domingo, 17 de janeiro de 2010

ATIVIDADES DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO
QUESTÃO 01
(UNEMAT) As Instruções Régias que passaram a vigorar após a restauração do trono português, em 1640, demonstraram as características geopolítica de expansão, ocupação, posse e domínio territorial em Cuiabá.
Sobre a ocupação da Fronteira Oeste de colonização colonial, assinale a alternativa correta.
a) O território mato-grossense foi marcado por conflitos entre nativos e sertanistas, exceto a população mineradora.
b) Os nativos não eram utilizados nas roças e lavras pelo predomínio de ações violentas de contato interétinico.
c) O povoamento vindo do litoral, representado pelos paulistas, não conseguiu empurrar a população nativa para o interior da Capitania, que era também denominado de "Sertão".
d) O modelo de aldeamento jesuita, nos séculos XVI e XVIII, foi usado como "fronteira indígena", foi fundamental paa o estabelecimento do governo português na fronteira.
e) O Capitão General Rolim de Moura, em 1756, sugeriu ao rei de Portugal que não utilizasse os índios Bororo como "Sipaios da Índia" (tropa militar", em decorrência da hostilidade do grupo.
QUESTÃO 02
(UNEMAT) Cartógrafos, jesuítas e europeus, no século XVIII, utilizavam as expressões "Xarayes" e "Lagunas dos Xarayes", para identificar a região central da América do Sul. Em seus relatos surge Pantanaes ou Pantanais, "que são campos alagados com várias lagoas e sangradouros (COSTA, 1999).
Com relação ao Pantanal mato-grossense, assinale a alternativa incorreta.
a) Descrições de viajantes como Irala e Cabeça de Vaca indicam Xarayes (Pantanal), como um lugar fértil, alagado e recortado por rios, lagos e baías.
b) Conquistadores paulistas que adentravam à Província do Paraguai, via Puerto de Los Reyes e Xarayes, transformaram os rios em rotas monçoeiras.
c) As viagens entre São Paulo e as minas do Cuiabá, além do Xarayes, demoravam em média, um ano e meio, eram denominadas epopéias.
d) Os indígens "Payaguá" e "Guaykuru", moradores do Pantanal (Xarayes), ocasionavam uma recepção tensa aos viajantes.
e) De acordo com os relatos de viajantes, os mosquitos também eram descritos como "inimigos" tal como os indígenas Payaguá e Guaykuru.
QUESTÃO 03
(UNEMAT) O atual município de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, possuía, no século XIX, um quadro demográfico considerável de africanos oriundos da África Atlântica (Banto e Benguela).
Sobre a temática sociabilidade escrava, assinale a alternativa correta.
a) As famílias escravas não aceitavam o batismo cristão, devido a diferentes formas de professar a religião de seus antepassados.
b) Nos Quilombos da região de Chapada dos Guimarães, as mulheres escravas descendentes de Banto e Benguela, exerciam intensa liberdade sexual, preservando os ritos de sua terra de origem.
c) A circuncisão não era uma prática recorrente das mulheres escravas no "Altiplano Cuiabano", diferenciando-se de outros grupos africanos de quilombos da Capitania.
d) O cronista José de Mesquita desenvolveu estudo comparativo entre a Chapada dos Guimarães, a qual denominou "Altiplano Cuiabano", e o planalto de Benguela, na África Atlântica, afirmando haver semelhança entre os planaltos.
e) A endogamia (prática de casamento entre parentesco) não foi uma prática de sociabilidade recorrente entre as famílias escravas de Chapada dos Guimarães.
QUESTÃO 04
(UNEMAT) A Guerra do Paraguai é uma temática que tem gerado "calorosas" discussões historiográficas. Estudos recentes mostram que a origem do conflito estaria vinculada à consolidação dos Estados Nacionais no Rio da Prata, contrariando a ideia de que a guerra ocorreu pela imposição da Inglaterra (ALMEIDA, 2006).
Entre as características desse conflito, assinale a alternativa correta.
a) Os segmentos da classe dominante que propuseram a Tríplice Aliança não se beneficiaram da Guerra.
b) A condição econômica da província de Mato Grosso, quanto à extensão territorial benéfica à exploração de várias riquezas, e a economia forte, que a República do Paraguai tinha nesse momento, foram as únicas causas do conflito.
c) A participação de escravos africanos e indígenas, como "Voluntários da Pátria", foi importante para a vitória da Tríplice Aliança.
d) O conflito teve causas socioculturais, mas essencialmente a política, pois tinha como base o Nacionalismo.
e) O advento da guerra não prejudicou a Globalização da economia industrial proposta pela Tríplice Aliança.
QUESTÃO 05
(UNEMAT) Segundo o Barão de Maracaju, o "único meio de chamar os indígenas da Província de Mato Grosso à civilização é a persuasão" (RELATÓRIO DO PRESIDENTE DA PROVÍNCIA, MARACAJU, 1880).
Conforme a descrição do Barão de Maracaju sobre a Política Indigenísta aplicada na Província de Mato Grosso, assinale a alternativa incorreta.
a) O uso de Bandeiras "pacificadoras" eram uma atividade constante na província, remanescente do período colonial.
b) A participação das mulheres, a exemplo da índia Rosa Bororo, e de crianças no contato interétnico com indígenas considerados bravios, era uma estratégia de pacificação de governos provinciais.
c) O presidente da Província, Barão de Maracaju, foi um dos proponentes da participação de indígenas nas bandeiras, comhecidas como "Rodas Volantes".
d) A ausência de uma Legislação para a questão indígena, proposta pelo governo central, limitava as ações punitivas dos Presidentes de Província.
e) O referido Presidente da Província, que pregava a "Civilização" dos Índios, incentivava o casamento interétnico, e o batismo cristão para todas as etnias da província.
QUESTÃO 06
(UNEMAT) A transição do século XIX para XX trouxe mudanças econômicas, políticas e socioculturais para a capital da Província de Mato Grosso, Cuiabá.
Dentre as mudanças, apenas uma não corresponde à modernidade.
a) Propostas governamentais de higienização nas cidades para evitar o contágio de doenças como a varíola.
b) Construção de linhas de "carro de ferro", o Bonde e da barca-pêndulo para facilitar o acesso a Cuiabá.
c) A iluminação das ruas do centro de Cuiabá, à base de gás (empresa de gás Globo), depois a querosene, não substituiu a prática nativa de uso de óleo de peixe, principalmente entre os abastados.
d) A construção da "Ponte de Ferro" sobre o rio Coxipó, no início do período republicano.
e) Os governantes consideravam a população "ordeira", mas os viajantes, ainda a consideravam como "indolentes" e "preguiçosos".
QUESTÃO 07
(UNEMAT) A representação da implantação e ou "Proclamação" da República, em Mato Grosso, foi descrita pelos veículos de comunicação da época como contrária à continuação da Monarquia. A Gazeta (21/11/1889), por exemplo, registra que "Monarquia é governo de um povo fraco, pouco inteligente (...) República, governo para crescido. Quanto mais República, mais progresso".
A partir dessa informação, assinale a alternativa incorreta.
a) Esse clamor foi uma constante entre os "formadores de opiniões", políticos partidários da República a partir de 1850.
b) Autores como Virgílio Corrêa Filho e Rubens de Mendonça, que escreveram sobre a "História Política de Mato Grosso, concordararam com a visão do jornal, A Gazeta.
c) A representação sobre a Monarquia não eram homogênia à população mato-grossense da época de transição da forma de governo.
d) A descrição do jornal A Gazeta começou a ser problemátizada recentemente por pesquisadores da historiografia mato-grossense, que estudam o período republicano.
e) A representação sobre a República, proposta pelo jornal A Gazeta era, do ideário e participação cristã.
QUESTÃO 08
(UNEMAT) O governo de Getúlio Vargas adotou a política de colonização do Centro-Oeste e a Amazônia Meridional, a chamada "marcha para o Oeste".
Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
a) A proposta da "Marcha para o Oeste" tinha como prioridade o desenvolvimento da economia nacional, porém, sem vínculo com a economia internacional.
b) A implementação da ocupação do Brasil Central ocorreu por meio da criação de Colônias Agrícolas Nacionais (1941-1944).
c) A televisão e o rádio foram os meios de comunicação responsáveis pela propaganda governamental da "Marcha para o Oeste".
d) A "Marcha para o Oeste" objetivava equilibrar a densidade demográfica de parte do litoral para o interior brasileiro.
e) A "Marcha para o Oeste" priorizou os colonos paulistas.
QUESTÃO 09
(UNEMAT) Segundo Barrozo (2008), "nos últimos 30 anos, os governos federal e estadual planejaram e executaram uma política agressiva de ocupação da região amazônica, considerada por eles como um "vazio demográfico".
Sobre essa temática, assinale a alternativa incorreta.
a) A colonização da Amazônia e Centro-Oeste tinha o objetivo de resolver o problema agrário da região Sudeste do Brasil.
b) O INCRA, órgãos estaduais e privados eram responsáveis pela "integração nacionall", por meio de financiamentos de compra de terras.
c) Uma parte significativa de migrantes do Sul do Brasil, que vieram para a região Centro-Oeste e Amazônia, enriqueceram-se através do plantio de soja.
d) Os migrantes que ocuparam as áreas de florestas, para produzir cultura de subsistência, permaneceram na mesma condição econômica ou empobreceram.
e) Os migrantes que se empobreceram a partir dos projetos de colonização, retornaram para o Sul ou foram ocupar a periferia de cidades mato-grossenses e amazônicas.
RESPOSTAS
01 - D
02 - C
03 - D
04 - C
05 - D
06 - C
07 - E
08 - D
09 - C

Nenhum comentário:

Postar um comentário