terça-feira, 7 de junho de 2011

Questões de História de Mato Grosso (UFMT)


1) O fortalecimento das relações comerciais entre Mato Grosso e os países da América do Sul é um tema bastante debatido na atualidade. Sobre o assunto, assinale a afirmativa correta:

a) os únicos paises da América do Sul com acesso direto ao mar são Paraguai e Bolívia, vantagem geográfica que os torna independentes de seus vizinhos e é um dos argumentos que justificam o desinteresse em buscar a integração com Mato Grosso e facilitar a saída para o Pacifico.

b) Chile, Brasil, Argentina e Bolívia possuem em comum terras drenadas pela Bacia do Prata, via, durante muito tempo, exclusiva de ligação desses países com o Oceano Pacifico, o que favoreceu as tropas comerciais com os países europeus.

c) O Estado de Mato Grosso prioriza o escoamento de sua produção industrial pelo Pacífico através da ferrovia denominada Ferronorte, atingindo com baixos custos os mercados da Argentina, Uruguai e Paraguai.

d) Uma das formas de buscar a integração viabilizada pelo Estado de Mato Grosso são as caravanas internacionais que reúnem representantes do poder publico e privado com o objetivo de manter contatos políticos com os governantes e empresários da Bolívia, Peru e Chile a fim de agilizar os transportes e buscar uma saída para o Pacifico e os mercados asiáticos.

e)Bolívia e Mato Grosso possuem interesses comuns principalmente no setor de processamento e exportação de produtos frigoríficos e sucos, daí a instalação da Zona Franca em Cáceres e o fim das taxas alfandegárias para o escoamento via hidrovia Paraguai-Paraná até o Porto de Arica no Chile.

Gabarito:D

Essas caravanas mostram o interesse do poder publico e do setor empresarial na integração regional. A busca de novas rotas comerciais é um fator de suma importância para o escoamento dos produtos produzidos em Mato Grosso. A questão aborda a importância da integração regional.

2) A população dos atuais territórios do Brasil e da Bolívia relacionam-se desde o século XVII, quando ocorreram as primeiras gestões da Coroa Portuguesa para tornar essa região o “antemural de todo o interior da colônia”. Assinale a medida que não faz parte das adotadas pela Coroa Portuguesa.

a) Da região de Cuiabá, o povoamento se expandiu em direção ao Rio Guaporé e deparou-se com a ocupação espanhola na usa margem oeste referente ao então Vice- Reinado do Peru.

b) Entre as atribuições recebidas por Antonio Rolim de Moura, estava a de estabelecer relações comerciais da futura capital (que ele iria fundar na região) com o extremo norte da colônia.

c) Após 1777, com o tratado de Madri, D.João V ordenou a fundação de uma vila na região do Guaporé que fundamental para assegurar a posse portuguesa naquele sitio, viria se constituir a capital da Província.

d) Para poder controlar toda a extensão da imensa capitania, articulou-se a ligação da capital, Vila Bela da Santíssima Trindade, com as demais vilas, via fluvial ou terrestre, além da fortificação da fronteira.

e) Após fundar Vila Bela da Santíssima Trindade, foi transplantada para lá toda a maquina administrativa e fiscal, que em parte, já existia na Vila de Cuiabá.

Gabarito: C

A alternativa esta errada, pois a construção de Vila Bela da Santíssima Trindade se insere no contexto do Tratado de Madri, assinado em 1750. Em 1777, o tratado em vigor era o de Santo Ildefonso. Nesse período governava Mato Grosso, Luis de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres que se primou pela defesa da fronteira norte e sul. Outro erro da questão é usar a expressão “província”, pois como o período abordado é o século XVIII, o correto é “capitania”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário