noroeste do Brasil, inaugurada em 1914, foi construída com as seguintes finalidades:
(A) estreitar as relações do Brasil com o Paraguai e substituir a navegação fluvial na bacia platina.
(B) estabelecer uma ligação direta com o antigo Mato Grosso e estreitar as relações com a Bolívia.
(C) estimular o povoamento do Leste do antigo Mato Grosso e estimular o comércio bovino com o Estado de Goiás.
(D) promover a ligação entre São Paulo e o antigo Mato Grosso e estabelecer o acesso exclusivo às áreas produtoras de erva-mate.
(E) possibilitar o aumento da renda dos pecuaristas nacionais e estrangeiros do Pantanal Mato-Grossense e estimular o desenvolvimento da agricultura no Sul do antigo Mato Grosso.

08. (UFMS) Analise as afirmativas que seguem abaixo, as quais tratam da história da ferrovia Noroeste do Brasil, e aponte qual(is) delas está(ão) correta(s).
I.Diferentemente do que ocorreu durante a construção da via férrea Madeira-Mamoré, a construção da Noroeste do Brasil ocorreu sem maiores dificuldades. Neste caso, as condições ambientais de todo o seu trajeto, composto de cerrados e campinas, eram propícias para esse tipo de empreendimento.
II.No trecho paulista, a construção da via férrea Noroeste do Brasil ocorreu tranqüilamente, pois a região já se encontrava fora dos domínios dos índios Kaingang, os quais já haviam sido aldeados no início do século XX.
III.Contrariamente à historiografia oficial, sabe-se que a fase mais dramática da construção da Noroeste do Brasil ocorreu em território paulista, em uma região composta de mata densa que ainda não havia sido conquistada e que se encontrava ocupada pelos índios Kaingang.
(A) Apenas a alternativa III.
(B) Apenas a alternativa I.
(C) Apenas a alternativa II.
(D) Apenas as alternativas I e III.
(E) As alternativas I, II e III.

(FUNCAB) Durante o primeiro ciclo da borracha, a grande comercialização do látex desperta no governo brasileiro a necessidade de integrar a região da bacia do rio Madeira com as demais regiões do país. O então Presidente Afonso Pena nomeia uma comissão, comandada por Cândido Mariano da Silva Rondon, em 1907, que integrou essa região ao restante da nação através:
A) da construção das linhas telegráficas;
B) da construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré;
C) da criação doTerritório Federal do Guaporé;
D) da organização da exploração da cassiterita em
Rondônia;
E) da criação do PAR- Projeto deAssentamento Rápido.





O CORONELISMO

01. (UFGD) Com relação ao período da história brasileira conhecido como República Velha, é CORRETO afirmar o seguinte:
(A) Em Mato Grosso, devido ao isolamento em que se encontrava esse estado em relação ao restante do país, não se verificou o fenômeno conhecido como coronelismo.
(B) No estado de Mato Grosso, as práticas políticas, embora tipicamente coronelistas, apresentavam caráter essencialmente pacífico, sem o constante recurso à violência e às lutas armadas, como era comum em outros estados brasileiros.
(C) Na porção norte de Mato Grosso as lutas políticas eram caracterizadas pelos freqüentes conflitos armados, enquanto na porção meridional, devido à grande influência exercida pela Companhia Mate Laranjeira, os embates políticos transcorriam dentro dos limites das práticas eleitorais, sem o recurso à violência.
(D) Em Mato Grosso, o fenômeno do coronelismo ocorreu de modo similar ao de muitos outros estados brasileiros, sendo caracterizado pelo clientelismo, pelas fraudes eleitorais e pelo constante uso da violência armada contra adversários políticos.
(E) Em Mato Grosso, o fenômeno conhecido como coronelismo ocorreu apenas na primeira década do regime republicano, uma vez que, nos anos subseqüentes, os novos migrantes que chegaram ao estado promoveram uma renovação das práticas políticas, no sentido do respeito à vontade dos eleitores e da recusa à utilização da violência como forma de alcançar o poder.

02. (UNEMAT) Nas primeiras duas décadas da República em Mato Grosso, ocorreram intensas disputas políticas, tendo como marca o fenômeno do coronelismo. É característico desse processo.
a. Ausência de violência nas disputas políticas e solução das divergências por intermédio de acordos e alianças.
b. Em Mato Grosso o poder e influência das oligarquias estavam concentradas nas mãos de diversas famílias, que ora se uniam, ora se separavam, de acordo com seus interesses.
c. O poder das oligarquias e dos coronéis foi obstáculo para que os governantes pudessem levar a contento os seus projetos, uma vez
que esses se negavam a afirmar alianças e compromissos.
d. As disputas entre o comerciante Generoso Ponce e o usineiro Totó Paes, foram marcadas pela cordialidade e alto nível, chegando sempre a um entendimento aceito por todos.
e. A ascensão de Dom Aquino Corrêa ao governo de Mato Grosso significou o predomínio de uma das frações oligárquicas na disputa conhecida como “Caetanada”.

03. (UFMS) - A respeito do coronelismo e do banditismo na história do antigo Mato Grosso, especialmente nas primeirasdécadas do período republicano (1889-1943), é correto afirmar que
(001) são fenômenos sociais que fizeram parte de um período da história regional, também caracterizado pelouso extremo da violência, fato que acabou por se confundir com o próprio modo de vida dos matogrossenses daqueles tempos.
(002) o coronelismo foi o poder exercido pelos coronéis do Exército Brasileiro, filhos de grandes latifundiários,capazes de mobilizar forças militares e paramilitares para combater os monarquistas locais.
(004) devido à extrema violência registrada nesse período, a região mato-grossense chegou a ser conhecida como terra sem lei, onde a única lei que havia estava atrelada ao artigo 44, isto é, à lei imposta por meio do calibre 44.
(008) no sul do antigo Mato Grosso, o banditismo e seus expoentes mais conhecidos, como Silvino Jacques e o
bando dos Baianinhos, originaram-se do cangaço nordestino, pois os primeiros bandidos que aqui chegaram vieram do bando de famosos cangaceiros perseguidos desde o governo de Floriano Peixoto.
(016) na zona pantaneira e na faixa de fronteira com o Paraguai, o coronelismo e o banditismo não chegaram a florescer devido à ação de tropas federais, responsáveis pela ordem na região e pela defesa do território nacional.

04. “Voto de cabresto” e “curral eleitoral” são expressões que caracterizaram a política conhecida por:

a) Liberalismo
b) Messianismo
c) Comunismo
d) Coronelismo.

(unimontes).Concebemos o .coronelismo. como resultado da superposição de formas desenvolvidas de regime representativo a uma estrutura econômica e social inadequada. Não é, pois, mera sobrevivência do poder privado (...). É antes uma forma peculiar de manifestação do poder privado, ou seja, uma adaptação em virtude da qual os resíduos do nosso antigo e exorbitante poder privado têm conseguido coexistir com um regime político de extensa base representativa..
(LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto. In: COSTA, L.C.A .; MELLO, L.I.História do Brasil. São Paulo: Scipione, 2000, p. 241)
Conforme o texto,
A) o coronelismo é a expressão da força do poder privado, em seu momento áureo.
B) o coronelismo resulta da imposição de um modelo político ditatorial, embora civil.
C) o coronelismo se fortalece, à medida que o poder privado emerge no Brasil.
D) o coronelismo advém da assimetria entre o modelo econômico e o modelo político.

Um comentário: